A Batalha de Stalingrado foi uma das batalhas travadas na Segunda Guerra Mundial, sendo reconhecida como a maior batalha desse conflito e a maior batalha da história da humanidade. Ela aconteceu entre agosto de 1942 e fevereiro de 1943, sendo parte da Operação Caso Azul, que visava garantir o controle do Cáucaso e suas reservas de petróleo para os alemães.
Foi um dos confrontos mais violentes do conflito, com a posse da cidade sendo considerada uma prioridade para alemães e soviéticos. No final, o flanco alemão, defendido por uma tropa de romenos, foi rompido pelos soviéticos e as tropas alemãs que atacavam a cidade foram cercadas e derrotadas.
Leia também: Batalhas da Segunda Guerra Mundial
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a Batalha de Stalingrado
- 2 - O que foi a Batalha de Stalingrado?
- 3 - Contexto histórico da Batalha de Stalingrado
- 4 - Objetivos da Batalha de Stalingrado
- 5 - Como foi a Batalha de Stalingrado?
- 6 - Quem venceu a Batalha de Stalingrado?
- 7 - Quantas pessoas morreram na Batalha de Stalingrado?
- 8 - Quanto tempo durou a Batalha de Stalingrado?
- 9 - Exercícios sobre a Batalha de Stalingrado
Resumo sobre a Batalha de Stalingrado
- A Batalha de Stalingrado foi uma das batalhas travadas durante a Segunda Guerra Mundial.
- É considerada a maior da batalha desse conflito e da história da humanidade.
- Foi travada entre agosto de 1942 e fevereiro de 1943 e foi parte da Operação Caso Azul.
- A Operação Caso Azul foi uma ofensiva alemã que buscava ter o controle dos campos de petróleo dos soviéticos no Cáucaso.
- Os alemães foram derrotados nesse conflito depois que o seu flanco defensivo foi rompido pelos soviéticos.
- A derrota em Stalingrado marcou o início da decadência dos soviéticos na guerra.
O que foi a Batalha de Stalingrado?
![Batalha de Stalingrado [imagem_principal]](https://s2.static.brasilescola.uol.com.br/be/2025/07/batalha-stalingrado.jpg)
A Batalha de Stalingrado foi um confronto travado entre a Alemanha Nazista e forças aliadas contra as forças da União Soviética (parte dos Aliados). Essa batalha aconteceu entre 23 de agosto de 1942 e 2 de fevereiro de 1943. Estima-se que cerca de dois milhões de pessoas morreram nessa batalha.
Ela é considerada pelos historiadores como a maior batalha da Segunda Guerra Mundial, além de ser a maior batalha da história. Além disso, é vista também um momento-chave na história do conflito, pois deu início à virada no panorama da guerra e, no longo prazo, iniciou a derrota da Alemanha.
Contexto histórico da Batalha de Stalingrado
A Batalha de Stalingrado esteve inserida dentro dos combates que foram travados entre alemães e soviéticos durante a Segunda Guerra Mundial. Essa guerra se iniciou em 1939, quando os alemães invadiram a Polônia. Os primeiros anos do conflito foram marcados por batalhas dos alemães e forças aliadas contra britânicos e franceses.
Essa primeira parte da Segunda Guerra Mundial foi inteiramente dominada pela Alemanha, que conquistou diversos territórios no continente europeu. A expansão rápida da Alemanha fez com que Adolf Hitler antecipasse seus planos de atacar o grande inimigo do nazismo: a União Soviética. A invasão da União Soviética foi organizada durante a Operação Barbarossa.
Essa operação, iniciada em junho de 1941, mobilizou mais de 3 milhões de soldados alemães, além de tanques, aviões e peças de artilharia. Essa operação foi pensada para conquistar a União Soviética em um período de tempo muito curto, fator que era crucial para os alemães, que queriam evitar uma guerra de desgaste contra os soviéticos.
O Alto Comando alemão sabia que o país não possuía recursos nem capacidade industrial para derrotar os soviéticos em uma guerra de desgaste. O ataque alemão tinha que ser rápido e certeiro, assim a conquista da União Soviética deveria acontecer antes do ano de 1942 se iniciar.
A ofensiva alemã possuía três focos e, por isso, o exército alemão foi dividido em três grupos que seriam enviados para direções diferentes, a saber:
- Norte: atacaria a Estônia, Letônia e possuía Leningrado como alvo final;
- Centro: atacaria Belarus, Smolensk e teria como alvo final a capital soviética, Moscou;
- Sul: atacaria Kiev e a Ucrânia Soviética, marchariam pelo sul da União Soviética e possuía como alvos finais a região do rio Volga e o Cáucaso.
