A análise sintática é a área da gramática que faz o estudo das funções sintáticas, ou seja, dos papéis desempenhados pelas expressões para a construção das frases. Nesse estudo, observa-se os sintagmas, as partes da frase que cumprem os papeis chamados de funções sintáticas. Algumas funções são obrigatórias, outras são opcionais, são elas: sujeito, predicado, objeto direto e indireto, complemento nominal, adjunto adnominal, adjunto adverbial, predicativo do sujeito e do objeto, agente da passiva, aposto e vocativo.
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A sintaxe é a área da gramática que estuda as regras de formação estrutural dos períodos. Sendo assim, a análise sintática é o estudo das estruturas das frases por meio da investigação das funções sintáticas, ou seja, dos papeis que as partes desempenham na construção do todo.
Essas partes são chamadas de sintagmas, unidades formadas por uma ou mais palavras cumprindo uma única função no enunciado; logo, a análise sintática identifica os sintagmas e suas respectivas funções sintáticas nas frases.
Para fazer uma análise sintática, o passo primordial é a identificação do verbo, pois, a depender da natureza desse termo, as outras funções serão identificadas. Por exemplo, um verbo de estado nunca pode ter um objeto direto ou indireto, mas sim um predicativo do sujeito. Esse tipo de conhecimento facilitará a análise sintática.
Caso o verbo seja pessoal, isto é, tenha um sujeito, este elemento deverá ser identificado e, na sequência, as demais funções, como complementos, adjuntos e predicativos. Veja o passo a passo abaixo:
Observe o exemplo:
A aluna nova gosta de bolo de chocolate.
É importante lembrar, no entanto, que existem períodos compostos, frases que têm mais de um verbo em sua estrutura. Nesses casos, cada verbo será o núcleo de uma oração e deverá ser analisado com base na sua estrutura interna e em relação às outras orações do período.
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Abaixo, há uma sequência de exemplos de análise sintática em períodos simples (um único verbo) e períodos compostos (mais de um verbo).
Exemplo 1:
O professor de matemática revisou a matéria.
Exemplo 2:
Pedro e Ana foram ao cinema ontem de manhã.
Exemplo 3:
As crianças adoraram o parque novo.
Exemplo 4:
Comprei um carro novo para o trabalho.
Exemplo 5:
Choveu imensamente hoje.
Exemplo 1:
Estudei muito, mas não consegui resolver todas as questões.
Exemplo 2:
Joana leu o texto e escreveu o resumo.
Exemplo 3:
Quando cheguei à escola, os alunos já estavam organizados na sala.
Exemplo 4:
Se todos colaborarem, conseguiremos terminar mais cedo.
Exemplo 5:
Ela disse que estava cansada.
Exemplo 6:
O aluno que chegou atrasado perdeu a explicação.
A saudade |
é um sentimento agridoce. |
(sujeito) |
(predicado) |
Houve grandes festejos.
Ele obedeceu ao regulamento.
O portão permanecerá fechado.
O juiz declarou o réu inocente.
A defesa da pátria.
O respeito às leis.
Assistência às aulas.
Os homens são atormentados pelas doenças.
Esta viga de metal será aproveitada para a construção.
Ele fala bem, fala corretamente.
“No fundo do mato virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente.”
(Mário de Andrade)
“Elesbão? Ó Elesbão! Venha ajudar-nos, por favor!”
(Maria de Lourdes Teixeira)
A análise sintática investiga as funções desempenhadas pelos sintagmas nas estruturas das frases, desse modo, as palavras são vistas por seus papeis em cada contexto. Nessa perspectiva, classifica-se as funções:
A análise morfológica analisa as palavras com base em suas estruturas internas. Nessa perspectiva, estuda-se os morfemas que compõem os vocábulos e seus efeitos de sentido, e classifica-se as palavras em:
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1. (INSTITUTO AOCP) Dentre as expressões destacadas nas alternativas, qual exerce a mesma função sintática do segmento sublinhado em “[...] quando não há limites claros que delimitam o pessoal e o profissional [...]”?
A) “[...] o desequilíbrio decorre de pressões como metas inatingíveis [...]”.
B) “[...] ocorre uma sobrecarga emocional e física [...]”.
C) “[...] é imprescindível para evitar o burnout [...]”.
D) “[...] é hora de buscar um psicólogo ou outro profissional de saúde mental”, recomendou Larissa.”.
E) “[...] existe um movimento crescente de conscientização [...]”.
Resposta: C
Comentário: O sintagma “limites claros” cumpre a função de objeto direto, pois está completando o sentido do verbo “há”, transitivo direto. A alternativa que também apresenta um objeto direto sublinhado é a C, pois o sintagma “o burnout” complementa o sentido do verbo transitivo direto “evitar”.
2. (IVIN) Sobre o período “Roy Foreman, irmão de George, disse que a causa da morte não era conhecida”.
A correta análise sintática dos termos destacados, respectivamente, está na opção:
A) Oração principal, aposto recapitulativo, oração subordinada substantiva subjetiva.
B) Oração principal, vocativo, oração subordinada substantiva subjetiva.
C) Vocativo, aposto resumitivo, oração subordinada substantiva completiva nominal.
D) Vocativo, aposto enumerativo, oração subordinada substantiva apositiva.
E) Sujeito oracional, aposto explicativo, oração subordinada substantiva objetiva direta.
Resposta: E
Comentário: Na oração analisada, o sintagma “Roy Foreman” é o sujeito do verbo “disse”. O sintagma “irmão de George” está explicando quem é “Roy Foreman”; portanto cumpre função de aposto. E o sintagma “que a causa da morte não era conhecida” é uma oração subordinada que está cumprindo o mesmo papel de objeto direto, completando o sentido do verbo “disse”.
Fontes
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48. ed., atual. São Paulo: Nacional, 2018.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescolav3.elav.tmp.br/portugues/sintaxe.htm