Equilíbrio

O equilíbrio é uma situação que ocorre quando o somatório das forças resultantes e o momento resultante em um corpo são nulos.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O equilíbrio é uma situação em que obrigatoriamente o somatório das forças resultantes e o momento resultante em uma partícula são iguais a zero. Ele pode ser estável quando o corpo deslocado tem a tendência de retornar à posição inicial, instável quando o corpo deslocado tem a tendência de se afastar da posição inicial e indiferente quando o corpo deslocado permanece na nova posição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Estática — área da Mecânica Clássica responsável por estudar os sistemas de partículas ou de corpos rígidos em estado de equilíbrio

Tópicos deste artigo

Resumo sobre equilíbrio

  • O equilíbrio é uma situação que ocorre quando o somatório das forças resultantes e o momento resultante em um corpo são nulos.
  • Ele é um assunto estudado na Estática e pode ocorrer em situações de repouso ou de movimento retilíneo uniforme (MRU ou MU).
  • O equilíbrio é aplicado no designer dos sapatos, móveis, automóveis, capacetes.
  • O equilíbrio pode ser estático ou dinâmico.
  • O equilíbrio é tipificado como estável, instável e indiferente.

O que é equilíbrio?

Estudado na Estática, o equilíbrio de um corpo ou partícula é uma situação que ocorre quando o somatório das forças resultantes e o momento resultante em um corpo são nulos, mesmo que ele esteja em repouso ou descrevendo um movimento retilíneo uniforme (MRU ou MU).

Exemplos de equilíbrio

Ponte de grande proporção, um exemplo de uso do equilíbrio (na Física).
As pontes são construídas usando os princípios do equilíbrio.

O equilíbrio é amplamente empregado em nosso cotidiano, em diversas situações, tais como:

  • construção de pontes e de viadutos;
  • construção de edifícios e de residências;
  • construção de automóveis e de aeronaves;
  • construção de portas e de janelas;
  • anatomia do corpo dos seres vivos;
  • designer de sapatos e de móveis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Classificação do equilíbrio

O equilíbrio é classificado como estático e dinâmico.

→ Equilíbrio estático

Para que um corpo (ou partícula) esteja em equilíbrio estático, é necessário que o corpo esteja em repouso, de modo que a sua velocidade vetorial será constantemente nula, e o somatório das forças que atuam sobre ele também seja nulo.

Um exemplo de equilíbrio estático é um candelabro preso ao teto. Sua posição não varia, e sua velocidade vetorial e a resultante das forças que atuam sobre ele são iguais a zero.

Veja também: Equilíbrio estático — mais detalhes sobre essa situação

→ Equilíbrio dinâmico

Para que um corpo (ou partícula) esteja em equilíbrio dinâmico, é necessário que o corpo descreva um movimento retilíneo uniforme (MRU ou MU), de modo que a sua velocidade será constantemente não nula, e o somatório das forças que atuam sobre ele também seja nulo.

Um exemplo de equilíbrio dinâmico é um foguete movendo-se no espaço com velocidade constante. Sua posição varia, sua velocidade vetorial é diferente de zero e a resultante das forças que atuam sobre ele é zero.

Tipos de equilíbrio

Os tipos de equilíbrio são estável, instável e indiferente de acordo com relação entre o centro de massa e o ponto de equilíbrio.

→ Equilíbrio estável

O equilíbrio estável é aquele em que, se eu deslocar o corpo para uma posição A ou C ou aplicar uma força sobre ele, o centro de massa desse corpo tende a voltar para o ponto de equilíbrio (ponto B), conforme a representação abaixo.

Representação do equilíbrio estável.
Representação do equilíbrio estável.

Um exemplo de equilíbrio estável é o brinquedo João bobo, pois, sempre que o mexemos, ele retorna para a posição de equilíbrio.

→ Equilíbrio instável

O equilíbrio instável é aquele em que, se eu deslocar o corpo para uma posição A ou C ou aplicar uma força sobre ele, o centro de massa desse corpo não tende a voltar para o ponto de equilíbrio (ponto B), de modo que, na verdade, ele tende a se afastar ainda mais dessa posição, conforme a representação abaixo.

Representação do equilíbrio instável.
Representação do equilíbrio instável.

Um exemplo de equilíbrio instável é quando colocamos uma garrafa equilibrada de ponta-cabeça, pois qualquer mexida na garrafa afastará a garrafa da posição de equilíbrio.

→ Equilíbrio indiferente

O equilíbrio indiferente é aquele em que, se eu deslocar o corpo para uma posição A ou C ou aplicar uma força sobre ele, o centro de massa desse corpo não tende a voltar para o ponto de equilíbrio (ponto B), de modo que, na verdade, ficará parado na posição que o colocar, conforme a representação abaixo.

Representação do equilíbrio indiferente.
Representação do equilíbrio indiferente.

Um exemplo de equilíbrio indiferente é quando apoiamos uma caixa sobre uma superfície, pois, se mexermos nela, ela não retornará à posição anterior e ficará de repouso na posição colocada.

Fontes

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Mecânica. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2009.

NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Mecânica (vol. 1). 5 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2015.

Representação gráfica do equilíbrio (na Física) e dos seus tipos: estável, instável e indiferente.
O equilíbrio é um estudado na Estática e pode ocorrer em situações de repouso ou de movimento retilíneo uniforme (MRU).
Crédito da Imagem: Shutterstock
Escritor do artigo
Escrito por: Pâmella Raphaella Melo Sou uma autora e professora que preza pela simplificação de conceitos físicos, transportando-os para o cotidiano dos estudantes e entusiastas. Sou formada em Licenciatura Plena em Física pela PUC- GO e atualmente curso Engenharia Ambiental e Sanitária pela UFG.
Deseja fazer uma citação?
MELO, Pâmella Raphaella. "Equilíbrio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/fisica/equilibrio-um-ponto-material.htm. Acesso em 29 de outubro de 2025.
Copiar