Clima desértico

O clima desértico é encontrado em baixas e em médias latitudes, tendo como principais aspectos a baixa umidade do ar, o calor e as chuvas escassas e irregulares durante o ano.

Clima desértico (ou clima árido) é um tipo de clima quente e seco encontrado em regiões de baixa e média latitude do planeta Terra. Ele está presente desde a América do Norte até a Oceania, sendo muito comum no norte da África, no Oriente Médio, no oeste da América do Sul e na região central da Ásia.

O clima desértico é caracterizado pela baixíssima umidade do ar, pela amplitude térmica diária acentuada e por chuvas escassas e irregulares, acumulando menos de 250 mm no ano. Por causa disso, a sua vegetação é limitada a arbustos, cactáceas e árvores de médio porte adaptadas à seca. Sua fauna também apresenta mecanismos biológicos que garantem a sua sobrevivência em condições extremas de calor intenso e aridez.

Leia também:  Clima tropical — tipo de clima que está presente na zona intertropical do planeta Terra 

Resumo sobre clima desértico

  • O clima desértico é um clima árido e quente que ocorre em áreas de baixa e média latitude do planeta Terra.
  • Sua principal característica é a baixa umidade do ar, 30% ou menos, e as chuvas escassas, com volume anual é que inferior a 250 mm.
  • Esse é um clima de altas temperaturas, já que os desertos gelados como a Antártica têm clima denominado polar.
  • O clima desértico tem variações regionais, dividindo-se entre o clima de baixas latitudes e de médias latitudes. O primeiro tem pluviosidade e temperaturas maiores que o segundo.
  • No clima desértico, a amplitude térmica diária é acentuada. Durante o dia, faz muito calor, mas, durante a noite, as temperaturas podem se aproximar de zero.
  • Ventos intensos são comuns nesse tipo de clima. Eles são os responsáveis pela produção de tempestades de areia.
  • A vegetação do clima desértico é escassa, mas não inexistente. Arbustos, cactáceas e árvores de pequeno e médio porte constituem a cobertura vegetal desse tipo de clima.
  • A fauna do clima desértico é formada por animais xerocoles, que apresentam adaptações no seu organismo para sobreviverem no clima árido.
  • O clima desértico está presente em áreas como o oeste da América, tanto na América do Norte quanto na América do Sul, no Oriente Médio, no centro da Ásia, no norte e sudoeste da África e na Oceania.
  • Clima desértico e clima árido são expressões que se referem ao mesmo tipo de clima.
  • No Brasil não há ocorrência do clima desértico. O país tem um clima quente e seco, com pluviosidade média de até 750 mm ao ano, que é o clima semiárido.

O que é o clima desértico?

O clima desértico é um clima quente e árido que acomete regiões de todas as partes do planeta Terra, concentrando-se nas regiões de média latitude, especialmente, mas presente também em baixa latitude. As principais características desse tipo de clima são os índices baixíssimos de pluviosidade, que ficam, comumente, abaixo de 250 milímetros anuais, e a umidade relativa do ar em níveis alarmantes, comumente 30% ou menos. Esse último aspecto é o que permite classificar essa ocorrência climática como desértica (ou árida).

Vale pontuar que os desertos são biomas que podem ser quentes ou frios. No entanto, o clima desértico que estamos aqui trabalhando se aplica aos desertos quentes. Áreas desérticas que são frias, como a Antártida, têm um clima cuja denominação é atribuída conforme a sua latitude: clima polar. Não obstante, ele apresenta índices pluviométricos e aridez equivalentes aos observados no clima desértico.

Características do clima desértico

Paisagem no Deserto do Saara, região de ocorrência do clima desértico.
O clima desértico (ou clima árido) é marcado pela baixíssima umidade do ar e pelas chuvas escassas que acumulam menos de 250 mm ao ano.

O clima desértico tem como principal característica a sua aridez. Em muitas regiões que apresentam essa ocorrência climática, a ausência de chuvas e a umidade do ar extrema são aspectos resultantes de barreiras orográficas que impedem a passagem de ventos úmidos do litoral para o continente. Em outras, é a elevada pressão atmosférica que condiciona o desenvolvimento das condições áridas. É importante, no entanto, destacar que existem diferenças regionais entre os climas desérticos de média latitude e de baixa latitude. A principal delas é a disponibilidade hídrica.

