Paulo Silvino Ribeiro

Escritor oficial Brasil Escola

Veja as publicações de Paulo Silvino Ribeiro

A importância da análise dos determinantes econômicos, sociais e políticos para a formulação de políticas sociais e de saúde

A relevância dos determinantes econômicos, sociais e políticos na concepção de políticas públicas é que, em casos como o Brasil, a saúde também depende, fundamentalmente, da justiça social.

Algumas noções sobre a Economia enquanto ciência

A Economia é dividida em duas áreas mais gerais: a Macroeconômica e a Microeconômica, que são fundamentais para o seu entendimento enquanto ciência social.

PUBLICIDADE

As bases do Estado e do pensamento liberal

O Estado, no pensamento liberal, tem funções e poderes limitados, devendo conservar os direitos naturais do homem.

As últimas manifestações políticas no Brasil: vamos conseguir?

Manifestações são necessárias para a construção da vida política de um povo. As manifestações políticas no Brasil desprezam a participação dos partidos políticos, uma vez que estes estão diretamente envolvidos na maior parte dos escândalos que gera manifestação pública.

Atrofiamento da participação civil na história do Brasil

A participação da sociedade civil na história política do Brasil é quase inexistente, visto que há muito tempo as elites organizam e lideram os golpes políticos, de forma a defender seus próprios interesses.

Breve definição de ascensão social

Numa sociedade de classes, a ascensão social por meio da escolaridade e do trabalho é possível. De tal modo, a ascensão está ligada à ideia de crescimento numa escala social.

Conflitos e precarização no mundo do trabalho

Os conflitos e a precarização no mundo do trabalho são causados basicamente pela divergência de interesses entre as classes sociais.

Considerações sobre cultura em Herbert Marcuse e Walter Benjamin

Herbert Marcuse e Walter Benjamin, ambos filósofos, definiram e conceituaram a ideia de cultura em suas obras, de forma que é possível realizar um diálogo entre eles.

Coronelismo, mandonismo e clientelismo

O coronelismo e o mandonismo se caracterizam pelas práticas de mando e coerção realizadas pela elite agrária, visando alcançar interesses políticos. O clientelismo, por sua vez, é caracterizado pela troca de favores (costumeiramente, o voto) em uma relação de poder (donos de terra e Estado).

Corporações de ofício

As corporações de ofício eram grupos de profissionais que começaram a se especializar na produção de determinados produtos e se reuniam de forma a garantir vantagens e segurança.

Crescimento urbano desordenado e chuvas de verão: combinação perigosa

O crescimento urbano desordenado e as chuvas de verão geram consequências graves para a situação de moradia no Brasil, tais como enchentes, desmoronamentos, mortes, etc.

Da democracia direta (participativa) à democracia indireta (representativa)

Na democracia direta, os próprios cidadãos eram responsáveis pelo destino da sua cidade; enquanto que na democracia indireta, elegem-se representantes para tal.

Das transformações no campo às da Sociologia Rural

A Sociologia Rural surgiu em um momento de mudança, caracterizado pelas transformações ocorridas no campo. Seu objeto de estudo é o próprio meio rural.

Diferentes tipos de desemprego

Existem diferentes tipos de desemprego, contudo, suas causas podem variar. No livro Princípios de economia (2005), Passos e Nogami apresentam 4 (quatro) tipos de desemprego.

Do que se trata a aculturação?

A aculturação se dá através do contato e interação de duas ou mais culturas, de forma impositiva ou natural, dando origem a uma nova cultura.

Do que se trata a etiqueta social?

A etiqueta social consiste em um conjunto de regras não escritas, mas convencionadas socialmente e que variam de acordo com cada cultura.

Doze anos dos ataques às Torres Gêmeas

Para compreender os ataques às Torres Gêmeas, realizados no dia 11 de setembro de 2001, é preciso primeiro entender a antiga e conturbada relação entre Ocidente e Oriente.

Educação e emprego

Émile Durkheim: os tipos de solidariedade social

Estrutura Homogênea e Estratificada

A sociedade está organizada em estrutura homogênea e estrutura estratificada. A estrutura homogênea apresenta uma solidariedade social mecânica, em que há maior proximidade entre as pessoas e as relações são mais intensas. Na estrutura estratificada, por sua vez, a solidariedade é orgânica, com laço

Estrutura Social

A estrutura social diz respeito à forma como uma sociedade se organiza, ou seja: principalmente através de relações complexas e constantes, que se interligam, como as relações estabelecidas entre os indivíduos, por meio dos papéis sociais que estes assumem.

Ideia de Política em Norberto Bobbio

A conceituação de política, segundo Norberto Bobbio, envolve a ideia de poder. O poder político, por sua vez, diz respeito ao poder que um homem exerce sobre outro.

Importância do Estado na roda da economia

A interferência do Estado na economia às vezes é necessária, mas antigamente acreditava-se que o crescimento do capitalismo só viria com o desenvolvimento do livre comércio.

Maquiavel e a autonomia da política

O intelectual Nicolau Maquiavel tratou principalmente sobre política na obra “O príncipe”, descrevendo como o governante deveria agir e quais virtudes deveria ter a fim de se manter no poder e aumentar suas conquistas.

O advento do Neopentecostalismo no Brasil

O descompasso entre a prática e a teoria: ideias liberais mal copiadas no Brasil entre o Império e a República

O desenvolvimentismo foi suficiente para o Brasil no século XX?

A criação de um parque industrial nacional no século XX visava, além do desenvolvimento tecnológico do Brasil, a criação de empregos como combate aos problemas sociais.

