Morte de Vinicius de Moraes, o poetinha, faz 45 anos. Veja o que estudar sobre ícone da MPB

Artista costuma aparecer em provas de vestibulares, Enem e outros processos seletivos.

A morte de Vinicius de Moraes, cantor, compositor e um dos criadores da Bossa Nova, completa 45 anos hoje, 9 de julho. Dada sua importância, o artista costuma aparecer em provas de vestibulares, Enem e outros processos seletivos.

Moraes é considerado um dos grandes nomes da cultura do Brasil no século XX. Além de cantor e compositor, o carioca foi escritor, jornalista, crítico de cinema, diplomata e muito mais.

Vinicius de Moraes também é conhecido como “poetinha”, apelido dado pelo seu grande parceiro Tom Jobim, com quem escreveu a música brasileira mais famosa do mundo e um dos ícones da Bossa Nova, “Garota de Ipanema”.

Veja também:

Leia a biografia completa de Vinicius de Moraes

Faça exercícios sobre Vinicius de Moraes

O que estudar sobre Vinicius de Moraes?

Vinicius de Moraes compôs diversas canções da MPB. [2]
Vinicius de Moraes compôs diversas canções da MPB. [2]

 

Vinicius de Moraes, ao longo dos seus quase 67 anos de vida, criou um leque de produções literárias e musicais memoráveis. Algumas delas já apareceram em provas, por isso a recomendação de especialistas é que os estudantes fiquem atentos à vida e, especialmente, à obra do artista. Veja abaixo o que estudar sobre o poetinha:

Vinicius de Moraes, o poetinha

A partir da década de 30, o Vinicius de Moraes passou a frequentar rodas literárias e boêmias do Rio de Janeiro. Nessa época, conheceu os poetas Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira. Este último tornou-se um dos seus melhores amigos durante toda a sua vida.

A maioria das poesias de Vinicius fala sobre o amor, as mulheres e os amigos, mas há algumas que versam sobre temas nacionais.

Confira a seguir a poesia de Vinicius de Moraes mais lembrada de todos os tempos, composta para a sua primeira esposa:

Soneto de fidelidade (1939)

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinicius de Moraes e sua importância para a MPB

Vinicius de Moraes sempre será lembrado com um dos principais nomes da MPB. A música “Chega de saudade”, por exemplo, com a batida de violão marcante, ficou mundialmente famosa e tornou-se outra das canções símbolos da Bossa Nova.

Junto a Tom Jobim, Vinicius de Moraes colocou definitivamente seu nome na Música Popular Brasileira com a canção “Garota de Ipanema”, que se tornou o maior hino da Bossa Nova. Jobim criou uns esboços da letra da música e mostrou-os ao amigo Vinícius, que também deu alguns pitacos. Assim, em 1962, nasceu a famosa canção.

Vinicius de Moraes no Enem

Confira abaixo questões sobre Vinicius de Moraes que já caíram no Enem:

Enem 2024

Por Silvia Tancredi
Jornalista 


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescolav3.elav.tmp.br/noticias/morte-de-vinicius-de-moraes-o-poetinha-faz-45-anos-veja-o-que-estudar-sobre-icone-da-mpb/3132456.html