Colônia de férias, passeios, brincadeiras e até esportes são atividades para fazer com as crianças durante as férias escolares. Especialistas em educação ressaltam que ações devem divertir e, ao mesmo tempo, ajudar no desenvolvimento infantil.
Fazer passeios nas férias escolares das crianças, por exemplo, proporcionam vivências reais que enriquecem o repertório cultural dos pequenos. Descobrir novas brincadeiras, como jogos de tabuleiro, para fugir do celular é outra opção interessante para a garotada, apontam educadoras.
Por fim, estar mais perto das crianças e se divertir com elas é, ainda, uma oportunidade de fortalecer laços familiares por meio de atividades lúdicas e educativas.
Confira também:
Lista de filmes para assistir nas férias escolares
Férias escolares: quanto custam?
As atividades para fazer nas férias escolares das crianças podem ser na própria casa da garotada ou em outros locais. Confira abaixo:
Colônia de férias são uma programação voltada para crianças e adolescentes que se encontram nas férias escolares. Durante essa programação, os jovens descansam a mente e aproveitam para descontrair, com brincadeiras lúdicas e atividades de culturais e esportivas.
Mas, Vanusa Maganha, coordenadora de um colégio, explica que as colônias de férias vão além da proposta de diversão.
"As colônias de férias desempenham um papel importante no desenvolvimento socioemocional, cognitivo e de autopercepção, já que são planejadas por educadores especializados"
Entre os principais objetivos das colônias de férias, de acordo com Vanusa, estão:
Incentivo à livre iniciativa e à criatividade das crianças;
Apresentação de vivências sobre o mundo;
Estímulo ao desenvolvimento físico e pessoal;
Ampliação das possibilidades de expressão;
Aumento da imaginação das crianças e adolescentes.
Entenda como funcionam as colônias de férias
A orientadora educacional, Maria Teresa Casamassima, acredita que as férias escolares das crianças são uma oportunidade para apresentar aos pequenos opções de brincadeiras que trabalhem habilidades cognitivas como raciocínio lógico, resolução de problemas, memória e atenção, além de desenvolver o planejamento estratégico.
"Os jogos de tabuleiro promovem a escuta ativa, a argumentação e o respeito às regras, elementos centrais da comunicação interpessoal. A criança aprende a esperar sua vez, negociar e defender ideias com base em argumentos"
Maria Teresa lista opções de jogos de tabuleiro para usar com as crianças nas férias escolares:
=>Jogos de lógica
Damas
Xadrez
Rummikub
Uno
=>Jogos de estratégia
War
Banco Imobiliário
Detetive
=>Conhecimentos gerais e criatividade
Imagem & Ação
Perfil
Passeios diversificados que podem ser feitos com mais tempo nas férias escolares das crianças são, na opinião de Maria Teresa, mais do que momentos de lazer, são janelas para o mundo.
"Levar uma criança a diferentes espaços culturais é como acender pequenas luzes de curiosidade dentro dela. Cada experiência desperta o olhar atento, conecta o que se aprende na escola com a vida lá fora e amplia o jeito de compreender o mundo"
A gestora reforça ainda que fazer passeios diferenciados nas férias escolares é uma forma delicada de alfabetização cultural, onde sentir, imaginar e narrar se tornam parte essencial do aprendizado.
Museus
Parques
Zoológicos
Centro culturais
Centros históricos
Teatros
Parques de diversão
Saiba como funcionam as visitas a museus
A diretora pedagógica, Larissa Berdu, acredita que visitar familiares nas férias escolares também é uma opção super válida para fazer com os pequenos. Para a gestora, encontrar pessoas queridas durante as férias é mais do que uma socialização: é um exercício prático de comunicação afetiva, escuta e construção de vínculos.
“Ao interagir com pessoas de diferentes idades e estilos de fala, a criança exercita a adaptação de sua linguagem ao contexto, desenvolve empatia e aprende a respeitar turnos de fala, promovendo habilidades sociais importantes para sua formação", acredita a profissional.
O intercâmbio também pode ser uma atividade para as férias das crianças e, especialmente, dos adolescentes. Com duração média de duas a quatro semanas, os programas de curta duração voltados para essa faixa etária oferecem desenvolvimento de outro idioma e proporcionam aos participantes a possibilidade de desenvolver competências essenciais para a vida.
Na opinião da diretora pedagógica Audrey Taguti, quando o aluno vive em outro país, mesmo que por algumas semanas, ele é desafiado a se adaptar, a resolver problemas práticos do cotidiano e a se comunicar com clareza em outro idioma.
"O intercâmbio reforça a autoconfiança e a capacidade de lidar com situações novas, elementos essenciais para a formação de jovens protagonistas. Além das habilidades socioemocionais, os estudantes também expandem seus conhecimentos em áreas acadêmicas"
Vale lembra que alguns programas de intercâmbio conta com aulas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), oficinas culturais, atividades esportivas e visitas a universidades.
Existem esportes que mais parecem brincadeiras interativas entre as crianças e que ajudam na diversão nas férias escolares. Na opinião da diretora escolar Fátima Lopes, essas atividades são fundamentais para o desenvolvimento físico, emocional e social da criança
“As brincadeiras ao ar livre estimulam a comunicação não verbal, a empatia, a cooperação e a criatividade. Elas também ensinam a lidar com frustrações, a esperar o outro e a expressar sentimentos por meio do corpo"
Brincar de pega-pega
Pular corda
Jogar bola
Andar de bicicleta e patins
Montar um piquenique
Correr no parque
Leia também:
Como aproveitar as férias na internet
Silvia Tancredi
Jornalista
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescolav3.elav.tmp.br/noticias/ferias-escolares-educadoras-indicam-5-atividades-para-fazer-com-criancas/3132464.html