Como mencionado, a Alemanha desejava conquistar o território soviético de maneira rápida para evitar o esgotamento dos recursos alemães e que a batalha se tornasse uma guerra de desgaste. Inicialmente, o avanço alemão foi muito rápido porque os soviéticos não estavam preparados para o ataque.
Isso aconteceu porque Stalin ignorou os avisos da inteligência soviética de que um ataque alemão estava próximo de acontecer. O resultado foi que a União Soviética quase caiu para os alemães, que chegaram nos arredores de Moscou e quase conquistaram a cidade. A Operação Barbarossa, no entanto, fracassou no seu objetivo final e a União Soviética não foi conquistada. Com isso, os alemães prepararam outra operação militar: Caso Azul ou Operação Azul.
Leia também: Eixo e Aliados — as duas alianças militares que lutaram durante a Segunda Guerra Mundial
Objetivos da Batalha de Stalingrado
A Batalha de Stalingrado foi consequência da Operação Azul, uma operação que traçou novos objetivos para os alemães na União Soviética. O fracasso nos objetivos da Operação Barbarossa fez a Alemanha alterar seus planos no conflito contra os soviéticos, uma vez que o comando do país sabia que era necessário ter recursos para sustentar a guerra.
Na Operação Azul, os alemães estabeleceram a necessidade de conquistar as reservas de petróleo que os soviéticos possuíam no Cáucaso. Ter acesso a esse recurso era fundamental para que a Alemanha repusesse seus estoques de combustível, fundamental para a indústria e máquina de guerra alemã.
O grande alvo dos alemães era Baku, local que concentrava grande parte dessas reservas. A ideia era direcionar o Grupo de Exércitos Sul para a região e dividi-lo em duas forças, uma que atacaria o Cáucaso para conquistar Maikop, Grozny e Baku e outra que atacaria Stalingrado. A conquista de Stalingrado era fundamental para enfraquecer o poderio industrial soviético e posicionar as tropas alemãs na retaguarda das tropas em Baku, protegendo-as.
Além disso, conquistar Stalingrado permitiria aos alemães controlar parte do rio Volga, possibilitando à Alemanha impedir o transporte de recursos à região central da União Soviética pelo rio. Por fim, Hitler havia ordenado o massacre da população de Stalingrado.
Como foi a Batalha de Stalingrado?
Com o início da Operação Azul, os alemães atacaram e conquistaram Kharkov, Sebastopol e Voronezh. A Batalha de Stalingrado se iniciou em 23 de agosto de 1942 e os primeiros combates relacionados à defesa da cidade se iniciaram a uma distância de 140 quilômetros de Stalingrado. A conquista da cidade era uma prioridade alemã e o oficial responsável pela ofensiva era Friedrich Paulus.
O ataque alemão, como era de costume, iniciou-se com uma pesada carga de bombardeios realizados pela Luftwaffe. Os bombardeios alemães causaram grande destruição na cidade, além de milhares de mortes. Com a aproximação das tropas alemãs, milhares de habitantes de Stalingrado cruzaram o rio e foram na direção leste para fugir do ataque.
Uma vez que o ataque alemão se iniciou, Stalin deu autorização para uma grande mobilização de soldados para defender a cidade a todo custo. Stalin, inclusive, assinou a Ordem n.º 227, que estabelecia execução sumária para desertores. Além disso, essa ordem ficou popularizada pela frase “Nenhum passo para trás”, que buscava motivar os soldados soviéticos a não recuarem.
Stalin determinou que a cidade fosse defendida a todo custo porque era um importante complexo industrial soviético e porque levava o nome dele. A defesa de Stalingrado foi entregue ao oficial Vasily Chuikov. Depois dos bombardeios alemães, o ataque por terra foi iniciado pelos alemães em 13 de setembro.
O ataque por terra a Stalingrado foi intenso e a batalha ficou conhecida por ser bastante violenta. A disputa por Stalingrado foi bastante acirrada e acontecia por cada prédio, rua e esquina. Logo a defesa soviética encontrou uma forma de neutralizar os bombardeios alemães e decidiu aproximar as linhas soviéticas das alemãs. Isso reduziu a intensidade dos bombardeios para evitar que as tropas alemãs fossem bombardeadas por acidente.
Os relatos realizados por alemães e soviéticos definem o cenário de guerra em Stalingrado como um inferno. A cidade foi tomada por ruínas e corpos. Os alemães estiveram muito próximos de conquistar a cidade, mas a resistência soviética conseguir mantê-la. A grande quantidade de soldados soviéticos que atravessavam diariamente o Volga foi crucial para isso.
Leia também: Invasão da França pelos nazistas
Quem venceu a Batalha de Stalingrado?
