O Quênia, ou República do Quênia, é um país africano localizado na região da África Oriental. Banhado pelo Oceano Índico, o território queniano apresenta climas que variam do árido ao tropical, e vegetação composta por florestas e savanas. As savanas, aliás, representam um de seus maiores atrativos turísticos, ajudando a movimentar a indústria, um dos carros-chefes da economia do Quênia ao lado das telecomunicações.
Além disso, o país é um importante exportador de chá-preto e de café. Vivem no Quênia, hoje, mais de 56,4 milhões de pessoas, a maioria das quais no meio rural. Somente um terço dos quenianos vive em cidades como a sua capital, Nairóbi, que reúne 4,3 milhões de pessoas.
Leia também: Mapa da África — principais informações sobre o continente
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o Quênia
- 2 - Dados gerais do Quênia
- 3 - Bandeira do Quênia
- 4 - Mapa do Quênia
- 5 - Geografia do Quênia
- 6 - Demografia do Quênia
- 7 - Economia do Quênia
- 8 - Infraestrutura do Quênia
- 9 - Governo do Quênia
- 10 - Etimologia do Quênia
- 11 - Cultura do Quênia
- 12 - Curiosidades sobre o Quênia
- 13 - História do Quênia
Resumo sobre o Quênia
- O Quênia é um país africano localizado na África Oriental. Sua capital é a cidade de Nairóbi.
- É banhado pelo Oceano Índico, e faz fronteira com Etiópia, Uganda, Tanzânia e Sudão do Sul.
- Apresenta climas tropical e árido, e relevo formado por planaltos e montanhas, a oeste, e planícies nas áreas próximas do litoral.
- A vegetação do Quênia é composta por florestas tropicais em áreas mais úmidas e pelas savanas, predominantes no país e um de seus atrativos turísticos.
- Grandes lagos, como o Lago Vitória, e extensos cursos d’água caracterizam sua hidrografia.
- É um dos países mais populosos da África, com 56.433.000 habitantes. A maior parte da sua população vive no campo, e somente 29,5% habitam as cidades.
- Nairóbi é a cidade mais populosa do Quênia, com 4,5 milhões de habitantes.
- A economia do país é uma das maiores da África, e tem como carro-chefe o turismo e a indústria de telecomunicações. O setor agrícola é importante para as exportações.
- Apresenta deficit infraestrutural no que diz respeito às redes de saneamento básico. Sua matriz energética é renovável, destacando-se o uso da energia geotérmica.
- É formado por dezenas de grupos étnicos, motivo pelo qual é considerado um dos países com maior diversidade cultural do continente africano.
- Recebeu o apelido de Berço da Humanidade, e sua história começou há centenas de milhares de anos.
- Esteve sob domínio britânico entre o final do século XIX e início do XX, tornando-se independente em 1963.
Dados gerais do Quênia
- Nome oficial: República do Quênia.
- Gentílico: queniano.
- Extensão territorial: 591.958 km².
- Localização: África Oriental.
- Capital: Nairóbi.
- Clima: tropical e árido.
- Governo: república presidencialista.
- Divisão administrativa: 47 condados.
- Idioma: inglês e suaíli (oficiais).
- Religiões:
- religiões cristãs: 85,5% (protestantismo, catolicismo, evangélica, igreja cristã africana);
- islamismo: 10,9%;
- outras: 1,8%;
- nenhuma: 1,6%.
- População: 56.433.000 habitantes.
- Densidade demográfica: 97,2 hab./km².
- Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,628.
- Moeda: xelim queniano (KES).
- Produto Interno Bruto (PIB): US$ 131,67 bilhões.
- PIB per capita: US$ 2470.
- Gini: 0,387.
- Fuso horário: GMT+3.
- Relações exteriores:
- União Africana;
- ONU;
- Banco Mundial;
- FMI;
- OMC.
Bandeira do Quênia
![Retângulo com listras preta, vermelha e verde, e um escudo no centro, formando a bandeira do Quênia. [imagem_principal]](https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/2025/08/bandeira-quenia.jpg)
Mapa do Quênia
Geografia do Quênia
O Quênia é um país africano localizado na região da África Ocidental, próximo da área conhecida como Chifre da África. Seu território tem área de 591.958 km², e faz fronteira com os seguintes países:
-
- Etiópia, ao norte;
- Somália, a nordeste e a leste;
- Tanzânia, ao sul;
- Uganda, a oeste;
- Sudão do Sul, a noroeste.
