Os níveis de organização dos seres vivos são uma forma de classificar e separar cada parte responsável por formar a vida, desde um átomo até a biosfera. São eles:
- átomo,
- molécula,
- organela,
- célula,
- tecido,
- órgão,
- sistema,
- organismo,
- população,
- comunidade,
- ecossistema,
- bioma e
- biosfera.
A vida é um sistema complexo de organização formado por diferentes componentes que trabalham em conjunto para fazer funcionar o organismo por completo. Podemos afirmar que a célula é o menor componente funcional desse sistema, ou seja, todos os seres vivos precisam de uma célula para funcionar. Entretanto, não podemos dizer que a vida é formada apenas por células, pois existem partículas bem menores envolvidas em seu funcionamento, como os átomos e as moléculas.
Leia também: Como é feita a classificação dos seres vivos?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre níveis de organização dos seres vivos
- 2 - Videoaula sobre níveis de organização dos seres vivos
- 3 - O que são os níveis de organização dos seres vivos?
- 4 - Quais são os níveis de organização dos seres vivos?
- 5 - Importância dos níveis de organização dos seres vivos
- 6 - Exercícios resolvidos sobre níveis de organização dos seres vivos
Resumo sobre níveis de organização dos seres vivos
- Os níveis de organização dos seres vivos são uma forma de classificar e conceituar a vida em partes, que chamamos de níveis.
- São eles: átomo, molécula, organela, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistema, bioma e biosfera.
- Os níveis de organização podem ser divididos em 3 partes: moleculares, celulares e ecológicos.
- Cada nível é classificado de forma hierárquica: existem partículas menores (microscópicas) e maiores (macroscópicas) que podem ser fatores físicos e químicos presentes no meio.
- O menor nível é o átomo, a menor partícula da matéria, e o maior é a biosfera, que representa toda a parte do planeta onde existe vida.
- Os átomos constituem as moléculas; as moléculas formam as organelas celulares, estruturas que compõem as células.
- As células se unem para formar tecidos; os tecidos formam os órgãos; os órgãos, por sua vez, compõem os sistemas que fazem um organismo (espécime) funcionar.
- As populações são formadas por organismos, e as comunidades, por populações de diferentes espécies.
- Cada parte desse sistema hierárquico é crucial para o funcionamento da vida e precisa estar em consonância com todos os outros.
- Esse sistema de organização é de extrema importância porque nos faz compreender de forma individual cada parte que estrutura a vida e dá origem aos organismos.
Videoaula sobre níveis de organização dos seres vivos
O que são os níveis de organização dos seres vivos?
Os níveis de organização dos seres vivos são uma maneira de classificar e demonstrar hierarquicamente como a vida se estrutura, ou seja, mostrar desde a menor partícula relacionada à vida (o átomo) até a maior forma de organização na qual podemos enxergá-la. Dessa forma, podemos entender como todas as partes que dão origem a vida se relacionam e como elas podem formar organismos ou, até mesmo, sistemas complexos de organização.
Quais são os níveis de organização dos seres vivos?
A vida é regida por diversos fatores que influenciam o seu funcionamento e possibilitam a sua estruturação. Nesse sentido, podemos fragmentar esse sistema, categorizar os componentes que fazem parte dessa estrutura complexa que é a vida e organizá-los em níveis, formando o que chamamos de níveis de organização. Estes são os níveis de organização molecular, celular e ecológica:
-
- átomo,
- molécula,
- organela celular,
- célula,
- tecido,
- órgão,
- sistema,
- organismo,
- população,
- comunidade,
- ecossistema,
- bioma e
- biosfera.
-
Átomo
O átomo é a menor partícula da matéria. É formado por duas regiões principais: o núcleo e a eletrosfera. O núcleo é a região central onde ficam localizados os prótons (carga positiva) e os nêutrons (carga neutra). Já a eletrosfera é formada de várias camadas com níveis, onde ficam os elétrons (carga negativa). O átomo forma praticamente tudo que conhecemos e conseguimos tocar aqui no planeta Terra. Ele é representado por elementos químicos na tabela periódica, como o carbono, o oxigênio, o nitrogênio e o hidrogênio.
