Wigvan Junior Pereira dos Santos

Escritor oficial Brasil Escola

Veja as publicações de Wigvan Junior Pereira dos Santos

A caracterologia de Erich Fromm

A caracterologia de Erich Fromm parte de uma distinção entre caráter e temperamento para analisar as orientações do caráter social.

A conciliação entre fé e razão para Fílon de Alexandria

Fílon de Alexandria aproxima a filosofia grega do judaísmo a partir da conciliação entre fé e razão que influenciará a filosofia cristã.

PUBLICIDADE

A ironia para Kierkegaard

De inspiração na ironia socrática, Kierkegaard se dedicava a dialogar com as pessoas, provocá-las e a refutar suas ideias.

A noção de paradigma pensada por Thomas Kuhn

Thomas Kuhn foi um físico que desenvolveu a noção de paradigma, fundamental para uma nova compreensão do desenvolvimento da ciência.

A relação entre filosofia e cristianismo para Justino, o Mártir

A relação entre filosofia e cristianismo para Justino se dá com a compreensão da existência da revelação desde a origem do gênero humano.

Kierkegaard: a culpa do pai e o amor por Régine Olsen

Para compreender a filosofia de Kierkegaard é preciso conhecer dados de sua biografia, como a relação com o pai e o amor por Régine Olsen.

O Personalismo de Emmanuel Mounier

Personalismo foi a alternativa de Emmanuel Mounier entre o marxismo e o espiritualismo para enfrentar a crise e o individualismo.

O princípio da Falseabilidade e a noção de ciência de Karl Popper

Karl Popper foi um filósofo austríaco que desenvolveu o princípio de falseabilidade pelo qual contestava o princípio de verificabilidade dos filósofos do Círculo de Viena.

O Ser para Parmênides

A definição do Ser para Parmênides é um dos pontos mais importantes de seu poema Sobre a Natureza. Para ele, o Ser é um, imperecível e indivisível.

Quatro argumentos de Zenão de Eleia contra o movimento

Zenão de Eleia elaborou quatro argumentos contra o movimento: o argumento da dicotomia, o de Aquiles, o da flecha e do estádio.