Toquinho

Toquinho é um musicista que tem uma carreira de mais de 50 anos de duração. Ele ficou marcado por fazer parcerias com grandes músicos, com destaque para Vinicius de Moraes.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Toquinho é um musicista brasileiro que ganhou expressão por seu trabalho como violonista, compositor e cantor. Ele foi um dos grandes artistas do cenário cultural brasileiro entre as décadas de 1960 e de 1980, gravando dezenas de álbuns e centenas de canções. Fez parcerias com inúmeros músicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A principal parceria musical de Toquinho foi com Vinicius de Moraes, com quem trabalhou conjuntamente por 10 anos. Toquinho recebeu inúmeros prêmios por sua carreira de mais e 60 anos e ficou marcado por canções como Aquarela, Tarde em Itapuã, A Tonga da Mironga do Kabuletê, entre outras.

Leia também: Vinicius de Moraes — outro grande artista brasileiro

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Toquinho

  • Toquinho é um musicista brasileiro com uma carreira de sucesso.

  • Ele ficou marcado por ser um grande violonista, sendo também compositor e cantor.

  • Ele é originário de São Paulo e oriundo de uma família com descendência italiana.

  • Gravou dezenas de discos e centenas de canções, como a popular Aquarela.

  • Formou uma parceria de uma década com Vinicius de Moraes.

Biografia de Toquinho

Fotografia de Toquinho, um musicista brasileiro que tem uma carreira de mais de 50 anos de duração. [imagem_principal]
Toquinho tem uma carreira musical de mais de 60 anos, com grandes sucessos da música brasileira. [1]

Nascimento de Toquinho

Antônio Pecci Filho, popularmente conhecido como Toquinho, nasceu na cidade de São Paulo, no dia 6 de julho de 1946. Ele pertencia a uma família de descendência italiana, sendo que seu pai era Antonio Pecci, e sua mãe era Diva Bondeolli Pecci. Ele também tem um irmão mais velho chamado João Carlos Pecci.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Infância de Toquinho

Toquinho teve o primeiro contato com um violão na casa de uma prima sua, e isso aconteceu quando ele tinha 7 anos de idade. A música sempre foi muito presente na infância de Toquinho, mas o contato com o violão despertou nele um forte interesse. O interesse dele pelo violão avançou depois que ele teve contato com um disco de João Gilberto.

Primeira comunhão de Toquinho, cuja infância foi marcada pelo catolicismo.
Primeira comunhão de Toquinho, cuja infância foi marcada pelo catolicismo. (Créditos: @reinaldoelias / Instagram @toquinho | Reprodução)

Toquinho fez os seus primeiros estudos em um Colégio chamado Sagrado Coração de Jesus e teve uma infância marcada pela influência do catolicismo. O nome dele, inclusive, foi escolhido porque sua mãe era devota de Santo Antônio. De seu pai, Toquinho herdou o forte interesse pela música, mas também o interesse pelo futebol.

Juventude de Toquinho

Com 12 anos de idade, Toquinho começou a ter aulas de violão, sendo que o seu professor foi Paulinho Nogueira, um reconhecido músico brasileiro. Toquinho também teve lições de música com outros professores importantes, como Edgard Gianullo, Isaías Savio, Leo Peracchi e Oscar Castro Neves.

Qual é a origem do apelido Toquinho?

Toquinho, alcunha que seguiu Antônio Pecci Filho durante toda a sua vida, foi atribuída a ele na sua infância porque ele era chamado por sua mãe de “toquinho de gente”, em referência à baixa estatura dele. Isso fez com que ele aderisse o apelido para a sua vida.

Carreira de Toquinho

A contato de Toquinho com seu professor, Paulinho Nogueira, permitiu que ele pudesse dar início à sua carreira musical ainda muito novo. Toquinho considera que sua carreira musical teve início em 1964, quando ele foi levado pelo seu professor para a cidade de São José do Rio Preto, no interior paulista, para uma apresentação.

Daí em diante, a carreira musical de Toquinho foi ganhando expressão, e ele colocou-se como um grande compositor, cantor e violonista. Ele trabalhou em algumas peças teatrais e, em 1965, fez uma parceria com Chico Buarque, compondo sua primeira canção a receber letra e a ser gravada. Nesse ano ainda, gravou seu primeiro compacto simples e, no ano seguinte, lançou seu primeiro disco chamado O violão de Toquinho.

Ele também teve um contato profissional com Gilberto Gil e participou do III Festival da Música Popular Brasileira, em 1967, uma famosa competição de musicistas que era televisionada pela TV Record. Em 1969, ele também teve uma parceria com Jorge Ben Jor, produzindo algumas músicas juntamente dele.

