Setor secundário: o que é, atividades, resumo - Brasil Escola

Setor secundário

Setor secundário é o setor da economia que reúne as atividades da indústria, da construção civil e da geração de energia elétrica.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

O setor secundário (segundo setor) é o segmento da economia que reúne as atividades da indústria, da construção civil e da geração de energia elétrica. Ele agrega diferentes tipos de fábrica, as quais realizam tanto a produção de bens intermediários quanto de bens de consumo (ou finais), como as indústrias alimentícia, automobilística e de eletrodomésticos, as metalúrgicas e as siderúrgicas, apenas para citarmos alguns exemplos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Suas atividades concentram-se em áreas urbanas ou com fácil acesso às redes de infraestrutura, além de empregarem uma parcela significativa da mão de obra de um país e de terem potencial para atrair investimentos estrangeiros. Por isso, desempenham papel importante no desenvolvimento socioeconômico territorial e na maior inserção de uma economia nacional nos circuitos globais de produção.

Leia também: Qual é o setor primário?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o setor secundário

  • O setor secundário é o setor da economia que concentra, principalmente, as atividades industriais.

  • As atividades do setor secundário são aquelas que transformam matéria-prima em bens intermediários ou finais, além da construção civil e da geração de energia elétrica.

  • Esse é um setor da economia intensivo em capital e em mão de obra. Pode contar com a mecanização e com a automação de processos, exigindo maior qualificação dos trabalhadores.

  • Desenvolve-se principalmente em meio urbano ou em áreas onde há infraestrutura (como estradas e rede elétrica) e acesso a fontes de matéria-prima e ao seu mercado consumidor.

  • O setor secundário é importante para o desenvolvimento socioeconômico de um país, auxiliando na sua inserção no comércio internacional e na atração de investimentos.

  • É, ainda, responsável pela geração direta e indireta de empregos. A presença da indústria também pode promover melhorias na rede de infraestrutura do território.

  • O secundário do Brasil desenvolveu-se a partir do século XX, e hoje se destaca em ramos como o metalúrgico, o automobilístico, o petroquímico e o da construção civil.

O que é o setor secundário?

Também chamado de segundo setor, o setor secundário é o setor da economia responsável pela transformação das matérias-primas em insumos ou em mercadorias. É nesse setor que acontece a maior agregação de valor a um determinado bem de origem primária, o qual é modificado para servir como um insumo em outro processo de produção ou, ainda, usado na fabricação de uma mercadoria que será adquirida por um consumidor final. Por causa disso, o setor secundário é conhecido, também, como indústria ou setor manufatureiro. Ele reúne fábricas de diversos ramos produtivos e inclui a construção civil e a geração de energia elétrica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais as atividades do setor secundário?

Região onde é possível ver diversas indústrias, locais onde se realizam as principais atividades do setor secundário.[imagem_principal]
As atividades da indústria são o grande destaque do setor secundário.

O setor secundário é o setor manufatureiro, ou seja, que transforma matérias-primas em outras mercadorias e em outros insumos para serem adquiridos pela população ou incorporados em uma nova cadeia de produção fabril. Então, a indústria é a principal representante das atividades desse setor. São inúmeros os ramos industriais que podem ser mencionados como parte desse segmento da economia, dentre os quais citamos:

  • fabricantes e montadoras de veículos;

  • metalúrgicas e siderúrgicas;

  • petroquímicas, que refinam o petróleo e produzem combustíveis e derivados;

  • produtoras de plásticos e de borracha;

  • sucroalcooleira, que produzem açúcar e álcool combustível (etanol);

  • químico;

  • farmacêutico;

  • cosmético;

  • têxtil;

  • papel e celulose;

  • calçados e vestimentos;

  • alimentício e de bebidas;

  • moveleira, responsável pela fabricação de móveis;

  • produtores de eletroeletrônicos e de eletrodomésticos.

Trabalhadores em uma construção civil, outra importante atividade do setor secundário.
A construção civil é outra atividade do setor secundário.

A indústria da construção civil também é uma atividade considerada como parte do setor secundário da economia, já que ela cria um tipo de produto finalizado a partir da manipulação de insumos.

Geração de energia elétrica, outra importante atividade do setor secundário.
A geração de energia elétrica é outra atividade do setor secundário.

