IA e educação: especialistas comentam como utilizar a inteligência artificial como ferramenta de estudo

Presente no cotidiano dos estudantes, eles podem utilizar IA a seu favor, de forma que facilite no processo de aprendizagem e fixação dos conteúdos.

A Inteligência Artificial (IA) é algo que já faz parte do cotidiano das pessoas, essa realidade também é vivida por estudantes. Perante um cenário que integra cada vez mais aprendizagem com sistemas inteligentes, é importante que estudantes saibam a melhor maneira de usá-los a seu favor.

A diretora-geral do Colégio Rio Branco, Esther Carvalho, acredita que, para que os estudantes saibam a melhor forma de utilizar modelos de IA, é importante que eles recebam letramento midiático e desenvolvam um senso crítico apurado com informações que recebem.

O doutor em Ciência da Computação e coordenador do curso de especialização em Inteligência Artificial aplicada do IFG, Sérgio Canuto, aponta que o estudante percebe esses sistemas inteligentes como uma forma de fornecimento de informações variadas, independente do contexto de aplicação.

Segundo Sérgio, os estudantes têm a percepção de que a IA seria uma única fonte para uma necessidade que, a priori, demandaria mais de um professor para responder as diversas questões apresentadas. O doutor aponta que, diferentes de informações apresentadas em livros, que são aferidas, nem sempre a IA vai apresentar uma informação que tenha uma curadoria prévia.

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IA como aliada da educação

Sérgio sugere que, para resolver a limitação que a IA pode apresentar, é preciso que professores também encarem esses sistemas inteligentes como uma via de solução, apresentando para os estudantes a melhor forma de extrair o conteúdo correto de IAs. Além disso, ele ainda sugere que os alunos critiquem e busquem a razão da resposta apresentada pelo modelo de linguagem.

Esther também frisa a importância da construção de conhecimento, além da resposta pronta apresentada pela IA. Para ela, esse é um ponto crítico da realidade com IA, é preciso que o estudante tenha maturidade para lidar com a falsa ideia de facilidade, que, no fim, não leva ao aprendizado.

“Tem que entender os aspectos técnicos da ferramenta, onde é que ela se situa na relação humano e tecnologia, como eu posso fazer o uso responsável e ético dessas ferramentas. Além de entender com mais profundidade essa visão de mundo hiperconectado, os ganhos e os riscos para que eles (estudantes) possam fazer boas escolhas.”

Esther Carvalho

Para Sérgio, a melhor forma de lidar com essa inexperiência dos estudantes seria uma formação prática com professores capacitados e um laboratório bem equipado. Por meio desse local, os professores poderiam apresentar aos estudantes a melhor forma de fazer uma busca por chats de modelos de linguagem.

No entanto, esse cenário ideal não é realidade para todos estudantes, para aqueles que não têm a possibilidade de acesso a um laboratório de informática, Sérgio indica que o estudante utilize o próprio celular para aprender a utilizar os modelos de linguagem. Para isso ser aplicado a favor do estudante, é preciso fazer a pergunta de forma que a resposta gere um aprendizado a ele.

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Esther Carvalho e Sérgio Canuto
Esther Carvalho, à esquerda, e Sérgio Canuto, à direita.
Crédito: Acervo pessoal.

Como utilizar a IA para os estudos?

Sérgio sugere que, para entender qual a limitação de reposta do modelo de linguagem, o estudante compare a resposta da IA com uma respostar esperada, apresentada por um material didático, feito e verificado por profissionais da área. Além disso, a forma que o estudante apresenta a pergunta para a IA deve indicar uma resolução de como chegar no resultado.

Seguir esse comando, conhecido como “chain of thoughs” ou cadeia de pensamento, faz com que o modelo de linguagem entregue um passo a passo de como chegar na resposta da questão, de forma que o estudante possa entender o processo. O exemplo apresentado por Sérgio é utilizar a IA para responder detalhadamente como calcular uma hipotenusa, para que o estudante entenda o raciocínio da conta que levou à resposta final.

Além de usar IA para estudar a construção de uma resposta, o aluno ainda pode utilizar sistemas inteligentes na parte de linguagem, especialmente para a correção de redações com modelos específicos, como é o caso da redação do Enem. Sérgio destaca que esses sistemas são uma boa ferramenta para correção gramatical, pela forma que foram treinados.

Esther também sugere que os estudantes solicitam que as IAs elaborem um simulado com questões similares às avaliações (vestibulares ou Enem) que eles realizarão, bem como realizar discussões sobre tópicos específicos a partir de uma linha teórica. A diretora ainda indica que estudantes utilizem os sistemas inteligentes para desenvolver estratégias e rotinas de estudos que contenha preferências e necessidades.

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Sobretudo, é preciso que os estudantes recebam instruções de como utilizar os modelos de linguagem, para que possam aproveitá-los da melhore forma possível. Também é possível que os estudantes utilizem IA para avaliar seus desempenhos em provas e vestibulares, bem como identificar quais conteúdos eles devem ter mais atenção.

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Wallison Sousa e Giovanna Costa
Wallison Sousa, à esquerda, e Giovanna Costa, à direita.
Crédito: Acervo pessoal.

Dicas para utilizar a IA para estudar

Giovanna Costa ingressou na faculdade para estudar Ciências da Computação neste ano, ela conta que enquanto estudava para o Enem e vestibulares utilizava Inteligência Artificial para auxiliar nos estudos e tirar dúvidas que tinha durante as aulas. Segundo ela, a melhor forma de utilizar IA é em questões e dúvidas relacionadas a conceitos.

Para Giovanna, é importante checar a resposta apresentada pela IA em materiais confiáveis, já que essa referência não é apresentada. Ela conta que não fazia a checagem das informações dos modelos de linguagem somente quando não tinha tempo para fazer toda a pesquisa em cima da resposta pronta.

Wallison Sousa também é estudante de Ciências da Computação, ele, assim como Giovanna, utilizou a IA para compreender melhor e tirar dúvidas sobre conceitos apresentados em sala de aulas. A estratégia dele era pedir que o modelo de linguagem explicasse novamente a matéria, de uma maneira mais simplificada.

Wallison fugia da resposta fácil apresentada pela IA, ele buscava compreender a matéria para que, então, soubesse responder questões, ao em vez de procurar por soluções prontas. Para o estudante, o principal é saber como solicitar a resposta ao modelo de linguagem, ele comenta parte do comando era para que a IA demonstrasse detalhadamente cada passo até chegar na resposta.

Segundo Wallison, não saber dar o comando certo à IA pode levar o estudante ao erro. Para evitar isso, sua dica é que o estudante faça a solicitação detalhadamente do que pretende receber do modelo de linguagem, além de conferir com profissionais e professores que saberão informar a resposta correta.

Já Giovanna sugere que o estudante utilize as informações apresentadas pale IA como um guia para seus estudos, de forma que o aluno saiba de onde partir para que possa aprofundar mais na matéria estudada. A estudante também recomenda que os estudantes busquem as respostas dos modelos de linguagens em sites que armazenam conteúdos científicos, ela cita o Google Acadêmico.

Para saber outras formas de aplicar a IA no cotidiano, assita ao podcast do Brasil Escloa com Heloisy Rodrigues, primeira mulher da América Latina formada em IA pela UFG:

Por Jade Vieira

Jornalista


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescolav3.elav.tmp.br/noticias/ia-educacao-especialistas-comentam-como-utilizar-inteligencia-artificial-como-ferramenta-estudo/3132481.html