Tríplice Aliança e Tríplice Entente foram duas alianças militares que foram estabelecidas por diversas nações europeias na virada do século XIX para o século XX. Essas alianças demonstraram que havia uma forte tensão diplomática no continente europeu e que o cenário para a guerra vindoura estava se estabelecendo.
A Tríplice Aliança foi uma aliança militar assinada em 1882 entre Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, visava à cooperação mútua entre as nações assinantes e buscava isolar russos e franceses. Por sua vez, a Tríplice Entente foi uma aliança militar informal entre Reino Unido, França e Rússia, tendo como objetivo, principalmente, conter a Alemanha.
Leia também: Primeira Guerra Mundial — detalhes sobre um dos maiores conflitos da humanidade
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Tríplice Aliança e sobre Tríplice Entente
- 2 - O que foi a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente?
- 3 - Tríplice Aliança
- 4 - Contexto histórico da Tríplice Aliança e a Tríplice Entente
- 5 - Diferenças entre Tríplice Aliança e a Tríplice Entente
- 6 - Países da Tríplice Entente
- 7 - Países da Tríplice Aliança
- 8 - Mapa mental sobre a Primeira Guerra Mundial
- 9 - Exercícios resolvidos sobre Tríplice Aliança e sobre Tríplice Entente
Resumo sobre Tríplice Aliança e sobre Tríplice Entente
-
A Tríplice Aliança e a Tríplice Entente foram duas alianças militares estabelecidas no continente europeu na passagem do século XIX para o século XX.
-
Essas alianças têm relação com o contexto da Primeira Guerra Mundial.
-
Demonstravam o choque de interesses e as tensões existentes entre as nações europeias no período.
-
A Tríplice Aliança mobilizou uma aliança entre Alemanha, Áustria-Hungria e Itália.
-
A Tríplice Entente foi formada pelo Reino Unido, pela França e pela Rússia.
O que foi a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente?
TRÍPLICE ALIANÇA E TRÍPLICE ENTENTE
Alianças militares que foram estabelecidas na Europa pouco antes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
Tríplice Aliança
Acorco político-militar estabelecido pela Alemanha, pela Áustria-Hungria e pela Itália em 1882. Durou até 1915.
Tríplice Aliança e Tríplice Entente são os nomes pelos quais ficaram conhecidos dois acordos político-militares que foram assinados por algumas nações europeias na passagem do século XIX para o século XX. Esses tratados estabeleceram acordos militares que foram cruciais para o estabelecimento do cenário na disputa travada durante a Primeira Guerra Mundial.
Essas alianças foram definidoras para o conflito porque estabeleceram, parcialmente, os dois lados que lutaram nessa guerra. O estabelecimento desses tratados e alianças militares demonstra o nível de tensão que a Europa estava na passagem do século e os choques de interesses existentes entre as diversas nações europeias.
→ Tríplice Aliança
A Tríplice Aliança foi um tratado assinado pela Alemanha, pela Áustria-Hungria e pela Itália, em 20 de maio de 1882. Esse tratado estabeleceu um acordo militar entre as nações envolvidas, sendo renovado até o ano de 1915, quando a Itália abandonou o acordo. A Tríplice Aliança estabeleceu-se como uma ampliação da Aliança Dual, que unia alemães e austríacos.
Nesse acordo, os três membros comprometiam-se a fornecer cooperação mútua, caso fossem atacados por alguma potência europeia. Existiam ainda algumas cláusulas específicas para atender aos interesses geopolíticos de cada uma das nações que faziam parte desse tratado. No geral, a Tríplice Aliança foi estabelecida como forma dessas nações precaverem-se do crescimento militar e econômico da França e da Rússia.
Acesse também: Tríplice Aliança — saiba mais detalhes sobre esse acordo
→ Tríplice Entente
A Tríplice Entente foi uma aliança que se estabeleceu entre Reino Unido, França e Rússia. Esse acordo, diferentemente do que ocorreu com a Tríplice Aliança, foi uma aliança informal que se estabeleceu entre essas nações entre os anos de 1907 e de 1917. A Tríplice Entente foi resultado de três alianças que existiam na Europa.
As alianças eram a Aliança Franco-Russa ou Entente Dual, de 1894, que unia russos e franceses; a Entente Cordiale, aliança de 1904 que unia franceses e britânicos; e a Entente Anglo-russa, de 1907, que unia russos e britânicos. Essas alianças criaram uma rede de três nações que se uniram para se defender e para barrar o avanço germânico na Europa.
A Tríplice Entente, diferentemente da Tríplice Aliança, não estabelecia a cooperação mútua, caso uma das nações que faziam parte dela fosse agredida.
Confira também: Tríplice Entente — saiba mais detalhes sobre esse acordo
Contexto histórico da Tríplice Aliança e a Tríplice Entente
As alianças militares que eram assinadas entre as nações europeias na virada do século XIX para o XX refletem as tensões diplomáticas que existiam no continente europeu, os choques de interesse e AS rivalidades que se fortaleciam. Essas alianças foram um dos diversos passos que contribuíram para o início da Primeira Guerra Mundial em 1914.
Essas alianças militares foram realizadas em um contexto em que diversos acontecimentos se passavam. A Europa vivia, por exemplo, o auge de sua expansão imperialista, invadindo e ocupando territórios na África e na Ásia, explorando intensamente os recursos e as populações desses locais. Os diversos interesses fortaleceram rivalidades, gerando atritos entre diversas nações europeias.
Uma das nações que mais entrou em atritos por questões territoriais no contexto imperialista foi a Alemanha, que não aceitava a divisão do continente africano e a grande quantidade de terras que foram “cedidas” a britânicos e a franceses. Além disso, haviam questões nacionalistas que se espalhavam pelo continente.
