Victor Ricardo Ferreira
Professor de Química.
Veja as publicações de Victor Ricardo Ferreira
Ácido sulfúrico
O ácido sulfúrico é um líquido incolor e altamente corrosivo que possui vasta aplicação em indústrias e em laboratórios, sendo umas das substâncias mais utilizadas no mundo.
Amianto
O amianto é uma fibra natural que, apesar das várias aplicações industriais, é bastante prejudicial à saúde humana e teve seu uso banido em diversos países.
PUBLICIDADE
Atomística
A atomística estuda tudo relacionado ao átomo, desde a sua estrutura e como as partículas subatômicas estão nele distribuídas até as semelhanças existentes entre os átomos.
Benzeno
O benzeno é uma substância bastante tóxica e muito utilizada em laboratórios e processos industriais, servindo de matéria-prima para várias outras substâncias.
Bomba atômica
A bomba atômica, uma arma de destruição em massa que tem como princípio de funcionamento a fissão nuclear, foi utilizada pela primeira vez durante a 2ª Guerra Mundial.
Carbono
O carbono é um dos elementos mais abundantes no Universo e está presente na vida humana, como na constituição do nosso corpo e nos combustíveis que usamos.
Dióxido de enxofre
Dissolução fracionada, filtração e decantação
Eletrólise aquosa
Hidrólise salina
A hidrólise salina é a reação que ocorre entre a água e os íons resultantes da dissociação de sais.
Kw, pH, pOH
Monóxido de carbono
O monóxido de carbono é um gás inodoro, incolor e tóxico. É produzido com base na queima de compostos de carbono, na presença de pouco oxigênio (queima incompleta).
Nióbio
O nióbio é um metal com várias aplicações industriais e comerciais, mas ainda pouco explorado no solo brasileiro.
Osmose
Radioatividade
Radioatividade é um processo natural e espontâneo em que átomos instáveis emitem radiação por meio de decaimento, a fim de diminuírem sua energia e tornarem-se mais estáveis.
Separação magnética, destilação simples e evaporação
Separação magnética, destilação simples e evaporação são processos de separação com aplicações diferentes, mas com o mesmo objetivo de obter os componentes de forma isolada.
Tamisação, ventilação e imantação
A tamisação, a ventilação e a imantação são métodos de separação de misturas heterogêneas em que os componentes são sólidos e possuem propriedades físicas diferentes.