Primeiros povos da América: quais foram, história - Brasil Escola

Primeiros povos da América

Os primeiros povos da América são diversos povos, com as mais variadas características, que viveram no continente americano antes da chegada dos europeus.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Primeiros povos da América é como chamamos uma diversidade de povos que viveram no continente americano no período compreendido entre a chegada dos primeiros seres humanos no continente até o desembarque, em 12 de outubro de 1492, da expedição de Cristóvão Colombo. Entre eles estão: os povos de Eva de Naharon e de Lagoa Santa, os povos dos sambaquis, a civilização de Caral, olmecas, Chavín, maias, astecas, incas e os indígenas brasileiros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A América possui uma grande extensão longitudinal, com terras entre o Ártico e a Antártica, formadas pelas mais variadas paisagens, como a Floresta Amazônica, os pampas, charcos, as planícies gelados do Ártico, as florestas da América Central, a Cordilheira dos Andes, entre tantas outras. Essa variedade de climas, vegetação, relevo e recursos levou ao desenvolvimento de uma grande variedade de povos, com as mais distintas características econômicas, políticas e culturais.

Atualmente, milhões de americanos são descendentes dos primeiros povos da América, e a cultura desses povos ainda sobrevive, intrínseca à cultura os atuais países do continente. No Brasil, a herança cultural dos primeiros povos está presente em nossa língua, culinária, folclore e muitas outras manifestações.

Leia também: Você sabe o que foi o Caminho do Peabiru?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre primeiros povos da América

  • Os primeiros povos da América chegaram no continente americano há mais de 15 mil anos, antes da chegada dos europeus.
  • Foram eles: povo de Eva de Naharon, povo de Lagoa Santa povos dos sambaquis, civilização de Caral, olmecas, Chavín, maias, astecas, incas e povos indígenas do Brasil.
  • Entre esses povos existiram caçadores-coletores, povos semissedentários e grandes civilizações.
  • O esqueleto mais antigo descoberto até hoje na América é o de Eva de Naharon.
  • Caral, no Peru, é considerada a primeira civilização da América.
  • Os olmecas construíram a primeira civilização da Mesoamérica.
  • O milho, a batata e a mandioca foram os principais alimentos domesticados pelos primeiros povos da América.
  • Inca e Asteca foram os maiores impérios da América na época da chegada dos europeus.
  • A teoria mais aceita para o povoamento da América é a do Estreito de Bering.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais foram os primeiros povos da América?

  • Povo de Eva de Naharon

Eva de Naharon é a forma pela qual é chamada a mulher mais antiga das Américas, que viveu no atual México há 13,6 mil anos. Seu esqueleto foi encontrado no cenote de Naharon, próximo da antiga cidade maia de Tulum, em 2001. Pouco sabemos sobre Eva de Naharon e seu povo, mas podemos inferir que eles eram caçadores-coletores.

Reconstituição do esqueleto de Eva de Naharon, mulher pertencente a um dos primeiros povos da América.
Esqueleto de Eva de Naharon e sua possível aparência em vida.[1]
  • Povo de Lagoa Santa

Luzia é o esqueleto mais antigo da América do Sul, encontrado em Minas Gerais pelo naturalista dinamarquês Peter Lund, no século XIX. Mas, foi somente no século XX que Luzia e seu povo se tornaram globalmente famosos após datações apontarem que ela viveu entre 11 e 12 mil anos atrás, sendo, na época, o esqueleto mais antigo do continente.

Reconstrução facial de Luzia, mulher pertencente a um dos primeiros povos da América, o povo de Lagoa Santa. [imagem_principal]
Reconstrução facial de Luzia, o esqueleto mais antigo da América do Sul, pertencente ao povo de Lagoa Santa.[2]

Diversos outros esqueletos foram encontrados na região de Lagoa Santa, levando os arqueólogos a chamarem o povo de Luzia de povo de Lagoa Santa. Caçadores-coletores, eles conviveram com animais da megafauna, entre eles preguiças gigantes, gliptodontes e tigres-dentes-de-sabre.

  • Povos dos sambaquis

Entre 9 mil e 2 mil anos atrás, viveram no litoral brasileiro diversos povos que ficaram conhecidos como povos sambaquieiros, todos eles tinham em comum a construção de sambaquis. Os sambaquis eram enormes construções feitas de conchas, restos de alimentos, esqueletos humanos e de outros animais, objetos de uso cotidiano e ritualístico. Ainda hoje não sabemos qual era ao certo a função dos sambaquis, mas sabemos que esses povos retiravam seus recursos do mar, mangues e da Mata Atlântica.

