Tese na redação

A tese na redação é o ponto de vista que será defendido pelo autor em um texto. Geralmente, apresenta-se em uma frase explícita na introdução.

A tese na redação é um elemento que define qual é o ponto de vista do autor sobre o tema e o que será defendido ao longo do texto. Geralmente, esse elemento aparece de forma explícita, por meio de uma frase que sintetiza a opinião e argumentos que a fundamentam, já na introdução do texto.

Leia também: Afinal, como começar uma redação?

Resumo sobre a tese na redação

  • A tese na redação é uma frase que sintetiza ponto de vista do autor do texto.
  • Ela é fundamental em textos argumentativos, pois define quais ideias serão defendidas na redação.
  • A tese deve aparecer, preferencialmente, de forma explícita na introdução.
  • Em redações de concursos, vestibulares e Enem, o ideal é que a tese apresente e a opinião e os argumentos selecionados pelo autor.
  • O ideal é que a tese seja bem delimitada para garantir uma argumentação mais consistente.
Esquema representativo da relação entre a tese, a opinião do autor e os argumentos na redação. [imagem_principal]
Tese é uma opinião sustentada em argumentos, ou seja, é uma síntese daquilo que será defendido pelo autor. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)

O que é tese na redação?

A tese na redação é o ponto de vista que será defendido pelo autor no texto. Geralmente, a tese aparece de forma explícita por meio de uma frase, localizada na introdução, apresentando a opinião e os argumentos que a embasam. É possível ainda que a tese apareça de maneira implícita, no corpo do texto, por meio das ideias defendidas. No entanto, em alguns contextos, como concursos, vestibulares e Enem, é recomendável que ela seja evidente no parágrafo introdutório.

Exemplos de tese na redação

Abaixo seguem três parágrafos introdutórios de redações nota 1000 do Enem de 2024, cujo tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, para analisarmos a construção de tese dos autores.

  • Redação 1 - Danilo Oliveira Batista, de São Luís (MA):

O “ciclo do ouro” — ocorrido no Brasil no século XVIII — acarretou o aumento do número de escravos provenientes do continente africano no país, trazidos com graves diferenças culturais entre si, sem que fossem levados em consideração os aspectos regionais e sociais de suas origens, ocasionando uma homogeneização forçada de indivíduos. Atualmente, de forma análoga à História Colonial Brasileira, ainda há uma forte tendência à padronização cultural da África, desprezando sua pluralidade e seu legado. Assim, dois grandes desafios para a valorização da herança africana no Brasil devem ser debelados: as políticas públicas ineficazes e as falhas educacionais.

No parágrafo acima, todo trecho em negrito abarca a opinião do autor, seguida pelos argumentos. Danilo afirma que há “forte tendência à padronização cultural da África” por meio de um desprezo à “sua pluralidade e seu legado”, nisso percebe-se a opinião explícita do autor em relação ao tema. Quanto aos argumentos, o autor utiliza dois problemas “as políticas públicas ineficazes e as falhas educacionais”. Dessa forma, com base na leitura da introdução, o leitor já conhece o posicionamento do autor e os argumentos que ele utilizará para defendê-lo.

  • Redação 2 - Sabrina Ayumi Alves, de Araçatuba (SP):

O livro “Nós matamos o cão tinhoso” de Luís Bernardo Honwana retrata a sociedade moçambicana durante a colonização portuguesa. Na obra literária, observa-se uma dinâmica social pautada pela inferiorização dos indivíduos negros, na qual o racismo está enraizado nas interações entre as pessoas, na qualidade de vida e na autoimagem de cada ser. Assim, ao inserir a imagem criada pelo livro no contexto brasileiro de ínfima valorização da herança africana, infere-se que o passado colonial persiste nas estruturas do Brasil, se manifestando a partir do apagamento sistemático da cultura afro-brasileira. Em razão disso, deve-se discutir o papel do Estado no setor escolar e cultural diante desse contexto de silenciamento.

No parágrafo acima, o trecho destacado mostra a tese completa da autora, evidenciando a opinião, seguida pelos argumentos. Ela afirma que “o passado colonial persiste nas estruturas do Brasil” e diz que isso ocorre por meio de um “apagamento sistemático da cultura afro-brasileira”, explicitando seu posicionamento sobre o tema. Na argumentação, ela indica a importância de se discutir “o papel do Estado no setor escolar e cultural”.

  • Redação 3 - Marina Vieira Almeida Lima, de Maceió (AL):

Na obra literária “Raízes do Brasil”, escrita pelo sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, há a representação da miscigenação brasileira, caracterizada pela predominância da etnia africana na formação populacional do país. Contudo, apesar da indiscutível relevância da cultura advinda dos negros para a construção cultural da nação, a herança dos povos africanos não é devidamente valorizada, visto que suas contribuições culturais são omitidas no meio social. Logo, perante esse entrave, cabe a análise da estagnação estatal e da negligência educacional.

No parágrafo acima, a autora também apresenta opinião no trecho destacado de forma explícita, seguida pelos argumentos. Ela afirma que “a herança dos povos africanos não é devidamente valorizada” e apresenta como argumentos a “estagnação estatal” e a “negligência educacional”. Novamente, a tese aparece explícita no parágrafo de introdução.

Como fazer a tese na redação?

Para elaborar uma boa tese, é preciso ter certeza de qual ideia será defendida e quais serão as informações que a justifiquem e comprovem. O ideal é que a tese seja explícita, logo, é importante saber elaborar a frase que irá apresentá-la. Abaixo, segue dicas para escrever teses:

  • Defina um ponto de vista objetivo e bem delimitado.
  • Escolha argumentos que fundamentam seu ponto de vista.
  • Pense em causas comprováveis do problema, pois podem ser utilizadas como argumentos.
  • Pense em consequências do problema, pois podem ser utilizados como argumentos.
  • Escolha sua estratégia de estrutura de tese.
  • Elabore uma frase direta evidenciando sua opinião e seus argumentos.
  • Coloque a frase no final do parágrafo de introdução, após apresentação e contextualização do tema.

Acesse também: Como fazer uma boa redação?

Dicas para uma boa tese na redação

Estratégias para fazer uma boa tese.
Pensar sobre as causas e sobre as consequências dos problemas que envolvem o tema ajuda a elaborar a tese. (Créditos: Gabriel Franco | Português)
  • Seja objetivo e direto sobre a opinião e os argumentos utilizados.
  • Utilize argumentos na construção da tese para antecipar essa informação ao leitor.
  • Escolha argumentos que você possa fundamentar com repertório social.

Para estruturar sua frase, você pode usar algumas estratégias, como:

  • PROBLEMA DO TEMA + CAUSA DO PROBLEMA + CONSEQUÊNCIA DO PROBLEMA
  • PROBLEMA DO TEMA + CAUSA 1 DO PROBLEMA + CAUSA 2 DO PROBLEMA
  • PROBLEMA DO TEMA + CONSEQUÊNCIA 1 DO PROBLEMA + CONSEQUÊNCIA 2 DO PROBLEMA

Fontes

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. 9. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Competência 2. Brasília: Inep/MEC, 2024.

COSTA VAL, Maria da Conceição. Redação e textualidade. 3. ed. São Paulo: Ática, 2006.


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescolav3.elav.tmp.br/redacao/tese-na-redacao.htm