O Outubro Verde é uma campanha nacional de conscientização e de combate à sífilis e à sífilis congênita. Essa campanha tem relação com o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, data comemorativa que é celebrada no terceiro sábado do mês de outubro. Essa data comemorativa foi estabelecida por meio da Lei Nº 14.430/2017.
O Outubro Verde procura conscientizar a população sobre o que é o sífilis e de que maneiras se contrai essa doença. Além disso, a campanha reforça a importância da prevenção por meio do uso de preservativos e da realização de um pré-natal, no caso de sífilis congênita, e reforça a importância de fazer os testes preventivos.
Leia também: Outubro Rosa — campanha internacional de prevenção contra o câncer de mama
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Outubro Verde
- 2 - O que é Outubro Verde?
- 3 - Objetivos do Outubro Verde
- 4 - Origem do Outubro Verde
- 5 - O que é sífilis?
- 6 - Importância do Outubro Verde
- 7 - Frases para o Outubro Verde
Resumo sobre Outubro Verde
-
O Outubro Verde é uma campanha de conscientização e de combate à sífilis e à sífilis congênita.
-
A campanha surgiu a partir da criação do Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, celebrada em outubro.
-
A campanha procura conscientizar a população a respeito da doença.
-
Promove o incentivo da prevenção e a importância da testagem e do pré-natal (para prevenir o risco de sífilis congênita).
O que é Outubro Verde?
O Outubro Verde é uma campanha de conscientização que trata da sífilis e da sífilis congênita. Essa campanha busca chamar atenção da população a respeito dessa doença, alertando sobre os seus riscos e suas formas de contágio e sobre a importância de manter hábitos de prevenção e de procurar atendimento médico sempre que desconfiar de algo.
Chamado de Mês de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, essa campanha busca reforçar a conscientização, permitindo que a população tenha acesso a informações que são muito importantes no combate a essa doença. Isso porque o sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), sendo fundamental o uso do preservativo para se proteger da doença.
Além disso, a conscientização que envolve essa campanha também trabalha sobre a importância de realizar um tratamento adequado para a doença, caso ela seja diagnosticada, e de ter um diagnóstico precoce para minimizar os efeitos da doença e facilitar o tratamento. Durante a campanha, diversas ações de conscientização são realizadas, como em hospitais públicos, em universidades, em escolas, entre outros lugares.
A campanha busca informar a população sobre a doença com o intuito de garantir sua prevenção, obtendo redução nos números de pessoas que contraem sífilis. Além disso, a campanha busca informar a população sobre as testagens rápidas presentes nos postos de saúde públicos.
Objetivos do Outubro Verde
A campanha do Outubro Verde busca combater a sífilis e a sífilis congênita, reduzindo os casos das doenças. Enquanto uma campanha que busca o combate à doença, a atuação pela conscientização e pela orientação é fundamental para que as pessoas entendam melhor a doença, entendendo os seus riscos e buscando formas de se prevenir.
Sendo assim, a orientação para garantir a prevenção da doença é um objetivo fundamental no Outubro Verde. Assim, durante a campanha é reforçada a importância do uso dos preservativos masculino e feminino para evitar o contágio. Além disso, na campanha, é reforçada a importância da realização de testes para saber se a pessoa foi contagiada com alguma infecção sexualmente transmissível (IST).
A campanha busca também orientar a população sobre onde obter tratamento e sobre como realizar o tratamento corretamente para garantir a cura da doença, uma vez que a sífilis não tratada pode causar sequelas graves. Além disso, no caso da sífilis congênita, a campanha incentiva que as mães façam o pré-natal para identificar precocemente se houver transmissão da sífilis para o bebê.
Origem do Outubro Verde
O Outubro Verde é uma campanha que se estabeleceu a partir da Lei Nº 13.430/2017. Essa lei determinou que o terceiro sábado do mês de outubro seria celebrado o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. A celebração da data em outubro fez com que o mês concentrasse ações mais elaboradas em relação à conscientização, à prevenção e ao combate a doença, dando origem à campanha.
O que é sífilis?
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível que é causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. A doença possui evolução lenta, mas, se não tratada adequadamente, pode causar sequelas graves, resultando até em óbito. Não existe imunidade contra sífilis, então, uma pessoa pode contrair a doença todas as vezes em que for exposto à bactéria.
A sífilis é contraída por meio de relação sexual desprotegida, sendo que, caso a pessoa doente tenha alguma ferida na boca, a doença pode ser transmitida pelo beijo. A doença também pode ser transmitida pelo contato do sangue da pessoa doente por meio do compartilhamento de sangue ou, até mesmo, em caso de transfusão de sangue.
Mulheres grávidas que estiverem doentes com a sífilis podem transmitir a doença para o bebê. A sífilis possui três estágios, sendo que o terceiro é o mais grave deles, podendo deixar sequelas neurológicas. O tratamento contra a sífilis é feito com o uso de antibióticos, em especial, a penicilina.
Importância do Outubro Verde
O Outubro Verde é uma campanha de fundamental importância, pois trata de uma doença grave e que tem uma circulação expressiva. Dados do governo brasileiro apontam que, entre 2010 e 2024, foram registrados mais de 1,5 milhão de casos de sífilis no país, um número considerado bastante elevado.
Nesse sentido, a campanha é fundamental para orientar a população a respeito da importância de se prevenir por meio do uso de preservativos. Tão importante quanto usá-los é saber onde encontrá-los, sendo assim, a campanha reforça que preservativos são disponibilizados gratuitamente nos postos de saúde.
A conscientização também ocorre por meio da orientação da população sobre a importância da testagem rápida. Essa testagem também está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Por fim, a campanha orienta a população e reforça as ações de alcance para atingir grupos vulnerabilizados. É uma campanha fundamental no combate à sífilis no Brasil.
Confira também: Março Amarelo — campanha que procura promover a conscientização a respeito da endometriose
Frases para o Outubro Verde
-
Outubro Verde: faça o teste e proteja o seu futuro e o futuro do seu filho. [Prefeitura de Itanhaém]
-
Cuide da sua saúde e da saúde de quem você ama. Informação é a melhor proteção. [Prefeitura de Tietê]
-
Outubro Verde: prevenir a sífilis é cuidar da sua saúde e da de quem você ama.
-
Outubro Verde: consciência hoje para um futuro sem sífilis.
-
Quando a gente ama, é claro que a gente cuida.
-
Outubro Verde: juntos no combate à sífilis e à sífilis congênita.
-
Faça o teste, proteja-se, trate-se. Outubro Verde contra a sífilis!
Fontes
REDAÇÃO. Outubro Verde chama atenção para o combate à sífilis e à sífilis congênita. Disponível em: https://www.saude.df.gov.br/web/guest/w/outubro-verde-chama-atencao-para-o-combate-a-sifilis-e-a-sifilis-congenita.
REDAÇÃO. Lei Nº 13.430, de 31 de março de 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13430.htm.
REDAÇÃO. 19/10: Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/19-10-dia-nacional-de-combate-a-sifilis-e-a-sifilis-congenita/.