  • Civilização de Caral

É considerada a primeira civilização da América, sendo edificada por volta de 3100 a.C., mais de meio milênio antes da edificação das famosas pirâmides do Egito. A civilização de Caral possuiu diversas cidades, a principal delas deu nome à civilização. Essa cidade possuía diversas pirâmides, assim como palácios, praças e templos religiosos. Para alimentar a grande população de Caral foram construídos diversos canais de irrigação. O milho foi o principal alimento cultivado.

Ruínas de uma pirâmide da civilização de Caral, um dos primeiros povos da América.
Ruínas de uma pirâmide da civilização de Caral.[3]
  • Olmecas

Por volta de 1500 a.C., mesma época da construção das grandes pirâmides, se formou a primeira civilização mesoamericana, os olmecas. Eles criaram as bases dos calendários mesoamericanos, entre eles o maia, assim como o primeiro sistema de escrita da América, adotado por diversos outros povos.

  • Chavín

Importante civilização que construiu suas primeiras cidades fortificadas na costa do atual Peru, por volta de 1500 a.C. Eles adoravam um deus jaguar e possuíam diversos centros cerimonias. Viviam da caça, da pesca e cultivavam milho e batata. Essa é considerada a principal civilização pré-inca.

  • Maias

O período pré-clássico maia se iniciou em 2000 a.C., quando os maias viviam em aldeias nas florestas da América Central. Mil anos depois, foram edificadas as primeiras idades dessa civilização. No século III a.C., existiam centenas de cidades maias, a maior parte delas na Península de Yukatan, entre elas Palenque, Chichen Itzá, Tulum, Copán e Uxmal.

As cidades maias possuíam pirâmides, campos de pok-ta-pok, palácios, zoológicos e mercados. No século IX, a civilização maia entrou em colapso e suas cidades foram abandonadas e os maias voltaram a viver em aldeias na floresta, onde muitos de seus descendentes estão até hoje.

Pirâmide construída pelos maias, um dos primeiros povos da América.
Pirâmide maia da cidade de Chichén Itzá, considerada uma das maravilhas do mundo moderno.[4]
  • Astecas

Os astecas fundaram Tenochtitlán em uma ilha do lago Texcoco, em 1325. Em pouco tempo, a cidade se tornou um grande centro urbano e capital de um império que, na época da chegada de Colombo, dominava boa parte do que é hoje o território do México. Em 1521, os espanhóis, liderados por Hernan Cortez, conquistaram a capital asteca e, em poucos anos, todas as cidades do império.

  • Incas

Os incas formaram o maior império das Américas cuja capital era a cidade de Cuzco. Ficaram conhecidos pelas suas grandes edificações em pedra, entre elas a cidade de Machu Picchu e a fortaleza de Sacsayhuaman. Por todo o império, edificaram uma rede de estradas por onde os chasquis, mensageiros do império, passavam carregando seus quipos, sistema utilizado pelos incas para registro de informações. Em 1532, os incas foram conquistados pelos espanhóis liderados por Francisco Pizarro.

Pintura retratando indígenas brasileiros em uma canoa, em texto sobre primeiros povos da América.
Indígenas brasileiros retratados em pintura.

Na época da chegada da expedição de Pedro Álvares Cabral existiam no Brasil milhões de indígenas que falavam milhares de línguas diferentes. Grosso modo, os pesquisadores agrupavam estes povos em falantes de dois grandes troncos linguísticos, o jê e o tupi-guarani. Os povos de língua jê habitavam principalmente o interior do Brasil, nas regiões de Cerrado e Caatinga. Já os povos tupis-guaranis viviam nas regiões de floresta, como Mata Atlântica e Amazônia.

Veja também: Quando o ser humano deixou de ser nômade?

Características dos primeiros povos da América

→ Povos caçadores-coletores

Os povos caçadores-coletores possuem poucos membros, que se deslocam em grandes áreas em busca de recursos, construindo habitações provisórias ou ocupando cavernas. Geralmente o povo é dividido em dois grupos, o dos caçadores e o dos coletores. Esse modo de vida existe na América desde a chegada dos primeiros humanos pelo Estreito de Bering. Ainda hoje povos caçadores coletores habitam a Floresta Amazônica.

→ Povos semissedentários

São povos que praticavam a agricultura em pequena escala, mas que ainda retiram grande parte da sua subsistência da caça e da coleta, por esse motivo migram, mas menos que os povos nômades. Muitos povos dos troncos Jê e Tupi-Guarani eram semissedentários na época da chegada dos portugueses. Eles viviam em grandes aldeias, algumas com milhares de habitantes, que praticavam a agricultura cultivando principalmente milho e mandioca.

