João Batista é um santo que nasceu com a missão de anunciar a chegada de seu primo, Jesus Cristo. Filho de Isabel, prima de Maria, e do sacerdote Zacarias, é considerado o último dos profetas e reconhecido como nazireu, aquele que nasceu após uma consagração divina.
Em vida, entre suas principais ações está o batismo, responsável pela conversão dos pecados de pessoas de origens diversas, não somente judias. Pela sua contribuição e relação próxima com a história de Cristo, tornou-se uma das figuras mais importantes para o cristianismo.
Leia também: Quais as diferenças entre o judaísmo e o cristianismo?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre João Batista
- 2 - Quem foi João Batista?
- 3 - Nascimento de João Batista
- 4 - O que João Batista era de Jesus?
- 5 - João Batista na Bíblia
- 6 - João Batista e o batismo de Jesus
- 7 - Por que João Batista teve que morrer?
- 8 - Oração a São João Batista
- 9 - Dia de São João Batista
- 10 - Tradições do dia de São João Batista
Resumo sobre João Batista
-
João Batista nasceu após uma consagração divina com a missão para anunciar a chegada de Jesus Cristo.
-
Em vida, destacou-se por batizar diversos tipos de pessoas com a intenção de conversão e perdão dos pecados. O “Batista” de seu nome vem de “batismo”.
-
Foi responsável por batizar Jesus Cristo, às margens do Rio Jordão.
-
Após receber o batismo de João, Cristo deu início à jornada evangelizadora.
-
Morreu em defesa de sua fé devido a uma execução ordenada pelo governante Herodes. Por isso é considerado um mártir.
-
É uma das figuras mais emblemáticas da história do cristianismo.
-
Entre as tradições relacionadas ao santo, a mais popular é a homenagem feita a São João nas festas juninas.
Quem foi João Batista?
![Imagem representativa de João Batista jovem ao lado de um cordeiro.[imagem_principal]](https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/2025/07/joao-batista-cordeiro.jpg)
João Batista foi responsável por anunciar a vinda de Jesus Cristo e a salvação causada pelo Messias e também foi o último dos profetas de Israel. Em suas ações e atividades, destinou-se à conversão e ao arrependimento dos pecados por meio do batismo. Pelo fato de batizar o povo, recebeu o nome “Batista”, aquele que batiza.
É considerado o primeiro mártir da Igreja Católica, ou seja, a primeira pessoa a sofrer perseguição e a se sacrificar em defesa de uma causa religiosa.
O santo dedicou sua vida ao processo de batismo. O início dessa jornada aconteceu no deserto da Judeia, Rio Jordão. Ele batizava as pessoas para consolidar a conversão dos pecados dos batizados.

Ele é considerado um nazireu, que quer dizer “consagrado de Deus”. Por isso, em vida, manteve-se afastado de uma vida social com uso de bebidas alcoólicas e convívio comum com outras pessoas. As pessoas enxergavam nazireus como profetas, aqueles que falavam em nome de Deus.
A imagem mais comum de São João Batista é representa por meio de uma criança junto a um cordeiro e um cajado, com escrito em latim que significa “Eis o cordeiro de Deus”. Isso acontece porque João nasceu antes de Jesus com a missão de anunciar de forma definitiva a chegada de seu primo, o Messias.
Saiba mais: O que é, como surgiu e curiosidades sobre o catolicismo
Nascimento de João Batista
João Batista nasceu no dia 24 de junho, na cidade Aim Karim, em Israel, a seis quilômetros do centro de Jerusalém. Seus pais eram o sacerdote Zacarias, que atuava no templo de Jerusalém, e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus.
Certo dia, Zacarias estava realizando suas atividades como sacerdote e recebeu o anúncio de um anjo: Isabel, sua esposa que era idosa e estéril, daria à luz um filho que se chamaria João. O menino possibilitaria felicidade à família, uma vez que era consagrado e receberia a missão para converter as pessoas de Israel. Zacarias duvidou daquele comunicado e se tornou um homem surdo e mudo.
Isabel e Maria ficaram grávidas no mesmo período. Da mesma forma que aconteceu com Isabel, um anjo apareceu para sua prima e anunciou a ela que seria mãe de Jesus Cristo, reconhecido como Salvador.
O que ocorreu com Isabel chamou a atenção da comunidade. O fato de ter um filho, mesmo sendo uma mulher estéril, foi para todos uma misericórdia de Deus. Naquele tempo, a esterilidade se enquadrava como um castigo; assim, mulheres estéreis conseguirem dar à luz era uma demonstração divina para algo positivo na vida da família.
O que João Batista era de Jesus?
