Zona da Mata: o que é, mapa, características - Brasil Escola

Zona da Mata

A Zona da Mata é a sub-região do Nordeste que abrange toda sua faixa litorânea leste, recoberta pela Mata Atlântica. É uma área de intenso dinamismo populacional e econômico.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

A Zona da Mata é uma das sub-regiões do Nordeste brasileiro, representando toda a sua faixa litorânea leste. Ela é formada por 6 diferentes estados, desde o Rio Grande do Norte até a Bahia, e concentra o maior número de capitais estaduais da região. Por causa disso, essa é uma área de alta densidade populacional e dinamismo econômico, onde se localizam importantes polos industriais do Nordeste. Sua economia é conhecida, também, pela extração de petróleo, pela produção de cacau e pela presença do setor sucroalcooleiro. Em se tratando de paisagens naturais, a Zona da Mata é caracterizada pela Mata Atlântica e pelo seu clima tropical atlântico, além de relevo formado pelas planícies litorâneas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Região Nordeste — detalhes sobre essa importante região do país

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a Zona da Mata

  • A Zona da Mata é uma das quatro sub-regiões em que se divide o Nordeste do Brasil.

  • É formada por cidades no litoral de 6 estados, desde o Rio Grande do Norte até a Bahia.

  • Tem relevo suavemente ondulado e plano que caracterizam o domínio das planícies e dos tabuleiros litorâneos.

  • A vegetação é a da Mata Atlântica, motivo pelo qual recebe o nome de Zona da Mata. Os mangues também estão presentes na região, formando-se na faixa costeira.

  • O clima da Zona da Mata é o tropical atlântico, com verões secos e invernos chuvosos. A amplitude térmica é baixa, e a pluviosidade anual é elevada.

  • A economia dessa região apresenta elevada diversificação e dinamismo. Concentram-se nela indústrias automobilística, sucroalcooleira e petroquímica, além da extração de petróleo, da pesca e da produção de cacau.

  • O turismo é, também, uma atividade econômica muito importante da Zona da Mata.

  • Essa é a sub-região mais densamente povoada do Nordeste, concentrando as capitais e as regiões metropolitanas 6 seis dos 9 estados da região.

  • Dentre as cidades localizadas na Zona da Mata, estão Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN), Aracaju (SE), Maceió (AL) e João Pessoa (PB).

O que é a Zona da Mata?

A Zona da Mata é uma das sub-regiões da região Nordeste do Brasil. Essa área compreende cidades em seis diferentes estados. São eles:

  • Rio Grande do Norte;

  • Paraíba;

  • Pernambuco;

  • Alagoas;

  • Sergipe;

  • Bahia.

No entanto, a Zona da Mata limita-se a uma pequena extensão de cada unidade federativa: mais precisamente a sua faixa litorânea, ingressando até 200 quilômetros para o interior. Apesar disso, essa é a região de maior dinamismo populacional e econômico do Nordeste.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mapa da Zona da Mata

Mapa da Zona da Mata. [imagem_principal]
A Zona da Mata abrange toda a faixa litorânea leste da região Nordeste. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)

Características da Zona da Mata

Relevo da Zona da Mata

A Zona da Mata nordestina está inserida no domínio geomorfológico das planícies e dos tabuleiros litorâneos. Seu relevo, por isso, é formado predominantemente por terrenos planos ou suavemente ondulados que apresentam baixa altitude, chegando até o nível do mar. No entanto, essa não é uma área de relevo homogêneo, e existem trechos acidentados formados por depressões isoladas e por morros. Sobre os terrenos da Zona da Mata, estão solos profundos e bem desenvolvidos fisicamente, não obstante a sua baixa fertilidade química.

Vegetação da Zona da Mata

Trecho litorâneo da Mata Atlântica, a vegetação predominante da Zona da Mata.
A Mata Atlântica é a vegetação predominante da Zona da Mata.

A principal característica física da Zona da Mata é a sua vegetação. Aliás, o nome dessa sub-região é oriundo da sua cobertura vegetal: a Mata Atlântica. Portanto, a vegetação que recobre as áreas inseridas na Zona da Mata é a floresta tropical atlântica, marcada pela presença de plantas decíduas e de uma rica biodiversidade tanto florística quanto faunística, contando com muitas espécies endógenas (que surgiram e existem apenas naquela localidade).

