Ary Fontoura é um famoso ator brasileiro oriundo de Curitiba, Paraná, que mantém uma carreira de grande sucesso no teatro, no cinema e na televisão. Ary Fontoura participou de dezenas de novelas de sucesso da Rede Globo, possuindo uma carreira extensa que se iniciou nessa emissora na década de 1960. A trajetória de Ary Fontoura iniciou-se o no teatro, sendo marcada por desafios.
Ele nasceu em uma família simples e conservadora, que relutou em aceitar, inicialmente, sua carreira artística. Ele começou sua carreira no teatro na capital paranaense, mas, insatisfeito, buscou novos ares para a sua carreira na cidade do Rio de Janeiro, onde alcançou posição de grande ator no cenário nacional.
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Ary Fontoura
- 2 - Biografia de Ary Fontoura
- 3 - Carreira de Ary Fontoura
- 4 - Filmes de Ary Fontoura
- 5 - Novelas de Ary Fontoura
- 6 - Ary Fontoura na atualidade
Resumo sobre Ary Fontoura
-
Ary Fontoura é um ator brasileiro com uma carreira de grande sucesso no teatro, na televisão e no cinema.
-
Ele nasceu em Curitiba, Paraná, em uma família simples.
-
Iniciou sua trajetória no teatro na década de 1950, conquistando seu espaço no Paraná.
-
Mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1964, conquistando mais espaço no cenário artístico.
-
Atuou em dezenas de novelas de sucesso da televisão brasileira.
Biografia de Ary Fontoura
→ Nascimento de Ary Fontoura
Ary Beira Fontoura nasceu na cidade de Curitiba, no estado do Paraná, no dia 27 de janeiro de 1933. Ele era filho de Antônio Beira Fontoura, que trabalhava como professor de ensino fundamental, e de Estelita Travisani, que atuava como dona de casa.
→ Juventude de Ary Fontoura
Durante a sua juventude, Ary Fontoura demonstrou um grande interesse pelas artes, sendo apaixonado pela música. Em sua infância, costumava ouvir música no gramofone de seu avô materno e teve o seu primeiro contato com o cinema, aos 10 anos, e com o teatro, aos 11 anos. Ele conta que sua experiência com o teatro foi reveladora sobre o seu interesse pelas artes.
Durante a sua infância, Ary Fontoura e sua família chegaram a residir em uma pequena cidade do interior do Paraná, chamada Entre Rios. Ele pertencia a uma família de condição muito simples, uma vez que somente seu pai trabalhava, e o salário que recebia como professor não era expressivo. Por isso, com 8 anos de idade, Ary Fontoura começou a trabalhar.
→ Irmãos de Ary Fontoura
Ary Fontoura teve três irmãos, chamados Estela, Ivan e Fanny.
→ Casamento de Ary Fontoura
Ary Fontoura nunca se casou. Ele chegou a ficar noivo de uma moça no Paraná, mas encerrou o relacionamento para seguir sua carreira como ator. Ele optou por manter-se solteiro durante sua vida para investir na sua carreira artística.
→ Filhos de Ary Fontoura
Ary Fontoura não teve filhos. A motivação para isso foi a mesma em relação ao casamento: ele não quis ter filhos para focar na sua carreira como artista.
Carreira de Ary Fontoura
O interesse de Ary Fontoura pelas artes era alimentado pela música e pelo rádio, no qual acompanhava o radioteatro e a radionovela. O seu interesse pelas artes fez ele candidatar-se a um teste da Rádio Guairacá, em Curitiba, quando tinha apenas 15 anos. Ele passou em primeiro lugar, fazendo lá suas primeiras atuações de radioteatro.
Ary Fontoura seguiu demonstrando seu interesse pelas artes em sua juventude, envolvendo-se muito com o teatro. O encantamento de Ary Fontoura pelo teatro trazia para ele um pequeno conflito familiar, pois seus pais não viam com bons olhos o interesse dele por essa arte. Os pais de Ary Fontoura queriam que ele fizesse algum curso universitário.
