As invenções brasileiras pertencem às mais variadas áreas do conhecimento. O balão de ar quente, o avião, o identificador de chamadas, o câmbio automático, o rádio, o placar eletrônico de substituição no futebol, o cartão magnético e a urna eletrônica são criações de inventores brasileiros na área da tecnologia. Na área da saúde, os brasileiros desenvolveram a abreugrafia, o soro antiofídico, e identificaram o protozoário causador da doença de Chagas.
Muitas outras invenções brasileiras são utilizadas em nosso cotidiano, como o escorredor de arroz, o filtro de barro e o chuveiro elétrico. Os brasileiros são conhecidos pela criatividade e, dessa forma, não poderiam deixar de contribuir com a humanidade com diversas invenções.
Leia também: Quem inventou a fotografia?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre invenções brasileiras
- 2 - 20 principais invenções brasileiras
- 1. Abreugrafia
- 2. Avião
- 3. Balão de ar quente
- 4. Bina
- 5. Brigadeiro
- 6. Câmbio automático por fluído hidráulico
- 7. Orelhão
- 8. Cartão telefônico eletrônico
- 9. Cinema 3D
- 10. Chuveiro elétrico
- 11. Escorredor de arroz
- 12. Filtro de barro
- 13. Jiu-jitsu brasileiro
- 14. Capoeira
- 15. Patógeno da doença de Chagas
- 16. Painel eletrônico de substituição no futebol
- 17. Rádio
- 18. Urna eletrônica
- 19. Soro antiofídico
- 20. Walkman
- 3 - Invenções femininas brasileiras
- 4 - Curiosidade sobre invenções brasileiras
Resumo sobre invenções brasileiras
- Existem muitas invenções brasileiras no mundo.
- Algumas são complexas, como o avião e o balão de ar quente, outras são bem simples, como o escorredor de arroz e o brigadeiro.
- Muitas são comuns no nosso dia a dia, como o rádio, o filtro de barro, o chuveiro elétrico e o cinema 3D.
- Outras importantes invenções de brasileiros são: o orelhão, o cartão telefônico eletrônico, o identificador de chamadas telefônicas, o câmbio automático por fluído hidráulico, o walkman e o placar eletrônico.
- O patógeno da doença de Chagas, a abreugrafia e o soro antiofídico são invenções brasileiras importantes na área da saúde.
- A capoeira e o jiu-jitsu brasileiro também foram desenvolvidos por brasileiros.
20 principais invenções brasileiras
1. Abreugrafia
É o nome de um método de diagnóstico de tuberculose criado pelo professor e médico brasileiro Manuel Dias de Abreu. O método consiste em uma radiografia de tamanho reduzido dos pulmões que permite, de forma rápida e barata, diagnosticar a tuberculose ainda no seu estágio inicial. O método foi desenvolvido e aperfeiçoado por Manuel Dias de Abreu nas primeiras décadas do século XX.
2. Avião
É o invento que ainda hoje gera debates sobre quem foi, de fato, seu inventor. Alberto Santos Dumont, nascido em Palmira, em 1873, realizou diversas pesquisas e desenvolveu dirigíveis antes de iniciar seus projetos com aviões.
Em 23 de outubro de 1906, na França, Santos Dumont realizou seu primeiro voo público de sucesso, percorrendo mais de 60 metros em pouco mais de sete segundos e pousando em segurança. Mais de mil pessoas observaram o voo no Campo de Bagatelle.
![Fotografia de Santos Dumont, inventor brasileiro, no primeiro voo do 14-Bis.[imagem_principal]](https://s2.static.brasilescola.uol.com.br/meuartigo/2025/06/invencoes-brasileiras-aviao-santos-dumont.jpg)
Santos Dumont foi considerado o primeiro aviador pela Comunidade de Avião Francesa, mas, dois anos depois, os irmãos Wright reivindicaram o título de pioneiros para a mesma instituição. Eles alegaram que realizaram o primeiro voo em 1903, mas que mantiveram o feito sob sigilo até 1908.
Não existem imagens desse primeiro voo e poucas testemunhas viram-no. Por esse motivo, ainda hoje a disputa sobre quem inventou o avião gera grandes debates. Os defensores de Dumont alegam ainda que o avião dos irmãos Wright era lançado com uma espécie de catapulta, ao contrário do 14-Bis, que decolava sozinho.
3. Balão de ar quente
Em 3 de agosto de 1709, frei Bartolomeu Lourenço de Gusmão, nascido em Santos em 1685, mostrou para a família real portuguesa seu invento, um pequeno balão de ar quente que flutuou na frente dos observadores. Ele chamou seu invento de aeróstato.

Em 1783, na França, o primeiro balão de ar quente decolou levando dois passageiros. Durante mais de um século, o balão era o único meio de transporte aéreo, até outro brasileiro inventar o avião.

