Consequências do aquecimento global - Brasil Escola

Consequências do aquecimento global

Algumas das consequências do aquecimento global são as mudanças climáticas, os prejuízos a cadeias produtivas e o aprofundamento das desigualdades socioeconômicas.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

As consequências do aquecimento global são os impactos oriundos do aumento da temperatura média do planeta Terra. Essas consequências se impõem, desde agora, em várias regiões e países, e afetam a economia, o meio ambiente e os seres humanos, causando tanto problemas de saúde quanto socioeconômicos. Nota-se, recentemente, o agravamento das consequências do aquecimento global, o que se deve sobretudo à ação humana na natureza, mediante a degradação do meio, e à emissão de gases do efeito estufa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Afinal, o que é o aquecimento global?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre as consequências do aquecimento global

  • As consequências do aquecimento global são os impactos oriundos do aumento da temperatura média do planeta Terra.

  • Os fatores que as agravam são os mesmos causadores: degradação ambiental e emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.

  • A saúde humana é impactada por esse problema ambiental com o surgimento ou agravamento de doenças associadas a condições atmosféricas extremas e à poluição.

  • Na economia, afeta as cadeias de produção por conta da escassez de matérias-primas, de fontes de energia e de água, encarecendo o processo e causando desabastecimento.

  • As mudanças climáticas, o desequilíbrio ambiental, a destruição de ecossistemas e a perda de biodiversidade são as principais consequências do aquecimento global na natureza.

  • Com o avanço do aquecimento global, as desigualdades socieconômicas entre as camadas da população se agravam, pois as consequências do problema afetam a população mais vulnerável primeiramente.

Quais são as reais consequências do aquecimento global?

As reais consequências do aquecimento global estão presentes na vida cotidiana da população de todo o planeta Terra, com maior ou menor intensidade. Ainda que as mudanças climáticas e, portanto, as alterações no comportamento da atmosfera sejam as mais evidentes delas, existem impactos diretos para os seres humanos, para a economia, para o meio ambiente e para o desenvolvimento socioespacial dos países e territórios. A seguir, conheça as consequências desse grave problema ambiental.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Consequências do aquecimento global para a saúde

O aquecimento global afeta a saúde dos seres humanos em curto, médio e longo prazo. Isso acontece por conta das condições climáticas extremas que nos são impostas, com a ocorrência de ondas de calor severas, frio intenso, secas prolongadas e chuvas excessivas em curto tempo. Por essa razão, o corpo humano se torna suscetível a uma série de condições clínicas atreladas ao aquecimento global e seus impactos na natureza.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vulnerabilidade demográfica, socioeconômica, geográfica e biológica, para além das mudanças climáticas, contribui para o maior ou menor impacto desse problema ambiental na saúde humana. Aliás, é importante salientar que os riscos climáticos decorrentes do aquecimento global incluem também a poluição atmosférica, o aumento do nível dos oceanos, a escassez de água e a menor produção de alimentos. Então, segundo a OMS, os seguintes problemas de saúde são consequências do aquecimento global:

  • hematomas, machucados, mal-estar ou mesmo morte por conta das ondas de calor;

  • aparecimento ou piora de doenças respiratórias;

  • risco de contaminação e de doenças geradas por vetores que se propagam na água;

  • proliferação de doenças transmitidas por animais diversos (zoonoses);

  • desnutrição e problemas de saúde correlatos;

  • aumento das doenças crônicas (doenças cardiovasculares, problemas pulmonares, câncer), o que inclui as doenças mentais;

  • sobrecarga de hospitais, centros de saúde e outros estabelecimentos destinados ao cuidado para com a saúde humana.

Consequências do aquecimento global para a economia

A economia é outro setor da sociedade muito afetado pelo aquecimento global. Não estamos falando aqui somente dos problemas relacionados com as perdas financeiras e materiais de menor escala, mas sim de interferências no sistema econômico e no seu funcionamento. Com o aquecimento global, os países mais vulneráveis as nações subdesenvolvidas e as nações emergentes —, em certo grau, têm o seu processo de desenvolvimento diretamente ameaçado pelas mudanças no clima.

Tanto as cadeias produtivas primárias quando as demais são duramente afetadas pelos impactos sofridos na produção de matérias-primas. O preço da eletricidade aumenta, principalmente aquela gerada por fontes como água e vento, e a disponibilidade hídrica é incerta, além do gradativo esgotamento dos principais recursos naturais. Assim, é difícil manter a produção, e isso gera a perda de centenas de milhares de dólares, quando se analisa toda a cadeia produtiva de um bem.

