Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho é um filósofo, professor e comunicador brasileiro, considerado um dos grandes intelectuais do país.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Clóvis de Barros Filho é um filósofo, professor e comunicador brasileiro, reconhecido como um dos grandes intelectuais da história recente do país. Ele teve uma formação cultural sólida, estudando em bons colégios na cidade de São Paulo e graduando-se, além de ter especialização, mestrado e doutorado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O filósofo é bastante reservado com sua vida privada, mas sabe-se que sua vida recentemente passou por grandes transformações após ele ter sido diagnosticado com uma rara doença autoimune chamada doença de Behçet. Clóvis de Barros Filho é autor de diversos livros de sucesso e realiza palestras em diversas partes do país.

Leia também: 18 grandes filósofos brasileiros

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Clóvis de Barros Filho

  • Clóvis de Barros Filho é um filósofo, professor e comunicador de grande sucesso.

  • Ele nasceu no interior de São Paulo e possui uma sólida formação acadêmica.

  • Clóvis de Barros Filho é considerado um dos grandes intelectuais dos últimos tempos em nosso país.

  • Possui uma extensa produção de livros, alguns deles sendo considerados publicações de grande sucesso.

  • Recentemente, descobriu sofrer de uma rara doença autoimune chamada doença de Behçet.

Biografia de Clóvis de Barros Filho

Fotografia de Clóvis de Barros Filho, um professor e filósofo brasileiro, conhecido pelo conceito “brio”. [imagem_principal]
Clóvis de Barros Filho é um professor e filósofo brasileiro. (Créditos: Instagram @clovisdebarros / @oficina | Reprodução)

Nascimento de Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho nasceu na cidade de Ribeirão Preto, no dia 21 de outubro de 1965. Seus pais são Clóvis Barros e Dona Nilza.

Infância de Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho na infância.
Clóvis de Barros Filho na infância. (Créditos: Instagram @clovisdebarros | Reprodução)

Clóvis de Barros Filho demonstrou em diversas declarações a importância que seu pai teve em sua infância e em sua juventude, dando a ele suporte e a educação necessária.

O filósofo destaca que, na sua infância, estudou em uma escola infantil que era dedicada à comunidade japonesa da cidade de São Paulo, o que fez que ele tivesse um grande contato com essa cultura.

Juventude de Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho complementou os seus estudos básicos no Colégio São Luís, uma instituição escolar com formação jesuíta que se localiza na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo. O filósofo afirma que, durante a sua juventude, encarou um dilema sobre qual seria sua vocação para a vida adulta.

Ele conta que se dedicou a desenvolver habilidades em diversas áreas, tanto nas artes quanto fora dela, mas afirmou que entendeu sua vocação para a docência quando seu pai alertou-lhe de que ele tinha vocação como “explicador”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Formação de Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho é um dos grandes intelectuais da história recente do Brasil, possuindo formação e currículo extensos. Ele possui graduação em Jornalismo, pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero, finalizada em 1985, e graduação em Direito, pela Universidade de São Paulo, finalizada em 1986.

Ele também possui duas especializações por universidades francesas: especialização em Direito Constitucional pela Université Panthéon-Assas, finalizada em 1988, e especialização em Sociologia do Direito pela mesma universidade francesa, finalizada em 1989. O filósofo ainda fez mestrado em Ciência Política, pela Université Sorbonne Nouvelle de Paris, em 1990, e doutorado em Ciências da Comunicação, pela Universidade de São Paulo, finalizando-o em 2002.

Casamento de Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho é casado com Marina Lorenzi Monteiro de Araújo.

Filhos de Clóvis de Barros Filho

Não há mutos detalhes sobre a vida privada do filósofo Clóvis Barros de Filho, mas sabe-se que ele é pai de três filhos a partir de entrevistas que ele realizou.

O que Clóvis de Barros Filho defende?

Fotografia de Clóvis de Barros Filhos falando em um Café Filosófico.
Clóvis de Barros Filho é um dos grandes intelectuais da história recente do Brasil. [1]

O filósofo Clóvis de Barros Filho promove diversas palestras sobre o sentido da vida e sobre como encontrar a felicidade. Em suas palestra, ele fala sobre a busca por encontrar uma vocação e por valorizar a vida, pois é a única que temos, ressaltando a importância de valorizar o presente e os momentos que vivemos.

Do ponto de vista religioso, alegou que acredita na existência de um absoluto, alguma força que deu origem e sentido ao Universo, mas não o entende de maneira personificada, como ocorre nas religiões monoteístas, por exemplo. Já afirmou em entrevistas que valoriza muito as parábolas e os ensinamentos de Jesus enquanto lições para a vida humana.

O filósofo também é um defensor da democracia, do Estado Laico e do Estado Democrático de Direito, defendendo a importância de que a população tenha o direito de eleger os seus governantes.

Acesse também: Paulo Freire — um dos maiores intelectuais do Brasil

Doença de Clóvis de Barros Filho

No ano de 2024, tornou-se público que Clóvis de Barros Filho recebeu o diagnóstico de uma doença autoimune raríssima: a doença de Behçet. Essa é uma doença autoimune que afeta o funcionamento do sistema imunológico. O filósofo já contou em entrevistas que tinha sintomas recorrentes, mas que achavam que eram inconvenientes sem grande gravidade.

