Grã-Bretanha: o que é, países, características - Brasil Escola

Grã-Bretanha

Grã-Bretanha é uma ilha no noroeste da Europa. Ela contém os territórios de três países do Reino Unido: Escócia, Inglaterra e País de Gales, somando 65 milhões de habitantes.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A Grã-Bretanha é uma das ilhas pertencentes ao arquipélago das Ilhas Britânicas, localizada no noroeste do continente europeu. Trata-se de uma área de 209.331 km2 de extensão onde ficam os territórios da Escócia, da Inglaterra e do País de Gales, que fazem parte do Reino Unido. A Grã-Bretanha é banhada pelo Atlântico Norte e apresenta, por isso, clima temperado oceânico. Seu relevo varia entre montanhas, ao norte, planaltos, na região central, e planície litorânea, com vegetação formada pelas florestas temperadas e pela charneca, que é um campo de gramíneas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo informações do último censo demográfico realizado no Reino Unido, a ilha da Grã-Bretanha tem uma população de 65.677.880 habitantes, maioria dos quais vive em Londres. Essa cidade, aliás, é o principal centro econômico regional e um dos principais do mundo, liderando a economia da Grã-Bretanha que tem como base os serviços bancários e financeiros, o turismo e a indústria.

Leia também: Reino Unido — a união política formada por quatro países: Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a Grã-Bretanha

  • Grã-Bretanha é a maior ilha do arquipélago das Ilhas Britânicas, no noroeste da Europa.

  • Divide-se em três países: Escócia, Inglaterra e País de Gales.

  • A Grã-Bretanha, o Reino Unido e a Inglaterra são unidades geográficas distintas:

    • A Grã-Bretanha é uma ilha, portanto, uma unidade física. Não é um país.

    • O Reino Unido é uma união político-administrativa formada por quatro países.

    • A Inglaterra é um país que integra o Reino Unido e que se localiza na Grã-Bretanha.

  • A Grã-Bretanha tem 209.331 km2 de área, sendo ela banhada pelo Atlântico Norte.

  • Apresenta clima temperado oceânico, vegetação formada por florestas temperadas e por campos de gramíneas sobre um relevo montanhoso (ao norte) e de planaltos (centro-sul). No litoral, predominam as planícies.

  • Detém a sexta maior economia do mundo, considerando que abriga três países do Reino Unido, baseada nos serviços bancários e financeiros, no turismo e na indústria.

  • Fica na Grã-Bretanha um dos mais importantes centros econômicos e financeiros do mundo: a cidade de Londres (Inglaterra).

  • Os países da Grã-Bretanha usam a libra esterlina como moeda.

  • A ilha tem uma população de 65.677.880 habitantes, sendo a Inglaterra seu país mais populoso, com 57.106.398 habitantes.

  • A cultura da Grã-Bretanha é influenciada pelos povos celtas e apresenta uma grande diversidade entre os países da ilha.

  • Londres posiciona-se como um importante centro cultural da Grã-Bretanha, com expressões, como a música e a literatura, que são conhecidas internacionalmente.

O que é a Grã-Bretanha?

Mapa indicando a localização da Grã-Bretanha.[imagem_principal]
A Grã-Bretanha é uma ilha da Europa que comporta três países do Reino Unido. [1]

A Grã-Bretanha é a maior ilha pertencente ao arquipélago denominado Ilhas Britânicas, que está localizado no noroeste da Europa. Além da Grã-Bretanha, a Ilha da Irlanda, a Ilha de Man e outras seis mil ilhas e ilhotas integram esse arquipélago de 315.159 km2.

Grã-Bretanha é um país?

Não, a Grã-Bretanha não é um país. A Grã-Bretanha é uma ilha dentro da qual estão localizados três países: a Escócia, a Inglaterra e o País de Gales.

Países que fazem parte da Grã-Bretanha

São três os países que fazem parte da Grã-Bretanha, os quais estão listados com as suas respectivas capitais na tabela abaixo. Todos os países dessa ilha, assim como a Irlanda do Norte (situada na Ilha da Irlanda), fazem parte do Reino Unido.

Países da Grã-Bretanha

País

Capital

Escócia

Edimburgo

Inglaterra

Londres

País de Gales

Cardiff

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diferenças entre Grã-Bretanha, Reino Unido e Inglaterra

A Grã-Bretanha, o Reino Unido e a Inglaterra são três unidades geográficas que estão diretamente relacionadas e que se sobrepõem no espaço geográfico. Por causa da sua correlação, é muito comum que haja confusão entre as três, incluindo a referência a elas como sendo um só ente político e territorial. Vamos entender melhor o que representa cada uma dessas unidades e por que não devemos confundi-las.

Grã-Bretanha

Reino Unido

Inglaterra

É uma unidade física que consiste em uma ilha localizada no noroeste da Europa. Ela contém a área territorial de três países, incluindo a Inglaterra.

É uma unidade político-administrativa formada por quatro países diferentes: Escócia, Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte.

É uma unidade territorial com limites políticos bem definidos. Trata-se de um país localizado na Grã-Bretanha e que integra a união política do Reino Unido.