Nessa mesma lógica, inclui-se no setor secundário a geração de energia elétrica, que utiliza de fontes como a água, o carvão mineral, o petróleo, o gás natural, a biomassa, a luz solar, os ventos e outros materiais de origem natural para a produção da eletricidade que abastece residências, edifícios comerciais e também as indústrias.

Características do setor secundário

O setor secundário produz mercadorias de maior valor agregado. Mesmo aquelas que são destinadas para a produção industrial, que são os chamados bens de produção, passaram por um processo de beneficiamento e de transformação que resultou em um novo tipo de produto, o qual será vendido por um valor que é maior do que o da sua matéria-prima. Nesse sentido, o setor terciário responde não somente pela produção de bens intermediários, mas também pela produção de diferentes tipos de bens. Eles são classificados da seguinte maneira:

  • Bens de produção: são os produtos que retornarão para a indústria, dessa vez em um outro ramo produtivo. Isso porque eles são fabricados com a intenção de servirem como insumo ou como maquinário para um outro segmento industrial, o que pode ser desde uma matéria-prima bruta que foi beneficiada e processada a um maquinário ou uma peça.

  • Bens intermediários: apesar de receberem uma denominação distinta, os bens intermediários também são bens destinados à produção. O publico-alvo desse tipo de item são as outras indústrias e atividades produtivas.

  • Bens de consumo: são os produtos que chegam até a população, isto é, até o seu consumidor final. Podem ser duráveis, como automóveis e eletrodomésticos, ou não duráveis, como alimentos, bebidas e roupas.

Toda indústria, então, depende de algum tipo de insumo que é proveniente da própria indústria ou, então, das atividades do setor primário, como a pecuária, a agricultura e o extrativismo. Ainda assim, a maior parte das empresas do setor secundário da economia está instalada em áreas urbanas ou em áreas urbanizadas, com a exceção de usinas geradoras de eletricidade e de empresas como as refinarias de petróleo e as sucroalcooleiras, que ficam mais próximas da sua fonte de matéria-prima. A localização das indústrias depende principalmente do fácil acesso às redes de infraestrutura (como redes elétricas), incluindo aquelas usadas para o escoamento da mercadoria (rodovias, ferrovias, portos), e, também, ao seu mercado consumidor.

O setor secundário é, ainda, um setor intensivo em capitais e, também, em mão de obra. Isso significa que ele emprega um grande número de pessoas com níveis de qualificação variado: esse fator depende do tipo de indústria considerado e do seu grau de automação. Hoje em dia, é muito comum que os processos no setor secundário sejam realizados por intermédio de maquinários e de computadores avançados. Ainda assim, ele emprega profissionais que tenham a expertise para operar esse tipo de equipamento.

Acesse também: Qual é o setor terciário?

Importância do setor secundário

O setor secundário é uma parte fundamental da economia de muitos países, principalmente as nações desenvolvidas e emergentes. Ele é o responsável pela produção de insumos para diferentes ramos da indústria, ao mesmo tempo em que abastece o mercado doméstico e internacional com produtos que são indispensáveis no dia a dia da população. Por meio da produção secundária de um território, é possível estabelecer acordos comerciais e fechar novas parcerias internacionais, incluindo remessas de investimentos estrangeiros no território. Assim, o setor secundário está diretamente relacionado com os setores primário e terciário da economia e desempenha papel importante no desenvolvimento econômico de um país.

Esse é o setor que emprega uma parcela significativa da população em todo o mundo. A sua geração de empregos acontece de maneira direta, na indústria, ou indireta, mediante a necessidade de se ampliar o fornecimento de matérias-primas via setor primário, por exemplo, ou ainda nos segmentos logístico e do comércio dos quais a indústria depende. Nesse sentido, a instalação de uma indústria em uma determinada área auxilia na ampliação das redes físicas de infraestrutura, como na abertura de estradas e na ampliação da cobertura de serviços de comunicação, por exemplo, o que se torna benéfico para o território e, principalmente, para a população que nele vive.

Setor secundário no Brasil

Pessoas trabalhando em linha de montagem da indústria automobilística, parte importante do setor secundário no Brasil.
O ramo automobilístico é um dos principais da indústria brasileira. [1]

O setor secundário tem ganhado cada vez mais importância na composição do PIB do Brasil, chegando a quase um quarto do seu valor. O desenvolvimento da indústria no país aconteceu tardiamente, seguindo uma tendência que foi observada em todos os países considerados emergentes. Assim, o setor secundário brasileiro começou a tomar forma na primeira metade do século XX, quando os países desenvolvidos já estavam imersos na segunda fase da Revolução Industrial. Isso se deu a partir do acúmulo de capitais proveniente da economia cafeeira.