Como é uma região litorânea, existem outras formações vegetais que são típicas de áreas úmidas e alagadas. O principal exemplo são os mangues, que desenvolvem ecossistemas próprios denominamos manguezais. Os mangues estão presentes em quase toda a Zona da Mata, caracterizando-se pelas plantas adaptadas a um ambiente constantemente alagado com água salobra, estando situado na transição entre as águas dos rios e do mar.

Clima da Zona da Mata

Climograma de Maceió (AL), cidade localizada na Zona da Mata.
Climograma de Maceió (AL), cidade localizada na Zona da Mata. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)

A Zona da Mata nordestina tem clima tropical atlântico, que é predominante em quase todo o litoral do Brasil. O fator maritimidade é aquele que exerce maior influência, junto da latitude, produzindo, assim, um clima de elevada umidade e de altas temperaturas. A amplitude térmica na Zona da Mata é baixa, com máximas de 27º C e mínimas de 22º C. Esse clima tem invernos úmidos e verões secos, mas a pluviosidade é alta durante todo o ano. O volume anual de chuvas varia entre 1.200 mm e 2.000 mm.

Economia da Zona da Mata

A região da Zona da Mata apresenta elevado dinamismo econômico, concentrando uma ampla diversidade de atividades que representam todos os três setores. As atividades do setor primário da economia foram aquelas que deram início ao desenvolvimento econômico da Zona da Mata e, também, do Brasil. Lembremos que fica na Zona da Mata a cidade que foi a primeira capital brasileira, Salvador (BA), e que centralizou a política e a economia da metrópole. Por causa disso, a Zona da Mata tem como uma de suas principais atividades o cultivo da cana-de-açúcar aliado com a indústria sucroalcooleira, produtora de açúcar e de etanol.

Cidades como Ilhéus (BA), que fazem parte da Zona da Moata, destacam-se pela produção de cacau.
Cidades como Ilhéus (BA) destacam-se pela produção de cacau.

Em se tratando da produção agrícola, a Zona da Mata destaca-se também no cultivo do cacau. Segundo o IBGE, somente a Bahia foi responsável por produzir o equivalente a R$ 2,3 bilhões de cacau no ano de 2023, o que é quase 51% do valor gerado nacionalmente com essa cultura. As principais cidades cacauicultoras do estado ficam no seu litoral Sul, inserido na Zona da Mata. São elas Ilhéus, Wenceslau Guimarães e Ibirapitanga. A Zona da Mata, por causa do clima, é também uma região produtora de frutas.

Foi justamente a produção primária da Zona da Mata que condicionou a sua regionalização em três microrregiões:

  • Litoral Açucareiro ou Zona da Mata Açucareira, onde se produz cana-de-açúcar;

  • Recôncavo Baiano, onde se concentra a exploração de petróleo;

  • Sul da Bahia, onde se desenvolve o cultivo do cacau.

A Zona da Mata é conhecida pela força da indústria petroquímica e da exploração de reservas de petróleo. Algumas das principais bacias sedimentares onde ficam as reservas petrolíferas do Nordeste são a Bacia Potiguar, que compreende parte do litoral do Rio Grande do Norte, a Bacia do Recôncavo Baiano e a Bacia Sergipe-Alagoas. Na cidade de Camaçari, na Bahia, fica um dos principais polos petroquímicos do Nordeste e, também, do Brasil.

Polo industrial de Camaçari, na Bahia, parte da Zona da Mata.
O polo industrial de Camaçari, na Bahia, é um dos mais importantes do Nordeste e do Brasil. [1]

A cidade de Camaçari também concentra uma parte da produção industrial da região da Zona da Mata, que abriga os principais polos industriais do Nordeste. Além da referida cidade baiana, destacam-se as indústrias localizadas no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco.

Como veremos adiante, a Zona da Mata abriga importantes cidades nordestinas, o que inclui as capitais estaduais. Devido à sua localização no litoral, elas representam atrativos turísticos que são muito procurados por pessoas de outras cidades e de outros estados do Nordeste, do território nacional e também do mundo. Determinados períodos do ano e celebrações nacionais tendem a atrair um maior volume de turistas, como é o caso do Carnaval, do Réveillon e das festas de São João, mas o fluxo de visitantes é constante durante todo o ano. Por isso, diz-se que o turismo e as atividades correlatas são a base da economia da Zona da Mata.

