Milton Hatoum é eleito para Academia Brasileia de Letras

Escritor manauara é um dos principais nomes da literatura contemporânea do Brasil.

O escritor Milton Hatoum foi eleito, nesta quinta-feira, 14, para ocupar a Cadeira 6 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Nascido em Manaus (AM), Milton recebeu 33 dos 34 votos para suceder o jornalista Cícero Sandroni, que morreu em julho deste ano.

Na disputa pela vaga estavam outros cinco nomes: Angelos D'Arachosia, Antônio Campos, Cezar Augusto da Silva, Eduardo Baccarin-Costa e Paulo Renato Ceratti. Apenas Antônio Campos foi votado, além de Hatoum.

Segundo Merval Pereira, presidente da ABL, Milton Hatoum é o maior escritor brasileiro vivo. Para Merval, as colaborações do escritor manauara com a Revista Brasileira será muito útil e poderá expandir ainda mais.

Acadêmicos da ABL manifestaram apoio à eleição de Milton. A jornalista Miriam Leitão, que votou pela primeira vez na eleição da ABL, comenta que o escritor ecoa suas origens para a ABL. “A literatura dele é riquíssima, belíssima”, conta ela.

Leia também: local de prova da 2ª fase da Olimpíada de Português é divulgado

Quem é Milton Hatoum?

Milton Hatoum é um escritor brasileiro contemporâneo. Nascido em 19 de agosto de 1952, na capital do Amazonas, Manaus. Além de escritor, Milton cursou arquitetura na USP, bem como estudou literatura na Sorbonne, universidade francesa.

De volta ao Brasil, na década de 1980, foi professor na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Seu primeiro romance, Relato de um certo Oriente, foi publicado em 1989. Na década de 1990, também atuou como professor convidado na Universidade da Califórnia, nos Estado unidos.

Sua obra tem é reconhecida pelo aspecto memorialístico, ao valorizar a história de seus antepassados. Suas narrativas apresentam um tom melancólico e entregam uma profundidade psicológica dos personagens.

Milton teve seu trabalho reconhecido e recebeu diversos prêmios, incluindo quatro prêmios Jabuti e a condecoração de Livro do Ano.

Leia a biografia de Milton Hatoum.

Fachada da ABL
A ABL foi fundada em 1897.
Crédito: Wolfhardt/wikimedia Commons

Academia Brasileira de Letras

A Academia Brasileira de Letras foi fundada no ano de 1897, por Machado de Assis, Lúcio de Mendonça e Medeiros e Albuquerque. A ABL é uma das principais instituições culturais e literárias do país.

A ABL é sediada no prédio Petit Trianon, no Rio de Janeiro, que foi um presente do governo da França, por intermédio do embaixador da época, Raymond Conty. Em 1987, o prédio foi tombado pelo Instituto Estado do Patrimônio Cultural.

Saiba mais sobre a Academia Brasileira de Letras.

Por Jade Vieira
Jornalista


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescolav3.elav.tmp.br/noticias/milton-hatoum-eleito-para-academia-brasileia-de-letras/3132552.html