A sudeste o Quênia é banhado pelo Oceano Índico, enquanto a oeste ficam alguns dos maiores lagos do continente africano, como o Lago Vitória. A seguir, conheça as principais características geográficas desse país.
-
Clima do Quênia
O clima do Quênia varia entre árido no interior e tropical na sua costa. No litoral queniano a umidade relativa do ar é elevada, enquanto as temperaturas ficam em torno de 27 ºC. O volume anual de chuvas nessa região pode chegar a 1300 mm. O interior do país é seco e registra médias térmicas que variam entre 29 ºC, no leste e no norte, e 16 ºC, no sul, na região do Vale do Rift. A pluviosidade anual é de cerca de 750 mm, exceto no entorno do Lago Vitória, onde o volume acumulado pode chegar a 1800 mm.
-
Relevo do Quênia
O leste do Quênia, principalmente no seu litoral, é caracterizado por terras baixas e planícies. A elevação aumenta à medida que se caminha para o oeste, especialmente na região em que o país é atravessado pelo Vale do Rift. Por causa da sua posição, no Quênia, ele recebe o nome de Rift Central, e concentra os terrenos planálticos e montanhosos do país. Em geral, o oeste é formado por áreas mais elevadas e acidentadas que se tornam mais homogêneas na região do Lago Vitória, onde o relevo é caracterizado pela presença de um imenso platô.

-
Vegetação do Quênia
A vegetação do Quênia é formada predominantemente pela savana. Esse tipo de formação é adaptado ao clima quente e com estações alternadamente chuvosas e secas, sendo caracterizada pelos campos abertos recobertos com plantas arbustivas e árvores de pequeno e médio porte. Em áreas úmidas do oeste, observa-se a presença de florestas tropicais, enquanto a zona costeira conta com remanescentes de florestas e formações semelhantes à vegetação mediterrânea.
-
Hidrografia do Quênia
O território do Quênia está inserido na região dos Grandes Lagos africanos. Dois de seus 64 lagos pertencem a ela: o Lago Vitória, que se estende também pela Uganda e pela Tanzânia, e o Lago Turcana. Ambos ficam no oeste do país, próximo do Rift Central, que concentra a maior parte das formações lacustres do Quênia.
Além deles, importantes rios cruzam o país, dentre os quais podemos citar o Rio Tana, com 800 km de extensão, e o Rio Athi-Galana-Sabaki, segundo maior do Quênia, com 390 km.

Demografia do Quênia
A atual população do Quênia é de 56.433.000 habitantes, o que representa 3,7% da população da África. É, por isso, o sétimo país mais populoso do continente. A densidade demográfica registrada é de 97,2 hab./km², mas a distribuição populacional não acontece de maneira homogênea pelo território queniano.
Por causa da predominância de clima seco no leste, a maior parte dos habitantes do Quênia se concentra no oeste e no sudoeste do território, em especial nas áreas mais próximas do Lago Vitória. Além disso, o Quênia tem a maior parte de sua população vivendo no meio rural, vide a taxa de urbanização de 29,5%. A maior cidade do Quênia é a sua capital, Nairóbi, que reúne 4.556.400 habitantes.

O país apresenta uma taxa de crescimento populacional que é de 2% ao ano, um pouco abaixo da média registrada para os países da África. O vetor desse crescimento é a alta taxa de natalidade, que é aproximadamente cinco vezes maior do que a mortalidade no Quênia. A expectativa de vida no país, atualmente, é de 70,6 anos.
Veja também: Moçambique — como é a vida no segundo país mais populoso da África
Economia do Quênia
A economia do Quênia é a sexta maior da África. Seu Produto Interno Bruto (PIB) é de 131,6 bilhões de dólares, o que corresponde a cerca de 5% da economia de todo o continente africano. O setor terciário é aquele que apresenta maior peso na composição do PIB queniano, destacando-se o setor de telecomunicações e o turismo.
As telecomunicações representam, ainda, uma das principais indústrias do país ao lado de segmentos como o de transportes e da construção civil. Enquanto comércio e o turismo são responsáveis por uma fatia de 56% do PIB do Quênia, a indústria responde por 16% aproximadamente.