A Batalha de Stalingrado foi vencida pelos soviéticos. A derrota alemã começou a se costurar nas últimas semanas de 1942 e foi consequência da fraqueza das linhas defensivas dos alemães. Os flancos do exército alemão eram defendidos por uma tropa composta por italianos, romenos e húngaros e que se localizava a 200 quilômetros de Stalingrado.
Essa fraqueza foi percebida pelo comando militar soviético, que decidiu lançar uma ofensiva chamada Operação Urano. Essa ofensiva soviética focou seu ataque nas tropas romenas que protegiam o flanco alemão, conseguindo romper a linha de defesa dos romenos, forçando o recuo dessa tropa.
O recuo romeno, por sua vez, deixou o 6º exército alemão — que estava atacando a cidade — encurralado entre as tropas que protegiam Stalingrado e as tropas soviéticas que avançaram pelo flanco na Operação Urano. Com isso, uma tropa de 230 mil soldados alemães foi cercada pelos soviéticos, sendo colocados em uma situação de lutar até a morte.
Antes disso acontecer, Friedrich Paulus havia solicitado permissão para recuar e garantir que suas tropas não fossem cercadas, mas Hitler não autorizou. Essa tropa alemã cercada se tornou alvo de ataques intensos por parte do exército soviético e viu seus recursos acabarem rapidamente. O exército alemão até tentou enviar suprimentos por ar, mas não houve sucesso nisso.
Cercados, sem recursos e munição, as tropas alemãs começaram a sofrer com o frio do inverno soviético. O resultado foi desastroso, e dos 230 mil soldados, somente 91 mil sobreviveram. Esses soldados se renderam em 2 de fevereiro de 1943, contrariando as ordens de Hitler, que havia mandado que eles lutassem até a morte.
Como parte do colapso, as tropas alemãs que atacavam o Cáucaso tiveram que recuar, para que também não ficassem encurraladas pelas tropas soviéticas, e também não puderam ir ao auxílio das tropas de Paulus. Com a rendição das tropas de Paulus e o recuo das demais tropas alemãs, estava sacramentada a derrota alemã e tinha início a reação dos soviéticos na guerra.
Quantas pessoas morreram na Batalha de Stalingrado?
A Batalha de Stalingrado foi a maior de toda a Segunda Guerra Mundial e as estimativas dos historiadores apontam que somente nessa batalha cerca de dois milhões de pessoas, entre soldados e civis, morreram.
Quanto tempo durou a Batalha de Stalingrado?
A Batalha de Stalingrado se estendeu de 23 de agosto até 2 de fevereiro de 1943, havendo, portanto, pouco mais de cinco meses de duração.
Exercícios sobre a Batalha de Stalingrado
Questão 01
A Batalha de Stalingrado foi uma das grandes batalhas da Segunda Guerra Mundial e teve como desfecho:
a) a derrota alemã depois que tropas alemãs precisaram ser remanejadas para a Sicília.
b) a derrota soviética depois que o complexo industrial de Stalingrado foi conquistado pelos alemães.
c) a vitória soviética após romperem as defesas romenas que protegiam os flancos alemães na Operação Urano.
d) a vitória alemã depois da conquista de Leningrado ter permitido o envio de tropas para reforçar o ataque a Stalingrado.
e) empate, depois que alemães e soviéticos reduziram a intensidade do combate por conta da alta letalidade dessa batalha.
Resposta: Letra C. A derrota alemã se desenhou depois da ofensiva soviética realizada na Operação Urano. Os flancos alemães, defendidos pelos romenos, romperam-se, permitindo que os soviéticos cercassem o 6º exército alemão, que atacava Stalingrado. Essa tropa alemã foi massacrada, decidindo se render em fevereiro de 1943.
Questão 02
A Batalha de Stalingrado foi parte da Caso Azul, operação militar que a Alemanha deu início no segundo semestre de 1942. O objetivo final dessa operação era:
a) garantir as reservas de petróleo do Cáucaso.
b) destruir a capacidade industrial de Baku.
c) desviar tropas soviéticas para o Cáucaso a fim de permitir que uma ofensiva sobre Moscou fosse possível.
d) conquistar o complexo bélico soviético em Stalingrado.
e) promover a limpeza étnica na região, executando todos os judeus por meio dos Einsatzgruppen.
Resposta: Letra A. O objetivo primordial da Operação Caso Azul era garantir o controle das reservas de petróleo no Cáucaso. Para isso, os alemães buscaram conquistar Maikop, Grozny e Baku. Ter acesso a esse petróleo era crucial para reforçar as reservas de combustível da Alemanha, além de privar os soviéticos desse recurso.
Créditos da imagem
[1] RIA Novosti archive, image #44732 / Zelma / CC-BY-SA 3.0 / Wikimedia Commons
Fontes
BEEVOR, Antony. A Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Record, 2015.
HASTINGS, Max. Inferno: o mundo em guerra 1939-1945. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012.
