Fenômenos naturais são eventos que têm origem a partir de elementos da natureza e que acontecem independentemente da interferência dos seres humanos. Esses fenômenos são causados pelas forças que regem os ciclos biogeoquímicos naturais, pelos processos inerentes à dinâmica atmosférica e à estrutura interna da Terra e pela interação entre o planeta e os demais corpos celestes do Sistema Solar. Registra-se, com isso, a ocorrência de chuvas, ventos, descargas elétricas, terremotos, vulcanismo, eclipses, autoras boreais e muitos outros, que são alguns exemplos de fenômenos naturais.
Leia também: Por que os Estados Unidos são tão atingidos por furacões?
Fenômenos naturais são eventos que acontecem no meio ambiente sem a necessidade da intervenção antrópica. Ou seja, mesmo sem a ação dos seres humanos esses eventos acontecem normalmente. Os fenômenos naturais são parte do ciclo dos elementos da natureza, como é o caso do ciclo da água e do ciclo da rocha, por exemplo, e integram processos fundamentais para a manutenção do equilíbrio dos processos estruturais da Terra, dos ecossistemas e da biodiversidade sustentada no nosso planeta.
Os fenômenos naturais são classificados de acordo com a sua origem em:
Nesse sentido, podem ser descritos como fenômenos atmosféricos:
Entre os fenômenos naturais geológicos estão:
São exemplos de fenômenos naturais biológicos:
Na natureza existem, também, determinados fenômenos que acontecem na atmosfera e que não são categorizados na classe dos fenômenos meteorológicos ou atmosféricos. Tratamos aqui daqueles fenômenos luminosos que têm relação com a composição da atmosfera e com a sua interação com os raios solares e com elementos oriundos do espaço, que são conhecidos como meteoroides. Tratamos aqui das auroras polares (boreal ou austral) e dos meteoros.
Os fenômenos naturais, como o nome nos indica, têm origem a partir dos processos naturais que caracterizam cada um dos elementos do meio e também das forças que regem cada um deles, sejam elas internas – parte da estrutura terrestre – ou externas. Os processos incluem:
Leia também: Por que a Lua muda de fases?
Os maiores fenômenos naturais do mundo foram registrados em diferentes momentos da história, e na maioria das ocasiões que veremos adiante, eles se tornaram grandes desastres naturais. Antes de conhecermos essas ocorrências, é importante salientarmos que não existe uma região geográfica mais ou menos propensa à ocorrência de fenômenos naturais de maior amplitude, pensando em um cenário geral. No entanto, existem áreas que concentram determinados tipos de ocorrência por causa de seus aspectos geológicos e atmosféricos regionais, como é o caso do Círculo de Fogo do Pacífico e dos ciclones do Hemisfério Norte.
Considerando todos os fenômenos naturais, estão entre os maiores e mais intensos do mundo:
Os fenômenos naturais são recorrentes no território brasileiro. Graças à enorme disponibilidade hídrica do país, as chuvas são frequentes em regiões como o Norte, que, além dos extensos cursos d’água que banham seus municípios, conta ainda com a umidade proveniente da Floresta Amazônica.
Com as alterações no padrão de clima do mundo, entretanto, as chuvas no Brasil têm ficado cada vez mais à mercê de outros dois fenômenos relacionados: o El Niño e o La Niña. Não somente as chuvas são condicionadas por eles, mas também os períodos de escassez em áreas como o Norte e o Sudeste do Brasil.
As ondas de calor que avançam a partir do Sul do Brasil e tomam conta da maior parte do território nacional aconteceram com maior frequência nos últimos anos. Cidades das regiões Sudeste e Centro-Oeste chegaram a registrar sensação térmica superior a 50º C. Há períodos em que as tempestades e as chuvas volumosas são o fenômeno natural predominante, e que acabam por gerar desastres naturais de grande magnitude, como aconteceu no Rio Grande do Sul em maio de 2024.
Por causa de sua localização, fenômenos como os terremotos são muito raros no país. Pequenos sismos são sentidos, mas nada se compara com os abalos sísmicos que observamos em outras regiões da América do Sul.
Aliás, sua localização no centro de uma placa tectônica garante a ausência de atividade vulcânica no Brasil há milhares de anos. O último registro de vulcanismo em solo brasileiro aconteceu há 200 mil anos. Os ciclones são igualmente raros. Na realidade, o Brasil registrou somente uma ocorrência de furacão, que foi o Furacão Catarina no litoral do estado de Santa Catarina em 2004.
Leia também: Tsunami no Brasil: possibilidade real ou lenda?
Fenômenos naturais raros são aqueles cuja ocorrência não é registrada com frequência no mundo, sendo até mesmo restritos a algumas regiões do planeta que ofereçam condições bastante específicas para o seu desenvolvimento. Dentre os fenômenos naturais classificados como raros, destacamos os três abaixo:
Os fenômenos e os desastres naturais estão, sim, relacionados e apresentam uma relação de causa e consequência. No entanto, tratá-los como equivalentes ou até mesmo como sinônimos é um erro conceitual que deve ser evitado. Entenda quais são as diferenças entre eles:
Fenômenos naturais |
Desastres naturais |
São ocorrências registradas no meio natural e que se iniciam sem a intervenção dos seres humanos. Os fenômenos naturais acontecem desde o surgimento do planeta Terra, e têm como causas a interação entre os diferentes elementos do meio e também as forças que regem cada um dos processos da natureza. Como exemplo de fenômenos naturais temos chuvas, ventos, precipitação de neve, estiagens, migração de pássaros, erupções vulcânicas, terremotos, tsunamis. |
São as consequências de fenômenos naturais intensos que acontecem em áreas habitadas pelos seres humanos. A ocorrência de tempestades, os terremotos, os vendavais e as ondas de calor em centros urbanos produzem consequências como enchentes, enxurradas, quedas de árvore e desbarrancamento, o que gera um desastre natural. Portanto, os desastres têm relação direta com os seres humanos e são o resultado de fenômenos naturais. Além disso, os desastres naturais podem ser potencializados pela ação antrópica. |
Créditos da imagem
Fontes
CORREIA, Flavia. Registros raros flagram relâmpagos vulcânicos. Olhar Digital, 06 fev. 2023. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2023/02/06/ciencia-e-espaco/registros-raros-flagram-relampagos-vulcanicos/.
NATIONAL GEOGRAPHIC. Bioluminescence. National Geographic Education, [s.d.]. Disponível em: https://education.nationalgeographic.org/resource/bioluminescence/.
SMITH, Roger. The Morning Glory and related phenomena. Meteorological Institute – University of Munich, 2015. Disponível em: https://www.meteo.physik.uni-muenchen.de/~roger/AustralianProjects/TheMorningGlory/TheMorningGlory.html.
TARAS, Zach. The Largest Tsunami Ever Recorded Only Claimed 2 Lives. How Stuff Works, 22 ago. 2024. Disponível em: https://science.howstuffworks.com/nature/natural-disasters/largest-tsunami-ever-recorded.htm.
TOMINAGA, Lídia Keiko; SANTORO, Jair; MARAL, Rosângela do. (Orgs.) Desastres naturais: conhecer para prevenir. São Paulo: Instituto Geológico, 2009.
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescolav3.elav.tmp.br/geografia/fenomenos-naturais.htm