O jovem matriculou-se em Direito, mas desistiu do curso no quarto ano. Quando abandonou o curso de Direito, ele lançou-se com tudo na sua carreira como dramaturgo e ator. Ele criou o Teatro do Bolso, unindo-se com outros atores e colocando em cartaz diversas peças teatrais. Durante um tempo, a situação foi bastante difícil com várias peças fracassando, mas com a peça Ela é só society, Ary Fontoura emplacou um sucesso, mantendo a peça em cartaz por um ano.
Nesse momento, além de ser dono do Teatro de Bolso, Ary Fontoura ainda atuava nas radionovelas, no radioteatro e no Teatro Experimental do Guaíra. Na década seguinte, ele começou a trabalhar na TV Paraná, comandando um programa chamado Teleshow CCI, um programa de televisão com proposta humorística.
A carreira de Ary Fontoura ia bem em Curitiba, mas ele não estava satisfeito com a vida que levava na capital curitibana. Assim, decidiu abandonar a cidade, mudando-se para o Rio de Janeiro e chegando na cidade em 31 de março de 1964, em pleno dia do golpe militar de 1964. No Rio de Janeiro, Ary Fontoura atuou em peças teatrais e, em 1965, passou a atuar na Globo.
A chegada de Ary Fontoura na Globo fez com que ele se tornasse um dos grandes atores do Brasil, participando ativamente de produções para a televisão e cinema. A primeira atuação dele na Globo deu-se em um seriado chamado Rua da Matriz, e sua primeira novela foi Passo dos Ventos, de 1968.
Veja também: Lima Duarte — reconhecido ator de televisão, cinema, rádio e teatro com mais de 70 anos de carreira
Filmes de Ary Fontoura
O sucesso profissional de Ary Fontoura fez com que ele estivesse presente em diversas produções para o cinema, entre as quais estão:
-
As sete faces de um cafajeste (1967);
-
Os Paqueras (1969);
-
Os Mansos (1973);
-
Motel (1975);
-
Ed Mort (1997);
-
Se eu fosse você (2006);
-
Se eu fosse você 2 (2009);
-
A suprema felicidade (2010)
-
Meu amigo Hindu (2015).
Novelas de Ary Fontoura
Os grandes sucessos da carreira de Ary Fontoura deram-se na televisão, com ele participando de mais de 50 novelas, sendo que algumas delas foram verdadeiros sucessos de público e de crítica. Entre as novelas que Ary Fontoura atuou ao longo de sua carreira artística, estão:
-
Assim na Terra como no Céu (1970);
-
O Espigão (1974);
-
Gabriel (1975)
-
Saramandaia (1976);
-
Amor com amor se paga (1984);
-
Roque Santeiro (1985);
-
Tieta (1989);
-
A Viagem (1994);
-
A Indomada (1987);
-
Sete Pecados (2007);
-
A Favorita (2008);
-
Morde e Assopra (2011);
-
Amor à Vida (2013);
-
Êta mundo bom (2016);
-
A Dona do Pedaço (2019);
-
Fuzuê (2023);
-
Êta mundo melhor (2025).
Acesse também: Laura Cardoso — famosa atriz brasileira que tem uma longa carreira na televisão, no cinema e no teatro
Ary Fontoura na atualidade
Em 2020, a carreira de Ary Fontoura entrou em um novo momento. Ele trabalhava nas gravações de Salve-se Quem Puder, quando as gravações foram interrompidas por conta da pandemia de covid-19. Ary Fontoura, então, começou a produzir conteúdo para as redes sociais, chamando a atenção do público com suas postagens. O sucesso nas redes sociais fez com que ele conquistasse mais de 6 milhões de seguidores, conciliando as atuações para novelas com os conteúdos das redes sociais.
Fonte
MENEZES, Rogério. Ary Fontoura: entre rios e janeiros. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.