Lei de Snell: o que diz, fórmula, exercícios - Brasil Escola

Lei de Snell

A lei de Snell é uma das leis fundamentais da Óptica que descreve matematicamente o fenômeno da refração da luz.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A lei de Snell é uma das leis fundamentais da Óptica que descreve matematicamente o fenômeno da refração da luz. Nesse fenômeno, quando os raios luminosos atravessam meios com diferentes índices de refração, temos a sua mudança de velocidade de propagação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Afinal, o que é a refração da luz?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a lei de Snell

  • A lei de Snell é uma das leis fundamentais da Óptica.
  • Ela explica o fenômeno da refração dos feixes de luz.
  • Caso a luz atravesse de um meio mais denso para um meio menos denso, temos aumento na velocidade de propagação da luz no meio, e o ângulo de refração afasta-se da normal.
  • Caso a luz atravesse de um meio menos denso para um mais denso, temos diminuição da velocidade de propagação da luz no meio, e o ângulo de refração aproxima-se da normal.
  • A fórmula da lei de Snell é dada pelo produto do índice de refração do meio pelo seno do ângulo de incidência (ou refração).
  • A lei de Snell foi desenvolvida por Willebrord Snell van Royen.

O que é a lei de Snell?

Pássaro cujas patas submersas estão em posições diferentes por causa da refração da luz descrita na lei de Snell.
Vemos corpos em posições diferentes quando estão submersos por causa da refração da luz descrita na lei de Snell.

Também chamada de lei da refração, a lei de Snell é a lei que descreve o comportamento da luz quando ela se propaga entre meios de diferentes índices de refração.

Quando a luz é incidida sobre uma superfície, com índice de refração diferente do meio em que ela já se encontrava, ela sofre o fenômeno da refração, alterando a sua velocidade de propagação e o seu ângulo de propagação (chamado de ângulo de refração), conforme demonstrado na imagem:

Ilustração representativa da lei de Snell. [imagem_principal]

O que diz a lei de Snell?

A lei de Snell pode ser enunciada da seguinte forma:

O raio refratado está no plano de incidência e tem um ângulo de refração que está relacionado ao ângulo de incidência  através da equação da lei de Snel, em que  e  são constantes adimensionais, denominadas índices de refração, que dependem do meio onde a luz está se propagando.

Fundamentos da Física: Óptica e Física Moderna (vol. 4)

Isso significa que o raio refratado está sempre no plano de incidência, formando um ângulo de refração (ângulo em que a luz sai do meio) correlacionado com o ângulo de incidência (ângulo em que a luz entra no meio). Além disso, também significa que os índices de refração têm seus valores variados de acordo com o tipo de meio em que a luz está se propagando. Por exemplo, alguns índices de refração de meios são os seguintes:

  • Índice de refração do ar: = 1,00
  • Índice de refração da água: \(\approx\) 1,33
  • Índice de refração do vidro: \(\approx\) 1,52
  • Índice de refração do diamante: \(\approx\) 2,40

Consequentemente, esses índices de refração do meio influenciam na velocidade de propagação da luz no meio e no ângulo de refração, de modo que:

  • Quando a luz passa de um meio de maior indice de refração (mais denso) para um meio de menor índice de refração (menos denso), a velocidade de propagação da luz no meio aumenta, e o ângulo de refração afasta-se da normal.
  • Quando a luz passa de um meio de menor índice de refração (menos denso) para um meio de maior indice de refração (mais denso), a velocidade de propagação da luz no meio diminui, e o ângulo de refração aproxima-se da normal.

Confira também: Qual é a lei de Brewster?

Fórmula da lei de Snell

\(n_1 \cdot \sin \theta_1 = n_2 \cdot \sin \theta_2\)

  •  n1 → índice de refração do meio 1.
  • sin θ1 → seno do ângulo de incidência, medido em graus.
  •  n2 → índice de refração do meio 2.
  •  sin θ→ seno do ângulo de refração, medido em graus.

Quem criou a lei de Snell?

Atualmente também conhecida como lei de Snell-Descartes, a lei de Snell foi criada em meados de 1621 pelo astrônomo e matemático Willebrord Snell van Royen (1580-1626), também chamado de Willebrord Snellius, contudo, seus manuscritos nunca foram publicados e estão atualmente perdidos.

