A influência da cultura africana na cultura brasileira está nas cores, nas danças, nos ritmos, nos sabores, nas celebrações populares, na religiosidade, no idioma, entre outras manifestações presentes em nosso país.
A cultura brasileira foi formada pela influência de diferentes culturas que estiveram presentes em nosso território ao longo da história. A cultura europeia e indígena são exemplos, assim como a cultura africana, trazida ao Brasil pelos africanos escravizados durante o período do tráfico negreiro.
Aqui, a cultura africana criou raízes, preservando seus elementos tradicionais mas também se misturando com as culturas indígena e europeia, a exemplo do sincretismo religioso presente na umbanda.
Leia mais: Como é a diversidade cultural no Brasil?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a influência da cultura africana na cultura brasileira
- 2 - Principais influências da cultura africana na cultura brasileira
- 3 - Importância da influência da cultura africana na cultura brasileira
- 4 - História da cultura afro-brasileira
Resumo sobre a influência da cultura africana na cultura brasileira
-
A cultura brasileira, conhecida por sua diversidade, foi fortemente influenciada pela cultura africana.
-
A cultura africana foi trazida ao Brasil juntamente dos africanos escravizados no período da colonização.
-
Aqui, a cultura africana se misturou com as culturas indígena e europeia.
-
As influências da cultura africana no Brasil estão nas danças, na culinária, nos ritmos, no idioma, na religião etc.
-
A cultura africana no Brasil foi reprimida durante muito tempo, mas vem sendo resgatada nas últimas décadas.
Principais influências da cultura africana na cultura brasileira
A cultura brasileira é bastante conhecida por sua riqueza, sendo caracterizada por diferentes manifestações culturais espalhadas por todo nosso território. Essa riqueza cultural é resultado da grande diversidade de culturas que temos aqui.
Uma dessas heranças culturais é a cultura africana, trazida para cá em um contexto desumano. No longo prazo, no entanto, a cultura africana interagiu com as culturas europeia e indígena, dando origem a manifestações culturais únicas em nosso país. Vamos conhecer algumas dessas influências.
-
Música na cultura afro-brasileira
![Berimbau, tamborim, reco-reco, agogô, exemplos da influência da cultura africana na cultura brasileira.[imagem_principal]](https://s2.static.brasilescola.uol.com.br/be/2025/07/instrumentos.jpg)
A música é uma das áreas em que a influência africana é mais rica e se manifesta de maneira evidente. Muitos ritmos presentes na música brasileira, como o samba, o afoxé, o axé, o maracatu, o jongo e o maxixe, surgiram aqui por influência direta dos ritmos que são parte da cultura africana.
Além disso, muitos instrumentos presentes na musicalidade brasileira são parte da cultura africana. Aqui destacam-se os instrumentos de percussão, como o berimbau, o atabaque, o tamborim, o agogô, a cuíca, o ganzá, entre outros.
-
Culinária na cultura afro-brasileira

Na culinária, a influência da cultura africana se manifestou nos pratos e nos ingredientes utilizados neles. Entre as influências estão, por exemplo, o vatapá, o caruru e a canjica. Esta última, provavelmente, era consumida por povos africanos como uma sopa de milho chamada kanzika. Além disso, ingredientes como o leite de coco e o azeite de dendê foram introduzidos aqui pelos africanos, tornando-se parte da culinária brasileira.
-
Folclore na cultura afro-brasileira

O folclore é o conjunto de manifestações de uma cultura popular em diferentes áreas, como a música, a dança, as crenças e as festas populares, como o Bumba meu Boi. No caso do folclore, é muito reconhecida pelas pessoas a associação do termo com os mitos que fazem parte da cultura tradicional.
Assim, considera-se que os nossos mitos folclóricos também foram influenciados pela cultura africana. Entre essas lendas estão as do saci-pererê e a do negrinho do pastoreio, por exemplo. Além disso, a recorrência da presença do fumo nos mitos do folclore brasileiro é entendida como influência da cultura africana, a exemplo da lenda do caboclo d’água.
-
Festas na cultura afro-brasileira

As festas populares também são elementos de nossa cultura que são fortemente influenciados pela cultura africana. A maior festa popular do Brasil e uma das maiores do planeta, o Carnaval, apesar de suas origens cristãs, é fortemente marcado pela influência africana. A começar pelos ritmos que embalam a festa, como o samba, mais os tradicionalíssimos desfiles das escolas de samba.
Outras festas populares que foram de alguma forma influenciadas pela cultura africana são: Festa de São Benedito, Reisado de Congo, Bumba meu Boi, Festa do Preto Velho, Lavagem do Bonfim, Festa de Iemanjá, entre outras.
-
Religião na cultura afro-brasileira

