Ásia Central: países, características, mapa - Brasil Escola

Ásia Central

A Ásia Central é uma importante região do continente asiático formada por países emergentes que têm o petróleo como carro-chefe da economia, além de terem feito parte da URSS.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A Ásia Central é uma região do continente asiático formada pelos seguintes países: Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Todos eles foram ex-repúblicas soviéticas entre 1922 e 1991, quando conquistaram a sua soberania gradualmente. Além dos aspectos históricos, os países da Ásia Central têm em comum o clima temperado continental e a vegetação escassa formada por estepes, além de um sistema de rios que tem como cursos principais o Amu Dária e o Sir Dária. Seu relevo é planáltico e montanhoso, e no subsolo eles são dotados de recursos como o petróleo e o gás natural, que lideram a economia regional junto da agricultura irrigada.

Os habitantes da Ásia Central são, em sua maioria, seguidores da fé islâmica e apresentam tradições e costumes em comum que foram herdados dos povos originários daquela região do continente asiático, dos turcos e também dos persas. Atualmente com uma menor concentração de conflitos, disputas fronteiriças já foram registradas na região, tendo a mais recente delas, entre o Quirguistão e o Tajiquistão, encontrado um acordo no ano de 2025.

Leia também: Ásia — tudo sobre o maior e mais populoso continente do planeta

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Ásia Central

  • A Ásia Central é uma região de 4 milhões de km2 formada por cinco países:

    • Cazaquistão;

    • Quirguistão;

    • Tajiquistão;

    • Turcomenistão;

    • Uzbequistão.

  • Não é incomum a presença do Afeganistão na lista de países centro-asiáticos. No entanto, ele também compartilha características com outras regiões da Ásia.

  • A economia da Ásia Central é emergente e centrada na exploração de petróleo e gás natural, na agricultura irrigada e na pecuária.

  • Dentre as economias nacionais da Ásia Central, a do Cazaquistão é a maior delas.

  • Os países centro-asiáticos possuem diferentes regimes de governo, entre o presidencialismo e o parlamentarismo, mas eles têm em comum o seu perfil autoritário.

  • A cultura da Ásia Central se baseia na influência de diferentes etnias que compõem a sua população, além de elementos provenientes de povos vizinhos.

  • Danças folclóricas, música produzida em instrumentos de corda e a tapeçaria são algumas das expressões culturais centro-asiáticas.

  • O islamismo é a religião predominante na região da Ásia Central. Sua adesão nos países varia entre 70% e 98% da população.

  • A Ásia Central é uma região formada por planaltos e montanhas recobertos por estepes ou desertos. Seu clima é o temperado continental, marcado pela aridez.

  • Os rios Amu Dária e Sir Dária são os dois principais cursos d’água da Ásia Central.

  • A região registra conflitos fronteiriços e pelo acesso à água. Um dos conflitos com desenvolvimento recente foi o do Quirguistão com o Tajiquistão, encerrado mediante um acordo entre os países em 2025.

  • Os países da Ásia Central fizeram parte da União Soviética, tornando-se territórios independentes a partir de 1991.

Países da Ásia Central

A região da Ásia Central é composta por cinco países. Saiba quais são eles e as suas respectivas capitais na tabela a seguir.

Países da Ásia Central

País

Capital

Cazaquistão

Astana

Quirguistão

Bishkek

Tajiquistão

Dushanbe

Turcomenistão

Asgabate

Uzbequistão

Tashkent

O Afeganistão pode ser considerado um país da Ásia Central. Seu território e a sua população compartilham muitos aspectos com os territórios mencionados acima, principalmente quando analisamos a sua geografia, seu perfil socioeconômico e signos culturais, como a religião, por exemplo. No entanto, o Afeganistão também apresenta características que se aproximam do Oriente Médio e, por vezes, é considerado como parte daquela região.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características da Ásia Central

A Ásia Central é uma região do continente asiático com aproximadamente 4 milhões de km² de extensão limitada por:

  • Rússia, ao norte;
  • China, a leste;

  • Afeganistão e Irã, ao sul.