4. Bina
O identificador de chamadas telefônicas, que no Brasil ficou conhecido como “Bina”, foi inventado por João da Cunha Doya e Carlam Bezerra Salles. Estes registraram a patente do invento em 1980. No início o invento, foi chamado de “pega trote” e posteriormente passou a ser chamado “Bina”, abreviação de “B identifica A”. Identificadores de chamadas telefônicas são largamente utilizados na atualidade.
5. Brigadeiro
Ele é um dos principais doces da culinária brasileira e foi inventado em São Paulo, no início do século XX. Tem como principais ingredientes a manteiga, o chocolate e o leite condensado, e geralmente é coberto com chocolate granulado.

Na campanha das eleições de 1945, correligionárias do candidato à presidência brigadeiro Eduardo Gomes, da UDN, distribuíram o doce para os eleitores e estes passaram a chamá-lo de “doce do brigadeiro”. Foi por isso que ele passou a ser chamado de “brigadeiro” em boa parte do Brasil.
6. Câmbio automático por fluído hidráulico
Esse tipo de câmbio automático foi desenvolvido pelos engenheiros brasileiros José Braz Araripe e Fernando Lemos. O invento foi patenteado em 1932, sua patente foi vendida para a General Motors, que passou a adotar o sistema em seus veículos na década de 1940. O sistema ainda é utilizado em muitos carros.
7. Orelhão
Foi a arquiteta sino-brasileira Chu Ming Silveira que criou o design do orelhão, a icônica cabine telefônica do Brasil. Ao criar o orelhão, a arquiteta buscou proteger o telefone público das intempéries e garantir a privacidade do usuário. Os primeiros orelhões foram instalados no Rio de Janeiro em abril de 1972.

8. Cartão telefônico eletrônico
O primeiro cartão telefônico foi desenvolvido pelo engenheiro Nelson Guilherme Bardini com a colaboração de Dalson Artacho. O invento foi chamado por Nelson Bardini de “cartão telefônico indutivo”. Os primeiros orelhões a utilizarem o cartão eletrônico foram lançados em 1992, durante a Eco-92.

9. Cinema 3D
Em 1934 o italiano naturalizado brasileiro Sebastião Comparato criou os primeiros modelos de projetores 3D e apresentou seu invento no Rio de Janeiro. O invento não repercutiu muito na época, mas se tornou a base para o atual cinema 3D a partir da década de 1990.
10. Chuveiro elétrico
Em 1927 o engenheiro brasileiro Francisco Canhos desenvolveu o primeiro chuveiro elétrico, patenteando sua invenção no mesmo ano. Ele conseguiu fazer o que, até então, era considerado impossível para muitos engenheiros, misturar energia elétrica com água. Na década de 1930, o chuveiro se popularizou no Brasil e nas décadas seguintes passou a ser adotado em outros países.
11. Escorredor de arroz
Foi inventado pela dentista brasileira Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich no início da década de 1950 e patenteado por ela em 1959. Para a criação do protótipo do escorredor de arroz, ela contou com a ajuda do marido, que era engenheiro.

12. Filtro de barro

Foi inventado no interior do estado de São Paulo no início do século XX. Segundo a tradição, foi o imigrante italiano Victor Lamparelli o primeiro a aproveitar a abundante argila da cidade de Jabuticabal para produzir os primeiros filtros de barro. Em 1926, o filtro São João passou a ser fabricado em grande escala, sendo considerado um ícone brasileiro na atualidade.
13. Jiu-jitsu brasileiro
O jiu-jitsu brasileiro surgiu no Brasil no início do século XX. Em 1904, Mitsuyo Maeda trouxe para o Brasil o jiu-jitsu japonês, passando a dar aula dessa arte marcial para alguns brasileiros. Em 1917, quando tinha 14 anos, o brasileiro Carlos Gracie viu uma apresentação de Mitsuyo Maeda e se tornou seu aluno. Mitsuyo Maeda e Carlos Gracie são considerados os desenvolvedores do jiu-jitsu brasileiro.

14. Capoeira
Essa arte marcial foi desenvolvida no Brasil ainda no Período Colonial. Com forte influência africana, a capoeira foi proibida no nosso país durante o Período Colonial e o Período Imperial. Durante a Era Vargas, ela passou a ser tolerada e, no século XXI, se tornou patrimônio cultural brasileiro. A origem da palavra “capoeira” gera debate entre os linguistas, mas acredita-se que o termo é de origem indígena e significa algo como “mato rasteiro”.
15. Patógeno da doença de Chagas
Em 1907, o médico sanitarista Carlos Chagas foi enviado pelo governo brasileiro ao interior de Minas Gerais para pesquisar e combater a malária. Durante suas pesquisas, ele identificou o Trypanosoma cruzi como o protozoário causador da doença de Chagas e o inseto conhecido como barbeiro como vetor da doença. Com a descoberta de Carlos Chagas, campanhas passaram a ser feitas pelo governo, reduzindo drasticamente os casos da doença no nosso país.
16. Painel eletrônico de substituição no futebol
Hoje todos os grandes estádios de futebol do mundo possuem um painel eletrônico de substituição, inventado pelo brasileiro Carlos Eduardo Lamboglia. Ele foi patenteado em 1996, e, na Copa do Mundo de 1998, seu invento estreou nos gramados do esporte mais popular do mundo.

