Ingressar em um curso de Medicina pode parecer um sonho distante para muitos estudantes. Mas e se esse sonho pudesse se tornar realidade por meio de uma bolsa integral? É exatamente essa oportunidade que a Faculdade Sírio-Libanês está proporcionando no segundo semestre de 2025, em seu primeiro Processo Seletivo para Graduação de Medicina, com inscrições já abertas.
A FSL reforça seu compromisso social ao possibilitar o primeiro acesso de talentos acadêmicos ao ensino superior de excelência por meio do Programa de Concessão de Bolsa de Estudo.
Aprovado com nota máxima no MEC, o curso de Medicina da FSL combina a tradição de mais de 100 anos dedicados à saúde do Sírio-Libanês com metodologias inovadoras de ensino. Uma formação centrada no compromisso com o cuidado do paciente, excelência acadêmica e atuação social transformadora.
Desde o início da Graduação, o estudante vivencia a prática em ambientes de referência como o Hospital Sírio-Libanês - um dos melhores da América Latina - e unidades do SUS, com acesso a uma ampla estrutura hospitalar - são mais de 840 leitos disponíveis.
Ao longo do curso, o estudante poderá escolher sua jornada acadêmica em áreas como Pesquisa, Gestão, Educação, Ciência de Dados ou Inovação em Saúde, construindo uma jornada personalizada.
As bolsas de estudos oferecidas pela Faculdade Sírio-Libanês cobrem 100% do valor da matrícula e das mensalidades do semestre. O benefício é concedido por semestre, sendo necessária a renovação a cada novo período, mediante o cumprimento de critérios acadêmicos e socioeconômicos.
As bolsas de estudos da FSL para o curso de Medicina 2025.2 são divididas em 3 critérios:
exclusivamente socioeconômico;
socioeconômico e étnico-racial;
socioeconômico e de inclusão social.
Em todos os casos, o candidato deve comprovar os seguintes critérios socioeconômicos:
Renda Familiar Bruta per capita mensal de até 1,5 salário mínimo;
Não ter cursado mais de 4 semestres de outra Graduação;
Não ter concluído nenhum curso superior anteriormente;
Apresentar documento que comprove a conclusão ou matrícula no Ensino Médio.
Além disso, para as vagas de critério étnico-racial, é necessário se autodeclarar negro (preto ou pardo) ou indígena ou quilombola, conforme a classificação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a ser averiguado pela Banca de Heteroidentificação. Já as solicitações para o critério socioeconômico e de inclusão, a pessoa com deficiência deverá também enviar o laudo médico devidamente preenchido.
Para participar, o candidato precisa se inscrever no vestibular de Medicina da FSL e realizar a solicitação de Bolsa Integral no Programa de Concessão de Bolsa de Estudo.
Confira as etapas do Processo Seletivo:
Etapa 1 – Inscrição no Vestibular: período para inscrição no vestibular e solicitação da bolsa integral;
Etapa 2 – Envio de Documentação: envio dos documentos comprobatórios pelo candidato;
Etapa 3 – Análise Documental: análise dos documentos comprobatórios enviado pelo candidato;
Etapa 4 – Entrevista Social: destinada a analisar a prontidão do candidato para iniciar o curso no segundo semestre de 2025; Importante: os candidatos que estiverem concorrendo à bolsa pelo critério étnico-racial deverão participar da banca de heteroidentificação;
Etapa 5 – Divulgação dos Resultados: os candidatos aprovados são oficialmente comunicados e orientados sobre os próximos passos.
A classificação geral do candidato à bolsa de estudo integral é decrescente de acordo com a nota final obtida nas duas fases do Processo Seletivo para Ingresso na FSL. E somente o envio da documentação não assegura vaga para o candidato.
A documentação comprobatória deve ser enviada após a inscrição no vestibular, de maneira digital, por meio do portal do candidato. Os principais documentos incluem:
Documento de Identidade (RG, CIN ou CNH);
Comprovante de renda de todos os membros que contribuem com a renda familiar bruta;
Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração Escolar (caso esteja cursando o Ensino Médio);
Declaração de Mensalidade, Isenção ou Bolsa de Estudos no Ensino Médio, caso seja estudante de escola privada;
Declaração de Isenção de Imposto de Renda ou Imposto de Renda de Pessoa Física ou Imposto de Renda de Pessoa Jurídica;
Comprovante de Residência atualizado de todos os membros que contribuem na renda familiar bruta;
Foto frontal para o candidato que estiver concorrendo à bolsa de estudo pelo critério socioeconômico e étnico-racial;
Laudo médico devidamente preenchido e autenticado para o candidato que estiver concorrendo à bolsa de estudo pelo critério socioeconômico e de inclusão
Todos os modelos de declaração e orientações estão disponíveis no site da instituição.
As inscrições para o processo de Concessão de Bolsas de Estudos da FSL acontecem a partir das 11h do dia 05/05 até às 23h59 do dia 31/05/2025. Durante esse período, o candidato deve realizar tanto a inscrição no vestibular quanto a solicitação da bolsa integral.
Após a inscrição, seguem as etapas de análise documental, entrevista social e divulgação dos resultados, conforme o cronograma oficial.
Mais do que formar médicos, a Faculdade Sírio-Libanês acredita na formação de agentes de transformação. O programa de bolsa de estudo é uma extensão do trabalho filantrópico realizado há décadas pela instituição, que atua não apenas na assistência à saúde, mas também no fortalecimento da educação e da equidade social.
Dar acesso a uma educação de ponta para jovens talentos é uma forma de construir um futuro mais justo e com oportunidades para todos.
Se você sonha em cursar Medicina e acredita no poder da educação para mudar sua trajetória, essa pode ser a sua chance.
Não perca tempo e inscreva-se agora clicando aqui!
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescolav3.elav.tmp.br/faculdade-sirio-libanes-oferece-bolsa-de-estudo-para-o-curso-de-bacharelado-em-medicina