Dados do IBGE: 8,7 milhões de jovens brasileiros abandonaram os estudos ou nunca estudaram, segundo PNAD 2024

Indicadores da educação apresentam melhora no cenário nacional, mas atraso escolar piora

No Brasil, 8,7 milhões de jovens entre 14 e 29 anos abandonaram os estudos da educação básica ou nunca estudaram, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

A PNAD é uma pesquisa realizada anualmente pelo IBGE que mostra diversas características da população brasileira. Os dados apresentados pelo instituto nesta sexta-feira (13) constam informações específicas dos indicadores educacionais, tais como: analfabetismo e nível de escolaridade das e dos brasileiros.

Pela primeira vez na história do Brasil, o percentual de pessoas que concluíram o ensino superior ultrapassou a marca de 20,5%. Os dados da PNAD do ano passado apontam que uma a cada cinco pessoas terminaram a faculdade (20,5%).

Para os estudantes, estar atentos a temas como demografia e dados que servem para a promoção e desenvolvimento de políticas públicas é interessante no processo de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. 

Leia também: IBGE solta dados sobre a educação superior no Brasil, segundo o último Censo

Dados de educação da PNAD 2024, segundo IBGE

O IBGE divulgou indicadores educacionais que apresentam diferentes recortes e aspectos sobre a realidade da educação no Brasil, conforme informações da PNAD 2024. 

Analfabetismo no Brasil

Em 2024, o Brasil contava com 9,1 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que eram analfabetas, o que significa que a taxa de analfabetismo ficou em 5,3% no ano passado. Esse índice é o menor de uma série histórica que começou em 2016.

Veja: Estudo aponta que 29% dos brasileiros são analfabetos funcionais - Entenda o que é analfabetismo funcional 

Pessoas com ensino superior no Brasil

Pela primeira vez na história, o Brasil supera a marca dos 20% de pessoas com nível superior completo, afirma IBGE. Segundo a PNAD 2024, um a cada cinco brasileiros concluíram uma faculdade (20,5%), maior percentual de uma série histórica de crescimento. 

Confira no infográfico a distribuição de nível de escolaridade em pessoas com 25 anos ou mais: 

Infográfico Ensino Superior Dados IBGE PNAD 2024
Escolaridade de pessoas com 25 anos ou mais ao longo dos últimos anos, segundo dados da PNAD (IBGE).
Crédito: Divulgação / IBGE. 

Leia: População brasileira é de 203 milhões, aponta Censo Demográfico 2022

Atraso escolar

Dados da PNAD indicam que o país segue abaixo das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) em relação à redução do atraso escolar. Para se ter uma ideia, no ano passado, 94,5% das crianças de 6 a 14 anos estavam matriculadas no ensino fundamental, que é a etapa escolar ideal para essa faixa etária.

O atraso escolar é maior em pessoas pretas e pardas em relação às pessoas brancas. Em jovens de 18 a 24 anos, 37,4% das pessoas brancas estavam estudando na etapa ideal, enquanto no recorte racial para da população negra, o percentual foi de 20,6%.

 

O que é a PNAD e para que ela serve?

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) é uma iniciativa do IBGE e surgiu na década de 1960 como forma de levantar informações para contribuir no planejamento e acompanhamento do desenvolvimento social, econômico e demográfico do país, afirma o Ministério da Educação (MEC).

Segundo o MEC, pesquisas como essas servem para suprir a falta de informações sobre a população brasileira entre a realização de um censo e outro, como também, estudar temas que não são muito investigados e contemplados nos censos demográficos feitos a cada dez anos no país. 

A pesquisa da PNAD, conhecida no padrão básica, começou a ser realizada em 1971 de forma anual. Entre as principais características levantadas pelo estudo estão:

  • Demográficas sociais: dados como sexo e cor;

  • Educacionais: alfabetização, escolaridade e nível de instrução das pessoas;

  • Mão-de-obra: ocupação no mercado de trabalho;

  • Rendimento: dados de renda, aposentadoria, pensão e aluguel;

  • Habitação: informações como estrutura, abastecimento de água, condição sanitária, lixo e iluminação elétrica.

Teste seus conhecimentos sobre demografia nesta página de exercícios. 

Videoaula sobre políticas públicas

Os dados levantados pelo IBGE e seus estudos servem como base para a promoção de políticas públicas, reforçam professores. Confira, na videoaula abaixo do professor João Gabriel o que são políticas públicas e como elas são utilizadas.

Saiba mais: O que são políticas públicas e para que servem?

 

Por Lucas Afonso
Jornalista


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescolav3.elav.tmp.br/noticias/dados-ibge-milhoes-jovens-abandonaram-estudos-estudaram-pnad-2024/3132390.html