O Estado de direito e a divisão constitucional dos poderes

A divisão constitucional dos poderes é dada da seguinte forma: Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário. O Estado de direito, por sua vez, é o Estado regulado por leis, normas.

O fim da sacola plástica em nome do meio ambiente

Na luta contra a poluição do meio ambiente, uma das medidas adotadas foi o fim da sacola plástica distribuída por supermercados. Sua substituição já começou em algumas cidades.

O papel do Estado como agente econômico contra a mão invisível do mercado

Pensar no papel do Estado contra as falhas de mercado como externalidades (positivas e negativas) e a concentração de poder econômico para garantir a estabilidade econômica.

O papel do Estado segundo Thomas Hobbes

O que são recursos produtivos?

Os recursos produtivos, ou fatores de produção, correspondem aos elementos utilizados nos processos produtivos de todos os tipos de bens necessários à vida material.

O que você vai ser quando crescer? - A questão da escolha profissional

A escolha profissional é fundamental na vida do indivíduo. As influências culturais e a visão de mundo do adolescente são determinantes nesta escolha.

O sentido da Páscoa: chocolate nosso de cada dia nos dai hoje?

De uma data judaica, transformando-se em data cristã, hoje a Páscoa é muito mais lembrada por seu sentido comercial.

Os anos 80 no Brasil: aspectos políticos e econômicos

A década de 80 no Brasil ficou conhecida como a década perdida (do ponto de vista econômico, do crescimento e do desenvolvimento) e terminou com uma hiperinflação.

Os emos como uma tribo urbana

Franja, piercings e tênis coloridos são alguns elementos da estética emo. Além disso, a tribo dos emos possui raízes musicais no emocore, gênero que mistura som pesado e letras românticas.

Os Grupos Sociais

Os grupos sociais são formados a partir de relações estáveis entre indivíduos que possuem interesses e objetivos em comum.

Os sistemas produtivos: formas de atender às necessidades da vida material

Os sistemas produtivos dizem respeito à forma como as sociedades se organizam para produzir os recursos necessários à sua sobrevivência.

Os “ismos” da política nacional: patriarcalismo

É chamado de patriarcalismo o poder centralizado nas mãos do patriarca, dono de terras e escravos. Ele personificava a lei e a regra e, por meio de mecanismos de coerção, mantinha-se no poder.

Os “ismos” da política nacional: populismo e paternalismo

São chamados de paternalismo os mecanismos políticos que oferecem uma atividade assistencial em favor do povo, mas de forma autoritária. O populismo é caracterizado pela criação de uma figura política que diz defender os direitos do povo para se manter no poder.

Pedofilia: um problema social

A pedofilia é um tipo de perversão sexual, na qual há preferência por meninos e/ou meninas pré-púberes. Caso haja exploração dessa criança, o indivíduo acometido dessa patologia passa a ser um criminoso.

Perestroika e Glasnost: as reformas da URSS que iniciaram uma nova ordem mundial

Perestroika significa reconstrução e consistia na tentativa de recuperação soviética; enquanto que Glasnost significa transparência e visava à liberdade de expressão da sociedade.

Por que as bibliotecas estão ociosas?

Pensar nos fatores culturais, históricos e sociais que contribuem para a ociosidade das bibliotecas.

Preconceito de classe social

O preconceito de classe social está relacionado ao poder aquisitivo, ao acesso à renda, à posição social, ao nível de escolaridade, ao padrão de vida, entre outros.

Problema social e problema sociológico

Processo de globalização e suas ambiguidades

O processo de globalização teve início no século XX, desenvolvendo-se juntamente com o capitalismo. Este processo, porém, apresenta aspectos positivos e negativos.

Prostituição Infantil: uma violência contra a criança

A prostituição infantil trata-se da exploração sexual de uma criança a qual, por vários motivos, torna-se fragilizada. Segundo a UNICEF, cerca de 250 mil crianças estão prostituídas no Brasil.

Qual o sentido da colonização?

A colonização do Brasil foi parte de um processo mais amplo de expansão comercial europeia, o que certamente influenciou na formação social do país.

Relações virtuais: amigos de verdade?

As relações virtuais decorrem da adaptação de situações sociais às novas tecnologias e às novas formas de comunicação. No entanto, não devem ser substituídas pelas relações reais.

Revolução Industrial e seus desdobramentos

As condições históricas, sociais e econômicas para o advento da Revolução Industrial, bem como os seus desdobramentos, são o foco deste texto.

Rousseau e o contrato social

Rousseau afirmava que a liberdade natural do homem, seu bem-estar e sua segurança seriam preservados através do contrato social.

Seres humanos: Produtores e produtos do conhecimento

O conhecimento pode ser transmitido através das gerações, por meio dos processos de socialização e de interação social. Dessa interação com o mundo ao seu redor, o homem produz e reproduz conhecimento e informação.

Soberania nacional e Ordem Mundial

Transformações socioeconômicas no Brasil da década de 50

Os anos de 1950 foram marcados pelas transformações socioeconômicas vividas no Brasil, assim sendo, são considerados um divisor de águas para compreensão de nossa história, de nossa sociedade.

União Homoafetiva em debate no Brasil

A aprovação da união civil entre pessoas do mesmo sexo, união homoafetiva, é uma conquista importante no sentido de ampliar as garantias patrimoniais entre os homossexuais que vivem em união estável; uma vez que cabe ao sistema jurídico garantir a igualdade de direitos entre os cidadãos sem fazer ac