O setor agrícola também tem papel importante para a economia queniana. A produção é liderada pelo chá-preto, um dos principais produtos de exportação do país. O chá-preto é comercializado com países como Paquistão, Egito, Reino Unido e com a União Europeia. Flores como rosa e cravo são igualmente produzidas e exportadas pelo Quênia. A produção agropecuária queniana inclui, ainda, café, cana-de-açúcar, batata, mandioca, frutas (banana, manga, goiaba) e leite.
-
Turismo no Quênia
O turismo é uma das principais atividades econômicas do Quênia, e tem sido um importante vetor de crescimento do país. Segundo dados da ONU, mais de 1,3 milhão de turistas viajam até o país africano todos os anos.

Os parques e as reservas naturais, onde é possível observar de perto da biodiversidade queniana por meio de safáris, estão entre os passeios mais requisitados. Existe, também, a possibilidade de realizar essa mesma atividade em balões de ar quente na reserva de Masai Mara, no sudoeste do país. O Parque Nacional de Amboseli, de onde é possível observar o Monte Kilimanjaro, as praias do Arquipélago de Lamu e a cidade de Nairóbi também estão entre destinos turísticos populares do Quênia.
Infraestrutura do Quênia
O Quênia é considerado um país com IDH médio, ficando na 17ª posição entre todas as nações da África. Seu território é basicamente rural, tendo em vista que somente um terço da população vive em cidades. Em ambas as áreas, o acesso a redes de infraestrutura, principalmente de saneamento básico, é limitado.
A parcela da população rural queniana que tem água potável vinda de fontes seguras é de 33%. No meio urbano esse percentual é menor, e representa cerca de um quarto da população. O serviço de coleta e tratamento de esgoto atende metade da população rural, e cerca de 85% dos habitantes dos centros urbanos.
A energia elétrica atende 76% dos moradores do Quênia, sendo a maior parcela proveniente das cidades. No meio rural, a eletrificação é de 65,6%. A matriz energética do país pode ser considerada limpa e renovável, visto que se apoia principalmente em fontes como a energia geotérmica, que é predominante e responde por quase metade da eletricidade gerada no Quênia, a água e os ventos. Os combustíveis fósseis representam apenas 10% da matriz energética do país.
Governo do Quênia
O governo do Quênia é o republicano presidencialista. O presidente da república, que é o chefe do poder Executivo, e o seu vice-presidente são eleitos por meio do voto direto dos cidadãos quenianos para um mandato de cinco anos, com possibilidade de reeleição.
O poder Legislativo no país é exercido por meio de um Parlamento bicameral composto pela Assembleia Nacional, composta por 350 membros, e pelo Senado, que tem 68 membros. Tanto os deputados quanto os senadores quenianos são, também, eleitos pela maioria dos votos diretos a cada cinco anos.
Etimologia do Quênia
O nome do país é derivado do Monte Quênia, uma montanha situada na porção central do país e que tem altitude de 5199 metros. Essa formação geomorfológica foi nomeada pelos povos da etnia Kikuyu, que, por causa do pico nevado que dava aspecto esbranquiçado para a parte mais alta do monte, a denominou kere nyaga (montanha branca).
Cultura do Quênia
O Quênia é um país conhecido pela sua enorme diversidade cultural. É descrito como um dos principais centros multiculturais do continente africano, o que é devido aos diferentes grupos étnicos que formam a sua população. Entre os principais deles, podemos mencionar:
- os Kikuyu, que representam a etnia mais numerosa do Quênia (17% de sua população);
- os Luhya;
- os Kalenjin;
- os Luo;
- os Kamba.
Eles formam um mosaico de diferentes costumes, modos de vida e expressões culturais, o que garante a diversidade étnica e linguística do Quênia.
O inglês e o suaíli são os idiomas oficiais do país, embora existam mais de 42 línguas faladas em todo o Quênia. Enquanto o inglês é utilizado em situações mais formais, é possível escutar toda a diversidade linguística do país nos demais contextos.

Atualmente existem algumas poucas populações, como os Masai, que conduzem um estilo de vida seminômade. Eles têm em comum com as demais etnias o uso de vestimentas coloridas e com estampas e bordados, e que são presentes principalmente durante as festividades. Além disso, a música e a literatura são duas importantes formas de manifestação cultural quenianas.
