As provas da 1ª fase da Obmep 2025 acontecerão nesta terça-feira, 3 de junho. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é considerada a maior competição de conhecimento realizada no Brasil. Para amanhã são esperados mais de 18,6 milhões de participantes.
Cada estudante terá o prazo de duras horas e trinta minutos para responder a 20 questões objetivas sobre diferentes conteúdos e temas de Matemática. A olimpíada é dividida em níveis: 1 (6º e 7º anos do fundamental); 2 (8º e 9º anos do fundamental) e 3 (ensino médio).
A Obmep é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e busca incentivar o estudo de matemática e identificar talentos na disciplina. Os estudantes passarão por duas fases de prova. A segunda acontece em outubro.
Com a Obmep, os estudantes medalhistas poderão concorrer a vagas em cursos superiores de universidades públicas como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Essas instituições realizam processos seletivos específicos que destinam oportunidades de ingresso à educação superior para quem se destacou em olimpíadas de conhecimento.
Os candidatos mais bem classificados e com maiores pontuações após a segunda fase receberão premiação pelo bom desempenho. Serão distribuídas 8.450 medalhas em todo o país, além de 51 mil certificados de menção honrosa.
Leia também: O que são as olimpíadas científicas e como participar?
Os candidatos das provas da 1ª fase da Obmep 2025 participarão da olimpíada em suas próprias escolas. Ou seja, os estudantes terão de resolver a avaliação nas instituições escolares em que estão matriculados.
A duração da prova será de duas horas e trinta minutos, exceto para participantes com deficiência que terão tempo estendido para três horas e trinta minutos. Serão 20 questões objetivas com cinco alternativas cada item (A, B, C, D e E), em que apenas uma estará correta.
No dia da prova, os alunos receberão o caderno de prova e um cartão-resposta, que deve ser preenchido com todos os dados solicitados em letra de forma legível, usando lápis ou caneta esferográfica azul/preta, segundo informações do regulamento.
O gabarito oficial será disponibilizado em até 30 dias úteis após a realização da primeira fase da Obmep, segundo a organização.
A responsabilidade de aplicação é exclusiva das escolas participantes.
As provas da Obmep 2025 serão realizadas em duas fases. Na primeira fase, os estudantes responderão a 20 questões objetivas, enquanto na segunda fase serão seis questões abertas.
O resultado com a lista de classificados para a segunda etapa será informado no dia 1º de agosto, no site oficial da olimpíada. Provas da segunda e última fase serão aplicadas nos dias 25 de outubro em locais que serão informados pela organização.
Confira videoaulas sobre diferentes conteúdos de Matemática e chegue mais bem preparado para a Obmep!
Veja também: Liga de Matemática 2025 encerra inscrições nesta segunda (2)
Em sua 20ª edição, a Obmep bateu recorde com a inscrição de mais de 18,6 milhões de estudantes na primeira etapa.
Foram registradas 57.222 escolas inscritas em 5.566 municípios, isso representa uma cobertura de 99,93% das cidades brasileiras. O maior número da prova desde a primeira edição, realizada em 2005.
Veja, abaixo, as principais datas da Obmep 2025:
Inscrições: 05/02 a 17/03
Provas da 1ª fase: 03/06
Classificados para a 2ª fase: 01/08
Locais de prova da 2ª fase: 28/08
Provas da 2ª fase: 25/10
Divulgação dos premiados: 22/12
As premiações da Obmep 2025 serão entregues aos estudantes mais bem classificados e com melhores pontuações após a aplicação da segunda fase da olimpíada. Ao nível nacional, serão distribuídas ao todo 8.450 medalhas, sendo:
650 medalhas de ouro;
1.950 medalhas de prata;
5.850 medalhas de bronze.
Também serão entregues, pelo menos, 20,5 mil medalhas para os melhores desempenhos estadualmente. O Impa distribuirá 51 mil certificados de menção honrosa aos demais estudantes que se destacaram.
Os estudantes premiados com as medalhas nacionais de ouro, prata e bronze conquistam também uma vaga para o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esses participantes receberão uma bolsa de R$ 300 caso sejam de escolas públicas.
Fique por dentro de mais informações no regulamento da Obmep 2025.
Por Lucas Afonso
Jornalista
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescolav3.elav.tmp.br/noticias/obmep-2025-provas-1-fase-olimpiada-matematica/3132353.html