Lilian Maria Martins de Aguiar
Escritor oficial Brasil Escola
Veja as publicações de Lilian Maria Martins de Aguiar
A Arte Barroca na pintura
A arte Barroca na pintura imperou no século XVII. Esse período registrava um momento de transição espiritual na cultura ocidental, pois vigoravam dois padrões de ver o mundo: o paganismo e o sensualismo do Renascimento, e a permanência dos aspectos religiosos que faziam lembrar o teocentrismo mediev
A Assembleia Constituinte de 1823
No dia 3 de junho de 1822, o príncipe regente D. Pedro convocou uma assembleia para elaborar a primeira constituição brasileira. Essa reunião ficou conhecida como a Assembleia Constituinte de 1823.
PUBLICIDADE
A escrita do antigo Egito
A escrita do antigo Egito era organizada em forma de hieróglifos, mas existiam outras duas formas de escrita: escrita hierática (escrita em formato cursivo para fins comerciais) e a escrita demótica (mais simplificada e mais popular).
A Guerra da Balaiada
A Guerra dos Cabanos
A Igreja forma seu Estado
A Igreja forma o seu Estado no medievo com o apoio do seu prestígio religioso e passa a exercer funções sociais diversas na sociedade. A instituição enquanto Estado era organizada de forma hierárquica, centralizadora e rígida. Detinha o poder do saber e de todos os assuntos relacionados ou não com a
A literatura do antigo Egito
A literatura do antigo Egito era profundamente influenciada pela religião e pela filosofia. A produção literária abordava aspectos da moral e da ética egípcia e muitos dos escritos destinavam-se ao culto dos mortos e à exaltação dos grandes feitos dos faraós.
A preponderância religiosa na Arte Bizantina
Uma das maiores expressões culturais ocorridas no governo do Imperador Justiniano foi a preponderância religiosa na Arte Bizantina. Essa arte, além de demonstrar todos os seus aspectos religiosos, expressava o poder, a riqueza, o respeito na figura do Imperador que simbolizava Deus na Terra.
A queda definitiva de Napoleão Bonaparte em Waterloo
Em 1814, a queda de Napoleão Bonaparte restaurou o poder dos Bourbon, na figura de Luís XVIII, irmão caçula de Luís XVI, mas a queda definitiva de Napoleão Bonaparte aconteceria em Waterloo, em 1815
A Querela das Investiduras
A Reunificação da Alemanha
Depois da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (socialista). O processo de reunificação da Alemanha ocorreu apenas no final da década de oitenta, com a queda do Muro de Berlim e a crise dos países de regime socialista.
Arte persa
A arte persa foi a mais pura manifestação de poder do Império Persa. Representada através da construção de grandiosas estruturas arquitetônicas (palácios e túmulos), contando com luxuosas decorações construídas para a exaltação dos grandes monarcas e dos grandes chefes persas.
As construções Nuragues e Dolmens no Período Neolítico
O homem da pré-história, principalmente o homem do período neolítico, abandona as cavernas e começa a construir sua morada; posteriormente denominada Nuragues e Dolmens. Observaremos a grandiosidade dessas construções e os aspectos simbólicos imbuídos nelas.
As transformações da moda ocorridas na Europa com a Primeira Guerra Mundial
No período da Primeira Guerra Mundial, com a ida dos homens para o “front”, as mulheres assumiram os postos de trabalho que eram ocupados por eles. Existiu uma limitação geral de comida e material; com isso as roupas ficaram mais funcionais e passaram a gastar menos tecido. A consequência disso ger
Características do Feudalismo
As características do feudalismo foram fundamentadas pela economia agrária da Baixa Idade Média, pelo poder dos senhores feudais e pela utilização do trabalho dos servos.
Casamento e formação familiar na Roma Antiga
A formação familiar na Roma Antiga era patriarcal. Durante esse período, os casamentos e a formação familiar seguiam certas tradições e regras sociais interessantes para serem discutidas na atualidade.
Crise no Marrocos
A crise no Marrocos foi desencadeada pela ambição de várias potências colonialistas e por acordos secretos entre Inglaterra e França e aspectos conflituosos entre a Alemanha e a França, que disputavam o direito de explorar as riquezas da região marroquina.
Educação na Idade Média
O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento.
O Capitalismo Financeiro
A partir de 1870 surge uma nova forma de Capitalismo, o capitalismo financeiro ou capitalismo monopolista, esse surgimento foi uma das principais mudanças econômicas da História Contemporânea.
O Império ateniense
Com o fim da guerra, Atenas passou a praticar uma rígida hegemonia política sobre as demais cidades. A Confederação de Delos persistiu na alegação de que os persas poderiam voltar. Assim, continuaram com a arrecadação dos impostos para a guerra, mas esses recursos foram aplicados na reedificação de
O Império espartano
Esparta e as demais cidades de regime aristocrático foram totalmente contrárias ao poderio ateniense, considerando-o um perigo econômico e político. Sob a liderança do Império espartano foi criada a Liga do Peloponeso. Em 431 a.C., Esparta e Atenas, as duas cidades rivais, entraram em conflito em ra
O período romântico na literatura mundial
O período romântico na literatura foi representado por expressivas rupturas, ou seja, transformações no plano individual, que culminaram na formação da sociedade da época. Nesse momento surgiram escritores que se consagraram na literatura mundial como Goethe e Lord Byron.
O pioneirismo do Estado Moderno Português
O homem do século XVI viu nascer o mercantilismo e isso acabou por transformar sua sociedade. O homem do período renascentista buscou a racionalidade, sendo a "descoberta" ou "achamento” de um Novo Mundo uma grande ruptura quanto à dimensão desse mundo novo, antes compactado entre o Oriente distante
O poder da Igreja Católica no mundo feudal
O poder da Igreja Católica no mundo feudal deu-se através da sua forte estrutura política e econômica. Essa estrutura tinha como tarefa difundir a fé cristã; tarefa que executou de maneira efetiva e eficaz. A Instituição era a responsável pela vida cultural e religiosa e procurava controlar os valor