Mais tarde, a partir da década de 1940, a diversificação industrial no Brasil foi devido às políticas de substituição de importações, que focaram na indústria de base, como as metalúrgicas e as siderúrgicas, e na introdução de empresas internacionais da década de 1950 em diante, como foi o caso do setor automobilístico, o que marcou a expansão das indústrias de bens de consumo no país. Essa internacionalização da indústria intensificou-se a partir da década de 1990, com a maior abertura da economia brasileira ao exterior.

Atualmente, existem polos industriais que concentram indústrias de segmentos variados, como o petroquímico, o automobilístico e o de equipamentos eletrônicos, a exemplo da Zona Franca de Manaus (AM), do Polo Industrial de Camaçari (BA) e do Porto de Suape (PE). Além disso, metrópoles como São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) abrigam a sede de importantes empresas internacionais de atuação em escala mundial, tornando o setor secundário brasileiro cada vez mais dinâmico e integrado aos circuitos produtivos globais. Destaca-se, também, a importância da construção civil para a composição do PIB industrial brasileiro, já que responde por 13,8% de seu valor. |1|

Desenho do setor secundário

Desenho do setor secundário da economia. [imagem_principal]
Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola.

Exercícios resolvidos sobre setor secundário

Questão 1

(MPE-GO) O setor secundário, da economia brasileira, está corretamente caracterizado nas atividades abaixo, com exceção de:

A) Geração de energia elétrica.

B) Produção de máquinas e equipamentos.

C) Comércio de veículos automotores.

D) Fabricação de bens de consumo.

Resolução:

Alternativa C.

O comércio não pertence ao setor secundário da economia, nem do Brasil e nem de um modo geral. Essa atividade integra, na verdade, o setor terciário.

Questão 2

(Univesp) A economia urbana é constituída basicamente pelos setores secundário e terciário.

Dentre os ramos de atividade do setor secundário, podemos citar corretamente

A) indústria de transformação e construção civil.

B) pecuária leiteira e administração pública.

C) horticultura e transações imobiliárias.

D) intermediação financeira e silvicultura.

E) extrativismo vegetal e transporte terrestre.

Resolução:

Alternativa A.

O setor secundário é o setor da indústria, compreendendo, também, a construção civil.

Notas

|1| Perfil da Indústria Brasileira. Disponível em: https://industriabrasileira.portaldaindustria.com.br/#/industria-total.

Crédito de imagem

[1] Joa Souza / Shutterstock

Fontes

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 2: ensino médio. São Paulo, SP: Saraiva, 2016. 3 ed. 289p.

SANTOS, Milton; SILVEIRA, María Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2006. 9 ed. 473p.

SENE, Eustáquio de. Geografia geral e do Brasil, 6º ano: ensino fundamental, anos finais. São Paulo: Scipione, 2018, 268p.

ROSS, Jurandyr L. Sanches. Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019. 549p.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.
Deseja fazer uma citação?
GUITARRARA, Paloma. "Setor secundário"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/economia/setor-secundario.htm. Acesso em 09 de setembro de 2025.
Copiar

Lista de exercícios


Ver Todos

Exercício 1

Maioria das multinacionais brasileiras é do setor secundário

De acordo com uma pesquisa da ESPM divulgada nesta quarta-feira, a maioria (69%) das empresas brasileiras que têm atividades no exterior pertence ao setor manufatureiro, principalmente aos ramos de peças automotivas e têxtil. Companhias do setor terciário ficam em segundo lugar (26%), seguidas pelas do primário (5%).

(Revista Exame. Disponível em: http://exame.abril.com.br).

O panorama apresentado pela notícia acima se justifica:

a) pelos incentivos fiscais e mão de obra barata oferecidos às indústrias no Brasil.

b) pelas baixas taxas de desemprego no país, o que atrai mais investidores.

c) pela menor presença de indústrias no Brasil, com menor concorrência.

d) pelo fato de o Brasil ser um país desindustrializado.

e) pelos históricos investimentos brasileiros em sistemas alternativos de transporte.

