Inscrição para o CNU 2025 está aberta até o dia 20 de julho. A taxa para se inscrever no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) deste ano é de R$ 70, valor único para todas as modalidades e níveis de escolaridade. Faça aqui sua inscrição no CNU 2025!
Para se inscrever é necessário ter cadastro na conta gov.br, o login único para os serviços digitais do Governo Federal. Determinados grupos de candidatos terão direito a solicitar o direito de fazer a prova de graça até esta sexta (4).
Neste ano, uma das novidades do exame é a realização das provas em duas fases, a primeira acontecerá no dia 5 de outubro e contará com questões objetivas, enquanto a segunda será aplicada no dia 7 de dezembro e será composta por questões discursivas ou produção de redação.
São oferecidas para esta edição um total de 3.652 vagas em 32 órgãos federais. Das oportunidades, 3.144 são para nível superior e outras 508 de nível intermediário, afirma o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Neste ano, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a banca responsável pelo exame.
Veja também: Novidades e cargos com maiores salários do CNU 2025
A inscrição para as provas do CNU 2025 é realizada de forma online a partir do sistema da FGV, banca do exame (conhecimento.fgv.br/cpnu2). Prazo estará aberto entre os dias 2 e 20 de julho.
Para se inscrever, é preciso ter cadastro na conta gov.br, o login único para os serviços digitais do Governo Federal.
Veja, abaixo, etapas importantes para a inscrição do CNU 2025:
Escolher um dos nove blocos temáticos. Cada bloco reúne cargos que possuem semelhanças entre si. Será possível concorrer somente a cargos de um mesmo bloco;
Escolher cargos por ordem de preferência;
Definir a forma de pagamento para candidato que não tem direito à isenção da taxa;
Solicitar a isenção da taxa para quem tem direito (veja a seguir grupos atendidos com o benefício);
Atenção! A organização do certame alerta que não serão enviados documentos para inscrição ou pagamento por meio de e-mail e WahtsApp.
O MGI realizará uma transmissão online para tirar dúvidas sobre as provas do CNU nesta sexta-feira, 4 de julho, a partir das 14h30. Live acontecerá no canal da pasta no Youtube.
A taxa de inscrição do CNU 2025 é única e custa R$ 70 para todos os níveis de escolaridade. Candidatos que atenderem aos critérios exigidos para obter a isenção do valor, não terão que pagar a taxa. O pagamento deve ser efetivado até 21 de julho.
A isenção da taxa de inscrição do CNU 2025 é o direito de fazer a prova do concurso público de forma gratuita. Poderão solicitar o benefício:
Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)
Doadores de medula óssea
Beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
Beneficiários do Programa Universidade para Todos (ProUni)
Candidatos com condições específicas, como Pessoas com Deficiência (PcD), podem solicitar o atendimento especializado para os dias da prova do CNU. A organização do exame oferece recursos específicos para garantir maior acessibilidade aos participantes do concurso.
A solicitação deste tipo de atendimento deve ser feito no sistema de inscrição até o encerramento do prazo de inscrição do CNU.
Participantes travestis, transgêneros e não-binários poderão confirmar o uso do nome social, que deve estar cadastrado na Receita Federal, até o dia 20 de julho na plataforma do exame.
As provas do CNU 2025 serão realizadas em duas fases. A estrutura do exame varia conforme o nível de escolaridade exigido.
Nível superior: 90 questões objetivas - 60 de conhecimentos específicos + 30 de conhecimentos gerais
Horário: 13h às 18h | duração de cinco horas
Nível intermediário: 60 questões objetivas - 48 de conhecimentos específicos + 20 de conhecimentos gerais
Horário: 13h às 16h30 | duração de três horas e meia
O resultado com a lista de candidatos classificados para a segunda fase será liberado no dia 12 de novembro.
Nível superior: duas questões discursivas
Horário: 13h às 16h | duração de cinco horas
Nível intermediário: redação dissertativo-argumentativa
Horário: 13h às 15h | duração de duas horas
Alguns cargos especificados em edital prevê a etapa de avaliação de títulos. O envio dos títulos deve ser feito entre os dias 13 e 19 de novembro.