A doença de Behçet é marcada por sintomas como aftas recorrentes, úlceras nos olhos, boca e órgãos genitais, mas os casos mais graves têm complicações nas artérias, nas articulações e até no sistema neurológico. O tratamento de Clóvis de Barros Filho inclui o uso de medicamentos para suprimir o seu sistema imunológico.

Ele afirmou em entrevistas que o tratamento deu a ele a possibilidade de seguir trabalhando, embora seu corpo necessite de um tempo de recuperação e de descanso muito maior dos afazeres de sua vida profissional. Ele, no entanto, aponta que teve sua visão bastante afetada pela doença. Ele faz acompanhamento constante com reumatologistas.

Clóvis de Barros Filho na atualidade

Por conta da doença de Behçet, Clóvis de Barros Filho tem reduzido sua carga de trabalho semanal como forma de autocuidado em relação ao que seu corpo precisa. Ele é um dos grandes filósofos e professores do Brasil, sendo convidado para fazer palestras em todos os cantos do país. Essa rotina, no entanto, viu-se severamente afetada pela sua adequação à nova realidade imposta pela doença. Apesar disso, na medida do possível, ele segue realizando suas palestras, produz conteúdo para as redes sociais, produz um podcast, entre outras atividades.

Livros de Clóvis de Barros Filho

Alguns dos livros que Clóvis de Barros Filho já publicou foram:

  • Devaneios sobre a atualidade do Capital (2005);

  • Ética na comunicação (2008);

  • A vida que vale a pena ser vivida (2010);

  • Ética e vergonha na cara (2014);

  • Felicidade ou morte (2016);

  • Shinetsu: o poder da gentileza (2018);

  • A felicidade é inútil (2019).

Confira também: Pierre Bourdieu — um dos maiores pensadores das ciências humanas do século XX

Frases de Clóvis de Barros Filho

Frases de Clóvis de Barros Filho.
Frases de Clóvis de Barros Filho. (Créditos: Instagram @clovisdebarros | Reprodução)
  • “Conheça-te a ti mesmo para viver a vida que é a tua e não a vida que é emprestada ou imposta de fora.”

  • “Feliz é aquele que consegue enxergar na alegria dos outros o resultado de suas ações.”

  • “Eu não consigo confiar plenamente na minha razão. Porque, se você desconfiar de tudo que não seja sua própria razão, a vida fica insuportável!”

  • “É preciso aprender a ser eficaz e competitivo apesar dos nossos sentimentos. Porque não podemos deixá-los em casa.”

  • “O mundo te respeitará na exata proporção que você não tiver medo dele.”

  • “Nós precisamos uns dos outros porque somos complementares! Nós nos aproximamos para interagir pelo complementar e não pelo semelhante.”

  • “Se você vai ter que conviver com você mesmo até o fim, é melhor que se encante com o que faz.”

  • “A vida é uma sequência de encontros inéditos com o mundo, e ela não se deixa traduzir em fórmulas de nenhuma espécie.”

  • “É preciso ter em mente o que você quer para você, o que você almeja para a sua vida. Isso permitirá, na hora de tomar decisões, encontrar as mais adequadas para que você tire o melhor de si.”

  • “Como que eu passo da frustração apra a motivação? Convertendo a tristeza da frustração em esperança motivadora.”

  • “O que fazer quando a moral falha? É preciso encontrar mecanismos para além da moral, mecanismos que recorram a uma certa vigilância.”

  • “Você não tem que estar de joelhos, submetido a um jeito de pensar que é aplaudido pelo maior número. Não há por que ser um mero imitador da vida do outro.”

  • “Não adianta decidir nada, se você decide errado! Para encontrar a melhor solução, é preciso gastar um certo tempo para examinar as alternativas.”

Crédito de imagem

[1] Rodrigo Cancela / CPFL Cultura / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

CÂNDIDO, Marcos. Com doença rara e sem cura, Clóvis de Barros Filho prega o desapego sobre o futuro. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2024/12/com-doenca-rara-e-sem-cura-clovis-de-barros-filho-prega-o-desapego-sobre-o-futuro.shtml.

CAPIER, Rodolfo. “O Brasil tem jeito, eleitor!” – entrevista com Clóvis de Barros Filho. Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/matheus-leitao/o-brasil-tem-jeito-eleitor-entrevista-com-clovis-de-barros-filho/.

REDAÇÃO. Quem é o filósofo Clóvis de Barros Filho? Disponível em: https://www.terra.com.br/diversao/quem-e-o-filosofo-clovis-de-barros-filho,334003aaf6e21c801822b9267e8820d3813j7xrc.html.

REDAÇÃO. Clóvis de Barros Filho fala sobre diagnóstico de doença autoimune. Disponível em: https://cultura.uol.com.br/noticias/68796_clovis-de-barros-filho-fala-sobre-diagnostico-de-doenca-de-behcet.html.

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.
Deseja fazer uma citação?
SILVA, Daniel Neves. "Clóvis de Barros Filho"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescolav3.elav.tmp.br/biografia/clovis-de-barros-filho.htm. Acesso em 30 de outubro de 2025.
Copiar