A oeste, o Cazaquistão e o Turcomenistão são banhados pelas águas do Mar Cáspio.

A região da Ásia Central foi assim delimitada pelo fato de seus países compartilharem muitos aspectos socioeconômicos, culturais e, sobretudo, históricos. Como veremos adiante, todos eles integraram a União Soviética (URSS) e se tornaram territórios independentes no ano de 1991.

  • Economia da Ásia Central

Os países da Ásia Central são classificados como emergentes, embora, entre eles, seja possível identificar diferentes níveis de desenvolvimento. Enquanto o Cazaquistão e o Uzbequistão representam as duas maiores economias regionais, sendo elas a 21ª e a 25ª economia nacional do continente, o Tajiquistão ocupa a posição de quarta menor economia de toda a Ásia. Todos os países da Ásia Central apresentam um setor terciário, que reúne as atividades de comércio e serviço, mais expressivo do que os demais.

Para além das trocas comerciais internas, o comércio internacional desempenha papel importante na economia. Ele é, além de fonte de receita, uma fonte de mercadorias que não são desenvolvidas na região, em especial bens manufaturados como maquinários e veículos e equipamentos elétricos.

No caminho inverso, as exportações dos países centro-asiáticos são compostas quase que exclusivamente por produtos primários (matérias-primas), os quais são liderados pelo petróleo bruto e pelos demais combustíveis fósseis. Em conjunto, esses produtos representam pouco mais da metade da pauta exportadora da região.

Bomba de petróleo nas areias de deserto no Cazaquistão, país da Ásia Central.
Além dos serviços, a economia da Ásia Central é liderada pela produção de petróleo e gás natural.

A Ásia Central tem o subsolo rico em recursos minerais. Por essa razão, como pudemos perceber, a exploração desses recursos é uma das atividades econômicas mais importantes da região. Quando tratamos de recursos, não estamos considerando somente o petróleo e o gás natural, que são extraídos em toda a região. Há, ainda, amplas reservas de cobre, urânio, carvão mineral, ouro, prata, zinco e tungstênio que são comercialmente exploradas na Ásia Central.

A pecuária e a agricultura irrigada, principalmente no Quirguistão e no Tajiquistão, são os segmentos do setor primário que mais concentram mão de obra. A produção gira em torno de trigo, batata, algodão, mandioca e de leite bovino. Nos demais países, a área agrícola é limitada por causa das suas condições climáticas, predominantemente áridas.

  • Política da Ásia Central

Os países da Ásia Central apresentem diferentes tipos de sistemas políticos e estruturas de Estado, variando do presidencialismo ao parlamentarismo. Chama a atenção, entretanto, o autoritarismo dos governos estabelecidos na Ásia Central.

Até mesmo o Quirguistão, que foi apelidado de Ilha da Democracia na década de 1990, viu as suas liberdades políticas diminuírem gradativamente até a instalação de um regime classificado como autoritário a partir de 2022. Com isso, o sistema político da Ásia Central, sem exceção, é marcado por autoritarismo consolidado.

A política dos países centro-asiáticos é marcada pela repressão política, pela supressão de liberdades individuais da população, pela censura da mídia e pela ausência ou limitação da atuação de uma oposição ao governo vigente. Aqueles países em que o processo democrático já existia, como o voto popular para a eleição de um novo presidente, mantiveram-no. No entanto, tais protocolos são denunciados como irregulares e fraudulentos, realizados apenas como fachada. Até hoje, o Turcomenistão é visto como um dos países mais fechados e mais autoritários do mundo.

  • Cultura da Ásia Central

A cultura da Ásia Central é formada a partir de influências de um conjunto de dezenas de etnias que vivem naquela porção do continente há milhares de anos. Vale a pena mencionar que os povos originários e as etnias tradicionais da Ásia Central eram, em sua maioria, nômades, que viviam do pastoreio de animais, o que favoreceu o contato com diferentes populações e o enriquecimento da sua cultura.

A presença dos persas na região e a incorporação de seus territórios à União Soviética adicionou novas referências culturais aos países centro-asiáticos, tornando-os ainda mais diversos em termos de tradições e costumes.