Setores industriais e ramos produtivos inteiros são afetados pelos impactos das mudanças no padrão de clima em todo o mundo. Aliás, o setor de turismo é duramente afetado pelo aquecimento global, o que está atrelado também às consequências ambientais desse problema.

Mantendo-nos na seara da economia, temos, ainda, as enormes perdas que representam fenômenos como inundações, enchentes, furacões e tornados. Todos esses fenômenos são intensificados em função das mudanças climáticas, e ocasionam a destruição das redes de infraestrutura urbana e de residências, deixando centenas ou milhares de pessoas desabrigadas ou mesmo mortas. É necessário, por isso, investimento pesado do Estado e nas jurisdições locais para a reconstrução de áreas e o amparo aos cidadãos.

Consequências ambientais do aquecimento global

As mudanças climáticas são o principal reflexo do aquecimento global no meio ambiente. O aquecimento global consiste no aumento da temperatura média do planeta Terra, que, no momento, se encontra 1,1 ºC acima da temperatura pré-industrial. A emissão de gases poluentes na atmosfera é a sua principal causa, o que tem provocado a manutenção e o aumento no buraco da camada de ozônio, que exerce a proteção do planeta Terra contra os efeitos nocivos dos raios solares.

Devido a isso, uma série de transformações no comportamento da atmosfera tem produzido situações climáticas extremas e antes consideradas raras, como secas prolongadas, chuvas volumosas em pouco tempo, e frio ou calor intenso; além disso, fenômenos como o El Niño, a La Niña, furacões, tornados, tufões e mesmo o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Com o aquecimento da Terra, as calotas polares já começaram seu processo de derretimento, o que resulta na elevação do nível dos oceanos.

Os impactos das transformações citadas acima no meio ambiente podem ser devastadores. Para além das alterações no padrão do clima, há um claro desequilíbrio ambiental em relação ao funcionamento dos ciclos biogeoquímicos, que se realizam constantemente na natureza, provocando a instabilidade e a fragilização dos ecossistemas.

Como resultado, há a perda de habitats e a diminuição da biodiversidade, com a morte de espécies de animais e plantas e mesmo a sua extinção. Lembremos que muitas delas não apresentam modificações orgânicas que as permitam suportar condições adversas de clima (temperatura, umidade e pressão).

Consequências sociais do aquecimento global

As consequências do aquecimento global para a população vão além das questões econômicas e sanitárias anteriormente expostas. Esse grave problema ambiental deixa ainda mais vulnerável aquelas camadas da sociedade que já se encontram em situação de fragilidade, e os impactos das mudanças climáticas acabam por aprofundar as desigualdades socioeconômicas existentes e impor novos desafios ao cotidiano dessas pessoas e aos governantes, no sentido de amparar essa fatia da população.

Eventos climáticos extremos obrigam essas pessoas a deixarem suas casas, ou então a migrarem de onde vivem para evitar uma catástrofe associada a chuvas, ao calor extremo ou ao frio congelante. Produz-se, com isso, os migrantes do clima, que, em alguns casos, tornam-se refugiados do clima, uma vez que sua região de origem oferece riscos à sua vida e de seus familiares que os impedem de retornar. Em se tratando da população no geral, percebe-se piora na qualidade de vida e alterações na sua distribuição sobre o globo em busca de áreas seguras para viver.

Veja também: Quais são os impactos do aquecimento global no Brasil?

Quais fatores influenciam as consequências do aquecimento global?

Incêndio florestal, acontecimento que leva às consequências do aquecimento global.
A degradação ambiental é o fator que mais influencia o aquecimento global.

O fator que influencia as consequências do aquecimento global é o mesmo responsável pela sua existência e agravamento: a ação transformadora do ser humano sobre o meio, o que inclui a degradação do meio ambiente para a obtenção de recursos naturais, as atividades econômicas urbanas e rurais e, mais intensamente, a emissão de gases do efeito estufa (GEE), tais como gás carbônico (CO2), metano (CH4), clorofluorcarbonetos (CFC) e óxido nitroso (N2O).

Fontes

CHO, Renée. How Climate Change Impacts the Economy. State of the Planet – Columbia Climate School, 20 jun. 2019. Disponível em: https://news.climate.columbia.edu/2019/06/20/climate-change-economy-impacts/.

NUNEZ, Christina. What is global warming, explained. National Geographic, 22 jan. 2019. Disponível em: https://www.nationalgeographic.com/environment/article/global-warming-overview.

WHO. Climate change. World Health Organisation (WHO), [s.d.]. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/climate-change-and-health.

