Carnaval: veja 5 escritores que já inspiraram escolas de samba em desfiles

Clássicos da literatura fizeram parte do enredo e tema de desfiles das escolas de samba ao longo do tempo

Em 18/02/2026 16h52 , atualizado em 18/02/2026 17h28
Maurício de Sousa em desfile de escola de samba
Maurício de Sousa já foi homenageado em defile de escola de samba. Crédito da Imagem: Foto - Divulgação / Prefeitura de São Paulo
Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

desfile das escolas de samba é uma manifestação popular brasileira do Carnaval que evidencia uma diversidade de aspectos folclóricos, culturais, sociais e políticos. A cada ano, as escolas escolhem um tema para a construção do desfile, composto por diversos elementos como o samba-enredo, carros alegóricos, fantasias, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entre os temas definidos pelas escolas de samba, estão personagens históricas, obras e narrativas que marcaram o país.

Neste ano, a Unidos da Tijuca levou a obra Quarto de Despejo: Diário de uma favelada para a passarela da Sapucaí. O livro foi escrito por Carolina Maria de Jesus que foi homenageada pela escola de samba carioca em apresentação da madrugada da última terça (17). 

Segundo Laura Vecchioli do Prado, revisitar obras literárias sob perspectivas lúdicas contribui para o fortalecimento do diálogo entre tradição e diversidade narrativa, possibilitando a democratização do acesso à literatura.

"Quando um clássico é apresentado em uma linguagem mais visual, ampliamos as portas de entrada para a leitura. Isso não substitui a obra original, mas desperta interesse e amplia o repertório, além de permitir que leitores de diferentes idades se reconheçam nas histórias e nas diversas vozes que elas podem trazer"

Laula Vecchioli do Prado

Saiba mais: Qual a origem do Carnaval no Brasil?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

5 escritores e obras que inspiraram escolas de samba nos desfiles de Carnaval

Fique por dentro de cinco obras que já inspiraram as escolas de samba nos desfiles de Carnaval:

1) Quarto de Despejo, Carolina Maria de Jesus

Carolina Maria de Jesus
Quarto de Despejo: Diário de uma favelada, Carolina Maria de Jesus.
Crédito: Divulgação. 

Símbolo de resistência negra, Carolina fez de suas palavras um instrumento contra a desigualdade social, denunciando em sua obra, as violências, as contradições e a invisibilidade impostas à população marginalizada.

No samba-enredo, a escola faz o mesmo ao cantar: “Sou Carolina Maria de Jesus; Dele herdei também a cruz [...] Fui a caneta que não reproduziu; A sina da mulher preta no Brasil”. 

A escritora já havia sido tema do Carnaval em 2022, quando a Colorado do Brás apresentou o enredo “Carolina: A Cinderela Negra de Canindé”. Ao transformar a vida da ex-catadora de papel em canção, as escolas não apenas celebram sua história, como também aproximam o público brasileiro de um dos grandes clássicos da literatura nacional.

2) Antoine de Saint-Exupéry, por Tom Maior

Capa do livro O Pequeno Príncipe
O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry.
Crédito: Divulgação.

O clássico O Pequeno Príncipe, do autor francês Antoine de Saint-Exupéry, ganhou vida no Sambódromo de Anhembi em 2022, com o samba-enredo da Tom Maior. A escola paulista adaptou a obra ao repertório cultural nordestino em “O Pequeno Príncipe no Sertão”.

3) Maurício de Sousa, por Unidos do Peruche

Maurício de Sousa
Maurício de Sousa é autor da obra "Turma da Mônica".

Em 2007, a escola Unidos do Peruche, de São Paulo, celebrava o criador da Turma da Mônica com o enredo "Com Maurício de Sousa, a Peruche abre alas, abre livros, abre mentes e faz sonhar". Nos carros alegóricos, a escola referenciava os clássicos personagens dos quadrinhos em meio a celebração da cultura brasileira. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4) Miguel de Cervantes, por Imperador do Ipiranga e Mocidade Independente

Miguel de Cervantes
Miguel de Cervantes foi um clássico autor espanhol.​​​​​

Um clássico da literatura, Dom Quixote já foi tema de duas grandes escolas: Mocidade Independente, em 2015, e Imperador do Ipiranga, em 2016. Os enredos adaptaram a obra secular de Miguel de Cervantes aos moldes nacionais, trazendo o fidalgo que sonhava em ser cavalheiro para o carnaval brasileiro. 

5) Hans Christian Andersen, por Imperatriz Leopoldinense 

Hans Christian Andersen
Hans Christian Andersen foi um escritor dinamarquês de histórias infantis.

Em 2005, os contos do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen e as obras de Monteiro Lobato compuseram a apresentação da escola carioca Imperatriz Leopoldinense. Celebrando o universo dos contos de fadas, o samba-enredo levou para a avenida referências da literatura infantil e elementos do imaginário fantástico. 

Laura Vecchioli do Prado
Laura Vecchioli do Prado, coordenadora de Literatura e Informativos do Editorial de Educação Básica da SOMOS Educação. 
Crédito: Divulgação.

Leia também: Quais são os componentes das escolas de samba? 

Videoaula sobre a história do Carnaval

Fique por dentro da origem do Carnaval na videoaula a seguir:

 

Por Lucas Afonso
Jornalista
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)