Tapeçaria, uma importante atividade artesanal dos países centro-asiáticos.
Tapeçaria, uma importante atividade artesanal dos países centro-asiáticos.

A arte é uma das principais formas de expressão na Ásia Central. A música produzida por meio de instrumentos de corda, como o kobyz, as danças folclóricas repletas de movimentos harmônicos e gestos complexos e bem ensaiados, como o lazgi turcomeno, a kara jarga cazaque e o shamsher bozi tajique, estão entre algumas das principais expressões culturais da região.

O artesanato, sobretudo a tapeçaria, a produção de seda e a confecção manual de roupas e tecidos a partir da seda são, igualmente, tradições da Ásia Central.

  • Religião da Ásia Central

Vista para a Grande Mesquita de Astana, no Cazaquistão, considerada a maior da Ásia Central.
Vista para a Grande Mesquita de Astana, no Cazaquistão, considerada a maior da Ásia Central.

A religião islâmica é predominante nos países da Ásia Central. A maioria da população que habita a região é seguidora da vertente sunita do islamismo. No país em que a religião islâmica tem o menor número de adeptos, que é o Cazaquistão, a parcela da população muçulmana chega a 70%.

Enquanto isso, no Tajiquistão os muçulmanos representam 98% da população local. As religiões cristãs constituem o segundo grupo de crenças com maior número de adeptos, variando entre 2 e 26% da população, a depender do país. O budismo, o judaísmo e outras religiões são praticadas em alguns dos países centro-asiáticos, mas por uma minoria de seus habitantes.

  • Geografia da Ásia Central

Os planaltos e montanhas são as formas de relevo mais presentes na Ásia Central, uma região elevada do continente asiático em que a altitude média é superior a 2 mil metros, enquanto os pontos culminantes chegam a quase 7 mil metros.

Sua localização e a disposição das cadeias montanhosas, concentradas principalmente no sul, no limite com o Irã e o Afeganistão, são os fatores que determinam o tipo de clima da região, marcado pela aridez. Por essa razão, pelo menos 60% da superfície da Ásia Central é formada por desertos.

Formas de relevos da Ásia Central
Planaltos, montanhas e estepes caracterizam a geografia da Ásia Central.

A ausência de vegetação somente é interrompida pelos campos de gramíneas que são característicos das estepes, uma paisagem que é muito comum nos países da Ásia Central. Existem, também, áreas isoladas em que matas mais densas são observadas, mas elas ocorrem somente onde há disponibilidade hídrica suficiente, como em parte do Quirguistão. A vegetação alpina, que se desenvolve em regiões de frio extremo, é encontrada em trechos de maior altitude da Ásia Central.

  • Clima da Ásia Central

A Ásia Central, como adiantamos, tem clima árido decorrente da sua posição geográfica e da maneira como seu relevo atua como barreira às massas de ar úmidas que sopram do sul para o norte.

O tipo de clima encontrado em todos os países da região é o temperado continental, descrito como um clima ameno com verões que variam de quentes a moderados (entre 16º C e 30º C) e invernos muito rigorosos (entre -18º C e -40º C), nos quais as temperaturas são ainda mais baixas em terrenos de elevada altitude. Dessa forma, a amplitude térmica anual nos países centro-asiáticos é acentuada.

As chuvas na Ásia Central são escassas e restritas aos meses de inverno. Seu volume, entretanto, é baixo, e varia entre 200 mm nas áreas mais secas e 800 mm nas áreas mais úmidas. A região montanhosa da Ásia Central apresenta muitos picos nevados em que o clima é o frio de montanha, com temperaturas baixas durante todo o ano e ocorrência de precipitação na forma de neve.

  • Rios da Ásia Central

Amu Dária, um dos rios mais importantes da Ásia Central.
Amu Dária, um dos rios mais importantes da Ásia Central.

