As doenças causadas por protozoários são conhecidas como protozooses. Amebíase, giardíase, doença de Chagas, leishmaniose e malária são algumas das principais protozooses. A transmissão dessas doenças pode ocorrer de diferentes formas, como por meio de vetores (como insetos), pela ingestão de água e alimentos contaminados, ou pelo contato com fezes infectadas. As protozooses podem causar febre, náuseas, anemia, dores abdominais, diarreia e outros sintomas.
Os protozoários são microrganismos eucariontes que mantêm uma relação de parasitismo com os seres humanos, podendo, em alguns casos, causar doenças. Esses organismos apresentam formas ativas infectantes, chamadas trofozoítos, e formas inativas mais resistentes a condições ambientais desfavoráveis, chamadas cistos ou oocistos, caracterizadas por funcionarem com o metabolismo reduzido, mas, ao encontrarem um hospedeiro, reativam-se e infectam.
O ciclo de vida (biológico) dos protozoários pode depender de um ou mais hospedeiros para que todas as etapas de desenvolvimento sejam completadas, o que contribui para a diversidade de formas de transmissão, mas dificulta o controle e a prevenção dessas doenças.
Leia também: Quais as principais doenças causadas por bactérias?
A amebíase é uma doença causada pelo protozoário Entamoeba histolytica, caracterizada por episódios de diarreia, que podem ocorrer de forma aguda e intensa ou de maneira intermitente. A pessoa contaminada pode apresentar diversos sintomas, inclusive perda de peso. Por outro lado, algumas pessoas podem estar contaminadas e não apresentar sintomas (assintomáticas). O protozoário infecta o intestino grosso do hospedeiro, podendo ser invasivo ou não, o que pode acarretar complicações intestinais.
A giardíase é uma doença caracterizada pela presença do protozoário no intestino, prejudicando a absorção dos nutrientes e causando desequilíbrios intestinais e nutricionais. Dessa forma, esse tipo de contaminação é especialmente perigoso durante os períodos de desenvolvimento infantil. A doença é bastante comum em crianças, que muitas vezes não realizam todos os cuidados necessários com a higienização das mãos e dos alimentos, acabando por ingerir os cistos dos protozoários.
A doença de Chagas é transmitida pelo protozoário T. cruzi, que penetra na pele, após o barbeiro contaminado se alimentar do sangue da vítima e defecar próximo a essa região. Dessa forma, o protozoário consegue invadir o corpo pelo ferimento da picada e ter acesso à corrente sanguínea.
Na maioria dos casos, ele age de forma silenciosa, e a forma aguda da doença não é detectada (assintomática), pois os sintomas podem ser inespecíficos, como febre, mal-estar, e gânglios inchados. Assim, o protozoário se multiplica e se aloja no organismo, evoluindo para forma crônica da doença, em que pode permanecer inativado por muitos anos, e, posteriormente, causar sintomas mais graves, como a cardiomegalia (crescimento exacerbado do coração).
A leishmaniose é uma doença amplamente conhecida por afetar tanto os humanos como os animais domésticos. O mosquito-palha, vetor do protozoário, ao tentar se alimentar do sangue de ambos, pode acabar se contaminando e disseminando a doença. Ela se manifesta de duas formas: tegumentar ou visceral.
A leishmaniose tegumentar atinge principalmente a pele, causando feridas ulceradas. Já a visceral, a mais grave, acomete as vísceras, provocando inflamação e inchaço na região abdominal (hepatoesplenomegalia), podendo causar também anemia. Essa forma da doença pode ser letal, caso o diagnóstico e o tratamento precoce não sejam realizados de forma eficaz.
A malária é uma doença transmitida pela picada da fêmea do mosquito do gênero Anopheles. O protozoário entra na corrente sanguínea no momento da picada e se dirige ao fígado, onde se multiplica. Em seguida, invade as hemácias, causando os sintomas característicos da doença, como anemia severa, disfunções renais, coma, e, em casos mais graves, pode levar à morte, caso o paciente não receba o tratamento adequado com os medicamentos corretos.
Os protozoários são organismos eucariontes unicelulares que pertencem ao grupo dos protistas com as algas. Alguns protozoários são de vida livre e se alimentam de microrganismos e restos de matéria orgânica presentes no ambiente. No entanto, existem espécies que são parasitas e necessitam de hospedeiros para completarem seu ciclo de vida, causando diversas doenças, principalmente nos seres humanos — as chamadas protozooses.
A maioria das doenças causadas por protozoários ocorre em locais com baixa infraestrutura e saneamento básico, o que favorece a proliferação dos organismos vetores, como os insetos que auxiliam na transmissão desses micro-organismos.
Saiba mais: Quais doenças estão relacionadas com a água?
1. (UEPB) A respeito da malária, é correto afirmar:
a) É causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
b) É causada por uma bactéria presente em alimentos contaminados.
c) É uma protozoose transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles.
d) É causada por vermes platelmintos que parasitam o intestino.
e) É uma virose de transmissão sexual.
Resposta: Letra C. O vetor do protozoário causador da malária é a fêmea do mosquito do gênero Anopheles.
2. (UFPR) A doença de Chagas é uma das principais protozooses da América Latina. Assinale a alternativa correta sobre essa doença.
a) É causada por um vírus e transmitida pela saliva do barbeiro.
b) É uma infecção bacteriana que causa apenas sintomas digestivos.
c) É causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, transmitido pelas fezes do barbeiro.
d) É transmitida pela água contaminada com cistos de Entamoeba histolytica.
e) É causada por um protozoário flagelado e transmitida por contato sexual.
Resposta: letra C. A doença de Chagas é causada pelo protozoário Tripanossoma cruzi, presente nas fezes do barbeiro (inseto hematófago).
3. (UEG) A giardíase é uma doença causada por protozoários. Assinale a alternativa correta:
a) É transmitida por picadas de insetos vetores.
b) Causa lesões na pele semelhantes às da leishmaniose.
c) É uma infecção intestinal causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados com cistos de Giardia intestinalis.
d) É uma doença autoimune provocada por desequilíbrios da flora intestinal.
e) É transmitida exclusivamente de mãe para filho durante a gestação.
Resposta: Letra C. A giardíase é transmitida pelo protozoário Giardia intestinalis (Giardia lamblia), que pode ser encontrado em água ou alimentos contaminados.
4. (UFMS) A respeito da leishmaniose tegumentar americana, é correto afirmar:
a) É causada por um verme nematódeo transmitido por caramujos.
b) É uma protozoose causada por Leishmania spp., transmitida pela picada do mosquito-palha.
c) É uma virose transmitida pelo contato com animais domésticos.
d) É causada por fungos que se desenvolvem na pele de indivíduos imunossuprimidos.
e) É uma infecção causada pela ingestão de carnes malcozidas.
Resposta: Letra B. Algumas espécies de protozoários do gênero Leishmania podem transmitir a leishmaniose e suas variações. O vetor desses protozoários é o mosquito-palha (flebotomíneo).
Fontes
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia dos organismos. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
LOPES, Sonia; ROSSO, Sergio. Bio: volume único. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
NEVES, Davi Pereira. Parasitologia humana. 11. ed. São Paulo: Atheneu, 2005.
ROCHA, Maria Olga de; NEHME, Neusa Simões. Doenças parasitárias: protozooses e helmintíases. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
Fonte: Brasil Escola - https://brasilescolav3.elav.tmp.br/doencas/doencas-causadas-protozoarios.htm