O Mar Morto é um lago hipersalino localizado na região do Oriente Médio entre a Cisjordânia (Palestina) e Israel, que ficam a oeste, e a Jordânia, a leste desse corpo hídrico. Alimentado pelas águas do Rio Jordão, o Mar Morto tem como principal característica a elevada salinidade, quase 10 vezes maior do que a dos oceanos. É a presença de elementos como o cloreto de sódio, bicarbonatos, brometos e um conjunto de minerais que confere essa elevada concentração de sais no Mar Morto. Cria-se, com isso, um ambiente em que quase nenhuma forma de vida consegue se manter, com exceção de organismos microscópicos.
Leia também: Oceanos — detalhes sobre esses imensos reservatórios de água salgada que recobrem 70% da superfície terrestre
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o Mar Morto
- 2 - Onde fica o Mar Morto?
- 3 - Mapa do Mar Morto
- 4 - Características do Mar Morto
- 5 - Por que se chama Mar Morto?
- 6 - Por que não dá pra mergulhar no Mar Morto?
- 7 - Existem seres vivos no Mar Morto?
- 8 - Curiosidades sobre o Mar Morto
Resumo sobre o Mar Morto
- O Mar Morto é um lago de água hipersalina localizado no Oriente Médio entre Cisjordânia (Palestina), Israel e Jordânia.
- Tem salinidade de 34%, quase 10 vezes maior do que a dos oceanos.
- Além de cloreto de sódio, suas águas contêm elementos como brometos, sulfatos, bicarbonatos, potássio, cálcio e magnésio.
- Formou-se em uma área rebaixada em uma zona de falha geológica entre as placas tectônicas Arábica e da África. Sua idade aproximada é de cinco milhões de anos.
- Abriga o ponto de menor altitude da superfície terrestre, situado 437 metros abaixo do nível do mar.
- O Jordão é o principal rio que realiza a recarga do Mar Morto.
- Fatores como o clima árido, que tem um regime hídrico irregular, e a superexploração da água do Rio Jordão têm promovido a diminuição do nível do Mar Morto.
- O nome “Mar Morto” foi dado por causa da sua salinidade extrema, produzindo um ambiente quase sem vida. No entanto, existem formas de vida microscópica nesse corpo hídrico.
- A densidade do Mar Morto é de 1,24 g/cm3, portanto, maior do que a do corpo humano. Por essa razão, o corpo humano não afunda em suas águas.
Onde fica o Mar Morto?
O Mar Morto fica no Oriente Médio. Ele está localizado entre os territórios da Cisjordânia (Palestina) e de Israel, ambos situados a oeste, e da Jordânia, a leste desse corpo hídrico.
Mapa do Mar Morto
O mapa a seguir mostra a posição do Mar Morto no Oriente Médio:

Na imagem abaixo, podemos ver mais detalhadamente quais são as áreas banhadas por esse lago:

Características do Mar Morto
O Mar Morto, apesar do seu nome, é um lago de água salgada. Ele pode ser classificado como um lago hipersalino devido ao teor de sais que se encontram dissolvidos em suas águas, conferindo-lhe a salinidade de 34%.
Esse valor é aproximadamente 10 vezes maior do que a concentração média de sal observada para os mares e oceanos que conhecemos, o que faz do Mar Morto um dos corpos hídricos com maior salinidade do mundo. No entanto, é sabido que o teor de sal presente no Mar Morto tem aumentado com o passar do tempo em função da diminuição de seu nível de água. A taxa de rebaixamento é de cerca de um metro por ano.

A área em que o Mar Morto está localizado fica em uma zona de falha geológica que se constituiu entre duas placas tectônicas, mais precisamente entre as placas Arábica e da África. A região rebaixada em que houve o acúmulo de água recebe o nome de graben, que é justamente a denominação de uma feição geológica formada na parte rebaixada de uma área de falhas.
Nesse caso em específico, trata-se de uma falha do tipo transformante, cujo movimento aconteceu lateralmente. Estima-se que o graben onde está o Mar Morto foi originado no Mioceno, primeira época geológica do Neógeno, há cerca de cinco milhões de anos. A idade do Mar Morto propriamente dito é estimada entre três e cinco milhões de anos.
O Mar Morto se estende de norte a sul por 67 quilômetros, e de leste a oeste por aproximadamente 18 quilômetros. Por causa da dinâmica tectônica e dos aspectos geológicos da região em que ele se formou, a profundidade do Mar Morto representa a área mais rebaixada da superfície terrestre. Seu ponto de menor altitude fica 437 metros abaixo do nível do mar.
O Rio Jordão é o principal curso d’água que abastece o Mar Morto, não obstante haja a formação de riachos perenes no seu entorno. Apesar disso, devido ao clima árido, a baixa frequência com que essa recarga acontece, aliada com a alta taxa de evaporação, condiciona o acúmulo de sal em suas águas. É esse mecanismo que originou, e tem elevado, a alta salinidade do Mar Morto.