Acesse também: Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra — mais detalhes sobre essas três unidades geográficas

Características da Grã-Bretanha

Geografia da Grã-Bretanha

Paisagem natural na Escócia, no norte da Grã-Bretanha.
Paisagem natural na Escócia, no norte da Grã-Bretanha.

A Grã-Bretanha é a maior ilha do arquipélago das Ilhas Britânicas. Ela tem área de 209.331 km2 e fica localizada no noroeste do continente europeu, onde é banhada pelas águas do Atlântico Norte. Está separada do restante da Europa pelo Canal da Mancha, que fica a sudeste. A oeste, estão posicionadas a Ilha da Irlanda e a Ilha de Man, que se separam da Grã-Bretanha pelo Mar da Irlanda. A área da Grã-Bretanha é dividida entre três países, sendo a Inglaterra o maior deles.

Por causa da sua posição geográfica, o clima da Grã-Bretanha é o clima temperado oceânico. As temperaturas são amenas durante todo o ano na ilha e ficam em torno de 10º C. Durante os meses mais quentes, essa média pode atingir 30º C, enquanto os invernos tendem a ser frescos. Aspectos característicos do clima nessa região da Europa são a intensa nebulosidade e a incidência de ventos, ao mesmo tempo em que as chuvas são recorrentes.

O relevo da Grã-Bretanha é compartimentado entre montanhas que estão localizadas ao norte e ao oeste da ilha, incluindo parte do sul e do sudoeste, planaltos em sua parcela central e planícies que compreendem o leste e o sudeste. Sua vegetação também aparece dividida entre as áreas recobertas pela charneca ou heath (campo de gramíneas), a oeste e a sudoeste, e pela floresta temperada, a leste e ao norte. Em se tratando do seu sistema de drenagem, o maior rio da Grã-Bretanha é o Rio Severn, que nasce no País de Gales e deságua no Canal de Bristol, em Londres (Inglaterra).

Economia da Grã-Bretanha

Como abriga a maior parte dos países do Reino Unido, podemos afirmar que a ilha da Grã-Bretanha é parte da sexta maior economia do mundo. Considerando a participação da Irlanda do Norte, o Reino Unido tem Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 3,8 bilhões. A maior parte desse valor é oriunda do setor terciário, que reúne as atividades relacionadas com o comércio e com os serviços. Em se tratando de serviços, destaca-se a importância do mercado financeiro para a economia da Grã-Bretanha. Lembremos que fica nessa ilha o segundo maior centro econômico do mundo, que é a cidade de Londres, na Inglaterra.

Legenda: Paisagem com vista para o distrito financeiro de Londres, na Inglaterra.

Paisagem com vista para o distrito financeiro de Londres, na Inglaterra, um dos países da Grã-Bretanha.
Paisagem com vista para o distrito financeiro de Londres, na Inglaterra, um dos países da Grã-Bretanha.

Por falar na capital inglesa, Londres é, também, uma das cidades com maior número de visitantes do planeta. Estima-se que a cidade receba mais de 20 milhões de turistas todos os anos, o que representa pouco mais da metade dos visitantes que chegam até a ilha da Grã-Bretanha anualmente. A história e a cultura da Inglaterra são os dois aspectos que mais atraem visitantes para o país e, consequentemente, para a Grã-Bretanha. Além disso, a paisagem natural da ilha é um atributo que contribui para o seu enorme potencial turístico. Fora da Inglaterra, Edimburgo, capital escocesa, é outro destino turístico muito procurado na Grã-Bretanha.

A indústria, que, aliás, se originou na Grã-Bretanha, hoje é modernizada e focada na produção de eletrônicos, de instrumentos de comunicação, de maquinários, de equipamentos de transporte, de tecidos e de alimentos. Aliado com o setor primário, está a indústria petroquímica britânica, que consiste na segunda maior da Europa depois da Noruega. Não somente o petróleo é produzido na Grã-Bretanha, mas principalmente o gás natural, que é uma importante fonte de energia na ilha. Em se tratando do setor primário, a exploração de carvão mineral e de madeira, assim como a produção agrícola de trigo, cevada e batata são as atividades que contribuem para a economia dos países britânicos.

Moeda da Grã-Bretanha

Notas e moedas em libra esterlina, a moeda dos países da Grã-Bretanha.
A moeda dos países da Grã-Bretanha é a libra esterlina.

Os países da Grã-Bretanha têm, cada um deles, a mesma moeda: a libra esterlina (GBP), representada pelo símbolo £. É popularmente conhecida pelos britânicos como pound e é considerada atualmente a quinta moeda mais forte do mundo.

População da Grã-Bretanha

A população da ilha da Grã-Bretanha é de 65.677.880 habitantes. A maior parcela vive na Inglaterra, país que tem mais de 57 milhões de habitantes, ou 84,3% de toda a população britânica. Na sequência, estão a Escócia, com quase 5,5 milhões de habitantes, e o País de Gales, que tem 3,1 milhões de habitantes. Veja, na tabela abaixo, o detalhamento do tamanho da população de cada país britânico:

População da Grã-Bretanha

País

População

Escócia

5.439.842

Inglaterra

57.106.398

País de Gales

3.131.640

A Grã-Bretanha é uma ilha urbanizada em que a maior parte da população está concentrada nas cidades, principalmente naquelas que ficam localizadas nas porções central e sul da ilha. Com isso, temos Londres como a cidade mais populosa da Grã-Bretanha, com 8.945.309 habitantes. Na sequência, estão Birmingham, Manchester, Liverpool e Leeds, todas cidades da Inglaterra.