→ Civilizações e impérios

Na América se desenvolveram diversas civilizações, sua principal característica era a construção de grandes centros urbanos, com centros cerimoniais, palácios, grandes pirâmides, mercados, entre diversas outras edificações que fazem parte do nosso cotidiano. Uma rede de estradas e de hidrovias conectavas estas cidades, que mantinham relações comerciais, muitas vezes a centenas de quilômetros.

Essas civilizações desenvolveram escrita e sistemas de escrita, como no caso dos incas. Algumas destas civilizações se tornaram impérios, conquistando outros povos e cobrando tributos, entre eles os astecas e incas, no auge da expansão de seus impérios na época da conquista espanhola.

Como aconteceu a povoação da América?

O povoamento da América é uma questão que ainda hoje gera intensos debates entre os pesquisadores. A teoria mais aceita defende que os seres humanos chegaram na América pelo Estreito de Bering, no fim da última era glacial. Até pouco tempo atrás a maior parte dos pesquisadores defendia que o ser humano atravessou Bering há 15 mil anos, mas descobertas recentes como as pegadas encontradas em White Sands, que possuem provavelmente mais de 20 mil anos, e pesquisas de DNA realizadas por diversas instituições indicam que o povoamento da América ocorreu milênios antes do que se acreditava.

Rastros fósseis de pegas humanas nos Estados Unidos, uma evidência deixada pelos primeiros povos da América.
Os rastros fósseis de pegadas humanas em White Sands (EUA) têm aproximadamente 21 mil anos.

Existem dúvidas se apenas uma onda migratória adentrou na América ou se ocorreram mais de uma onda. Também existem dúvidas se a onda migratória, ou ondas, se deram pela ponte de terra formada na era do gelo entre a Ásia e a América [teoria terrestre]; ou pelo litoral, via navegação de cabotagem em pequenas embarcações [teoria marítima].

Em meados do século XX, ganhou força a teoria da Polinésia, que defendia que o povoamento da América ocorreu pelo oceano Pacífico, com povos originários da Austrália navegando, de ilha em ilha, até desembarcarem no atual Chile. Atualmente a teoria da Polinésia não é aceita pela comunidade científica.

Outra teoria polêmica para o povoamento da América é a da arqueóloga franco-brasileira Niède Guidon, que defendeu que os seres humanos chegaram na costa nordestina brasileira há cerca de 50 mil anos, atravessando de balsa o Atlântico, a partir da costa africana.

Saiba mais: Brasil Pré-Cabralino — o Brasil antes da chegada dos portugueses

Exercícios resolvidos sobre primeiros povos da América

1 - (Fatec) Considere as afirmações:

I. Os incas constituíam um vasto império, integrado por povos de diferentes culturas, localizados nas mais variadas regiões que se estendiam em faixas paralelas à cordilheira dos Andes.

II. Entre os astecas, a ausência de chuvas combinada com um clima quente e úmido permitia o desenvolvimento em grande escala da agricultura.

III. Os maias edificaram grandes cidades que foram abandonadas por volta do século IX.

IV. Uma construção notável dos índios norte-americanos foi a cidade fortificada de Machu Picchu, a cerca de 600km de Cuzco.

Sobre as asserções anteriores deve-se afirmar que estão corretas apenas

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) I e IV.

e) III e IV.

Alternativa B

Os incas edificaram um grande império, o maior da América, que englobava diferentes povos que pagavam impostos para Cusco. Os maias não formaram um império, mas edificaram dezenas de cidades-Estados que foram misteriosamente abandonadas há mais de mil anos.

2 - (FGV 2009) "(...) a religião desempenhava papel central nas relações entre o Estado e a sociedade. A guerra era sagrada, pois através dela se obtinham escravos para o sacrifício humano, elemento central na ligação entre a comunidade e o Estado. (...) reinavam sobre um império aberto a dois oceanos (...) Em 1519 (...), com cerca de 5 milhões de habitantes, era a maior concentração urbana do mundo".

(Flavio de Campos e Renan Garcia Miranda, Oficina de História - História integrada)

O texto apresenta características dos:

a) tupis.

b) incas.

c) maias.

d) astecas.

e) guaranis.

Alternativa D

Os astecas eram uma das maiores civilizações no início do século XVI e sua capital Tenochtitlán era uma das maiores cidades do mundo. O império asteca possuía terras que iam do Pacífico ao Atlântico e possuíam milhões de habitantes.

Créditos das imagens

[1] Wikimedia Commons

[2] Wikimedia Commons

[3] Wikimedia Commons

[4] Wikimedia Commons

Fontes

BAUDOT, Georges. Relatos astecas da conquista. Editora UNESP, São Paulo, 2019.

FAVRE, Henri. A civilização inca. Editora Zahar, Rio de Janeiro, 1987.

PEREGALLI, Enrique. A América que os europeus encontraram. Editora Atual, São Paulo, 2019.