O clima desértico de baixa latitude tem maior pluviosidade do que as áreas de média latitude. As chuvas, como aquelas registradas no Deserto do Atacama (Chile) e da Namíbia, são oriundas do contraste entre o ar quente dessas áreas e do ar frio que se forma com a passagem de correntes marítimas de baixa temperatura no litoral sudoeste da América do Sul e também da África. Elas se concentram no final do outono e início do inverno. Ainda assim, a pluviosidade é mais baixa do que nos demais climas quentes que são registrados no mundo.

Oásis em um deserto, região acometida pelo clima desértico.
Os oásis são formações encontradas em desertos onde a camada de rocha que recobre um aquífero foi removida pela ação do tempo.

Por causa da pluviosidade irregular e escassa, a hidrografia dos desertos é formada por lagos e cursos d’água intermitentes. Eles se formam durante o breve período de chuvas, e desaparecem assim que a precipitação cessa. Muitos desertos apresentam aquíferos no subsolo, os quais abastecem as formações conhecidas como oásis.

Além disso, o clima desértico de baixa latitude tem menor amplitude térmica anual, com temperaturas médias que ficam em torno de 30 ºC. Em latitudes médias, a variação de temperatura no período de um ano é elevada, indo de cerca de 27 ºC, nos meses mais quentes do ano, até 5 ºC, nos meses mais frios. Nota-se, entretanto, que o clima desértico tem como característica alta amplitude térmica diária pela ausência de vegetação, corpos hídricos e outros tipos de superfície que absorvem calor. Por isso, enquanto, durante o dia, as temperaturas dos desertos superam 35 ºC, durante a noite, elas podem cair para 5 ºC ou menos.

As diferentes variações do clima desértico registram, também, ventos intensos, os quais acabam por produzir as chamadas tempestades de areia.

→ Vegetação do clima desértico

Paisagem com árvores de médio porte, arbustos e cactos, a vegetação típica do clima desértico.
Árvores de médio porte, arbustos e cactos são a vegetação típica do clima desértico.

A vegetação do clima desértico é escassa, o que se deve às condições extremas de calor e umidade que são observadas. No entanto, ela não é inexistente. Em muitos desertos, é possível identificar a presença de cactáceas de diferentes espécies e portes e plantas arbustivas que apresentam adaptações ao tempo quente e aos longos períodos de estiagem, o que é chamado de xeromorfismo. Entre essas adaptações está a capacidade de armazenamento de água para suportar a baixa umidade dos ambientes em que se desenvolvem.

Árvores também são encontradas nos desertos, como o pau-ferro-do-deserto, a árvore saxaul (mais encontrada no deserto de Gobi), o tamarugo (Atacama), determinadas espécies de acácia, palo-verde, árvore-dos-pastores (Boscia albitrunca), algaroba e outras de médio porte. Elas apresentam, igualmente, adaptações para a sobrevivência em climas áridos, entre as quais estão os espinhos.

→ Fauna do clima desértico

Íbex, animal que possui adaptação para viver no deserto, onde ocorre o clima desértico.
Os animais que vivem no deserto possuem adaptações ao clima desértico.

A fauna do clima desértico é limitada, assim como a sua vegetação. Da mesma maneira, esses animais apresentam adaptações em seu organismo que permitem a sua sobrevivência a esse tipo de clima. Por causa disso, os animais do clima desértico são classificados como xerocoles. Répteis, mamíferos, como pequenos roedores, caprinos, insetos e aves fazem parte da fauna do clima desértico. Entre os animais que são encontrados nessas áreas do planeta, estão:

cão-selvagem

iguana

escorpiões

íbex

marsupial

serpentes

antílope

raposa

dromedário

codorna

lagartos

camelo

lebre

besouros

morcego

Localização do clima desértico

O clima desértico se distribui por áreas de baixa e de média latitude. O mapa da imagem a seguir mostra as duas variações desse tipo de clima, as quais se distribuem pelas seguintes regiões do planeta:

  • Centro-oeste e oeste da América do Norte e sudoeste da América do Sul;
  • Oriente Médio e região central da Ásia;
  • Península Arábica;
  • Região do Deserto do Saara, no norte da África;
  • Chifre da África e sudoeste do continente;
  • Oceania, na maior parcela do território da Austrália.
Mapa-múndi mostrando as regiões de ocorrência do clima desértico. [imagem_principal]
O clima desértico ocorre em regiões de baixa e de média latitude do planeta Terra.[1]