Cultura da Grã-Bretanha

A Grã-Bretanha abriga um dos mais importantes centros culturais do mundo, que é Londres. A cidade é internacionalmente conhecida por reunir importantes aspectos da cultura da Inglaterra, principalmente, com manifestações como a música, a literatura e a produção audiovisual sendo difundidas para todo o mundo. Considerando toda a Grã-Bretanha, a cultura de seus países exibe a influência de povos antigos da Europa, principalmente os celtas. As línguas faladas são um exemplo. Além do inglês, a língua gaélica escocesa e o galês são registrados na ilha.

Em termos de religião, o anglicanismo é predominante nos países britânicos. Aliás, a Igreja Anglicana surgiu na Grã-Bretanha, mais precisamente na Inglaterra. Cada um dos seus países tem, também, tradições que são muito particulares, como a celebração conhecida como Burns Supper na Escócia, o Dia de São Davi no País de Gales e o Dia de São Jorge, na Inglaterra. A gastronomia da Grã-Bretanha varia consideravelmente de país para país, com pratos como o peixe com fritas inglês, o bolo galês e o haggis escocês.

Mapa da Grã-Bretanha

Mapa da Grã-Bretanha. [2]
Mapa da Grã-Bretanha. [2]

Bandeira da Grã-Bretanha

A Grã-Bretanha não tem uma bandeira própria, haja vista que não é um país. Entretanto, além da bandeira que representa o Reino Unido, cada um dos territórios que integra essa ilha tem o seu próprio pavilhão.

A seguir, conheça a bandeira individual de cada país da Grã-Bretanha.

Bandeira da Escócia

Bandeira da Escócia, um dos países da Grã-Bretanha.

Bandeira da Inglaterra

Bandeira da Inglaterra, um dos países da Grã-Bretanha.

Bandeira do País de Gales

Bandeira do País de Gales, um dos países da Grã-Bretanha.

Curiosidades sobre a Grã-Bretanha

Monumento de Stonehenge, localizado ao sul da Grã-Bretanha.
Localizado ao sul da Grã-Bretanha, o monumento de Stonehenge tem idade aproximada de 5 mil anos. [3]
  • Para ir da Grã-Bretanha para a Europa continental pelo Canal da Mancha, gasta-se, em média, 35 minutos.

  • Os castelos mais antigos da Grã-Bretanha ficam no condado de Herefordshire, na Inglaterra. Eles teriam sido construídos antes da Conquista Normanda em 1066.

  • Ben Nevis é o nome da montanha mais elevada da Grã-Bretanha. Ela tem altitude máxima de 1.345 metros e fica localizada na Escócia.

  • O monumento de Stonehenge, que fica ao sul da Grã-Bretanha, na Inglaterra, tem idade aproximada de 5 mil anos.

  • Cerca de 75 dos picos mais elevados da Grã-Bretanha ficam na Escócia.

  • A menor cidade da Grã-Bretanha, e do Reino Unido, é St. Davids, no País de Gales. Ela reúne apenas 1.300 habitantes.

  • A caverna denominada Ogof Ffynnon Ddu (traduzido livremente para o português como Caverna do Poço Negro), é a mais profunda da Grã-Bretanha. Localizada no País de Gales, seu ponto mais baixo chega a 274 metros.

Créditos de imagem

[1] TUBS / Soumya-8974 / Wikimedia Commons (reprodução)

[2] Cnbrb / Wikimedia Commons (reprodução)

[3] Diego Delso / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

BBC. Castle mad! Here are 10 fun facts about Wales. BBC Bitesize, [s.d.]. Disponível em: https://www.bbc.co.uk/bitesize/articles/z7qh46f#zbgdnk7.

CIA. Countries: United Kingdom. In: CIA. The World Factbook, [2025]. Disponível em: https://www.cia.gov/the-world-factbook/countries/united-kingdom/.

OFFICE FOR NATIONAL STATISTICS. Population estimates for the UK, England, Wales, Scotland and Northern Ireland: mid-2023. ONS, 08 out. 2024. Disponível em: https://www.ons.gov.uk/peoplepopulationandcommunity/populationandmigration/populationestimates/bulletins/annualmidyearpopulationestimates/mid2023.

REDAÇÃO. Great Britain (island, Europe). Encyclopedia Britannica, [s.d.]. Disponível em: https://www.britannica.com/place/Great-Britain-island-Europe.

VisitBritain. Disponível em: https://www.visitbritain.com/en.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.
Deseja fazer uma citação?
GUITARRARA, Paloma. "Grã-Bretanha"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/geografia/gra-bretanha.htm. Acesso em 09 de setembro de 2025.
Copiar