A Petrobras divulgou edital para 6.412 vagas, dentre elas, 912 são para início imediato e o restante para formação de cadastro reserva. Há oportunidades para as áreas de enfermagem, logística, manutenção, construção e montagem, química, segurança do trabalho, administração, entre outras.
Confira o edital da Petrobras 2023/2 aqui
As vagas são para atuar em regiões do sudeste, do sul e em Ipojuca, no Pernambuco. As inscrições abrem no dia 28 de dezembro e taxa de inscrição está no valor R$ 62,79.
Saiba mais sobre as carreiras na Petrobras
Tanto as inscrições como as solicitações de isenção de taxa devem ser realizadas no período entre o dia 28 de dezembro de 2023 e 31 de janeiro de 2024. Ambos os processos devem ser realizados no site da Cebraspe, banca organizadora do processo seletivo.
A isenção será concedida a doadores de médula de óssea e às pessoas pertencentes às famílias inscritas no CadÚnico. Neste último caso, é necessário fazer o seguinte procedimento:
a) preencher o requerimento disponível no aplicativo de inscrição com a indicação do Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico;
b) preencher a declaração eletrônica de que cumpre o(s) requisito(s) para a concessão da isenção estabelecida na Lei nº 13.656/2018.
Para quem for pagar a taxa, é necessário concluir a transação financeira até o dia 21 de fevereiro de 2024.
São 6.412 vagas disponíveis no concurso da Petrobras. A instituição reserva 20% das oportunidades para pessoas negras e 20% para pessoas com deficiência.
Confira o quadro de vagas distribuído conforme as localidades e reserva de vagas:
A Petrobras estabeleceu a Política de Diversidade, Equidade e Inclusão; o Programa de Equidade Racial e o Plano de Melhoria da Acessibilidade. Estas são medidas para aumentar a diversidade dentro da empresa; uma das metas a ser alcançada, até 2030, é que 50% dos cargos de liderança da Petrobras sejam ocupados por mulheres ou pessoas negras.
Veja a Gerente Executiva de RH da Petrobras, Lilian Soncin, falando sobre o aumento da diversidade dentro da Petrobras:
A Petrobras disponibiliza o regime de teletrabalho integral para funcionários com deficiência que trabalhem em regime administrativo. No caso de um colaborador depender de cuidador para atividades do dia-a-dia, a Petrobras irá arcar com os custos.
Para as mulheres, a empresa permite prorrogar a licença maternidade em até 180 dias. A Petrobras também disponibiliza salas de apoio à amamentação em várias unidades e permite a redução da jornada de trabalho para lactantes em até duas horas durante o primeiro ano de vida da criança. Mães não gestantes têm direito a licença maternidade por 120 dias. A companhia também oferece licença paternidade de até 30 dias consecutivos.
As provas do Concurso da Petrobras serão aplicadas no dia 24 de março de 2024, os exames terão a duração de 4 horas. Os horários e locais de prova serão divulgados no dia 12 de março.
As provas serão objetivas com caráter eliminatório e classificatório. O valor máximo será de 100 pontos. Confira a distribuição das questões:
Em caso de marcação correta no gabarito, o candidato ganha um ponto. Mas, em caso de marcação incorreta, o candidato perde um ponto. Quem se enquadrar nas seguintes situações será eliminado do concurso:
a) obtiver nota inferior a 8,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos P;
b) obtiver nota inferior a 18,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P;
c) obtiver nota inferior a 30,00 pontos no conjunto das provas objetivas.
Confira as principais datas do Concurso da Petrobras 2023/2:
Inscrições e isenção | 28/12/2023 a 31/1/2024 Das 10 horas do primeiro dia às 18 horas do último dia |
Locais e horários das provas | 12/3/2024 |
Realização das provas | 24/3/2024 |
Prazo para conferência dos gabaritos preliminares | 26 a 28/3/2024 Das 19 horas do primeiro dia às 18 horas do último dia |
Resultado final | 7/6/2024 |
Por Tiago Vechi
Jornalista
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescolav3.elav.tmp.br/noticias/petrobras-abre-edital-com-mais-de-6-mil-vagas/3129923.html