Acesse também: Clima polar — tipo de clima típico das áreas de alta latitude do planeta Terra

Clima desértico no Brasil

O clima desértico não ocorre no Brasil. O país tem um tipo de clima seco que registra altas temperaturas e longos períodos de estiagem que podem durar seis meses, mas aspectos como a pluviosidade anual, que chega a 750 mm, e a amplitude térmica no mesmo intervalo de tempo impedem a sua classificação como desértico. O clima seco do Brasil é o semiárido, presente somente na região Nordeste do território.

Clima desértico, árido e semiárido

Clima desértico ou árido

Clima semiárido

O clima desértico também é chamado de clima árido. É marcado pela pluviosidade inferior a 250 mm e pela umidade do ar baixíssima, frequentemente abaixo de 30%. A amplitude térmica diária é acentuada, e durante o ano a temperatura média é elevada.

O clima semiárido, ou tropical semiárido, é encontrado em baixas latitudes. É marcado pela pluviosidade que varia entre 250 e 750 mm, a exemplo do semiárido brasileiro, e umidade do ar baixa. Apresenta baixa amplitude térmica anual e diária.

Exercícios resolvidos sobre clima desértico

Questão 1

O clima desértico está presente em diversas regiões do planeta Terra, desde a América do Norte até o sul da África e a Oceania. Entre as suas principais características, está:

A) baixa amplitude térmica diária e anual.

B) pluviosidade moderada e bem distribuída durante o ano.

C) verões amenos e invernos rigorosos.

D) volume anual de chuva que não supera 250 mm anuais.

E) ocorrência de ventos intensos e nevascas recorrentes.

Resolução:

Alternativa D.

O clima desértico tem chuvas irregulares e com volumes muito baixos que não superam 250 mm ao ano, concentrando-se em um curto espaço de tempo quando acontecem.

Questão 2

(UVV)

Deserto indica uma região de clima árido, cuja evaporação potencial excede à precipitação média anual, resultando em carência de água e fraco desenvolvimento da biosfera. A precipitação, além de escassa, apresenta alta variabilidade interanual, característica tanto mais acentuada quanto mais baixo forem seus volumes anuais médios. Os solos se caracterizam por serem rasos com acentuada deficiência hídrica e tendência à concentração de sais. A drenagem é intermitente. A cobertura vegetal é esparsa, apresentando predominância de espécies xerófilas e fauna adaptada às condições de escassez de água, sendo, nesse sentido, um clímax ecológico.

CONTI, José Bueno. “O conceito de desertificação”. Climatologia e estudos da paisagem em Rio Claro. Rio Claro, SP, v. 3, n.2, p.42, jul./dez. 2008.

Com base na leitura do texto, as oscilações térmicas ocorrem em grandes magnitudes nos desertos:

A) pela baixa amplitude térmica, ocasionada pela areia.

B) pela insolação e convecção dos ventos nessas regiões.

C) pela redução da umidade relativa do ar e pelo baixo calor específico da areia.

D) pelo efeito da continentalidade, que gera brisas e monções.

E) pelo efeito da maritimidade, que atua durante a noite.

Resolução:

Alternativa C.

A baixa umidade do ar e a baixa capacidade de retenção de calor da areia são o que condiciona a acentuada amplitude térmica do clima desértico, que ocorre nas maiores regiões de deserto do planeta Terra.

Crédito de imagem

[1] Maulucioni / Beck, H.E. / Zimmermann, N. E. / McVicar, T. R. / Vergopolan, N. / Berg, A. / & Wood, E. F. / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2018, 8ª edição. 224p.

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado: ensino médio, 1. São Paulo, SP: Saraiva, 2016, 3 ed.

MOREIRA, Igor. O espaço geográfico: Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Editora Ática, 47ª edição, 3ª reimpressão. 455p.

NATIONAL GEOGRAPHIC. Encyclopedic entry: Deserts. Disponível em: https://www.nationalgeographic.org/encyclopedia/desert/.


Fonte: Brasil Escola - https://brasilescolav3.elav.tmp.br/geografia/clima-desertico.htm