Ser jornalista é um ato de amor e de coragem. Poucos nomes representam esta frase como Ricardo Boechat e Glória Maria, suas trajetórias profissionais inspiraram milhares de jovens a seguir o mesmo caminho.
Foram jornalistas que conseguiam aliar a leveza e o humor com a seriedade e o profissionalismo. Suas vozes e rostos acompanharam o dia a dia dos brasileiros, trazendo informação, entretenimento e memórias inesquecíveis.
As passagens performáticas da Gloria Maria quebravam com o caráter sisudo do jornalismo e a inseriam dentro da matéria, dentro da história. Foi fazendo-se personagem em suas entrevistas que ela se tornou parte da história do povo brasileiro.
Ricardo Boechat dominou a arte de ancorar programas, criou um estilo próprio que, quando menos se esperava, arrancava risadas sinceras envoltas de pensamentos reflexivos. O jornalismo do Brasil foi elevado a uma nova categoria por conta da expertise deste profissional.
Por isso, nada melhor que lembrar alguns dos grandes feitos de Ricardo Boechat e Glória Maria para celebrar o Dia do Jornalista.
Glória dá nome a um prêmio de jornalismo concedido pela Câmara dos Deputados a jornalistas que produzem matérias de destaque. Ricardo Boechat somou três Prêmios Essos (1989, 1992 e 2001), uma das maiores premiações do meio jornalísticos.
Para além das premiações, confira momentos de Ricardo Boechat e Glória Maria que marcaram o jornalismo nacional:
Cobertura do conflito armado entre Argentina e Inglaterra pelas Malvinas. Glória ficou um mês e meio testemunhando a guerra.
Entrevista em inglês com o Michael Jackson em que ele diz com sua voz típica "I Love You Brazil".
Salto de 233 de metros de bungee jump, em que ficou marcada a frase da jornalista "Foi a pior sensação da minha vida, mas depois é o máximo."
Entrevista com Mick Jagger em que ela pede um autógrafo para o músico e além da assinatura, ganha um beijo na bochecha.
O dia que Glória Maria deu de presente um colar igual ao seu para a Madona, que agradeceu e ficou bem entusiasmada com a joia.
O dia que Ricardo ligou para sua própria mãe ao vivo para perguntar se ela recebeu propina e ironizou os deputados que negavam envolvimento em um caso de corrupção.
Para fazer campanha pró-vacinação contra a gripe, Boechat foi ao hospital usando um sutiã que apareceu quando tirou a camisa para ser vacinado.
Boechat encerrou o jornal vestindo uma peruca, após uma reportagem sobre estratégias contra a calvície.
Durante uma ancoragem sua na rádio, Boechat recebeu uma mensagem de um golpista alegando que ele havia ganho 25 mil reais. Então, o jornalista resolveu passar um trote no estelionatário ao vivo no programa de rádio. Ao fim da ligação, em tom amistoso com o jornalista, o golpista ainda assumiu que estava na cadeia promovendo golpes pelo telefone.
Por Tiago Vechi
Jornalista
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescolav3.elav.tmp.br/noticias/dia-do-jornalista-relembre-historia-de-boechat-e-gloria-maria/3132230.html