Amora e a framboesa são frutos muito apreciados tanto pelo sabor quanto pelos benefícios à saúde. Apesar de parecidas, apresentam diferenças importantes na cor, na forma de cultivo e até nas propriedades medicinais. Enquanto a amora é facilmente encontrada em diversas regiões do Brasil e se adapta bem a diferentes tipos de solo, a framboesa exige clima mais frio e cuidados específicos para o cultivo. Além disso, cada uma delas concentra nutrientes que podem ajudar na prevenção e no tratamento de várias doenças, sendo também bastante usadas na culinária em doces, geleias e iogurtes.
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre amora e framboesa
- 2 - Como é a amora?
- 3 - Como é a framboesa?
- 4 - Diferenças entre amora e framboesa
Resumo sobre amora e framboesa
-
A amora e a framboesa são frutos parecidos, mas apresentam diferenças na cor, forma de cultivo e nas propriedades medicinais.
-
A amora é um fruto vermelho que pode ser cultivada em todo Brasil, rica em vitamina C e é originária da Ásia.
-
A framboesa é um fruto vermelho vivo e tem cuidados específicos no cultivo.
-
A framboesa é rica em vitaminas A, B1, B5, C, cálcio, fósforo e ferro.
-
Tanto a amora quanto a framboesa podem ser utilizadas na preparação de doces, compotas, geleias e iogurtes.
Leia também: Quais são os benefícios da banana?
Como é a amora?
A amora é um fruto vermelho, mas pode variar segundo a espécie. Algumas amoras chegam a ficar quase preta quando estão maduras. A amora é um fruto que pode ser cultivado em todo o Brasil, pois se adapta bem a qualquer tipo de solo. A amora vem de uma planta chamada amoreira, original da Ásia. Possui muitas folhas que proporciona uma sombra muito agradável
A amora é um fruto rico em vitamina C que dá ao organismo humano muita resistência para os ossos, dentes e vasos sanguíneos além de prevenir contra doenças. É bastante usada no tratamento de aftas, amigdalite, bronquite, queda de cabelo, catarro, diarréia e doenças nas cordas vocais.
Leia também: Importância das vitaminas na alimentação
Como é a framboesa?
A framboesa por sua vez, é bastante confundida com a amora. A framboesa é um fruto vermelho vivo que também pode ficar quase preta quando muito madura. A framboesa é um fruto de centro oco enquanto a amora é um fruto com polpa homogênea. A framboesa para ser cultivada necessita de cuidados específicos como na temperatura que não deve ser maior que 7ºC.
A framboesa vem de um tipo de planta que precisam ser desmanchadas e levadas para um outro local definitivo para que haja o cultivo do fruto. É preciso o uso de adubos químicos para reparar a acidez das touceiras. As framboesas possuem proteínas, vitaminas A, B1, B5, C, cálcio, fósforo e ferro. A framboesa é usada no tratamento de inflamações como inflamação nas gengivas, garganta, prisão de ventre, reumatismo, doenças do fígado, doenças dos rins, hemorróidas e doenças com febre.
Diferenças entre amora e framboesa
Tanto a amora quanto a framboesa são usadas na preparação de doces, geleias, compotas, iogurtes entre outros. Podemos perceber então, que existem diferenças visíveis entre amoras e framboesas tanto nas características como no uso medicinal. Mas, podem ser usadas para o mesmo fim em produtos alimentícios.