Alimentos de origem animal são produtos obtidos de organismos do reino Animalia para consumo humano. Esses alimentos são importantes pela sua composição nutricional, que inclui proteínas de alto valor biológico, lipídios, vitaminas do complexo B e minerais, como cálcio, ferro e zinco. Os benefícios desses alimentos incluem proteínas completas para reparo tecidual, vitaminas essenciais, como B12 e D, e minerais, como ferro, heme e cálcio, de alta biodisponibilidade. Carne, ovos, leite e mel e seus derivados são alimentos de origem animal.
Leia também: O que são alimentos transgênicos?
Alimentos de origem animal são aqueles cuja obtenção acontece em organismos pertencentes ao reino Animalia. São produtos utilizados como alimento para consumo humano e incluem tecidos, secreções e seus derivados.
Esses alimentos são resultantes de processos biológicos e são exemplos carnes, ovos, leite e mel. É comum que a composição nutricional de alimentos de origem animal inclua proteínas de alto valor biológico, lipídios, vitaminas do complexo B e minerais como ferro e zinco. Esses alimentos são obtidos por meio de processos que envolvem diversas cadeias produtivas, como pecuária, avicultura, piscicultura e apicultura.
Os alimentos de origem animal são tema de legislações que regulam a sua obtenção, processamento e venda para garantir a segurança e a qualidade. Esses alimentos são classificados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária em carnes, leite, pescados, ovos e mel e seus respectivos derivados.
Compreendem os tecidos musculares de animais, amplamente utilizados como fonte de proteínas na alimentação. Derivados da carne incluem produtos obtidos por processos como salga, defumação ou cocção e incluem embutidos (salsicha, mortadela, linguiça, salame etc.), carnes curadas (presuntos, apresuntados, charque, carne de sol etc.) e outros derivados (torresmo, hambúrguer, patês etc.). As carnes podem ser classificadas em:
Trata-se da secreção das glândulas mamárias de animais mamíferos, como bovinos, caprinos e ovinos. É uma rica fonte de cálcio e de proteínas (como caseína e proteínas do soro), lipídios e carboidratos (como a lactose). Os derivados de leite podem ser obtidos por procedimentos como coagulação e fermentação e incluem queijos, iogurtes, manteiga, requeijão, creme de leite, leite condensado, leite em pó e outros.
Os ovos são as estruturas reprodutivas das aves e são consumidos como alimento. Os ovos de galinha são os mais comuns na nossa alimentação, mas também os ovos de codorna e de pata. Esses alimentos têm elevada concentração de proteínas na clara (como a albumina) e na gema (como as lipoproteínas), vitaminas (A, D, E, K e complexo B) e minerais, como ferro e colina.
Os derivados de ovos são obtidos pelo processamento desses alimentos e incluem massas e bolos, maionese, cremes, ovos cozidos, líquidos ou em pó, e outros alimentos que contêm ovos.
É a denominação dada aos animais aquáticos que servem como alimento para os seres humanos, como peixes, crustáceos e moluscos. Eles são fontes de carne branca e, algumas vezes, de ovos. Seus derivados incluem enlatados, como atum e sardinha, e salgados, como bacalhau. Esses produtos também podem ser defumados ou embutidos ou ainda fornecer óleos diversos.
Os pescados normalmente são ricos em proteínas de alta qualidade, vitaminas (como A, D, E, K, B) e minerais (como ferro, zinco, cálcio, magnésio, selênio, fósforo, cobre), e se destacam pela alta quantidade de ácidos graxos. Os ovos de peixes também são utilizados na culinária, como é o caso do caviar, que consiste em ovas do peixe esturjão e ovas de salmão, comuns na culinária japonesa.
O mel é um produto elaborado por abelhas com base no néctar de flores ou nas secreções de plantas. É predominantemente composto por carboidratos (glicose e frutose), além de pequenas quantidades de vitaminas, minerais e enzimas.
O mel tem propriedades antioxidantes e antimicrobianas e é utilizado na alimentação e na produção de xaropes. Sua composição varia de acordo com a espécie da abelha produtora. Outros produtos produzidos pelas abelhas também são consumidos por humanos, como geleia real, cera de abelha e própolis.
Veja também: Carne processada faz mal à saúde?
Os alimentos de origem animal são ricos em nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo humano, tais como:
Os alimentos de origem animal têm diversos nutrientes importantes para o organismo humano. No entanto, o consumo desequilibrado de certos alimentos de origem animal pode resultar em implicações negativas para a saúde. A gordura saturada, amplamente presente nesses alimentos, quando consumida em excesso, pode causar doenças cardiovasculares.
Fontes
FAO – FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS. Contribution of terrestrial animal source food to healthy diets for improved nutrition and health outcomes: an evidence and policy overview on the state of knowledge and gaps. Rome: FAO, 2023.
FURTADO, AAL. Pescados. EMBRAPA, 2021. Disponível em: https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/tematicas/tecnologia-de-alimentos/processos/grupos-de-alimentos/pescados.
KALEVSKA, T et al. Functional Characteristics of Food of Animal Origin. Proceedings of University of Ruse, v. 59, n. 10.2, p. 74-79, 2020.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade de Produtos de Origem Animal. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/defesa-agropecuaria/suasa/regulamentos-tecnicos-de-identidade-e-qualidade-de-produtos-de-origem-animal-1.
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescolav3.elav.tmp.br/saude/alimentos-de-origem-animal.htm