Fósseis de Lagoa Santa (MG) com idade entre sete e onze mil anos: uma nova hipótese sobre a ocupação da América
Fósseis de Lagoa Santa (MG) com idade entre sete e onze mil anos: uma nova hipótese sobre a ocupação da América
Escritor do artigo
Escrito por: Jair Messias Ferreira Junior Pós-graduado em História pela Unicamp e professor da Educação Básica há mais de 20 anos. Também é formador de professores e produtor de materiais didáticos há mais de 10 anos.
Deseja fazer uma citação?
JUNIOR, Jair Messias Ferreira. "Primeiros povos da América"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/historia-da-america/ocupacao-continente-americano.htm. Acesso em 09 de setembro de 2025.
Copiar

Videoaulas


Escrito"História no Enem: Povos da América" em fundo roxo e verde.
📽 Reproduzindo

Lista de exercícios


Ver Todos

Exercício 1

(ENEM 2006) Segundo a explicação mais difundida sobre o povoamento da América, grupos asiáticos teriam chegado a esse continente pelo Estreito de Bering há 18 mil anos. A partir dessa região, localizada no extremo noroeste do continente americano, esses grupos e seus descendentes teriam migrado, pouco a pouco, para outras áreas, chegando até a porção sul do continente. Entretanto, por meio de estudos arqueológicos realizados no Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí), foram descobertos vestígios da presença humana que teriam até 50 mil anos de idade.

Validadas, as provas materiais encontradas pelos arqueólogos no Piauí:

a) comprovam que grupos de origem africana cruzaram o oceano Atlântico até o Piauí há 18 mil anos.

b) confirmam que o homem surgiu primeiramente na América do Norte e, depois, povoou os outros continentes.

c) contestam a teoria de que o homem americano surgiu primeiro na América do Sul e, depois, cruzou o Estreito de Bering.

d) confirmam que grupos de origem asiática cruzaram o Estreito de Bering há 18 mil anos.

e) contestam a teoria de que o povoamento da América teria iniciado há 18 mil anos.

Exercício 2

(Fuvest -SP) Nos últimos anos, apoiada em técnicas mais avançadas, a arqueologia tem fornecido pistas e inícios sobre a história dos primeiros habitantes do território brasileiro antes da chegada dos europeus. Sobre esse período da história, é possível afirmar que:

a) as práticas agrícolas, até a chegada dos europeus, eram desconhecidas por todas as populações nativas que, conforme os vestígios encontrados, sobreviviam apenas da coleta, caça e pesca.

b) os vestígios mais antigos de grupos humanos foram encontrados na região do Piauí e as datações sobre suas origens são bastante controvertidas, variando entre 12 mil a 40 mil anos.

c) os restos de sepulturas e pinturas encontrados em cavernas de várias regiões do país indicam que os costumes e hábitos desses primeiros habitantes eram idênticos aos dos atuais indígenas nas reservas.

d) os sambaquis, vestígios datados de 20 mil anos, comprovam o desconhecimento da cerâmica entre os indígenas da região, técnica desenvolvida apenas entre povos andinos, maias e astecas.

e) os sítios arqueológicos da ilha de Marajó são provas da existência de importantes culturas urbanas com sociedades estratificadas que mantinham relações comerciais com povos das Antilhas e América Central.

Exercício 3

Sobre o fóssil denominado Luzia, encontrado em Lagoa Santa, no Brasil, é possível afirmar que:

a) Foi datado com aproximadamente 50 mil anos, tendo recebido esse nome como uma homenagem à pesquisadora homônima que liderou a expedição em Lagoa Santa.

b) Foi comprovado como uma farsa elaborada pelo naturalista Peter Lund.

c) Foi datado com aproximadamente 12.000 anos e recebeu tal nome como uma homenagem ao fóssil Lucy, considerado o fóssil de hominídio mais antigo do mundo, encontrado na Tanzânia.

d) Não tem importância nenhuma para o estudo da ocupação humana do continente americano.

e) Tem importância apenas para quem se dedica ao estudo de arqueologia.

Exercício 4

As discussões sobre o povoamento do continente americano estão relacionadas também com questões políticas. Um dos problemas de ordem política e cultural que estariam relacionados com essas discussões é:

a) a tese da superioridade do homem tropical, que se contrapõe à superioridade do homem africano.

b) a tese da impossibilidade da travessia do Estreito de Bering.

c) a tese da falsidade das pinturas arqueológicas da Serra da Capivara, no Piauí.

d) a tese do eurocentrismo, que, entre outras coisas, advoga a expansão da humanidade pelo mundo a partir do continente europeu.

e) a tese do povoamento reverso, que defende que o mundo todo foi povoado a partir dos povos americanos.