17. Rádio
Além do avião, outro invento que gera debates sobre quem foram seus inventores é o rádio. Tradicionalmente a invenção dessa tecnologia é atribuída pelos europeus a Guglielmo Marconi, que patenteou seu invento em 1896 e fez a primeira transmissão pública em 1899.

Mas, para muitos brasileiros, foi o padre gaúcho Roberto Landell de Moura que desenvolveu o rádio antes de Marconi. Landell fez transmissões da sua tecnologia em Porto Alegre, e, com patrocínio federal, fez uma demonstração pública do seu invento em 1899, transmitindo o Hino Nacional entre o Colégio de Santana e um aparelho na Ponte das Bandeiras, em São Paulo.
18. Urna eletrônica
As eleições no Brasil eram marcadas por fraudes nas votações e apurações, e, desde a criação do TSE, foi previsto o uso de uma “máquina de votar”. Na década de 1990, técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) desenvolveram a urna eletrônica, construída para a realidade do nosso país.

A primeira eleição brasileira a contar com urnas eletrônicas ocorreu em 1996. Elas foram utilizadas em 57 cidades, por 32 milhões de brasileiros, cerca de um terço do eleitorado do país na época. A urna eletrônica fortaleceu a democracia e tornou o nosso sistema eleitoral um dos mais ágeis e confiáveis do mundo.
19. Soro antiofídico
No início do século XX, Vital Brazil, primeiro diretor do Instituto Butantan, iniciou pesquisas para descobrir o antídoto para o veneno de cobras. Em 1917 o soro antiofídico foi patenteado, passando a ser usado no Brasil e em todo o mundo.
A tecnologia consiste na inoculação controlada de veneno de cobras em cavalos, estes produzem anticorpos contra o veneno. Parte desses anticorpos é retirada do cavalo e inoculada em seres humanos picados por cobras, isto é, o soro antiofídico utiliza o próprio veneno da cobra para produzir a cura.
20. Walkman

Em 1972, o filósofo germano-brasileiro Andreas Pavel criou o primeiro tocador de fita cassete portátil da história, patenteando seu invento na Europa. Em 1978, ele apresentou sua ideia de um player portátil para a empresa japonesa Sony, que recusou a proposta. Mas, em 1979, a Sony lançou o walkman, baseado na ideia de Pavel. Após anos de luta na justiça, Pavel conseguiu receber uma indenização da Sony por causa da quebra de sua patente.
Invenções femininas brasileiras
Muitas mulheres brasileiras fizeram invenções e descobertas importantes para a vida humana, como:
- A descoberta da relação do zika vírus com a microcefalia, feita pela médica brasileira Adriana Melo.
- Zilda Arns foi a criadora da Pastoral da Criança, projeto da Igreja Católica fundamental para a queda da mortalidade infantil no Brasil. O projeto de Zilda Arns foi replicado em diversos países do mundo.
- A brasileira Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich inventou o escorredor de arroz.
- Chu Ming Silveira inventou o orelhão.
- Geórgia Sampaio inventou um diagnóstico para endometriose mais rápido e barato dos que os até então usados.
Saiba mais: Evolução do computador — quem criou, linha do tempo, da primeira geração aos dias atuais
Curiosidade sobre invenções brasileiras
- Ao contrário da cultura popular, não foi Santos Dumontt quem inventou o relógio de pulso, o invento foi de Adrien Philippe e Antoni Patek, fundadores da Patek Philippe.
- A cada 10 segundos, uma pessoa é picada por cobra no mundo. Todos os anos, cerca de 5,4 milhões de pessoas são picadas por cobra, a maioria delas é salva da morte graças ao soro antiofídico, criado por Vital Brazil.
- Nas eleições de 2022, foram utilizadas 577.125 urnas em todo o território nacional, segundo dados do TSE.
- Em uma pesquisa publicada no livro The Drinking Water Book, de Colin Ingram, o filtro de barro brasileiro é o mais eficiente do mundo, eliminando diversos patógenos e metais pesados da água. Outra vantagem do filtro é manter a água fresca sem uso de energia elétrica.
- Segundo dados do Ministério da Saúde, há atualmente no mundo cerca de sete milhões de pessoas com doença de Chagas. Cerca de 10 mil falecem por ano em consequência da doença.
- Em 1926, Santos Dumont solicitou que a Liga das Nações Unidas banisse os aviões das guerras. Ele não aceitava que sua invenção fosse utilizada para matar.
- Os aviões modernos mesclam tecnologias desenvolvidas pelos irmãos Wright e por Santos Dumont.
Créditos das imagens
[1] Acervo Museu Paulista (USP)
[2] Wikimedia Commons e Wikimedia Commons
[6] Andre Goldstein/ Shutterstock
Fontes
INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. As invenções no Brasil: contadas através de documentos históricos e patentes. Brasília, 2023.
TSZESNIOSKI, Roberta Reis Bahia. A história das invenções contada por Monteiro Lobato: um olhar sobre trabalho, progresso e tecnologia. Curitiba, 2014.