Os franceses nutriam uma rivalidade com os alemães pelo desfecho da Guerra Franco-Prussiana, haviam questões territoriais nos Bálcãs envolvendo a Sérvia, a Áustria-Hungria e a Rússia, os germânicos defendiam a expansão territorial de seu país e nutriam grande desconfiança em relação aos franceses e aos russos, italianos e austríacos não se gostavam, entre outras questões.
Esse emaranhado de rivalidades e de interesses que se chocavam deram origem às alianças que eram construídas como forma de se proteger de um ataque ou de impedir a expansão dos interesses de um aliado. Em um cenário de desconfiança tão grande era óbvio que essas nações investiriam na fabricação de armamentos, dando origem a uma corrida armamentista e a uma paz militarizada.
Diferenças entre Tríplice Aliança e a Tríplice Entente
A Tríplice Aliança era um acordo militar formal que unia três nações, estabelecendo critérios básicos para uma cooperação mútua. Isso significa que esse tratado possuía dispositivos que forçava seus membros a entrarem em um conflito para defender um aliado que estivesse sendo atacado. A aliança ainda estabelecia cláusulas que determinavam condições para atender alguns interesses das nações que participavam dessa aliança.
No caso da Tríplice Aliança, os países envolvidos nessa aliança procuravam neutralizar a expansão dos interesses franceses e russos. Os interesses particulares em relação às nações participantes dessa aliança foram:
-
Alemanha: queria se proteger de uma tentativa de vingança francesa e neutralizar a expansão da Rússia, vista como uma ameaça aos germânicos.
-
Áustria-Hungria: queria enfraquecer a Rússia para garantir o domínio sobre os Bálcãs.
-
Itália: preocupava-se com a França, temendo um ataque francês.
A Tríplice Entente não era uma aliança militar formal, mas era um acordo informal que unia três nações aliadas por acordos bilaterais. Não havia condições que forçavam cooperação mútua entre as nações que faziam parte da Tríplice Entente. Esse acordo nasceu do interesse das três nações de barrar o avanço da influência germânica na Europa.
Cada nação, evidentemente, tinha seus interesses na Tríplice Entente:
-
Rússia: preocupava-se com o avanço germânico, mas também com os otomanos. Procurava também neutralizar os austríacos em uma zona de influência importante dos russos: os Bálcãs.
-
França: queria barrar o avanço germânico e recuperar a Alsácia-Lorena, perdida na Guerra Franco-Prussiana.
-
Reino Unido: temia a concorrência econômica e o fortalecimento naval dos alemães.
Depois que a Primeira Guerra Mundial iniciou-se, a configuração dessas alianças modificou-se. Com o início da guerra, por exemplo, os italianos recusaram-se a participar do conflito ao lado de austríacos e de alemães, mudando de lado e aderindo à Tríplice Entente, em 1915. Além disso, novas nações aderiram a esses lados ao longo do conflito.
No caso da Tríplice Aliança, destaca-se a adesão do Império Otomano e da Bulgária ao lado de alemães e de austríacos, formando as Potências Centrais. No caso da Entente, a Itália aderiu a esse grupo, bem como os Estados Unidos e demais nações, como foi o caso do Brasil, por exemplo.
Países da Tríplice Entente
Antes da Primeira Guerra Mundial, a Tríplice Entente foi formada pelo Reino Unido, pela França e pela Rússia, mas, quando esse conflito, iniciou-se, esse grupo passou a ser chamado de Aliados, sendo formado por outros países, tais como:
-
Itália;
-
Japão;
-
Sérvia;
-
Bélgica;
-
Grécia;
-
China;
-
Brasil.
Países da Tríplice Aliança
A Tríplice Aliança, antes da guerra era formada pela Alemanha, pela Áustria-Hungria e pela Itália, mas, quando a Primeira Guerra Mundial iniciou-se, esse grupo passou a ser conhecido como Potências Centrais, sendo formado pela Alemanha, pela Áustria-Hungria, pelo Império Otomano e pela Bulgária.
Mapa mental sobre a Primeira Guerra Mundial
.jpeg)
* Baixe o mapa mental sobre Primeira Guerra Mundial!
Exercícios resolvidos sobre Tríplice Aliança e sobre Tríplice Entente
Questão 1
Quais eram os interesses da Itália ao decidir participar da Tríplice Aliança, em 1882?
A) Garantir defesa de seu território contra os franceses.
B) Proteger-se dos russos.
C) Reforçar sua aliança com a França.
D) Encerrar as disputas territoriais com a Áustria.
E) Aliar-se com a grande potência industrial da Europa: a Alemanha.
Resolução:
Alternativa A.
Os italianos aderiram à Tríplice Aliança, em 1882, buscando se aliar com os germânicos para se defender de um inimigo histórico: a França. Italianos e franceses estiveram envolvidos em diversos conflitos na Europa, além de disputarem por colônias na África.
Questão 2
O grande interesse das nações participantes da Tríplice Entente era se proteger de qual país europeu?
A) Áustria-Hungria
B) Rússia
C) Alemanha
D) França
E) Reino Unido
Resolução:
Alternativa C.
Os membros da Tríplice Aliança viam no crescimento e no fortalecimento alemão um grande risco às suas soberanias. Os britânicos, os russos e os franceses tinham questões contra os alemães, levando-os a se aliar para se protegerem dos alemães.
Fontes
HASTINGS, Max. Catástrofe – 1914: o mundo vai a guerra. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.
STEVENSON, David. A história da Primeira Guerra Mundial – Parte I: A deflagração. Barueri: Novo Século, 2016.