Apesar de ter um regime pluviométrico irregular que é típico de regiões áridas, a existência de geleiras nas montanhas e picos elevados proporciona a manutenção de uma densa rede de rios na região. Os rios Amu Dária e Sir Dária são os dois principais rios que atravessam a Ásia Central, partindo dele a água para o abastecimento urbano de boa parte das cidades locais, além de alimentarem os sistemas de irrigação que sustentam a produção agrícola regional.

Mapa da Ásia Central

Mapa dos países da Ásia Central. [imagem_principal]

Conflitos na Ásia Central

A Ásia Central registra uma série de conflitos que tem como causas os limites territoriais que foram estabelecidos tão logo os países se tornaram independentes da União Soviética, além de disputas pelo maior acesso aos recursos hídricos.

Um dos conflitos mais duradouros da região foi aquele que se deu entre o Quirguistão e o Tajiquistão, e suas raízes remontam ao período em que ambos eram repúblicas soviéticas. Suas fronteiras foram delimitadas no ano de 1918 sem levar em consideração as divisões étnicas de cada área, e um trecho de aproximadamente 900 quilômetros passou a ser alvo de contestações e reivindicações de ambos os lados.

As disputas entre Quirguistão e Tajiquistão também envolviam o acesso a fontes de água potável, haja vista a importância desse recurso para a manutenção da agricultura irrigada, que é praticada em ambos os países. Na última década, houve enfrentamentos diretos entre os países, com uma série de ataques mútuos que ocasionaram a morte de centenas de civis.

Em 13 de março de 2025, foi anunciado um acordo entre Quirguistão e Tajiquistão, colocando fim às tensões que duraram mais de três décadas. Assim como aconteceu com esses territórios, a maior parte das disputas observadas na Ásia Central se deu por contestações nas fronteiras preestabelecidas.

Tem-se notado, em um período mais recente, a ampliação do diálogo entre os países centro-asiáticos e o desejo de cooperação entre eles. Como prova disso, destacam-se reuniões anuais que estão sendo realizadas desde o ano de 2017 entre chefes de Estado e representantes de cada um dos países da região para a promoção de discussões acerca de estratégias de desenvolvimento conjunto e de crescimento da Ásia Central em um contexto internacional mais amplo, com maiores chances de estabelecerem novas relações diplomáticas e garantir sua maior abertura ao exterior.

Bandeiras da Ásia Central

Bandeiras dos cinco países da Ásia Central.
Bandeiras dos cinco países da Ásia Central.

História da Ásia Central

A ocupação da Ásia Central teve início há aproximadamente 30 mil anos, embora as populações que lá viveram só começaram a ser identificadas em um período de tempo que é comparativamente mais recente.

Identificou-se a presença dos cimérios na região por volta de 1.000 anos a.C., sendo eles povos originários da região do Cáucaso que se difundiram por diversas partes da Ásia e também da Europa. Junto deles estavam os citas, um povo que surgiu onde hoje fica o Irã e que levava um modo de vida nômade. Os também nômades xiongnu e uígures migraram para aquela região muito antes da sua incorporação à Rússia.

Uma sucessão de povos originários da atual Turquia exerceram domínio sobre a Ásia Central até o século XIII, ao mesmo tempo em que a religião islâmica começou a ser introduzida na região. Esse processo de incorporação do islamismo perdurou até o século XV, sendo hoje a religião predominante na Ásia Central.

Quando isso aconteceu, os mongóis haviam alcançado a região, e seu domínio foi sucedido pelo dos uzbeques. Pouco a pouco, os russos passaram a incorporar os territórios uzbeques da Ásia Central ao seu território, culminando na sua total anexação no pós-Revolução Russa de 1917.

A partir de 1922, os territórios da Ásia Central se tornaram repúblicas pertencentes à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a URSS. A independência dos países centro-asiáticos aconteceu com a deterioração do bloco socialista e com o desmantelamento da URSS.

O primeiro país a se tornar independente foi o Quirguistão, em agosto de 1991. O último foi o Cazaquistão, no mês de dezembro daquele mesmo ano. Conforme vimos anteriormente, disputas fronteiriças surgiram a partir da independência desses países por causa da forma como a divisão foi feita durante o período em que permaneceu sob a URSS.