Resultado final está previsto para sair no dia 30 de janeiro de 2026.
Para a segunda edição do Enem dos Concursos, o MGI anunciou uma série de novidades:
Em 2025, o CNU 2025 acontecerá em duas fases, diferente de sua primeira edição. As provas da primeira fase acontecerão em 5 de outubro e da segunda em 7 de dezembro.
O CNU garante que pelo menos 50% do total de candidatos classificados para a segunda fase seja composta por mulheres. Confira exemplo prático compartilhado pelo MGI:
Suponha um cargo com 20 vagas, das quais 13 são para ampla concorrência. Pela regra do edital, serão chamados nove vezes esse número para a segunda fase, ou seja, 117 candidatos.
Se, desses 117, apenas 52 forem mulheres e 65 homens, serão chamadas mais 13 mulheres — totalizando 130 convocados (65 homens + 65 mulheres). Dessa forma, 50% dos convocados são mulheres. Importante: essa regra não altera o resultado final, que continuará sendo definido pela soma da nota da objetiva, discursiva e de títulos (quando houver).
As vagas reservadas pela Lei de Cotas foram aprimoradas após mudanças na legislação com a publicação de um novo decreto. 35% das vagas serão destinadas às ações afirmativas: pessoas pretas e pardas (25%), indígenas (3%), quilombolas (2%) e pessoas com deficiência (5%).
Veja quais são os blocos temáticas do CNU 2025:
Bloco 1: Seguridade social: saúde, assistência social e previdência social - 790 vagas
Bloco 2: Cultura e educação - 130 vagas
Bloco 3: Ciência, dados e tecnologia - 211 vagas
Bloco 4: Engenharias e Arquitetura - 306 vagas
Bloco 5: Administração - 1.172 vagas
Bloco 6: Desenvolvimento Socioeconômico - 285 vagas
Bloco 7: Justiça e defesa - 250 vagas
Bloco 8: Nível intermediário - saúde - 168 vagas
Bloco 9: Nível intermediário - regulação - 340 vagas
Fique por dentro da relação completa de órgãos e quantidade de vagas por instituição neste documento! Provas do CNU 2025
Fique por dentro das datas e cronograma do CNU 2025:
Inscrições: 02 a 20/07
Pagamento da taxa de inscrição: até 21/07
Pedidos de isenção da taxa: 02 a 08/07
Prova objetiva da 1ª fase: 05/10
Resultado da 1ª fase: 12/11
Envio de títulos: 13 a 19/11
Prova discursiva da 2ª fase: 07/12
Confirmação de cotas: 30/11 a 08/12
Resultado: 30/01/2026
Confira: Cargos com mais vagas no CNU 2025
O CNU 2025 conta com reserva de vagas para candidatos de determinados grupos. No último dia 27 de junho, foi publicado o Decreto nº 12.536 que regulamente a Lei nº 15.142/2015.
A norma definiu novas regras para a reserva de vagas. Agora, 35% das oportunidades do concurso serão destinadas às ações afirmativas que atenderão aos seguintes grupos:
25%: Pessoas pretas e pardas
3%: Indígenas
2%: Quilombolas
5%: Pessoas com Deficiência (PcD)
Para cargos com menos de cinco vagas, foi feito um sorteio eletrônico que definiu a distribuição de vagas em relação à reserva de ações afirmativas.
Veja também: Como funcionam a Lei de Cotas para acesso ao ensino superior
O CNU 2025 é a segunda edição de um novo modelo de seleção para cargos em instituições da administração pública federal. A prova funciona como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Isso porque com apenas uma prova, o candidato poderá concorrer a vagas em diferentes localidades e cargos, desde que pertençam a um mesmo bloco temático.
Saiba mais informações e detalhes no site oficial do CNU 2025.
Por Lucas Afonso
Jornalista
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescolav3.elav.tmp.br/noticias/inscricao-cnu-2025-como-se-inscrever-como-funciona-enem-dos-concursos/3132432.html