João Batista pode ser considerado primo de Jesus, uma vez que Isabel, sua mãe, era prima de Maria, mãe de Jesus Cristo. Conforme aponta a Bíblia, Jesus deu início a sua jornada evangelizadora após ser batizado por João Batista.
João Batista na Bíblia
João Batista é retratado na Bíblia por diferentes perspectivas de autores dos evangelhos. O destaque atribuído ao santo se deve, principalmente, ao fato de ele ser o precursor de Jesus e de ter comunicado sobre o nascimento de Cristo.
A figura do santo significa para alguns um elo entre o Velho e Novo Testamento.
João Batista e o batismo de Jesus
Líder religioso da época, João Batista foi responsável por realizar o batismo de Jesus Cristo, às margens do Rio Jordão. O fato marcou o início do processo de evangelização do filho de Maria.
No dia do batismo, João buscou convencer a Jesus de que era ele quem deveria ser batizado por Cristo e não o contrário. Entretanto, Jesus reforçou que seu batismo feito por João era uma vontade de Deus. Esse é o momento simbólico para a religião cristã, uma vez que o ministério de Jesus começou após esse dia.
Por que João Batista teve que morrer?
Após fazer denúncia sobre a imoralidade do governante da época, Herodes Antipas, durante suas pregações, João Batista foi capturado e preso. Antipas ordenou pela execução do profeta. A filha de Herodíades, Salomé, teria solicitado que a cabeça de João fosse colocada em uma bandeja.
O seu corpo foi enterrado por seus discípulos, conforme aponta evangelho de Matheus. Por morrer em defesa da fé e de seus princípios religiosos, João Batista é considerado mártir e é reverenciado não somente no cristianismo, mas também outras manifestações religiosas ao redor do mundo.
Oração a São João Batista
São João Batista, voz que clama no deserto, endireitai os caminhos do Senhor, fazei penitência, porque no meio de vós esta quem não conheceis, e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias.
Ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas, para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo. São João Batista rogai por nós. Amém.
Dia de São João Batista
O Dia de São João Batista é celebrado em 24 de junho, em referência ao nascimento do último dos profetas. Nessa data, o santo que anunciou a chegada de Jesus Cristo é celebrado e homenageado por fiéis. A comemoração acontece em meio às festas juninas, tradições populares que também celebram outras santidades.
Leia mais: Como surgiu a festa junina no Brasil e no mundo?
Tradições do dia de São João Batista
As tradições do dia de São João Batista estão muito relacionadas às festas juninas — festividades populares que acontecem no mês de junho e foram trazidas pelos portugueses durante o Período Colonial. Em terras europeias era conhecida como festa joanina, o nome “junina” passou a ser utilizado quando ela começou a ocorrer no Brasil.
Nesses eventos, além da homenagem à São João Batista, as pessoas fazem referência a outros santos, como Santo Antônio, São Pedro e São Paulo.

Na tradição junina, a fogueira de São João remete a um momento em que Isabel combinou com sua prima Maria que, no dia de nascimento de João Batista, ela acenderia uma fogueira para que Maria soubesse da chegada do garoto tão aguardado.
Antigamente, em regiões do Hemisfério Norte, essa fogueira era acessa durante o dia do solstício, com a intenção de afastar maus espíritos para que não afetassem de forma negativa a fertilidade da terra e das mulheres, segundo o Frei Jacir de Freitas Faria, doutor em Teologia.
Créditos das imagens
[1] Cacio Murilo | Shutterstock
Fontes
HOORNAERT, Eduardo. Por que Jesus se separou de João Batista? Instituto Humanitas Unisinos. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/635782-por-que-jesus-se-separou-de-joao-batista-artigo-de-eduardo-hoornaert.
DIOCESE de Novo Hamburgo. História de São João Batista. Disponível em: https://diocesenh.org.br/historia-de-sao-joao-batista/.
CANÇÃO Nova. Conheça mais sobre São João Batista. Disponível em: https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/conheca-mais-sobre-sao-joao-batista/.
FARIA, Frei Jaci de Freitas. Tradições e história de São João Batista. Franciscanos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM. Disponível em: https://franciscanos.org.br/vidacrista/tradicoes-e-historia-de-sao-joao-batista/#gsc.tab=0.
DIOCESE de Sorocaba. São João Batista, o precursor de Jesus. Disponível em:
https://arquidiocesesorocaba.org.br/sao-joao-batista-o-precursor-de-jesus/.
VEIGA, Edison. Quem foi São João, o profeta que teria batizado Jesus. BBC News. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-61908026.
TELLES, A. C. ; GONZAGA, W. João Batista: “o maior entre os nascidos de mulheres” (Mt 11,11). 3. ed. Rio de Janeiro: PUC-Rio e Letra Capital, 2025. v. 100. 176p.