Leia também: Quais são os países do Oriente Médio?

Exercícios sobre Ásia Central

Questão 1

(UEA) Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Turcomenistão são países integrantes da Ásia Central. Essa região é destacada como uma das zonas de principais interesses estratégicos para a Rússia no século XXI. Contudo, a região tem se tornado um desafio para o papel almejado pelo governo russo de ser reconhecido como garantidor da estabilidade dos regimes e da segurança de seus aliados.

(https://gedes-unesp.org, 25.11.2022. Adaptado.)

Considerando o excerto e conhecimentos sobre a geopolítica da Ásia Central, no período da Guerra Fria e na atualidade, afirma-se que esses países

a) constituíram o Pacto de Varsóvia e são países integrantes da zona de livre comércio da Organização de Cooperação Centro-Asiática (CACO).

b) integraram a extinta União Soviética e constituem uma aliança de cooperação militar da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC).

c) constituíram o Pacto de Varsóvia e estabelecem uma reciprocidade de cooperação bélico-militar do Conselho de Segurança do Golfo (CSG).

d) estabeleceram uma política econômica planificada e mantêm em vigor o Conselho de Assistência Econômica Mútua (COMECON).

e) integraram a extinta União Soviética e são países-membros do bloco econômico denominado Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

Resposta: Alternativa E. Todos os cinco países da Ásia Central foram repúblicas integrantes da União Soviética. Depois da sua independência em 1991, passaram a integrar a CEI.

Questão 2

A Ásia Central é uma região do continente formada por cinco ex-repúblicas soviéticas. Além do seu histórico em comum, os países centro-asiáticos compartilham muitos aspectos sociais, econômicos e naturais. A respeito das características da Ásia Central, assinale a alternativa que descreve uma delas corretamente:

a) o regime hídrico da Ásia Central proporciona o desenvolvimento de solos profundos e densa cobertura vegetal formada por florestas.

b) o subsolo da Ásia Central é rico em recursos minerais, notadamente petróleo e gás natural. A sua exploração é um dos carros-chefe da economia regional.

c) a Ásia Central é formada por países desenvolvidos que apresentam baixa desigualdade socioeconômica.

d) a proximidade do Mar Cáspio confere alto teor de umidade para a região, mantendo clima temperado oceânico que favorece a atividade agrícola.

e) o modo de vida da população da Ásia Central é inteiramente dependente do comportamento do clima e das suas variações sazonais.

Resposta: Alternativa B. A Ásia Central tem economia emergente baseada na exploração petrolífera e na agricultura irrigada. A região dispõe de clima temperado continental árido com baixo volume anual de chuvas.

Fontes:

ARDUINO, Alessandro. Central Asia caught in a geopolitical tug of war. East Asia Forum, 26 fev. 2024. Disponível em: https://eastasiaforum.org/2024/02/26/central-asia-caught-in-a-geopolitical-tug-of-war/.

BAIN, Emma. Four Central Asian cultural practices newly inscribed on UNESCO’s Intangible Cultural Heritage List. Novastan, 19 dez. 2022. Disponível em: https://novastan.org/en/kazakhstan/four-central-asian-cultural-practices-newly-inscribed-on-unescos-intangible-cultural-heritage-list/.

CIA. The World Factbook. Disponível em: https://www.cia.gov/the-world-factbook/.

HKTDC. Central Asia: Market Profile. HKTDC Research, [s.d.]. Disponível em: https://research.hktdc.com/en/article/MTg3NDk4Mzg1OA.

PANNIER, Bruce. Kyrgyzstan: Central Asia's Island of Democracy Sinks Into Authoritarianism. Foreign Policy Research Institute, 12 abr. 2024. Disponível em: https://www.fpri.org/article/2024/04/kyrgyzstan-central-asias-island-of-democracy-sinks-into-authoritarianism/.

UNData. Disponível em: https://data.un.org/en/index.html.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.
Deseja fazer uma citação?
GUITARRARA, Paloma. "Ásia Central"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/geografia/asia-central.htm. Acesso em 09 de setembro de 2025.
Copiar