Acesse também: Agreste — detalhes sobre outra sub-região do Nordeste do Brasil

Cidades da Zona da Mata

Litoral de Salvador, no Nordeste brasileiro, especificamente na Zona da Mata.
A Zona da Mata é a sub-região de maior densidade populacional do Nordeste brasileiro.

A Zona da Mata é onde ficam localizadas 6 das 9 capitais da região Nordeste do Brasil. Cada qual possui a sua própria região metropolitana e uma extensa área de influência tanto na sub-região em questão quanto na vizinha. Por essa razão, a Zona da Mata é a sub-região com maior densidade populacional do Nordeste brasileiro. Somando as capitais estaduais e sua região metropolitana, a Zona da Mata é formada por centenas de cidades, algumas das quais estão listadas na tabela a seguir.

Principais cidades da Zona da Mata

Natal (RN)

Olinda (PE)

Itabaianinha (SE)

Parnamirim (RN)

Igarassu (PE)

Salvador (BA)

João Câmara (RN)

Jaboatão dos Guararapes (PE)

Feira de Santana (BA)

Ceará-Mirim (RN)

Cabo de Santo Agostinho (PE)

Camaçari (BA)

Macaíba (RN)

Maceió (AL)

Itabuna (BA)

Nova Cruz (RN)

Maragogi (AL)

Ilhéus (BA)

João Pessoa (PB)

Arapiraca (AL)

Itacaré (BA)

Cabedelo (PB)

Aracaju (SE)

Porto Seguro (BA)

Lucena (PB)

Carmópolis (SE)

Trancoso (BA)

Guarabira (PB)

Itabaiana (SE)

Prado (BA)

Recife (PE)

Lagarto (SE)

Valença (BA)

Exercícios resolvidos sobre Zona da Mata

Questão 1

(Selecon – IBGE) A introdução da atividade canavieira pela colonização portuguesa na Zona da Mata nordestina provocou:

A) o desmatamento da Mata Atlântica

B) a devastação do solo de terra roxa

C) a destruição de vilas e engenhos de açúcar

D) o desenvolvimento da agricultura policultora

E) a introdução do trabalho assalariado imigrante europeu

Resolução:

Alternativa A.

O plantio de cana-de-açúcar no litoral do Nordeste ocasionou o desmatamento da vegetação nativa daquela área, formada essencialmente pela floresta tropical que caracteriza a Mata Atlântica.

Questão 2

A Zona da Mata é uma das sub-regiões do Nordeste brasileiro, abrangendo toda a sua faixa litorânea. Leia as alternativas a seguir e assinale aquela que não descreve uma característica dessa importante sub-região:

A) É a área mais densamente povoada da região Nordeste.

B) Concentra algumas das mais importantes indústrias nordestinas, principalmente petroquímicas.

C) Apresenta dois climas diferentes: o tropical atlântico e o semiárido.

D) Os mangues e a floresta tropical são os dois tipos de vegetação predominantes na Zona da Mata.

E) O turismo é uma das principais bases da sua economia.

Resolução:

Alternativa C.

A Zona da Mata apresenta somente clima tropical atlântico, de modo que não apresenta clima semiárido. Esse segundo tipo de clima pode ser encontrado em algumas áreas do Agreste, por ser uma área de transição mas é predominante no Sertão.

Crédito de imagem

[1] Joa Souza / Shutterstock

Fontes

AMARAL, A. J. do; SANTOS, J. C. P. dos; SILVA NETO, L. de F. Da; RANGEL, J. H. de A.; BARROS, A. H. C.; ZONTA, J. H. Potencialidades da Zona da Mata e do Agreste nordestinos para a implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta. In: SOUZA, H. A. de; LEITE, L. F. C.; MEDEIROS, J. C. (ed.). Solos sustentáveis para a agricultura no Nordeste. Brasília, DF: Embrapa, 2021. pt. 4, cap. 4, p. 573-595. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1133545.

IBGE. Produção de cacau no Brasil. IBGE, [2023]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/producao-agropecuaria/cacau/br.

REDAÇÃO. Bahia lidera a produção nacional de cacau e impulsiona a economia regional. Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI-BA), 24 set. 2024. Disponível em: http://www.seagri.ba.gov.br/noticias/2024/09/24/bahia-lidera-produ%C3%A7%C3%A3o-nacional-de-cacau-e-impulsiona-economia-regional.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.
Deseja fazer uma citação?
GUITARRARA, Paloma. "Zona da Mata"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/brasil/zona-da-mata.htm. Acesso em 09 de setembro de 2025.
Copiar