Apenas em 1637, muitos anos após sua morte, a lei foi publicada pelo filósofo, físico e matemático René Descartes (1596-1650) na obra Dioptrique, omitindo o nome de Snellius.

Infelizmente, existem partes da história da Física que estão perdidas ou que são desconhecidas. Por esse motivo, não se sabe a razão de Snellius não publicar sua lei nem o motivo de ela ser publicada por René Descartes nem como os manuscritos de Snellius foram encontrados em um primeiro momento ou como foram perdidos em um segundo momento, muito menos a razão de René Descartes omitir o nome de Snellius. O que se sabe, no entanto, é que existiram esses manuscritos, conferindo a paternidade da lei de Snell a Snellius.

Exercícios resolvidos sobre a lei de Snell

Questão 1

(FMJ) Um raio de luz monocromática se propaga no ar, cujo índice de refração absoluto é igual a 1,0, e incide na superfície de uma lâmina de vidro formando um ângulo com a reta normal à superfície. Ao penetrar no vidro, o raio passa a formar um ângulo com a reta normal.

Refração de raio de luz monocromática ao penetrar um vidro em exercício da FMJ sobre a lei de Snell.

Sabendo que a luz se propaga no ar com velocidade de 3 108que \(sen \delta = 0,8 \) e \(sen \theta = 0,6 \)  a velocidade de propagação da luz no vidro que constitui a lâmina é

A) 1,15 ∙ 108 m/s

B) 1,80 ∙ 108 m/s

C) 4,00 ∙ 108 m/s

D) 1,40 ∙ 108 m/s

E) 2,25 ∙ 108 m/s

Resolução:

Alternativa E.

Primeiramente, calcularemos o índice de refração do vidro usando a lei de Snell:

\(n_1 \cdot \sin \theta_i = n_2 \cdot \sin \theta_r \)

\(n_{ar} \cdot \sin \delta = n_{vidro} \cdot sen \theta \)

\(1 \cdot 0,8=n_{vidro} \cdot 0,6\)

\(0,8=n_{vidro} \cdot 0,6\)

\(n_{vidro} = \frac{0,8}{0,6} \)

\(n_{vidro}=1,333\)

Por fim, calcularemos a velocidade da luz no vidro usando a fórmula que o relaciona ao índice de refração do meio e à velocidade da luz no meio:

\(n = \frac{c}{v}\)

\(n_{vidro} = \frac{c}{v} \)

\(1,333 = \frac{3 \cdot 10^8}{v} \)

\(v = \frac{3 \cdot 10^8}{1,333} \)

\(v=225 \ 000 \ 000\)

\(v=2,25 \cdot 10^8 m/s\)

Questão 2

(Unesp) Um semicilindro circular reto de raio R está imerso no ar e é atingido por um raio de luz monocromática que incide perpendicularmente no ponto A de uma de suas faces planas. Após atravessá-lo, esse raio emerge pelo ponto B contido na superfície circular do semicilindro. As figuras indicam as duas situações.

Situações com um semicilindro circular reto em exercício da Unesp sobre lei de Snell.

Considerando sen 37° = 0,6 e que o índice de refração absoluto do ar é nar = 1 o índice de refração absoluto do material de que o semicilindro é feito é

A) 1,2.   

B) 1,4.   

C) 1,6.   

D) 1,8.   

E) 2,0.

Resolução:

Alternativa A.

Calcularemos o índice de refração absoluto do material de que o semicilindro é feito usando a lei de Snell:

\(n_1 \cdot \sin \theta_i = n_2 \cdot \sin \theta_r\)

\(n_V \cdot \sin \alpha = n_{ar} \cdot \sin 37^\circ \)

\(n_V \cdot \frac{R/2}{R} = 1 \cdot 0,6\)

\(n_V \cdot \frac{R}{2} \cdot \frac{1}{R} = 1 \cdot 0,6 \)

\(n_V \cdot \tfrac{1}{2} = 1 \cdot 0,6 \)

\(n_V=1 \cdot 0,6 \cdot 2\)

\(n_V=1,2\)

Fontes

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Óptica e Física Moderna (vol. 4). 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2009.

NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: ótica, relatividade e física quântica (vol. 4). 5 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2015.