As influências africanas na religiosidade brasileira são a forma mais perceptível de como a cultura africana está presente no Brasil para muitas pessoas. Isso porque são populares em nosso país as religiões de matriz africana, isto é, expressões religiosas que são de origem africana ou são manifestações da religiosidade africana na cultura brasileira.
As mais populares são o candomblé e a umbanda, presentes em todas as regiões do Brasil. Para os pesquisadores, o candomblé é uma religião de origem africana que foi trazida ao Brasil, tendo origem entre os bantos e iorubás. Aqui foi preservado, tornando-se parte de nossa cultura religiosa.
A umbanda, por sua vez, é uma religião considerada brasileira, surgida aqui por meio do sincretismo religioso e portando elementos do candomblé, catolicismo e espiritismo. Assim como no candomblé, a crença nos orixás está presente na umbanda, embora o número deles nela seja bem menor do que em relação ao candomblé.
-
Arte na cultura afro-brasileira

A arte brasileira como um todo é fortemente influenciada pela cultura africana, a começar pelas menções já feitas, como na música com o samba, o axé e outros ritmos. Além disso, as danças, parte importante do patrimônio artístico de nosso país, também têm influência africana, como o maracatu, o jongo e até a capoeira — frequentemente incluída nesse tema, embora não seja uma dança, mas considerada um esporte e uma luta também.
Além disso, temas relacionados à cultura afro-brasileira estão no modernismo e na literatura moderna de nosso país, por exemplo. Nosso artesanato também tem influência africana, com objetos e esculturas confeccionados de madeira ou adornados com miçangas. Ademais, as cores vibrantes utilizadas na confecção de objetos da cultura africana tornaram-se comuns em nossa cultura.
-
Língua na cultura afro-brasileira
A chegada dos quase cinco milhões de africanos escravizados, vindos de diferentes partes da África, fez com que diferentes idiomas fossem trazidos ao território brasileiro. Essas línguas de origem africana se misturaram com o idioma português e com os idiomas indígenas e influenciaram fortemente a forma como nos comunicamos.
A gramática, o vocabulário e a pronúncia do português brasileiro são fruto dessa mistura e contêm forte influência de idiomas africanos, como o quimbundo e o quicongo. No nosso vocabulário, várias palavras — como quilombo, berimbau, dengo e cafuné — têm origem em idiomas africanos.
Leia mais: Palavras africanas — estão presentes no português brasileiro, refletindo aspectos culturais e da origem do nosso povo
Importância da influência da cultura africana na cultura brasileira
A cultura africana tem uma enorme influência em nossa cultura, como podemos perceber. Essa cultura ajudou a formar e moldar a cultura brasileira, estando presente em nossa vida nos aspectos mais triviais possíveis. Entre os elementos que demonstram a importância da cultura africana na cultura brasileira, estão:
-
Contribuiu para a formação da identidade nacional: manifestações culturais de origem africana, como o samba e a capoeira, e elementos como o berimbau e a feijoada são exemplos flagrantes da representatividade africana na identidade brasileira.
-
Diversidade cultural: a presença da cultura africana deixou a cultura brasileira mais rica e mais diversa.
História da cultura afro-brasileira
A cultura afro-brasileira começou a se formar durante o período da colonização. Embora o Brasil ainda não existisse enquanto nação independente e não houvesse senso de identificação do que é o Brasil, a cultura presente em nosso território estava em profunda mudança com os contatos entre europeus, indígenas e africanos.
Os africanos foram trazidos para cá em um contexto desumano, sendo vítimas da escravidão durante a colonização. Acredita-se que os povos que mais foram enviados ao Brasil foram os bantos, nagôs e hauçás, e nossa cultura foi e é fortemente influenciada por eles. Os povos africanos trazidos ao Brasil resistiram e mantiveram sua cultura, mesmo sendo forçados a abandoná-la.
Historicamente, a cultura afro-brasileira foi reprimida e vítima de preconceitos, mas o ativismo do movimento negro tem feito com o legado africano na cultura brasileira seja resgatado a cada dia e valorizado nas escolas e na sociedade.
Créditos da imagem
[1]ThalesAntonio / Shutterstock
Fontes
CÂMARA CASCUDO, Luís da. Geografia dos mitos brasileiros. São Paulo: Global, 2012.
SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
SCHWARCZ, Lilia Moritz e GOMES, Flávio (orgs.). Dicionário da escravidão e liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
FERNANDES, Fernanda. A influência de línguas africanas no português falado no Brasil. Disponível em: https://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/reportagens/15356-a-influ%C3%AAncia-de-l%C3%ADnguas-africanas-no-portugu%C3%AAs-falado-no-brasil
SOUZA, Izabel Cristina de e GUASTI, Maria Cristina Figueiredo Aguiar. Cultura africana e sua influência na cultura brasileira. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/12906/510.pdf?sequence=1&isAllowed=y
CÂMARA DOS DEPUTADOS. A história da capoeira no Brasil. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/experiencias-presenciais/parlamentojovem/noticias_para_voce/a-historia-da-capoeira-no-brasil
SANTOS, Wilmihara Benevides S. Alves dos. A presença africana nas palavras que falamos em português. Disponível em: https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/presenca-africana-nas-palavras-que-falamos-em-portugues-um-artigo-de-wilmihara-benevides-s-alves-dos-santos/