Dia do Leitor: confira livros infantis para incentivar a leitura entre as crianças
Dia do Leitor: confira livros infantis para incentivar a leitura entre as crianças
Neste Dia do Leitor, especialista sugere obras literárias para incentivar a leitura desde a infância
Em 06/01/2026 18h07
, atualizado em 06/01/2026 18h10
A+
A-
Ouça o texto abaixo!
1x
O Dia do Leitor é comemorado nesta quarta-feira, 7 de janeiro. A data foi criada como homenagem ao jornal cearense "O Povo", fundado pelo jornalista e poeta Demócrito Rocha neste mesmo dia em 1928.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2024, aponta que as crianças leem em média 7,27 livros por ano. O estudo que contou com apoio da Fundação Itaú e foi realizado pelo Instituto Pró-Livro mostra que crianças de 5 a 10 anos são as com maior nível de engajamento, sendo 38% que leem por prazer.
O exemplo de adultos leitores e a presença de livros no espaço da casa são fatores que influenciam de forma direta na formação de leitores, aponta o levantamento.
"A leitura cria um território de encontro e delicadeza, onde palavra, escuta e afeto caminham juntas, e onde o pensamento encontra espaço para crescer. Quando essa experiência se repete no cotidiano, a criança descobre que os livros não apenas divertem: eles permanecem, acompanham e permitem compreender o mundo e a si mesma."
Malu Carvalho - Especialista em leitura do Grupo Eureka
O estudo evidencia ainda que a faixa etária de 11 a 13 anos concentra o maior percentual de leitores do Brasil, com uma média de 7,56 livros por ano. Entre os desafios enfrentados no incentivo à leitura estão a concorrência com os aparelhos digitais e a ausência do fomento à leitura nas escolas.
Livros infantis para incentivar a leitura entre as crianças
Confira, abaixo, quatro sugestões de leitura para crianças, compartilhadas por Malu Carvalho:
Vida em Marte
Capa do livro "Vida em Marte".
Crédito: Divulgação.
O livro em quadrinhos Vida em Marte, de Christian David e Flavio Soares, mistura humor e ficção científica ao acompanhar Vini, o primeiro menino da colônia humana em Marte, e Márcia, uma capivara alienígena. A obra é voltada ao público infantojuvenil e aposta em aventura e imaginação para atrair jovens leitores.
Nós, de Victor Peres e Perez, com ilustrações de Pedro Vergani, apresenta uma narrativa sensível sobre vínculos, convivência e crescimento. A história acompanha Pedro e Aninha, refletindo sobre afeto, autonomia e o tempo que transforma as relações.
A Minha Pessoa Preferida
Capa do livro "A Minha Pessoa Preferida".
Crédito: Divulgação.
Escrito por Kiara Terra e ilustrado por Cinara Saiónára, A Minha Pessoa Preferida aborda memória, imaginação e convivência entre gerações. A obra conta a história de Martim, um menino que encontra na fantasia uma forma de estar
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Os Barcos
Capa do livro "Os Barcos".
Crédito: Divulgação.
Em Os Barcos, Eliandro Rocha e Alexandre Rampazo transformam uma brincadeira de infância em uma narrativa sobre solidariedade e esperança, a partir das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024. O livro aborda a tragédia pelo olhar infantil e propõe caminhos de recomeço.