Exercício 2

Nas antigas sociedades agrárias, a ocupação agrícola chegou a representar quatro em cada cinco postos de trabalho. Com a passagem para a sociedade urbana e industrial, a partir do século 19, o emprego da mão de obra no setor secundário das economias (construção civil e manufatura) chegou a alcançar quase dois quintos do total da ocupação, especialmente nos países de industrialização madura.

E desde a segunda metade do século passado a nova transição da sociedade industrial aponta para a concentração dos postos de trabalho no setor terciário (serviços e comércio). Nas economias desenvolvidas, o setor de serviços responde por 83% do emprego da mão de obra [...].

(POCHMANN, M. O desafio do emprego no novo mundo dos serviços. Rede Brasil Atual, 15/08/2014. Disponível em: http://www.redebrasilatual.com.br)

O esvaziamento progressivo da mão de obra do setor secundário mencionado pelo texto deve-se principalmente:

a) ao processo de constituição da revolução verde.

b) ao caráter especulativo do capital financeiro.

c) à queda da qualidade dos serviços manufatureiros.

d) à ampliação do desemprego estrutural nas indústrias.

e) à retração das leis trabalhistas nas fábricas.

Exercício 3

Tirinha sobre a linha de produção industrial
Tirinha sobre a linha de produção industrial

Na tirinha acima, faz-se referência a um modelo industrial que predominou por muito tempo no setor secundário da economia. Tal modelo representa:

a) a procura por conhecimento pelos trabalhadores

b) a produção em massa com trabalho alienado

c) a necessidade de conter os gastos nas fábricas

d) o estímulo à curiosidade nas linhas de montagem

e) a aglutinação dos trabalhadores em ideais revolucionários

Exercício 4

(UFSJ) Observe a imagem abaixo.

Carro da montadora Ford
Carro da montadora Ford

A montadora Ford, de capital norte-americano, anunciou hoje (04/01/2012) a produção global de um modelo de utilitário esportivo, o EcoSport, projetado por cerca de 1,2 mil engenheiros brasileiros e argentinos no centro de desenvolvimento da companhia em Camaçari, na Bahia. O carro, que deverá ser vendido em 100 países, será produzido nas fábricas da Ford na Bahia, na Tailândia e na Índia.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-01-04/modelo-de- carro-concebido-no-brasil-vira-produto-global. Acesso em 27/08/2012

Assinale a alternativa que apresenta características da produção industrial atual representada pelo lançamento do Novo Ecosport.

a) Estreita relação entre pesquisa e tecnologia e desconcentração industrial na produção de produtos globais.

b) Rígida padronização (estandartização) dos produtos com o objetivo de atender o gosto dos clientes.

c) Produção baseada no modelo Jus in time, que exige grandes almoxarifados no interior das fábricas.

d) Linha de produção fordista, com eliminação da terceirização na produção e na incorporação de mão de obra pouco qualificada de países em desenvolvimento.

Artigos Relacionados


Industrialização do Brasil

Leia nosso texto e entenda como ocorreu a industrialização do Brasil. Entenda cada uma das fases desse processo. Saiba quais são as principais indústrias do país.

Indústria

Você sabe o que é indústria e como ela se classifica? Leia nosso texto e entenda melhor sobre esse setor produtivo. Saiba também o que determina a sua localização.

Indústria Contemporânea no Brasil

Veja como está se desenvolvendo a atuação da indústria contemporânea no Brasil.

Países Industrializados Subdesenvolvidos

Clique aqui e conheça um pouco mais sobre os países subdesenvolvidos industrializados!

População Economicamente Ativa (PEA)

Clique aqui e entenda o que é População Economicamente Ativa (PEA). Saiba como esse indicador é calculado e descubra qual a sua importância.

Setor primário

Clique aqui, saiba o que é o setor primário e veja quais são as atividades econômicas que fazem parte desse setor. Entenda como é o setor primário no Brasil.

Setor terciário

Acesse nosso texto e saiba mais sobre o setor terciário, importante área da economia que reúne comércio e serviços. Entenda também como ocorreu sua evolução.

Setores da economia

Leia nosso texto e entenda melhor como ocorre a divisão das atividades produtivas em diferentes setores econômicos, e saiba a composição de cada um deles.

Tipos de industrialização

Conheça como o processo de industrialização ocorreu nos diferentes contextos econômicos internacionais.