A temperatura das águas do Mar Morto varia entre 19-37 ºC na superfície até 22 ºC em profundidade. A salinidade aumenta à medida que se alcança as regiões mais próximas do fundo desse lago, onde se encontram formações sólidas que consistem em cloreto de sódio (NaCl) fossilizado. A sedimentação aconteceu devido ao alto nível de concentração desse material, que acabou precipitando no fundo do Mar Morto.
Outros elementos encontrados nas águas desse lago são:
- sulfatos;
- bicarbonatos;
- brometos;
- potássio (K);
- sódio (Na);
- cálcio (Ca);
- magnésio (Mg).
Acesse também: O que é pré-sal?
Por que se chama Mar Morto?
O Mar Morto se chama assim devido à alta salinidade de suas águas. Por causa da concentração extrema de sal, que supera a salinidade do oceano em quase 10 vezes, a manutenção de diferentes formas de vida, seja animal, seja vegetal, é quase impossível. Assim, o lago foi denominado Mar Morto.
Por que não dá pra mergulhar no Mar Morto?

Não dá para mergulhar no Mar Morto por causa da alta densidade de suas águas. Devido à elevada concentração de sal, que pode chegar a até 340 gramas para cada litro de água, o Mar Morto tem densidade de 1,24 g/cm3. Comparativamente, a densidade média do corpo humano é de 1,07 g/cm3. Uma vez que o corpo humano tem densidade menor que a da água do Mar Morto, ele não afunda. O fato de ser possível flutuar com facilidade na superfície do Mar Morto é um dos atrativos turísticos desse importante corpo hídrico.
Existem seres vivos no Mar Morto?
Sim, existem seres vivos no Mar Morto. Diferentemente do que é sugerido com base no seu nome, o Mar Morto comporta algumas formas de vida em suas águas. Entretanto, trata-se de organismos microscópicos, a maioria deles bactérias. A região onde acontece a recarga com água fresca, o que inclui as crateras que estão presentes em diferentes níveis de profundidade, é de áreas em que há maior concentração de micro-organismos. Inclusive, diferentes formas de vida microscópica foram descobertas no fundo do Mar Morto entre 2010 e 2020.
Confira também: O que é o sal rosa do Himalaia?
Curiosidades sobre o Mar Morto
- Além da taxa de evaporação elevada, a principal causa da diminuição no nível do Mar Morto é o uso intensivo da água do Rio Jordão para o abastecimento urbano e para a irrigação no meio rural, o que diminui seu fluxo em direção ao lago. Essa redução na descarga de água começou na década de 1960.
- O Mar Morto está sobre uma área tectonicamente ativa do Oriente Médio. Dessa forma, a continuidade da ação tectônica tem contribuído para o seu afundamento, e, portanto, para a diminuição de seu nível.
- Jordânia e Israel fazem a extração comercial de sal e de outros minerais do Mar Morto.
- Muitos peixes são carregados pela água do Rio Jordão até o Mar Morto. Entretanto, eles não sobrevivem à salinidade do lago, e acabam morrendo pouco tempo depois.
- O Mar Morto não é o lago mais salino do mundo. Essa posição é ocupada pelo lago Don Juan Pond, na Antártida, que tem salinidade de 40%.
- A água do Mar Morto tem propriedades terapêuticas e auxilia no alívio de condições como doenças reumatológicas, problemas respiratórios, psoríase, dermatite, acne e alta pressão sanguínea. Sua lama também é usada para fins cosméticos.
- Há relatos de que as propriedades cosméticas, principalmente, do Mar Morto foram aproveitadas por Cleópatra, rainha do Egito entre 51-30 a.C.
Crédito de imagem
[1] Aplaice / Wikimedia Commons (reprodução)
Fontes
CONNOLLY, Kevin. Dead Sea drying: A new low-point for Earth. BBC, 17 jun. 2016. Disponível em: https://www.bbc.com/news/world-middle-east-36477284.
DELL’AMORE, Christine. New Life-Forms Found at Bottom of Dead Sea. National Geographic, 30 set. 2011. Disponível em: https://www.nationalgeographic.com/science/article/110928-new-life-dead-sea-bacteria-underwater-craters-science.
KATZ, U.; SHOENFELD. Y.; ZAKIN, V.; SHERER, Y.; SUKENIK, S. Scientific evidence of the therapeutic effects of dead sea treatments: a systematic review. Semin Arthritis Rheum. 2012 Oct;42(2):186-200. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22503590/.
KECK, Aries; CARLOWICZ, Mike. The Dead Sea. NASA Earth Observatory, 06 abr. 2012. Disponível em: https://www.earthobservatory.nasa.gov/images/77592/the-dead-sea.
PLETCHER, Kenneth. Dead Sea (lake, Asia). Encyclopedia Britannica, [s.d.]. Disponível em: https://www.britannica.com/place/Dead-Sea.
VILLAZON, Luis. How much salt is there in the Dead Sea? BBC Science Focus, [s.d.]. Disponível em: https://www.sciencefocus.com/planet-earth/how-much-salt-is-there-in-the-dead-sea.