Curiosidades sobre o Quênia

- O Quênia tem o apelido de Berço da Humanidade por causa do grande número de fósseis de hominídeos que foram encontrados no país.
- O Lago Nakuru, no oeste do Quênia, é conhecido pela sua grande população de flamingos.
- O Monte Quênia é a segunda montanha mais alta do continente africano. A primeira é o Monte Kilimanjaro, que fica na fronteira do Quênia com a Tanzânia e se eleva até 5895 metros de altitude.
- A professora e ativista Wangari Maathai, natural do Quênia, foi a primeira mulher africana a receber um Prêmio Nobel. Ela é líder do Green Belt Movement (GBM), responsável pelo plantio de mais de 50 milhões de árvores no país, além do auxílio prestado a mulheres trabalhadoras do campo e da defesa do meio ambiente e dos direitos das mulheres.
- Lupita Nyong'o é uma atriz que ficou famosa por filmes como Pantera Negra (2018), Nós (2019) e 12 Anos de Escravidão (2013), e que tem origem mexicana-queniana. Ela é falante de suaíli e luo, duas línguas do Quênia.
Saiba mais: Sudão do Sul — o país mais jovem do mundo
História do Quênia
A história do Quênia teve início há centenas de milhares de anos, já que foi no seu território que encontraram vários fósseis dos antepassados dos seres humanos. Como vimos, esse foi um dos motivos pelos quais o país foi apelidado, depois, de Berço da Humanidade.
A partir do ano 2000 a.C., teve início o gradual povoamento do Leste da África com povos que vinham de todas as partes do continente, mas principalmente do Norte. Alguns milênios mais tarde, já na era atual, a expansão comercial na Península Arábica e a intensificação das atividades próximo à costa leste africana tornaram o Quênia um importante entreposto comercial.
Nesse período, o suaíli se estabeleceu como a língua das relações comerciais no Quênia, tendo ela surgido de uma mistura entre o árabe e o bantu. A partir do século XV, entretanto, aconteceu o primeiro contato com os povos europeus com a chegada dos portugueses à costa do país. Entretanto, Portugal não se estabeleceu de modo definitivo no Quênia. Sua presença se baseava, na realidade, no interesse comercial nas terras localizadas no continente asiático, motivo pelo qual deixou a área no início do século XVII.
A partir de então, cresceu o interesse de outras nações no território queniano, em especial do Reino Unido. O domínio colonial desse país europeu sobre o Quênia teve início, entretanto, a partir do movimento de partilha do continente africano que aconteceu durante a Conferência de Berlim. Houve, inicialmente, a divisão da África Oriental entre o Reino Unido e a Alemanha, o que se deu em 1890. A partir de 1895, os britânicos estabeleceram o seu protetorado na região, e o Quênia passou, oficialmente, a ser controlado pelo Reino Unido.
O domínio britânico sobre o Quênia foi marcado pela resistência da população queniana, que conduziu uma série de revoltas com o objetivo de garantir a sua independência. Uma das mais importantes delas foi a Revolta dos Mau-Mau, que aconteceu entre 1952 e 1960, mas culminou com a vitória dos estrangeiros e com a morte de milhares de quenianos no processo. Ainda assim, ela foi crucial para o surgimento de um movimento político interno no país. Mais tarde, no ano de 1963, o Quênia se tornou um país soberano e independente.
Créditos de imagem
[2] Featureflash Photo Agency/ Shutterstock
Fontes
BBC. Kenya country profile. BBC, 04 jul. 2024. Disponível em: https://www.bbc.com/news/world-africa-13681341.
CIA. Countries: Kenya. The World Factbook, [s.d.]. Disponível em: https://www.cia.gov/the-world-factbook/countries/kenya/.
Embaixada da República do Quênia na Espanha. Disponível em: https://kenyaembassyspain.es/.
FUNAG. Topônimos e gentílicos. Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG). Manual de redação oficial e diplomática do Itamaraty, [2017]. Disponível em: https://funag.gov.br/manual/index.php?title=Top%C3%B4nimos_e_gent%C3%Adlicos.
IMF. Country Data Profile: Kenya. Disponível em: https://www.imf.org/external/datamapper/profile/KEN.
UN. UNData: Kenya. Disponível em: https://data.un.org/en/iso/ke.html.
UNPD. Human Development Index (HDI). Disponível em: https://hdr.undp.org/data-center/human-development-index#/indicies/HDI.