O halo que se forma ao redor da Lua se deve à refração da luz em cristais de gelo presentes na atmosfera.
O halo que se forma ao redor da Lua se deve à refração da luz em cristais de gelo presentes na atmosfera.
Escritor do artigo
Escrito por: Pâmella Raphaella Melo Sou uma autora e professora que preza pela simplificação de conceitos físicos, transportando-os para o cotidiano dos estudantes e entusiastas. Sou formada em Licenciatura Plena em Física pela PUC- GO e atualmente curso Engenharia Ambiental e Sanitária pela UFG.
Deseja fazer uma citação?
MELO, Pâmella Raphaella. "Lei de Snell"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/fisica/lei-snell-descartes.htm. Acesso em 09 de setembro de 2025.
Copiar

Lista de exercícios


Ver Todos

Exercício 1

(Fuvest) Uma moeda está no centro do fundo de uma caixa d’água cilíndrica de 0,87 m de altura e base circular com 1,0 m de diâmetro, totalmente preenchida com água, como esquematizado na figura.

Se um feixe de luz laser incidir em uma direção que passa pela borda da caixa, fazendo um ângulo θ com a vertical, ele só poderá iluminar a moeda se

a) θ = 20º

b) θ = 30º

c) θ = 45º

d) θ = 60º

e) θ = 70º

Note e adote:

Índice de refração da água: 1,4

n1sen(θ1) = n2 sen(θ2)

sen(20º) = cos(70º) = 0,35
sen(30º) = cos(60º) = 0,50

sen(45º) = cos(45º) = 0,70
sen(60º) = cos(30º) = 0,87
sen(70º) = cos(20º) = 0,94

Exercício 2

(UFT) Um raio de luz monocromática se propaga de um meio A para um meio B, formando com a normal a superfície de separação de ângulos de 30º e 45º, respectivamente. O meio B é o ar, que possui índice de refração igual a 1, onde a luz se propaga com velocidade de 3,0.108 m/s. Portanto, a velocidade de propagação da luz no meio A será de: (dados: sen 30º = 1/2; sen 45º = √2/2).

a) 1,8 x 108 m/s

b) 2,0 x 108 m/s

c) √2 x 108 m/s

d) 1,5√2 x 108 m/s

e) 3,0√2 x 108 m/s

Exercício 3

Um feixe de luz monocromática incide na superfície de separação entre dois meios com índices de refração NA e NB. Sabendo que os ângulos de incidência e de refração são 30° e 45º, respectivamente, determine a razão entre NA e NB.

a) √2

b) 1,5

c) √3

d) 2

e) 1

Exercício 4

Um feixe luminoso incide na superfície de separação entre os meios A e B. Sabendo que o ângulo de incidência corresponde a 30° e que o índice de refração de A é 2,2, determine o valor do índice de refração do meio B para que o ângulo de refração seja 45°.

Dados: sen30º = 0,5; sen45° = 0,7

a) 1,37

b) 1,47

c) 1,57

d) 1,67

e) 1,77

Artigos Relacionados


Absorção da luz

Acesse o texto e confira o conceito de absorção de luz. Saiba da sua relação com as cores dos objetos e o significado do espectro de absorção e emissão.

Conceitos básicos de Óptica Geométrica

Clique aqui e conheça os conceitos básicos da Óptica Geométrica, ramo da Física dedicado ao estudo de fenômenos que envolvem a luz!

Câmara escura de orifício

Veja aqui o que é uma câmara escura de orifício e veja também qual sua utilização cotidiana.

Espelhos planos

Entenda o que são espelhos planos, as características das imagens formadas por eles e como se calcula o número de imagens originadas quando são associados.

Ilusão de óptica

Clique aqui e entenda o que é ilusão de óptica. Conheça seus tipos e aprenda como elas acontecem.

Luz

Que tal saber mais sobre a luz e as suas propriedades? Entenda do que a luz é feita e como ela é produzida, além de conferir exemplos e interpretações sobre a natureza da luz.

Reflexão da luz

Compreenda o que é a reflexão da luz, descubra qual é a diferença entre reflexão dos tipos regular e difusa, bem como o que dizem as leis da reflexão da luz.

Refração da luz

Você sabe o que é refração? Acesse o artigo e confira uma breve introdução sobre refração da luz, conheça os índices de refração absoluto e relativo e confira exercícios resolvidos.

Tipos de lentes esféricas

Compreenda o funcionamento das lentes, saiba como elas podem ser classificadas e quais são as suas características.