Carlos César Higa

Escritor oficial Brasil Escola

Veja as publicações de Carlos César Higa

Abertura dos portos

A abertura dos portos no Brasil ocorreu logo após a chegada da família real portuguesa, em 1808, e promoveu a comercialização de produtos estrangeiros em terras brasileiras.

Arte rupestre

A arte rupestre é a produção artística feita pelos hominídeos durante a Pré-História e se apresenta por meio de pinturas e gravuras nas cavernas e nos utensílios domésticos.

PUBLICIDADE

Balaiada

Balaiada foi uma revolta popular que aconteceu no Maranhão, entre 1838 e 1841, em prol dos menos favorecidos. Tinha esse nome por causa dos balaios fabricados na região.

Bandeirantismo

Bandeirantismo foi uma série de expedições empreendidas e financiadas por paulistas com o objetivo de encontrar metais preciosos no interior do Brasil.

Bloqueio Continental

O Bloqueio Continental foi um decreto assinado pelo imperador francês Napoleão Bonaparte em 1806. Essa resolução proibia países europeus de comercializarem produtos ingleses.

Borba Gato

Borba Gato foi um bandeirante paulista que participou das expedições em busca de ouro e escravos. Até hoje sua memória é alvo de homenagens e contestações por vários grupos.

Brasil Colônia

Brasil Colônia foi o período da história brasileira em que Portugal dominou e explorou o Brasil. Teve fim em 1822, quando ocorreu a independência do Brasil.

Cabanagem

Cabanagem foi uma revolta que aconteceu na província do Grão-Pará, entre 1835 e 1840, causada pela crise econômica e social da região e tendo seus líderes derrotados.

Calvinismo

O calvinismo foi uma doutrina religiosa que surgiu após a Reforma Protestante, em meados do século XVI. Acreditava na predestinação e na valorização dos bons costumes.

Ciclo da Borracha

O Ciclo da Borracha foi um período da história brasileira, entre o final do século XIX e o início do século XX, em que a extração do látex na Amazônia se tornou lucrativa.

Código de Hamurabi

Código de Hamurabi foi o primeiro código de leis escrito da história e se baseava na Lei do Talião, ou seja, a punição do criminoso deveria ser semelhante ao delito cometido.

Comuna de Paris

Comuna de Paris foi a primeira experiência de governo popular na história, propondo ações reformistas de cunho social, mas foi debelada pelas tropas do governo Thiers.

Confederação do Equador

Confederação do Equador foi uma revolta que aconteceu no Nordeste brasileiro, em 1824, contra o autoritarismo de Dom Pedro I e em defesa do regime republicano no Brasil.

Congresso de Viena

O Congresso de Viena foi uma conferência realizada por representantes dos países europeus que reorganizaram a ordem geopolítica da Europa após o fim das guerras napoleônicas.

Conjuração Baiana

A Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates aconteceu em Salvador, na Bahia, em 1798, e tinha como objetivos principais o rompimento com Portugal e a abolição da escravidão.

Cruzadas

Cruzadas foram expedições religiosas e militares, ocorridas entre os séculos XI e XIII, que visavam retomar para os cristãos a Terra Santa, que estava sob domínio islâmico.

Destino Manifesto

Destino Manifesto foi a crença dos americanos de que deveriam expandir o território das Treze Colônias para o oeste com o intuito de levar a civilização para outras regiões.

Diretas Já

Diretas Já foi um movimento que defendia a realização de eleições presidenciais diretas em 1985. Foram marcadas por comícios em várias cidades, com amplo apoio popular.

Drogas do sertão

As drogas do sertão eram produtos extraídos da Floresta Amazônica. Os portugueses visaram explorá-las, utilizando mão de obra indígena escravizada.

Entradas e bandeiras

Entradas e bandeiras foram expedições realizadas no século XVIII que propiciaram a descoberta de metais preciosos no interior do Brasil, transformando a realidade colonial.

Escravidão indígena

Escravidão indígena foi a primeira tentativa de escravidão no Brasil, mas os portugueses encontraram várias dificuldades, como a ação jesuíta e a não adaptação indígena.

Golpe da Maioridade

O Golpe da Maioridade foi o movimento político que garantiu a Dom Pedro II ser coroado imperador do Brasil com apenas 13 anos de idade, dando início ao Segundo Reinado.

Governo Jânio Quadros

Governo Jânio Quadros durou apenas sete meses e foi marcado pela independência nas relações internacionais e por decisões esdrúxulas, como a renúncia do presidente.

Governo provisório de Vargas (1930-1934)

Governo provisório foi a primeira fase da Era Vargas e marcou a consolidação de Getúlio Vargas no poder, logo após a Revolução de 1930 e o conflito com os paulistas.

Guerra de Secessão

Guerra de Secessão foi um conflito envolvendo os estados do norte e do sul dos EUA, entre os anos de 1861 a 1865, pelo uso de escravizados e pela separação do país.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito ocorrido entre 1912 e 1914, motivado pela disputa pelo território próximo à fronteira dos estados de Santa Catarina e Paraná.

Guerra do Yom Kippur

Guerra do Yom Kippur foi um conflito envolvendo Israel contra Egito e Síria, em 1973, e teve consequências diretas na Crise do Petróleo, que assolou a economia mundial.

Guerra dos Cem Anos

Guerra dos Cem Anos foi um conflito, entre 1337 a 1453, envolvendo França e Inglaterra, caracterizado por várias batalhas e que determinou a formação das monarquias europeias.

Guerra dos Emboabas

A Guerra dos Emboabas foi um conflito envolvendo paulistas, os pioneiros na descoberta do ouro, e estrangeiros pelo domínio da exploração da região das minas.

