A ressublimação é o processo inverso da sublimação, que ocorre quando um gás passa diretamente do estado gasoso para o estado sólido, sem passar pelo estado líquido. Esse tipo de mudança de fase só pode ocorrer quando a pressão é menor que à do ponto triplo da substância que está sendo resfriada.
Leia também: Fusão — a mudança de estado físico da matéria do sólido para o líquido
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre ressublimação
- 2 - O que é ressublimação?
- 3 - Como ocorre a ressublimação?
- 4 - Exemplos de ressublimação
- 5 - Ressublimação e sublimação
- 6 - Ressublimação é um processo endotérmico ou exotérmico?
Resumo sobre ressublimação
- Ressublimação é uma mudança de fase em que uma substância, ao ser resfriada, passa diretamente do estado gasoso para o estado sólido, sem passar pelo estado líquido.
- Para que ocorra a ressublimação, é preciso que a substância esteja sob uma pressão menor que a do ponto triplo.
- Exemplos de ressublimação são o dióxido de carbono sólido (mais conhecido como gelo seco) e a formação de cristais de neve.
- A ressublimação (do estado gasoso para o sólido) é o processo inverso da sublimação (do estado sólido para o gasoso).
- A ressublimação é um processo exotérmico, enquanto a sublimação é um processo endotérmico.
O que é ressublimação?
![Ilustração explicando o processo de ressublimação. [imagem_principal]](https://s4.static.brasilescola.uol.com.br/meuartigo/2025/08/ressublimacao.jpg)
Ressublimação é uma mudança de fase em que um gás, ao ser resfriado, passa diretamente do estado gasoso para o estado sólido, sem passar pelo estado líquido.
Como ocorre a ressublimação?
Para que uma substância sofra o processo de ressublimação, é necessário que ela esteja sob uma pressão inferior à do ponto triplo P3 (ponto no diagrama de fases que corresponde ao estado em que as três fases da matéria — sólido, líquido e gasoso — coexistem). Nessas condições, quando se resfria o gás, ele passa diretamente para a fase sólida.

Exemplos de ressublimação
O dióxido de carbono (CO2) sólido, mais conhecido como gelo seco, é famoso por ser uma estranha substância que aparenta ser um gelo que se transforma em gás, sem passar pelo estado líquido.

Se colocarmos uma barra de gelo seco em um recipiente fechado sob pressão e em temperatura ambiente, ela passará do estado sólido para estado gasoso, sem passar pelo estado líquido, isto é, ocorrerá a sublimação do gelo seco. Agora se, após isso, mantermos a pressão ambiente de 1 atm e diminuirmos a temperatura para um valor menor que -78,5 °C, o gás carbônico será resfriado e passará do estado gasoso para o estado sólido, sem passar pelo estado líquido, formando cristais de gelo seco, sendo, assim, um processo de ressublimação.

Esse mesmo fenômeno da ressublimação também ocorre com o vapor de água na formação de cristais de neve (ou flocos de neve) em grandes altitudes, devido à baixa temperatura e pressão atmosférica, formando a neve.

Ressublimação e sublimação

Enquanto a ressublimação é o processo em que a substância passa diretamente do estado gasoso para o estado sólido, a sublimação é o processo em que a substância passa diretamente do estado sólido para o estado gasoso. Isso significa, como o nome nos indica, que a ressublimação é o processo inverso da sublimação.
Acesse também: Sublimação — mais detalhes sobre essa mudança de fase
Ressublimação é um processo endotérmico ou exotérmico?
Como a ressublimação é o processo em que a substância passa do estado gasoso (mais energético) para o estado sólido (menos energético), ou seja, a substância perde energia ao ambiente, trata-se, portanto, de um processo exotérmico. Por outro lado, na sublimação, por ser o processo em que a substância passa do estado sólido para o estado gasoso, a substância ganha energia do ambiente, sendo, assim, um processo endotérmico.
Fontes
CARRON, Wilson; GUIMARÃES, Osvaldo. As faces da física (vol. único). 1. ed. Moderna, 1997.
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Gravitação, ondas e termodinâmica (vol. 2). 9 ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2012.