Encceja 2025: Inep divulga 5 exemplos de redação do exame com nota considerada boa

Redações do Encceja já cobraram temas voltados a trabalho, aos idosos, à tecnologia e outros

O Inep, que organiza o Encceja 2025, publicou exemplos de redações do exame que obtiveram notas consideradas boas. Especialistas recomendam que os candidatos leiam os textos para aprenderem e se inspirarem.

Os textos foram publicados na Cartilha do Participante do Encceja 2025, que foi liberada pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ontem (14). No material, os inscritos podem acessar todas as informações sobre a redação que deverão produzir, as regras para se dar bem no texto e como ele será corrigido.

As provas do Encceja 2025 estão marcadas para o dia 3 de agosto em várias cidades do Brasil. O cartão com o local de prova do Encceja 2025 deve ser liberado ainda neste mês.

Redação Encceja 2025: confira 10 dicas para ajudar na prova, segundo especialistas

Como é a redação do Encceja?

A redação do Encceja 2025 deverá ser feita no formato de um texto dissertativo-argumentativo. Os candidatos devem escrever a redação de acordo com uma proposta de tema apresentada.

O Encceja cobra temas variados na redação. Já caíram, por exemplo, assuntos voltados a trabalho, aos idosos, à tecnologia e outros.

Veja 7 temas que podem cair na redação do Encceja 2025

5 exemplos de redação do Encceja com nota boa

Tema da redação do Encceja 2024/ Clique para ampliar

Veja abaixo cinco exemplos de redação do Encceja com nota boa, segundo o Inep, e que foram publicadas na Cartilha do Partipante.

1º modelo de redação do Encceja

Autor: Charles Fernando Jacon

A alimentação é uma necessidade básica de todo ser-humano, mas o desperdício de alimentos é um problema. Por isso discute-se o tema do combate ao desperdício de alimentos. Essa problemática deve ser combatida com melhorias nos meios de transporte e com a implantação de cozinhas comunitárias.

Primeiramente, é importante destacar que os meios de transporte são os maiores responsáveis pelo desperdício de alimentos no Brasil, segundo estudos da Universidade Federal de Goiás. Rodovias em más condicões, falta de ferrovias e portos sem manutenção são os maiores responsáveis por isso. Logo fica claro que para a resolução desse problema é preciso investir e diversificar os meios de transporte.

Além disso, outra ação que teria um efeito significante contra o desperdício seria a implantação de cozinhas comunitárias que aproveitaria alimentos ainda próprios para o consumo. Em um país como o Brasil onde a fome é uma realidade, a distribuição de alimentos com baixo custo é urgente.

Portanto, para que as medidas supracitadas possam ser colocadas em prática cabe ao Governo Federal investir no desenvolvimento de uma malha viária. E aos governos municipais a implantação e gerenciamento das cozinhas comunitárias, com a arrecadação de alimentos junto aos supermercados e nas distribuidoras de alimentos, afim de preparar e distribuir refeicões com custo mais baixo ou mesmo de graça para a população mais carente, reduzindo assim o desperdício e a fome.

2º modelo de redação do Encceja

Autora: Juliana de Aguiar Paiva Tavares

O desperdício de alimentos é um problema que está continuamente se agravando na sociedade brasileira e nas demais sociedades, sendo o causador principal, o próprio ser humano, pois como disse Thomas Hobbes: “O homem é o lobo do próprio homem”. Certamente, muitas pessoas não percebem a quantidade de alimentos que desperdiçam todo dia e nem como podem estar prejudicando outros e também prejudicando a si mesmos.

É importante ressaltar o fato de que, aproximadamente, 13% da comida é desperdiçada desde o momento da colheita até a chegada nos ambientes em que será comercializada, mais outros 17% também são perdidos, porém nas casas e estabelecimentos, sendo o arroz o alimento mais desperdiçado no Brasil, onde ao todo, o país desperdiça 5,3 milhões de quilos de alimento. A quantidade desperdiçada poderia estar sendo consumida por milhares de famílias, incluíndo também as 19 milhões de pessoas que se encontram necessitadas de alimento.

Também é de extrema importância relembrar que o problema do desperdício não se extende somente pelo Brasil, como visto anteriormente, mas sim por todo mundo, com dados indicando que cada pessoa desperdiça, pelo menos, 74 quilos de comida por ano, sendo um problema significativo e a nível global. Foi necessário intervenção da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu o Dia Internacional de Conscientização sobre a Perda e o Desperdício de Alimentos, no dia 29 de setembro, criada com a intenção de incentivar mais pessoas a adotarem medidas para redução do descarte de comida.