-
Molécula
As moléculas são formadas por dois ou mais átomos. Os átomos podem fazer ligações entre si, compartilhando elétrons, por exemplo, e assim formar as moléculas. Essas moléculas são divididas em substâncias puras simples e substâncias puras compostas. As substâncias puras simples são formadas por átomos do mesmo elemento químico, como os gases oxigênio (O2) e azoto (N2). As substâncias puras compostas são formadas por átomos de elementos químicos diferentes, como a água (H2O) e o gás carbônico (CO2). Os diferentes tipos de moléculas se juntam para formar a vida.
-
Organelas
As organelas são pequenas estruturas que ficam localizadas no citoplasma da célula e são formadas por conjuntos de moléculas mais complexas, como carboidratos, lipídios e as proteínas. É dentro das organelas que ocorrem as principais reações químicas que mantêm o organismo vivo. Algumas organelas que compõem a célula são: mitocôndria, ribossomo, retículo endoplasmático, complexo golgiense e lisossomos.
-
Célula
Unidade básica morfofisiológica fundamental para a vida. A célula é a menor partícula viva que compõe um organismo, e todos os organismos vivos possuem pelo menos uma célula, podendo ser chamados de unicelulares (aqueles que possuem apenas uma célula) ou pluricelulares (aqueles que possuem mais de uma célula).
A célula é uma estrutura microscópica que realiza diferentes funções dentro do organismo, dependendo da parte do corpo onde está localizada, e pode ter diferentes nomes também, como: osteócitos (células do tecido ósseo), condrócitos (células do tecido cartilaginoso) e miócitos (as fibras musculares). As células se juntam e formam os diferentes tecidos do corpo.
-
Tecido
Os tecidos são conjuntos de células que realizam alguma função específica dentro do organismo. Esses tecidos possuem diferentes composições, dependendo do tipo e da quantidade da matriz extracelular (substância produzida pelas células do tecido). Todas as partes do tecido se comunicam e trabalham em conjunto para manter funcionando determinado órgão do qual fazem parte. Nos animais, os principais tecidos são: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Porém, outros organismos, como as plantas, os fungos e as algas, também podem formar tecidos verdadeiros.
-
Órgão
São componentes formados pela união de diferentes tecidos. Possuem diversas funções, que dependem de sua composição tecidual, localização e estrutura. Alguns órgãos presentes nos animais são: coração, pulmão, baço, fígado e rins. As plantas também podem ter órgãos vegetais, como o caule e as folhas.
-
Sistema
Um sistema é formado por um grupo de órgãos que trabalham em conjunto e interagem para realizar determinadas funções em um organismo. Os sistemas funcionam de forma coordenada e coletiva, ou seja, todos os órgãos possuem tarefas cruciais e devem funcionar corretamente para que todos consigam realizar seu papel de forma eficaz. Os sistemas cardiovascular, digestório, respiratório e endócrino são exemplos de sistemas presentes nos animais.
-
Organismo
É um indivíduo, um espécime, uma forma de vida.
-
População
É um conjunto de indivíduos da mesma espécie, que em determinado período de tempo vivem em uma região. Um exemplo seria um conjunto de baratas da mesma espécie que vivem em uma mesma caixa de esgoto, por determinado tempo.
-
Comunidade ou biocenose
É o conjunto de populações de espécies diferentes que, durante determinado período, vivem em uma mesma região. Nesse sentido, um exemplo de comunidade, relacionado ao nível anterior (população), seria este: um conjunto de baratas, ratos e fungos que vivem em uma mesma caixa de esgoto.
-
Ecossistema
Diz respeito ao conjunto de fatores bióticos (seres vivos) e abióticos (físicos e químicos) de determinado lugar. De forma geral, é a junção das comunidades biológicas mais o meio em que elas estão interagindo. Podemos chamar de fatores abióticos a água, o solo, a umidade, a temperatura e outros fatores não vivos que influenciam o meio ambiente.
