Beatificação

A beatificação é o ato que torna uma pessoa um beato, sendo um reconhecimento das virtudes heroicas de uma pessoa. É uma etapa para obter a canonização.

A beatificação é um processo ocorrido na Igreja Católica que determina que uma pessoa é um beato ou beata. Com esse ato, a Igreja reconhece as virtudes heroicas de alguém, atestando sua devoção e fidelidade a Deus. A palavra beatificar vem do latim e significa “aquele que é feliz”.

O processo de beatificação é longo e exige alguma investigação da Igreja Católica. Para a Santa Sé, os beatos são aqueles que têm um milagre por intercessão comprovado ou aqueles que foram martirizados em vida. A beatificação é uma etapa obrigatória para que uma pessoa seja canonizada e reconhecida como santa.

Leia também: Catolicismo — os rituais e dogmas de uma das principais religiões do mundo

Resumo sobre beatificação

  • A beatificação é o ato que reconhece que uma pessoa é beata na Igreja Católica.
  • O beato é uma pessoa reconhecida por suas virtudes e por sua devoção a Deus.
  • Para se tornar um beato ou beata, a Igreja deve comprovar a realização de um milagre por intercessão.
  • Aqueles que foram martirizados também podem ser beatificados.
  • A beatificação é uma etapa obrigatória para a canonização.

O que é beatificação?

A beatificação é o nome que se dá a um ato que existe no interior da teologia da Igreja Católica que estabelece que uma personalidade é um beato, uma figura notável por suas virtudes heroicas e por ter sido um servidor fiel de Deus em vida. O termo é originário do latim, sendo traduzido como “aquele que é feliz”.

O sentido desse termo é entendido no catolicismo como uma demonstração do fato de que o beato é feliz porque encontrou sua felicidade no Evangelho, residindo no céu. O processo de beatificação é longo, demandando uma intensa investigação para comprovar que o postulante a ser beato ou beata era de fato uma pessoa com virtudes e vida marcada pela santidade.

A Igreja Católica determina que uma pessoa para ser beatificada precisa:

  • ter suas virtudes e vida santa comprovadas;
  • ter um milagre comprovado.

A Igreja Católica também determina que aqueles que forem mártires do cristianismo não precisam ter o milagre comprovado, sendo considerados beatos também.

Qual a diferença de beato e santo?

Do ponto de vista teológico, o beato é aquele que demonstrou ser fiel, devoto e ter virtudes heroicas, mas que não cumpriu todas as etapas para ser anunciado como santo. Importante lembrar que a beatificação é uma etapa anterior à canonização, portanto todo santo já passou pela posição de beato, mas os beatos, ainda, não tiveram os requisitos para ser santo atendidos ou o processo está em andamento.

No entendimento da Igreja Católica, o beato, além das virtudes heroicas e devoção, deve ter um milagre realizado por meio de sua intercessão comprovado pela Santa Sé. A Igreja Católica permite que os mártires também sejam considerados beatos, sem a necessidade de um milagre. Para que um beato seja transformado em santo, ele precisa ter um segundo milagre por meio da intercessão comprovado pela Igreja Católica (o primeiro milagre no caso dos mártires).

Uma vez comprovado o segundo milagre, a Igreja Católica determina a canonização daquela figura, incluindo seu nome no cânon e anunciando que essa pessoa vive no céu e atua pela intercessão dos seres humanos junto de Jesus.

Leia também: Madre Teresa de Calcutá — a personalidade que foi declarada santa pelo Papa Francisco

Qual a diferença entre beatificar e canonizar?

Como mencionado, beatificar é o ato de tornar uma figura um beato ou beato, enquanto canonizar é o ato de tornar santo ou santa. A beatificação é uma das etapas necessárias para que uma pessoa seja canonizada, sendo impossível canonizar uma figura sem que ela seja beatificada antes.

Processo de beatificação

A beatificação se inicia quando um postulador, geralmente da diocese onde a pessoa viveu, inicia uma investigação com o intuito de defender a canonização de uma pessoa. Essa investigação tem como intuito obter informações que comprovem as virtudes dessa pessoa e sua devoção.

À medida que a investigação da vida e virtudes da pessoa avança, ela vai recebendo títulos, sendo primeiro servo de Deus e, depois, venerável. A partir do momento que uma pessoa se torna venerável, ela pode ser beatificada, sendo necessário um milagre comprovado por meio da intercessão ou o martírio dessa pessoa por conta de sua fé.

Beatos mais famosos

Alguns beatos e beatas que podem ser destacados são os seguintes:

  • Beata Isabel Cristina Mrad Campos;
  • Beata Lindalva Justo de Oliveira;
  • Beato Antônio Frederico Ozanam;
  • Beato Salvador Lilli;
  • Beato Miguel Pro, etc.

Fontes

REDAÇÃO. Quais são as etapas do processo de beatificação e canonização na Igreja Católica? Disponível em: https://bibliotecacatolica.com.br/blog/destaque/beatificacao-e-canonizacao/?srsltid=AfmBOoqUqV1vKYQ3cYmPjWO8n7ph-EUSi70ok4bvxd9X8u2PJFC1JUWw

REDAÇÃO. Beatificação, Servo de Deus e Mártir: qual a diferença? Disponível em: https://formacao.cancaonova.com/igreja/catequese/beatificacao-servo-de-deus-e-martir-qual-diferenca/

REDAÇÃO. Quanto custa um processo de beatificação? Quanto custa um processo de beatificação? Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/640997-quanto-custa-um-processo-de-beatificacao


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescolav3.elav.tmp.br/religiao/beatificacao.htm