Com os fatos apresentados, é possível concluir que o descarte de comida é um problema grave, a nível global, e cabe aos cidadãos e as autoridades governamentais promoverem a criação de medidas contra o desperdício de alimentos e formas de reaproveitá-los, assim extinguindo o desperdício e a fome da vida de milhares de pessoas

3º modelo de redação do Encceja

Autor: Samuel Filipe Santana Caetano

Infelizmente, todos os anos, toneladas de alimentos são descartados em todo o mundo. Toda essa comida é descartada muitas vezes sem motivo, enquanto vários indivíduos que necessitam dela acabam em situação de fome. Uma das causas dessa perda é o fato de que vários alimentos apodrecem ou azedam em decorrência das más condições de transporte como o ambiente abafado, umidade e calor. Fora isto, é inevitável que o meio externo como insetos e pequenos animais comam os produtos.

Outro problema é a tendência que os consumidores geralmente possuem de selecionar ou dar preferência somente aos alimentos maiores ou mais bonitos. Sendo que, por mais que não pareçam serem apetitosos, os alimentos pequenos e mais feios, se não estiverem estragados, também podem ser consumidos normalmente.

Por último, há o triste fato de que muitos indivíduos desconhecem ou até ignoram a necessidade de comida que algumas pessoas possuem. Devido a essa ignorância, não se esforçam em evitar o descarte desnecessário de suas comidas ou até nem evitam comprarem o que não irão consumir.

Considerando tudo que foi dito, as grandes empresas de agronegócio devem se esforçar para melhorar as condições de transporte, melhorando o refrigeramento, a ventilação e mantendo o local isolado contra insetos. E o governo, juntamente com os meios de comunicação devem aumentar a publicidade voltada para a conscientização da
população a respeito do desperdício. Para que, assim, a maior parte do descarte seja evitada.

4º modelo de redação do Encceja

Autor: Vitório Ferreira Nascimento Miranda

A quantidade de alimentos desperdiçados no Brasil tem aumentado significativamente nos últimos anos. Por esse motivo, é importante discutir sobre o combate ao desperdício de alimentos que é gerado por problemas como a produção incontrolada de produtos pelas empresas alimentícias e pelas compras inconscientes por clientes nos
supermercados.

Primeiramente, é válido destacar que a produção incontrolada de produtos pelas empresas alimentícias é uma das principais razões pela perda de toneladas de comida diariamente. Com grandes produções, sem um planejamento prévio das vendas, os produtos são descartados por ultrapassarem a validade, pois não houve clientes o bastante para o consumo dos estoques.

Além disso, é correto afirmar que as compras inconscientes por clientes nos supermercados colabora para que comidas sejam descartadas pelo despreparo no momento de compra, que compram além do que consomem. Com isso, uma providência deve ser tomada para que a situação melhore.

Portanto, a fim de reduzir o desperdício de alimentos, o Governo Federal através do Ministério do Meio Ambiente deve aprovar normas contra o descarte de alimentos e promover um consumo consciente nos supermercados. Estas ações acontecerão por meio da aprovação de leis pelo Senado e por meio de redes sociais e propagandas para ganhar maior amplitude. Isto tera a finalidade de exaltar e aplicar uma produção e consumo sustentável para a população brasileira

5º modelo de redação do Encceja

Autor: Tobias da Silva Santiago de Sousa

A quantidade de comida desperdiçada tem aumentado no Brasil. Por este motivo discute-se sobre combate ao desperdício de alimentos. Este é causado pela falta de programação das pessoas para fazerem suas compras, de tal forma que façam isso de maneira responsável; e pela falta de cuidados com os alimentos comprados.

Primeiramente, é importante destacar que uma das causas desse desperdício é a ausência de um planejamento na hora que as pessoas vão comprar seus alimentos. Por isso elas acabam exagerando e tem que descartar o que não é necessário. Logo, é importante que cada um se programe para adquirir apenas aquilo que vai consumir.

Além disso, convém analisar que muitos não tem os cuidados necessários com os alimentos para que estes se mantenham conservados por mais tempo. Isto ocorre, muitas vezes por ignorância; Sendo assim, a população deveria dar mais atenção às instruções de qual é a forma mais segura de armazenar cada produto, presentes nas embalagens.

Portanto, a fim de diminuir o desperdício, as pessoas deveriam se organizar para que comprem apenas o necessário e se atentar à forma correta de guardar cada produto. Isto pode ser feito por meio de listas, anotando aquilo que precisam adquirir e onde armazer cada coisa, para que assim essa situação mude.

Estude para o Encceja no Brasil Escola

No Brasil Escola, você encontra conteúdos de todas as disciplinas ministradas no Ensino Médio. Uma das formas de estudar para o Encceja é ler artigos de temas específicos de cada uma das matérias. Os textos são elaborados por professores.

Outra forma de estudar para o Encceja no Brasil Escola é enviar a sua redação para o Corrige Aqui. Todos os meses há um tema específico. O texto é enviado pela internet e corrigido de forma gratuita.

Por fim, mais uma forma de se preparar para as provas do Encceja é resolver das provas antigas e verificar o índice de erros e acertos.

Por Silvia Tancredi 
Jornalista 


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescolav3.elav.tmp.br/noticias/encceja-2025-inep-divulga-5-exemplos-de-redacao-do-exame-com-nota-considerada-boa/3132465.html