Esse ano, no entanto, foi marcado também pela ida de Toquinho para a Itália, onde foi se encontrar com seu amigo Chico Buarque, exilado do Brasil por conta da censura ocorrida durante a Ditadura Militar. Lá, ele deu continuidade à sua carreira musical, participando de alguns projetos. Um dos projetos que ele participou foi a gravação de um disco em homenagem a Vinicius de Moraes.

Toquinho e Vinicius de Moraes, que formaram uma grande parceria musical.
Toquinho (à sua esquerda) e Vinicius de Moraes (à sua direita) formaram uma grande parceria musical. (Créditos: Instagram @toquinho | Reprodução)

Esse trabalho rendeu a Toquinho uma aproximação com Vinicius de Moraes, com os dois tornando-se grandes amigos e formando uma parceria musical de uma década de duração. Em 1970, Toquinho foi convidado por Vinicius de Moraes para participar de alguns shows que ele promoveria em Buenos Aires, na Argentina.

Antes disso, eles apresentaram-se juntos pela primeira vez em Salvador. A parceria de Toquinho e de Vinicius de Moraes rendeu muitos discos, trilhas sonoras e shows ao longo dessa década de parceria. Algumas das músicas de sucesso que fizeram juntos foram Tarde em Itapuã, Samba da Rosa, A Tonga da Mironga do Kabuletê, Como Dizia o Poeta etc.

A parceria dos dois foi interrompida pelo falecimento precoce de Vinicius de Moraes, em 1980, mas juntos produziram mais de 20 discos e criaram mais de 120 canções. A carreira de Toquinho seguiu, e, em 1983, ele lançou uma de suas canções mais conhecidas, chamada Aquarela. Essa canção foi uma versão em português da música italiana Acquarello.

Ao longo da década de 1980, Toquinho fez uma série de trabalhos voltados para o público infantil, com destaque para o disco Canção de Todas as Crianças, que transformou em música dez princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança. Ele também realizou diversos shows na Ásia, Europa e América.

Nas décadas seguintes, ele seguiu com diferentes projetos, tanto para o público adulto, como para o público infantil. Em 2016, ele gravou um DVD em homenagem aos seus 50 anos de carreira. Ele também fez uma turnê e um CD em celebração a esse marco profissional.

Veja também: Milton Nascimento — um dos maiores cantores da música popular brasileira

Músicas de Toquinho

Entre algumas das canções de maior sucesso da carreira de Toquinho, estão:

  • Samba de Orly;

  • Regra de Três;

  • A Vida Tem Sempre Razão;

  • O Caderno;

  • O Pato;

  • Aquarela;

  • Que Maravilha;

  • Tarde em Itapuã;

  • Onde Anda Você;

  • Carta ao Tom 74.

Prêmios e homenagens a Toquinho

Entre os prêmios conquistados por Toquinho ao longo de sua carreira, estão:

  • Prêmio da Música Brasileira – Melhor música infantil (1988);

  • Prêmio da Música Brasileira – Melhor Álbum Infantil (1988);

  • APETESP – Melhor Trilha Sonora (1996 e 1998);

  • Liv Ullmann Peace Prze – Melhor Clipe (2003);

  • Grammy Latino – Melhor Álbum Instrumental (2021).

Toquinho na atualidade

Fotografia de Toquinho à frente de uma aquarela.
Atualmente, Toquinho segue com uma ampla carreira musical. (Créditos: Instagram @toquinho | Reprodução)

A carreira musical de Toquinho segue em curso na atualidade. Na década de 2010, ele fez inúmeras celebrações pelos seus 50 anos de carreira. O último álbum lançado pelo músico foi em 2023, sendo que esse trabalho contou com a participação de diversos músicos importantes, como Caetano Veloso e Sandy. Além disso, Toquinho segue realizando apresentações musicais pelas principais cidades dos Brasil.

Crédito de imagem

[1] A.PAES / Shutterstock

Fontes

NOLLA, Lívia. Os 12 maiores sucessos de Toquinho, no dia do seu aniversário. Disponível em: https://novabrasilfm.com.br/musica/os-12-maiores-sucessos-de-toquinho-no-dia-do-seu-aniversario.

REDAÇÃO. Biografia. Disponível em: https://toquinho-antigo.origgami.com.br/biografia/.

A trajetória de um artista que privilegiou a poesia e as temáticas infantis
A trajetória de um artista que privilegiou a poesia e as temáticas infantis
Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.
Deseja fazer uma citação?
SILVA, Daniel Neves. "Toquinho"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/biografia/toquinho.htm. Acesso em 30 de outubro de 2025.
Copiar