A tese na redação é um elemento que define qual é o ponto de vista do autor sobre o tema e o que será defendido ao longo do texto. Geralmente, esse elemento aparece de forma explícita, por meio de uma frase que sintetiza a opinião e argumentos que a fundamentam, já na introdução do texto.
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A tese na redação é o ponto de vista que será defendido pelo autor no texto. Geralmente, a tese aparece de forma explícita por meio de uma frase, localizada na introdução, apresentando a opinião e os argumentos que a embasam. É possível ainda que a tese apareça de maneira implícita, no corpo do texto, por meio das ideias defendidas. No entanto, em alguns contextos, como concursos, vestibulares e Enem, é recomendável que ela seja evidente no parágrafo introdutório.
Abaixo seguem três parágrafos introdutórios de redações nota 1000 do Enem de 2024, cujo tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, para analisarmos a construção de tese dos autores.
O “ciclo do ouro” — ocorrido no Brasil no século XVIII — acarretou o aumento do número de escravos provenientes do continente africano no país, trazidos com graves diferenças culturais entre si, sem que fossem levados em consideração os aspectos regionais e sociais de suas origens, ocasionando uma homogeneização forçada de indivíduos. Atualmente, de forma análoga à História Colonial Brasileira, ainda há uma forte tendência à padronização cultural da África, desprezando sua pluralidade e seu legado. Assim, dois grandes desafios para a valorização da herança africana no Brasil devem ser debelados: as políticas públicas ineficazes e as falhas educacionais.
No parágrafo acima, todo trecho em negrito abarca a opinião do autor, seguida pelos argumentos. Danilo afirma que há “forte tendência à padronização cultural da África” por meio de um desprezo à “sua pluralidade e seu legado”, nisso percebe-se a opinião explícita do autor em relação ao tema. Quanto aos argumentos, o autor utiliza dois problemas “as políticas públicas ineficazes e as falhas educacionais”. Dessa forma, com base na leitura da introdução, o leitor já conhece o posicionamento do autor e os argumentos que ele utilizará para defendê-lo.
O livro “Nós matamos o cão tinhoso” de Luís Bernardo Honwana retrata a sociedade moçambicana durante a colonização portuguesa. Na obra literária, observa-se uma dinâmica social pautada pela inferiorização dos indivíduos negros, na qual o racismo está enraizado nas interações entre as pessoas, na qualidade de vida e na autoimagem de cada ser. Assim, ao inserir a imagem criada pelo livro no contexto brasileiro de ínfima valorização da herança africana, infere-se que o passado colonial persiste nas estruturas do Brasil, se manifestando a partir do apagamento sistemático da cultura afro-brasileira. Em razão disso, deve-se discutir o papel do Estado no setor escolar e cultural diante desse contexto de silenciamento.
No parágrafo acima, o trecho destacado mostra a tese completa da autora, evidenciando a opinião, seguida pelos argumentos. Ela afirma que “o passado colonial persiste nas estruturas do Brasil” e diz que isso ocorre por meio de um “apagamento sistemático da cultura afro-brasileira”, explicitando seu posicionamento sobre o tema. Na argumentação, ela indica a importância de se discutir “o papel do Estado no setor escolar e cultural”.
Na obra literária “Raízes do Brasil”, escrita pelo sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, há a representação da miscigenação brasileira, caracterizada pela predominância da etnia africana na formação populacional do país. Contudo, apesar da indiscutível relevância da cultura advinda dos negros para a construção cultural da nação, a herança dos povos africanos não é devidamente valorizada, visto que suas contribuições culturais são omitidas no meio social. Logo, perante esse entrave, cabe a análise da estagnação estatal e da negligência educacional.
No parágrafo acima, a autora também apresenta opinião no trecho destacado de forma explícita, seguida pelos argumentos. Ela afirma que “a herança dos povos africanos não é devidamente valorizada” e apresenta como argumentos a “estagnação estatal” e a “negligência educacional”. Novamente, a tese aparece explícita no parágrafo de introdução.
Para elaborar uma boa tese, é preciso ter certeza de qual ideia será defendida e quais serão as informações que a justifiquem e comprovem. O ideal é que a tese seja explícita, logo, é importante saber elaborar a frase que irá apresentá-la. Abaixo, segue dicas para escrever teses:
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Para estruturar sua frase, você pode usar algumas estratégias, como:
Fontes
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. 9. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Competência 2. Brasília: Inep/MEC, 2024.
COSTA VAL, Maria da Conceição. Redação e textualidade. 3. ed. São Paulo: Ática, 2006.
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescolav3.elav.tmp.br/redacao/tese-na-redacao.htm