A prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 acontece no próximo dia 03 de agosto. O exame é composto por provas de diferentes áreas do conhecimento, dentre essas está Ciências e Ciências da Natureza.
Enquanto Ciências é apresentado para estudantes e participantes do Encceja 2025 para certificação do ensino fundamental, Ciências da Natureza é apresentada a nível médio. É possível entender uma área como evolução da outra.
A matéria Ciências para o ensino médio é uma introdução a noções básicas de Biologia, Física, Química e até mesmo Geografia. Murilo Medici Navarro da Cruz, Coordenador Pedagógico do Poliedro Colégio SJC, explica que é por meio dessa matéria que são desenvolvidas noções fundamentais sobre o pensamento científico.
“Desde questões básicas sobre o método científico, como a observação empírica, a generalização e a criação de hipóteses, até a compreensão das relações de causa e efeito no mundo natural.”
Murilo Medici Navarro da Cruz
Já no ensino médio, as Ciências da Natureza é o grupo que abrange matérias de Biologia, Física e Química. Segundo Murilo, elas ão conhecidas assim por estudarem o mundo natural, como os seres vivos e suas doenças, reações químicas e do movimento dos corpos no espaço, entre tantos outros temas.
Leia também: saiba como é a prova do Encceja 2025
Segundo Junior Caetano, professor de Ciências da Natureza do canal Termine seus Estudos, a intenção com o estudo de Ciências para o Encceja 2025 é fazer com que os participantes compreendam os fenômenos naturais de um forma simples, mas também com um olhar científico.
Junior explica que é por meio dessa matéria que é despertada a curiosidade sobre o meio ao redor. Para isso, temas como seres vivos, corpo humano, ecossistemas, fontes de energia, estados da matéria, movimentos da Terra, tecnologia e seus impactos, são trabalhados de forma integrada, relacionando conteúdo com cotidiano.
Para o ensino médio, Junior explica que Ciências para a ser dividida em três disciplinas: Biologia, Física e Química. A intenção é separar os diferentes aspectos da natureza, de forma que gera um aprofundamento natural nos conceitos já vistos no ensino fundamental, bem como o acréscimo no conteúdo estudado.
Junior especifica o que é estudado em cada matéria:
Biologia: estuda os seres vivos, seus processos e interações;
Química: analisa as transformações da matéria e suas composições;
Física: se aprofunda nos fenômenos naturais relacionados à energia, movimento, eletricidade, entre outros.
Tanto Juniro, quanto Murilo acreditam que existe uma elação clara de evolução dos conteúdos, de forma que proporciona o um aprofundamento teórico e de matematização.
Júnior aponta que no fundamental, os conteúdos são apresentados de forma integrada, para que haja o desenvolvimento do pensamento científico. Enquanto no ensino médio, a partir de uma maturidade cognitiva, é possível lidar melhor com a complexidade das disciplinas separadas.
Para Murilo, além da complexidade do conteúdo, a evolução se apresenta na forma de lidar com os conceitos. No ensino fundamento, são estudados conceitos básicos e com poucos cálculos. Já no ensino fundamental, há o aprofundamento do conteúdo, bem como a a aplicação matemática das teorias.
A partir dessa visão, entende-se também que a principal diferença está no aprofundamento dos conteúdos e conceitos. Além disso, Junior também destaca a forma com que os conteúdos são organizados. Para ele, apesar da forma que é apresentado, a essência das matérias continua a mesma: ajudar o aluno a entender os fenômenos do mundo natural.
No Encceja, Junior explica que a prova de Ciências da Natureza é apresentada de forma integrada, assim como acontece com esse estudo no ensino fundamental. Segundo o professor, é cobrado do participante a capacidade de usar o conhecimento científico para solucionar questões do dia a dia.
“São questões contextualizadas, que envolvem raciocínio, leitura de gráficos, interpretação de textos e aplicação de conceitos científicos. O mais importante é que o aluno saiba pensar como um cidadão crítico, que entende como a ciência está presente em tudo ao seu redor.”
Junior Caetano
As provas são realizadas em apenas um dia, nos períodos da manhã e da tarde. São 120 questões de múltipla escolha e uma redação do gênero dissertativo-argumentativo.
As questões são divididas entre os dois turnos, 60 questões em cada período. Já a redação é feita no período vespertino, para isso, a duração da aplicação da prova é de 5 horas, enquanto no período matutino é de 4 horas.
Veja abaixo as disciplinas cobradas no Encceja 2025 por nível de certificação:
→ Ensino Fundamental
Matutino: Ciências Naturais, Matemática;
Vespertino: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.
→ Ensino Médio
Matutino: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias;
Vespertino: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Veja também: saiba como estudar para o Encceja 2025 a poucos dias da prova
Confira as datas do Encceja 2025:
03/08: Provas
15/12: Resultado
Por Jade Vieira
Jornalista
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescolav3.elav.tmp.br/noticias/encceja-2025-entenda-diferenca-ciencias-ciencias-da-natureza/3132501.html