O agnosticismo é uma doutrina filosófica criada no século XIX que afirma que algumas verdades são incognoscíveis para o ser humano, como a existência ou não de Deus ou de outras divindades.
O termo agnosticismo foi criado por Thomas Huxley, botânico britânico que foi um ávido defensor da teoria da evolução, criada pelo contemporâneo Charles Darwin. Ele propôs que o agnosticismo poderia ser aplicado como uma espécie de método na análise de diversas questões de cunho filosófico, religioso, social, científico, entre muitas outras áreas do conhecimento humano.
Segundo o próprio Huxley afirmou, o termo agnosticismo foi criado com o objetivo de classificar pessoas que, assim como ele, desconheciam diversas verdades, entre elas a existência ou não de Deus. E foi justamente com base nesta questão, teísmo x ateísmo, tão debatida pelos intelectuais do período vitoriano, que o agnosticismo se tornou conhecido e passou a ser associado à questão religiosa.
Leia também: O que é o ateísmo?
O agnosticismo é uma posição filosófica, uma doutrina filosófica ou até mesmo um método filosófico que defende que muitas verdades são incognoscíveis para a razão humana.
Fundamentado pela primeira vez no século XIX, o termo agnosticismo foi cunhado pelo biólogo e filósofo inglês Thomas Henry Huxley, com o uso dos termos gregos a-gnostos, algo como “não conhecimento”, “desconhecido” ou “que não pode ser conhecido”. Huxley ganhou a alcunha na Inglaterra de “O Bulldog de Darwin” por ser uns dos principais defensores da teoria da evolução nos intensos debates acadêmicos da Era Vitoriana.
Karl Popper, importante filósofo do século XX, se definiu como agnóstico. Ele defendeu que muitas verdades, como a hipótese científica para a origem e funcionamento do Universo, não podem ser comprovadas empiricamente.
Huxley afirmou que criou a palavra agnóstico para “classificar pessoas que, como eu, confessam ser irremediavelmente ignorantes no que diz respeito a uma variedade de assuntos — assuntos sobre os quais os teólogos e metafísicos, ortodoxos e heterodoxos, dogmatizavam com a máxima segurança”.
Os agnósticos acreditam que a verdade só pode ser alcançada pela experiência sensorial, do empirismo. Somente com evidências adequadas é que a verdade objetiva pode ser alcançada.
Os agnósticos não acreditam nem duvidam da existência de Deus ou de outras divindades. Para eles, não podemos comprovar a existência de Deus de forma científica, assim como também não podemos provar a sua não existência.
De forma geral, o agnosticismo nega o conhecimento metafísico e defende que a verdade só pode ser alcançada pela matéria e as experimentações científicas.
Acesse também: O que é o empirismo?
O agnosticismo não tem um símbolo que seja universalmente conhecido. Alguns usuários e comunidades agnósticas ateístas adotam na internet símbolos relacionados ao ateísmo, como um círculo com uma letra A ou a representação de um átomo.
O agnosticismo, termo criado no século XIX, não é citado diretamente na Bíblia, mas, em diversas passagens do livro sagrado dos cristãos, práticas que podem ser consideradas agnósticas, ou próximas delas, são citadas. Entre elas:
23 Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: ao deus desconhecido. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.
24 O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Atos 17:23,24
21 Ouvi agora isto, ó povo insensato, e sem coração, que tendes olhos e não vedes, que tendes ouvidos e não ouvis.
22 Porventura não me temereis a mim? Diz o Senhor; não temereis diante de mim, que pus a areia por limite ao mar, por ordenança eterna, que ele não traspassará? Ainda que se levantem as suas ondas, não prevalecerão; ainda que bramem, não a traspassarão.
25 As vossas iniquidades desviam estas coisas, e os vossos pecados apartam de vós o bem.
Jeremias 5:21-25
4 Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus.
Salmos 10:4
Não, o agnosticismo não é uma religião. Uma religião é um sistema de crenças que se relaciona com o divino e com o sagrado. O agnosticismo, ao contrário, defende que algumas verdades, como a existência ou não de Deus, não podem ser alcançadas pelo ser humano.
O agnosticismo é uma doutrina filosófica, ou um “método de pensamento”, como defendeu Thomas Henry Huxley, autor do termo agnosticismo.
Fontes
Auvray-Assayas C. Religião. In: Cassin B, organizadora. Vocabulário europeu de filosofias. Paris: Seuil/Le Robert; 2004.
HUXLEY, Thomas Henry. Agnosticism. 1889. Disponível em https://www.fountainheadpress.com/expandingthearc/assets/huxleyagnosticism.pdf.
SCHRAMM, Roland. Diálogo entre agnosticismo e o universo das religiões: o caso da empatia. Revista Bioética, Rio de Janeiro, 2014, 32ª Edição.
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescolav3.elav.tmp.br/religiao/agnosticismo.htm