Guerras Guaraníticas

Guerra Guaranítica é como ficaram conhecidos os conflitos entre índios da tribo Guarani e as tropas portuguesas e espanholas por causa das determinações do Tratado de Madri.

Guerras Médicas

Guerras Médicas ocorreram entre 500 a.C. e 448 a.C., entre a Grécia e a Pérsia, pelo domínio do Mundo Antigo. Esses conflitos tiveram os gregos como vitoriosos.

Idade dos Metais

A Idade dos Metais foi o último período da Pré-História e ficou caracterizada pelo uso de metais na fabricação de ferramentas, utensílios domésticos e armas de guerra.

Império Bizantino

Império Bizantino, oriundo do Império Romano do Oriente, teve duração de quase 11 séculos e foi derrotado, em 1453, pela invasão dos povos turco-otomanos.

Mercantilismo

Mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas que vigorou entre os séculos XV e XVIII, sendo adotado pelos Estados nacionais, no intuito de acumular riquezas para o rei.

Mesopotâmia

Mesopotâmia foi uma região, localizada entre os rios Tigre e Eufrates, que abrigou diversos povos e impérios durante a Antiguidade, como os sumérios, acádios e babilônicos.

Negligência salutar

Negligência salutar foi a relativa liberdade política e econômica que os ingleses concederam aos norte-americanos durante o processo de colonização.

Noite das Garrafadas

Noite das Garrafadas foi uma revolta ocorrida no Rio de Janeiro, em 1831, entre portugueses apoiadores de Dom Pedro I e brasileiros que faziam oposição ao imperador.

Operação Condor

Operação Condor foi uma aliança feita entre as ditaduras sul-americanas, com apoio dos Estados Unidos, em meados da década de 1970, para reprimir as ações de opositores.

Pacto de Varsóvia

O Pacto de Varsóvia foi um acordo feito entre a União Soviética e seus países satélites para proteção contra o avanço americano e para reforçar militarmente seus integrantes.

Período Arcaico

Período Arcaico foi uma época histórica da Grécia Antiga, entre os anos 800-500 a.C., marcada pela consolidação das cidades-estados e pelo fortalecimento de Atenas e Esparta.

Período Mesolítico

O Período Mesolítico é um período da Pré-História que marca a transição do Paleolítico para o Neolítico. É caracterizado por mudanças na vida dos hominídeos e na Terra.

Período Neolítico

Período Neolítico, durante a Pré-História, foi o de maior transformação entre os hominídeos, quando se tornaram sedentários, agricultores e produziram a arte rupestre.

Período Paleolítico

O Paleolítico foi o primeiro período da Pré-História, quando os hominídeos eram nômades e tinham como práticas cotidianas a caça, pesca e colheita de frutos.

Período Pré-Colonial

O Período Pré-Colonial correspondeu ao momento da história brasileira anterior à ocupação efetiva do Brasil pelos portugueses, sendo uma fase primária da colonização.

Plano Cohen

O Plano Cohen foi uma suposta ameaça de tomada de poder pelos comunistas e foi usado por Vargas como justificativa para o golpe do Estado Novo, em 10 novembro de 1937.

Primeiro Triunvirato

Primeiro Triunvirato foi uma aliança política envolvendo três generais, Crasso, César e Pompeu, em 60 a.C., enfraquecendo o poder do Senado e reforçando o poder militar.

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante liderado pela Marinha, entre os anos de 1891 e 1894, que exigia maior participação dos marinheiros na república brasileira.

Revolta Paulista de 1924

A Revolta Paulista de 1924 foi um levante militar tenentista ocorrido em São Paulo que pretendia derrubar o governo de Artur Bernardes, mas que foi derrotado pelas tropas federais.

Revolução Constitucionalista

Revolução Constitucionalista foi um movimento armado liderado por São Paulo, em 1932, contra o governo Getúlio Vargas e pela defesa de uma nova Constituição para o Brasil.

Revolução dos Cravos

A Revolução dos Cravos foi um movimento ocorrido em Portugal, em 1974. Encerrou a ditadura salazarista e influenciou na independência das colônias portuguesas na África.

Revolução Federalista

Revolução Federalista ocorreu no Sul do Brasil, entre os anos de 1893 e 1895, por conta dos rumos tomados pelos governos de Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

Revolução Gloriosa

A Revolução Gloriosa foi a última fase da Revolução Inglesa (1642-1688) e determinou o fim do absolutismo na Inglaterra e a formação da monarquia constitucional.

Revolução Mexicana

Revolução Mexicana foi um movimento armado, ocorrido em 1910, a favor da realização de reformas sociais no México.

Revolução Pernambucana

A Revolução Pernambucana foi uma revolta de caráter republicano que questionava os gastos da família real portuguesa no Brasil, enquanto a região sofria com a crise do açúcar.

Revolução Puritana

A Revolução Puritana foi um conflito ocorrido entre o Parlamento inglês e o rei Carlos I, resultando na abolição do absolutismo da Inglaterra.

Richard Nixon

Richard Nixon foi presidente dos Estados Unidos entre 1969 e 1972. Seu governo foi marcado pelo fim da Guerra do Vietnã e o escândalo Watergate, que o fez renunciar ao cargo.

Tratado de Methuen

O Tratado de Methuen foi um pacto comercial e militar firmado, em 1703, entre Inglaterra e Portugal. O acordo promoveu a entrada massiva de produtos ingleses neste país.

Tratado de Tordesilhas

O Tratado de Tordesilhas foi um acordo firmado entre Portugal e Espanha, em 1494, no intuito de demarcar os limites de exploração dos dois reinos no Atlântico Sul.

União Ibérica

A União Ibérica foi a união dos reinos português e espanhol, o que teve efeito direto na organização do Brasil Colônia durante o século XVII.