O Dia de Finados é celebrado em 2 de novembro, no Brasil. É uma data comemorativa reservada para homenagear os entes queridos que já faleceram. É uma celebração tradicional no catolicismo, em que as pessoas vão aos cemitérios visitar os túmulos de pessoas queridas para lhes deixar flores e prestar uma homenagem.
A celebração e as ações para homenagear os mortos eram comuns na Antiguidade, sendo também parte da tradição cristã, assim que esta surgiu. O Dia de Finados se estabeleceu como uma prática do catolicismo no final do século X, quando um monge estabeleceu a celebração em 2 de novembro para homenagear os mortos.
Leia também: Dia dos Mortos — celebração popular no México que pode durar até uma semana
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Dia de Finados
- 2 - Origem do Dia de Finados
- 3 - Significado do Dia de Finados
- 4 - O que fazer no Dia de Finados?
- 5 - Dia de Finados é feriado?
- 6 - Frases para o Dia de Finados
Resumo sobre Dia de Finados
- O Dia de Finados é uma data comemorativa celebrada no Brasil em 2 de novembro.
- A data é utilizada como um momento para relembrar e homenagear os entes queridos que se foram.
- Na Igreja Católica, é bastante comum que sejam realizadas missas e rezas pelas almas dos falecidos.
- A celebração foi criada por um monge beneditino no final do século X.
- No Brasil, o Dia de Finados é considerado um feriado nacional.
Origem do Dia de Finados
Desde a época do cristianismo primitivo, que se desenvolveu sob as ruínas do Império Romano, que os cristãos rezavam por seus mortos, em especial pelos mártires, nos locais onde estes eram frequentemente enterrados: nas catacumbas subterrâneas da cidade de Roma. A prática de prestar homenagem aos mortos, no entanto, não é uma exclusividade cristã, sendo bastante comum na Antiguidade.
O costume de rezar pelos mortos foi sendo introduzido paulatinamente na liturgia (conjunto de rituais que são executados ao longo do ano) da Igreja Católica. O principal responsável pela instituição de uma data específica dedicada à alma dos mortos foi o monge beneditino Odilo (ou Odilon) de Cluny.
Odilo tornou-se abade de Cluny, em Borgonha, na França, uma das principais abadias construídas no mundo medieval e responsável por importantes reformas no clero no período da Baixa Idade Média. Em 02 de novembro de 998, o monge Odilo instituiu aos membros de sua abadia e a todos aqueles que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos.
A partir do século XII, essa data se popularizou em todo o mundo cristão medieval como o Dia de Finados, e não apenas no meio clerical. Em 1915, o papa Bento XV autorizou que os sacerdotes realizassem missas durante o Dia de Finados. Os motivos que levaram a Igreja Católica a estabelecer essa data são discutidos pelos historiadores. Acredita-se que a celebração do Dia de Finados tem relação com o Samhain, uma celebração celta em que se acreditava que as barreiras entre o mundo dos vivos e mortos deixavam de existir.
O Samhain, era celebrado em 1º de novembro. A Igreja buscou cristianizar a ocasião criando o All Saints Day, em 1º de novembro, e o All Souls Day em 2 de novembro.
Significado do Dia de Finados
O Dia de Finados é celebrado em 2 de novembro em locais de tradição católica, mas a data possui um significado distinto em outras culturas. No caso do Brasil, a data é celebrada de acordo com a tradição católica, sendo uma data reservada para relembrar, homenagear e rezar pelos entes queridos que partiram. É um dia para reviver o luto por aqueles que já se foram. Para a Igreja Católica, a data também é um momento de rezar pela alma daqueles que estão no purgatório. É tradicional que as ações realizadas pela Igreja e pelos fiéis nessa data sejam entendidas como práticas que buscam garantir e conceder a remissão dos pecados daqueles no purgatório.
Veja também: Quaresma — período de jejum e penitências que antecede a Páscoa
O que fazer no Dia de Finados?
Entre práticas que podem ser realizadas no Dia de Finados estão:
- Visitar túmulos: muitas pessoas visitam os túmulos de entes, amigos e até de personalidades para deixar flores, fazer uma reza e prestar uma homenagem. Essa prática demonstra a saudade que o falecido deixou e demonstra o respeito e amor de quem o visita.
- Ir à missa: é comum na tradição católica que a Igreja realize missas em homenagem aos falecidos como forma de pedir pelo seu descanso.
- Fazer jejum e rezar: aqueles que optam por não sair de suas casas, têm como opção a prática de jejuns como penitência pelas almas dos falecidos. As rezas também podem ser parte das reflexões causadas por essa data, mas também para que Deus cuide dos falecidos.
Para aqueles que não são religiosos ou que não têm o hábito de celebrar a data, o Dia de Finados pode ser usado como um dia de descanso ou um dia de lazer com a família e amigos.
Dia de Finados é feriado?
Sim, o Dia de Finados é considerado feriado no Brasil. Segundo a Lei nº 10.607/2002, o Dia de Finados é uma das datas consideradas como feriado nacional. Com isso, milhares de pessoas aproveitam o dia de folga para visitar os túmulos de entes queridos.
Saiba mais: Existe data para celebrar o Halloween no Brasil?
Frases para o Dia de Finados
- “A pior saudade é aquela que não podemos matar, pois o motivo de sua existência já deixou de existir.” [Gabriel Maroni]
- “O Dia de Finados nos lembra que a única forma de nos tornarmos eternos é nos mantermos vivos nas lembranças e nos corações das pessoas que nos amaram e junto conosco construíram eternidades.” [Edna Frigato]
- “Às vezes a saudade de quem partiu é uma lembrança presente, inocente e linda. Veja a luz das estrelas. Algumas provavelmente não existem há séculos, e ainda assim iluminam e alegram nossas noites.” [André Saut]
Fontes
REDAÇÃO. Qual é a origem do Dia de Finados? Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2024/11/qual-e-a-origem-do-dia-de-finados
REDAÇÃO. Padre comenta os gestos e significado do Dia de Finados. Disponível em: https://noticias.cancaonova.com/igreja/padre-comenta-os-gestos-e-significado-do-dia-de-finados/
Este texto foi feito em coautoria de Daniel Neves e Cláudio Fernandes.