Solo que sofreu desertificação, uma das consequências do aquecimento global.
As consequências do aquecimento global já são observadas no clima, no meio ambiente e na sociedade.
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.
Deseja fazer uma citação?
GUITARRARA, Paloma. "Consequências do aquecimento global"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/geografia/consequencias-do-aquecimento-global.htm. Acesso em 09 de setembro de 2025.
Copiar

Lista de exercícios


Ver Todos

Exercício 1

(Uece) Segundo estudos, o aquecimento global é responsável pelas mudanças climáticas que vêm ocorrendo em todo o planeta, com trágicas consequências ambientais, econômicas e sociais.

No que concerne ao aquecimento global, assinale a afirmação verdadeira.

A) Os países desenvolvidos não são os principais responsáveis pela concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.

B) As consequências do aquecimento global afetarão todos os países, mas as consequências dessas mudanças climáticas não afetarão o meio ambiente e a população do Brasil.

C) Em decorrência do aquecimento global, milhões de pessoas poderão enfrentar fome e racionamento de água, além das consequências do desaparecimento de muitas áreas costeiras pela elevação do nível do mar.

D) O aquecimento global é um fenômeno natural e não tem relação com a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera emitidos pelos países ricos.

Exercício 2

(UPE) Apesar de ser um fenômeno natural, os efeitos do El Niño contribuem para o aquecimento significativo da atmosfera, que vai se somar ao aquecimento global causado pelo ser humano. Leia o texto a seguir, sobre o tema.

A Organização Mundial Meteorológica (OMM) afirmou que as temperaturas globais devem bater taxas recordes nos próximos cinco anos por causa dos gases que causam o efeito estufa e do fenômeno El Niño. Há uma probabilidade de 66% de a média anual de aquecimento ultrapassar 1,5°C entre 2023 e 2027. Esse é o limiar de aumento da taxa média de temperatura global estipulado para até o final do século a fim de evitar as consequências da crise climática provocada pelo homem em razão da crescente emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. El Niño: o fenômeno terá grande influência nesse processo e levará as temperaturas globais para patamares desconhecidos.

Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2023/05/17/temperaturas-globais-devem-subir-a-niveis recordes-nos-proximos. Acesso em: 20 de junho de 2023. Adaptada.

Sobre as implicações do aquecimento global no planeta, assinale a alternativa CORRETA.

A) Acidificação dos oceanos pela diminuição de CO2 na água.

B) Aumento da capacidade do fitoplâncton em realizar fotossíntese.

C) Atraso da reprodução das plantas, impedindo produção de flores e frutos.

D) Diminuição na quantidade de CO2, alterando a taxa de transpiração das plantas, aumentando a umidade relativa do ar.

E) Perda de florestas tropicais por geração de incêndios florestais.

Exercício 3

(UFRGS) O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (http://www.ipcc.ch) é uma das maiores redes globais de cooperação e coordenação de pesquisas sobre mudanças climáticas globais. O aquecimento global é uma das maiores preocupações desse vasto grupo de cientistas do mundo todo.

Considere as afirmações abaixo, sobre as consequências do aquecimento global.

I – O Monte Kilimanjaro na África, porções da Cordilheira dos Andes e da Cordilheira do Himalaia provavelmente perderão a maioria de seu gelo glacial nas próximas duas décadas.

II – A intensidade dos ciclones tropicais, correlacionada à elevação das temperaturas da superfície do mar em regiões tropicais, aumentará.

III – Secas mais longas e intensas, particularmente nos trópicos e subtrópicos, como as regiões do Sahel, Mediterrâneo, África meridional, Oeste dos Estados Unidos, já estão sendo observadas e aumentarão de intensidade.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas I e III.

D) Apenas II e III.

E) I, II e III.

 

Exercício 4

(Unicamp)

Segundo o relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), o ano de 2023 foi o mais quente já registrado. A média global anual foi de 1,45o C acima dos níveis pré-industriais. O relatório chama a atenção para a relação entre esse aumento no aquecimento global e o agravamento das crises socioambientais já existentes.

(Disponível em https://brasil.un.org/pt-br/257750-onu-confirma-que-2023-bate-recorde- -de-temperatura-global. Acesso em 26/09/2024.)

Assinale a alternativa que melhor descreve os impactos provocados pelo aquecimento global.

A) Elevação do nível do mar, aumento da insegurança alimentar e surgimento de refugiados climáticos.

B) Aquecimento dos oceanos, resfriamento das calotas polares e aumento do nível do mar.

C) Catástrofes ambientais, encolhimento na produção das safras agrícolas e redução dos gases de efeito estufa.

D) Derretimento das calotas polares, redução do surgimento de furacões e aumento de picos de calor.