-
Bioma
Biomas são grandes paisagens de ecossistemas que possuem características específicas de clima, fauna e flora, e se repetem de forma semelhante em diferentes lugares. Exemplos de biomas mundiais são os desertos e florestas tropicais. Já no Brasil, temos a caatinga e o cerrado como exemplos de biomas.
-
Biosfera
Biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta. É a parte do planeta onde existe vida.
Importância dos níveis de organização dos seres vivos
Os níveis de organização dos seres vivos são fundamentais para compreender melhor como a vida funciona e como ela é estruturada. Quando estudamos de forma fragmentada cada parte de um todo, entendemos a complexidade desse sistema integral que regula a vida por meio de múltiplos componentes, trabalhando todos ao mesmo tempo. Os estudos nessa área são de extrema importância, pois só assim conseguimos entender o papel de cada parte, para realizar diferentes manejos de recursos, seja nas áreas da química, da biologia, da medicina ou da ecologia.
Saiba mais: Relações ecológicas — como os seres vivos interagem entre si?
Exercícios resolvidos sobre níveis de organização dos seres vivos
Questão 1
(Unesp) A sequência indica os crescentes níveis de organização biológica:
célula → I → II → III → população → IV → V → biosfera.
Os níveis I, III e IV correspondem, respectivamente, a:
A) órgão, organismo e comunidade.
B) tecido, organismo e comunidade.
C) órgão, tecido e ecossistema.
D) tecido, órgão e bioma.
E) tecido, comunidade e ecossistema.
Resposta: Letra B.
Justificativa: As células se unem para formar os tecidos (I). As populações são formadas por organismos (III). E as comunidades são formadas por populações de diferentes espécies (IV).
Questão 2
(UFPA) Charles Darwin, apesar de ser principalmente lembrado por suas contribuições à teoria evolutiva, foi também um ecólogo pioneiro em entender a natureza e a complexidade das relações entre as espécies que vivem em um determinado local, como se pode conferir na citação, a seguir, do livro A Origem das Espécies, em que ele descreve uma área próxima de sua casa:
“É interessante contemplar um terreno coberto com plantas de muitos tipos, com aves cantando nos arbustos, com vários insetos esvoaçando de lá pra cá, e com vermes rastejando pela terra úmida, e refletir como estas formas cuidadosamente construídas, tão diferentes e tão dependentes umas das outras de maneira tão complexa, foram criadas pelas leis que agem entre nós.”
A afirmativa correta em relação à citação é:
A) Os representantes não vivos (abióticos), referidos na citação, correspondem ao ecossistema presente no terreno próximo à casa de Darwin.
B) As espécies diferentes que vivem e interagem em uma área constituem uma população ecológica.
C) O que se convenciona chamar de comunidade ecológica é o conjunto de espécies que vivem e interagem com as outras espécies em uma área, no caso, o terreno vizinho à casa de Darwin.
D) Comunidades envolvem necessariamente representantes animais e vegetais.
E) Não são mencionadas, nessa citação, populações ecológicas.
Resposta: Letra C.
Justificativa: Em sua citação, Darwin fala sobre a presença de diferentes tipos de organismos vivendo em um terreno próximo a sua casa, que define exatamente o conceito de comunidade. A comunidade biológica (biocenose) é um conjunto de diferentes populações vivendo em uma determinada área, por um período de tempo.
Fontes
ALVES, Renan. Níveis de organização dos seres vivos estudados pela ecologia. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2025. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/22535.
LIMA, F. S. Dinâmica de níveis de organização no ensino de ecologia. In: ANAIS DO INIC, 2013. São José dos Campos: Univap, 2013. Disponível em: https://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2013/anais/arquivos/RE_0757_0961_01.pdf.
LOPES, Sônia Godoy Bueno Carvalho; CHOW, F.; LAHR, D. J. G.; TURRINI, P. Panorama histórico da classificação dos seres vivos e os grandes grupos dentro da proposta atual de classificação. In: DIVERSIDADE BIOLÓGICA, HISTÓRIA DA VIDA NA TERRA E BIOENERGÉTICA. São Paulo: USP/Univesp/Edusp, 2014. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002680854.
WIMSATT, William C. Levels of Organization in the Biological Sciences. Cambridge: MIT Press, 2021.